Panelas

Aquecedor de alimentos: tipos, seleção e aplicação

Aquecedor de alimentos: tipos, seleção e aplicação
Contente
  1. O que é e para que serve?
  2. Suprimentos de energia
  3. Métodos de aquecimento
  4. Materiais de manufatura
  5. Tipos de estruturas
  6. Modelos populares
  7. Como escolher?
  8. Regras operacionais

Os chefs profissionais sabem bem o que é um banho-maria e para que é necessário. No dia a dia, também existem situações em que você precisa usá-lo.

O que é e para que serve?

Durante as festas festivas e cerimoniais, os pratos não são servidos todos de uma vez, por isso é muito importante que permaneçam quentes após o cozimento. O aquecimento repetido dos alimentos afeta negativamente sua qualidade e sabor.

Para manter a temperatura dos pratos cozinhados, são utilizados aquecedores de alimentos. Em francês, a palavra "marmite" significa "panela de ferro", "panela". Na culinária, esses utensílios são projetados para manter quentes as refeições prontas.

Aquecedores quentes funcionam de acordo com um princípio simples: uma panela com comida é constantemente aquecida por algum tipo de fonte de calor.

Eles mantêm os alimentos quentes por várias horas, não precisam ser reaquecidos no micro-ondas, forno ou fogão. Alimentos cozidos são aquecidos a uma temperatura de 20-80 graus, portanto, não ferver ou queimar. Ao mesmo tempo, a carne e outros pratos não perdem a suculência e não se tornam duros e secos.

Nesses pratos, a comida permanece perfumada e saborosa, assim como imediatamente após o cozimento. Os aquecedores de alimentos possuem características como forma de aquecer pratos, dimensões, material de fabricação, dispositivo e design.

O banho-maria é amplamente utilizado. Na maioria das vezes, são utilizados na restauração, cantinas, cafés e outros estabelecimentos de restauração. Eles também são usados ​​na entrega de refeições quentes, durante eventos corporativos fora das instalações e em outros casos quando é necessário transportar alimentos quentes.

Recentemente, aquecedores de comida começaram a ser usados ​​em casa.

Eles diferem em seu propósito e existem universais ou especiais - apenas para primeiro e segundo pratos quentes, bebidas ou molhos. Eles vêm em formas diferentes: redondas e ovais, quadradas e retangulares. De acordo com o método de instalação, eles distinguem entre aquecedores de alimentos de piso, mesa e móveis, bem como aqueles instalados em uma maca.

Suprimentos de energia

Pelo tipo de fonte de energia usada podem ser subdivididos em tais tipos.

  • Aquecedores de alimentos não aquecidos que se mantêm quentes graças ao recipiente para alimentos de parede dupla com um vão de ar e uma tampa hermeticamente fechada. O princípio da garrafa térmica funciona neles, mas a alta temperatura da comida não dura muito.

  • Dispositivos com alimentação elétrica.

  • Modelos aquecidos por um queimador de gás.

Gás

Nos aparelhos a gás, a temperatura dos alimentos é mantida queimando o gás. Eles podem operar com gás natural e liquefeito.

O design de tais aquecedores de alimentos oferece total segurança.

O dispositivo de controle automático de gás interrompe o fornecimento de gás imediatamente após interromper a operação do dispositivo. Eles são muito fáceis de usar e podem ser usados ​​no dia a dia.

Eletricidade

Os modelos elétricos operam com uma tensão de 220-380V. Esses tipos proporcionam a regulação da temperatura de aquecimento dos alimentos e geralmente possuem termostatos e sensores. A faixa de temperatura pode variar de 30 a 90 graus e depende do modelo do aparelho.

Os modelos elétricos só ligam e começam a funcionar depois que os alimentos são colocados no recipiente.

Esses modelos possuem carcaça, recipientes para alimentos e resistências elétricas. Um recipiente para alimentos com tampa é instalado em um suporte especial, no qual existem queimadores de ferro fundido, cada um com um termostato separado. Além disso, os modelos estão equipados com opções como temporizador e indicador.

Os aparelhos elétricos aquecem uniformemente, mantenha os alimentos aquecidos de forma rápida e adequada. Esse banho-maria é utilizado principalmente em estabelecimentos de alimentação na linha de distribuição de alimentos.

Opções alternativas

Além disso, existem outras opções para a fonte de aquecimento. Para isso, costumam ser usados ​​velas e queimadores de álcool.

Modelos aquecidos por velas são projetados para uso doméstico. Eles não requerem consumo de energia. Nesses modelos, as velas são instaladas sobre uma base, podendo haver uma ou várias delas. Um pote de comida com tampa é colocado na moldura acima das velas.

Os queimadores de álcool (lâmpadas a álcool) são freqüentemente usados ​​em vez de velas. Esses tipos de dispositivos são amplamente utilizados em eventos externos (piqueniques, bufês, banquetes). Material de alta resistência é usado para a fabricação de queimadores de álcool. O tempo de queima da lâmpada de espírito é de 2 a 6 horas. Os modelos podem ter um número diferente de queimadores de acordo com o tamanho e a quantidade de recipientes para alimentos.

Existem também modelos modernos de alta tecnologia que usam aquecimento infravermelho. Este método permite atingir as taxas de transferência de calor mais altas. Nestes modelos, a lâmpada (tubo) é uma fonte de calor, também se encontra na base do aparelho por baixo da panela. Basicamente, esses aquecedores de alimentos são usados ​​para aquecer 2 pratos e acompanhamentos.

Métodos de aquecimento

O banho-maria também pode diferir na forma como os alimentos preparados são cozinhados. Existem dois métodos - banho-maria e seco.

Seco

O método seco é um método direto de influenciar os alimentos. Nos aparelhos desta concepção, o ar é aquecido, cujos fluxos são uniformemente distribuídos no interior do recipiente, ou seja, utiliza-se o método de convecção.

Quando aquecidos a seco, os pratos de carne e peixe podem secar um pouco, por isso os modelos com aquecimento a seco são utilizados principalmente para primeiros pratos, molhos e bebidas.

A vantagem desses modelos é que eles são mais econômicos.

Banho d'água

Outro método de aquecimento é o banho-maria. Nesse caso, há um recipiente para água embaixo do recipiente para alimentos. Ele, por sua vez, é aquecido por qualquer fonte de energia (gás, eletricidade). A estabilidade do regime térmico é realizada devido ao aquecimento constante do vapor, que é gerado em um gerador de vapor a partir do líquido e, em seguida, se espalha uniformemente dentro da panela.

Uma vez que o reservatório de água é selado, a temperatura da água permanece por um longo tempo, mesmo depois que o dispositivo é desconectado da fonte de alimentação.

No final do funcionamento do aquecedor de alimentos, a água é escoada pela torneira embutida, que é protegida de uma abertura acidental por um dispositivo especial.

Materiais de manufatura

Para a fabricação de aquecedores de alimentos servir tais materiais:

  • aço;
  • cerâmica e porcelana;
  • vidro resistente ao calor;
  • pedra natural (mármore, granito).

O banho-maria de aço inoxidável pode ser cromado ou polido. Normalmente, é usado aço de grau médico, que é altamente durável. Os aquecedores de alimentos em aço inoxidável são na maioria das vezes profissionais e são utilizados em estabelecimentos de restauração (restaurantes, cantinas, lanchonetes), por serem práticos no serviço, podem ser lavados em máquinas de lavar louça e são duráveis.

O aço não é capaz de absorver odores e gorduras, por isso pode conter qualquer alimento. Os modelos de aço são leves e fáceis de limpar.

Os aquecedores de alimentos em porcelana e cerâmica aquecem muito rapidamente. Além disso, a cerâmica e a porcelana retêm o calor por um período mais longo do que outros materiais. Esses modelos têm um belo design externo na forma de padrões intrincados e pinturas decorativas.

Aquecedores de alimentos em cerâmica também podem ser usados ​​para outra finalidade: como um prato para assar alimentos no forno.

Os recipientes de vidro para alimentos são feitos de vidro resistente ao calorcapaz de suportar grandes quedas de temperatura e suportar altas temperaturas. Normalmente, esses modelos são combinados, complementados com inserções de metal e muito raramente totalmente de vidro. Têm um design moderno.

O vidro também é prático, pois é fácil de limpar e não absorve odores.

Os modelos universais permitem cozinhar alimentos em vidros e, em seguida, colocá-los em uma base aquecida, armazenar ou servir imediatamente.

O mármore é mais frequentemente usado para a fabricação de aquecedores de alimentos para uso doméstico. É um material ecológico, resistente ao calor e durável. Os modelos de mármore se distinguem por sua estética e originalidade de design.

Mas eles têm uma desvantagem significativa - são pesados ​​e exigem uma manutenção cuidadosa.

A superfície interna do recipiente para alimentos dos aquecedores de alimentos pode ser diferente: metal, cerâmica e até madeira. Modelos exclusivos e muito caros podem ter uma superfície dourada ou prateada.

Tipos de estruturas

As características de design do banho-maria vão ao encontro do seu propósito.

Estacionário (chão)

Este tipo de aquecedor de alimentos foi concebido e utilizado principalmente em estabelecimentos de restauração. Esses dispositivos são grandes e consistem em vários segmentos e módulos de alimentos. Por serem colocados no chão, eles apresentam uma estabilidade muito boa. As estruturas de piso costumam ser vitrines com várias seções.

Aquecedores de comida fixos também podem ser:

  • para os primeiros pratos com aquecimento a seco;
  • para pratos principais e acompanhamentos em banho-maria;
  • modelos universais concebidos para primeiro e segundo pratos, bem como para bebidas e pastelaria, nos quais se utiliza o aquecimento por radiação infravermelha.

Projetos de desktop (portáteis)

Esses modelos destinam-se na maioria das vezes ao uso doméstico em casa, no campo, em piqueniques para manter a temperatura de pratos cozidos. Eles também são usados ​​para uma bela configuração de mesa em um restaurante ou em casa. Servir em banho-maria tem um pequeno volume - cerca de 5 litros. Existem modelos com diferentes fontes de energia e métodos de aquecimento.

Existem aquecedores de mesa não só com um recipiente para alimentos, mas também com dois e até com vários recipientes para aquecer vários alimentos. Neste caso, os recipientes diferem em tamanho: para os primeiros pratos, eles são um pouco mais profundos do que para o segundo.

Os modelos elétricos portáteis não requerem uma fonte de alimentação estacionária, o que é muito conveniente para piqueniques.

O banho-maria para os primeiros pratos pode ser dos seguintes tipos:

  • recipiente de comida redondo hermeticamente fechado (como um barril) com pernas pequenas;
  • banho-maria, composto por um suporte, no qual existem queimadores que mantêm o calor, e um recipiente para alimentos que cabe neste suporte.

    O banho-maria de mesa para pratos principais é uma estrutura constituída por recipientes para alimentos com tampa e suporte com dispositivo de aquecimento.

Aquecedores móveis de comida

Esses tipos são utilizados em estabelecimentos nos quais o preparo dos alimentos é feito separadamente dos locais onde são distribuídos. Portanto, torna-se necessário entregá-lo. Eles também são freqüentemente usados ​​durante buffets e buffets.

Os modelos móveis são aquecedores de alimentos instalados em uma maca com rodas. Duas rodas giratórias e duas não giratórias revestidas de borracha proporcionam um movimento fácil e manobrável no espaço.

Chafindish

Há outro tipo específico de aquecedor de comida para servir bufês e banquetes - este é o Chafindish. Pelas características do seu design, é do tipo mesa e destina-se a segundos pratos, bebidas e pastelaria. O design modular da Chafindish permite recipientes para alimentos simples ou múltiplos. Estes aquecedores de alimentos têm uma forma retangular, blocos de alimentos removíveis de três volumes padrão: 1, 2 e 3 litros. O aquecimento dos alimentos neles é realizado com vapor de água.

Modelos populares

Existem muitos modelos domésticos deste útil eletrodoméstico. As opções mais populares são várias.

  • Aquecedor de comida de mesa Bekker em forma de terrina com um volume de 2,6 litros, é utilizado para aquecer sopas e outros primeiros pratos. O recipiente para alimentos é feito de cerâmica resistente ao calor e o suporte é feito de aço polido com aparência de ouro rosa. A alça da tampa tem o mesmo desenho.

A tampa possui um orifício para saída do vapor.

A terrina resistente ao calor sem tampa pode ser usada como uma panela comum, assada no forno e reaquecida no microondas.

  • Modelo Rosenberg usado para aquecer 2 pratos. O volume do bloco alimentar é de 1,8 litros. Este modelo é feito de aço (aço inoxidável). O aquecimento é realizado a partir de uma vela. Existem também modelos desta marca com cerâmica resistente ao calor ou banho-maria de vidro com base cromada.

A temperatura dos alimentos neles é mantida por muito tempo.

  • Gipfel - este modelo de mesa oval para uso doméstico portátil em banho-maria de vidro transparente resistente ao calor destina-se aos primeiros pratos. Para aquecimento, são utilizadas velas. O suporte e a tampa são de aço cromado com superfície espelhada.

Todos os materiais utilizados são ecológicos e seguros. O recipiente para alimentos tem um volume de 3 litros.

O recipiente de vidro para alimentos pode ser usado no microondas. É permitido usar máquina de lavar louça para lavá-lo.

  • Aquecedor de comida Fissman. Os modelos desta marca distinguem-se por uma vasta gama. Vidro, cerâmica, aço podem ser usados ​​como materiais de fabricação. Eles diferem em diferentes formatos e volumes de recipientes de alimentos.

O modelo de mesa é aquecido com velas e é adequado para 2 pratos.O banho-maria de 2,5 litros é feito de cerâmica e a tampa é de vidro resistente ao calor.

Próprio para máquina de lavar louça.

  • Marca modelo Mercury. O aquecedor de alimentos retangular doméstico é um recipiente de cerâmica para alimentos com alças confortáveis ​​em um suporte de metal. A tampa de cerâmica veda bem o pote. O próprio banho-maria pode ser utilizado no microondas e no forno para assar pratos.

O material é de alta qualidade. O aquecimento é realizado com lâmpadas de chá.

O modelo tem um belo desenho original que permite colocá-lo sobre uma mesa festiva para decorar o cenário da mesa.

  • Uma boa opção para um aquecedor de comida portátil de mesa é o modelo universal marca "Avat"... Trata-se de um banho-maria elétrico, no qual o aquecimento é feito em banho-maria. O modelo possui dois blocos de alimentos e 2 tanques de água. A faixa de temperatura é de 30-85 graus.

Como escolher?

Deve escolher aquecedores de alimentos de acordo estritamente com a finalidade e finalidade da sua utilização, uma vez que são necessários tipos e modelos completamente diferentes para o uso profissional e doméstico.

Para uso profissional, são necessários aparelhos de grande porte com inúmeros recipientes, feitos para parecer uma vitrine. Para pequenos cafés e lanchonetes, modelos de mesa para diversos fins são aceitáveis, para buffets - os móveis.

Ao escolher modelos para a casa, você precisa levar em consideração as seguintes nuances:

  • É necessário escolher um modelo de acordo com a dimensão da divisão onde será utilizado: dele dependem as dimensões, a forma e o tipo de banho-maria.

  • Os modelos elétricos são mais fáceis e seguros de operar.

  • O tipo de aquecimento depende do objetivo: para os primeiros cursos, o aquecimento a seco é possível, para o segundo - em um banho de água.

  • Para uso em piqueniques (para aquecer um kebab) ou outros eventos ao ar livre, é melhor escolher um aquecedor portátil de alimentos.

  • É economicamente mais lucrativo comprar um modelo universal (com vários blocos).

  • Tigelas de banho-maria de cerâmica retêm melhor o calor e por mais tempo.

  • Na hora de escolher um modelo para servir, é importante estar atento ao design para que combine com outros pratos.

  • O tipo de tampa também é importante. A opção clássica mais simples e econômica é uma capa removível. Mas não é muito conveniente de usar. A tampa articulada é mais conveniente, embora seja mais cara. O ângulo em que pode ser reclinado também importa: deve ser grande o suficiente (o melhor de tudo, 180 graus), caso contrário, será difícil trocar os recipientes internos e lavar o banho-maria.

Regras operacionais

Todos os tipos e modelos de aquecedores de alimentos possuem instruções para o seu correto funcionamento, as quais devem ser estudadas após a compra e obedecidas rigorosamente.

Todos os aquecedores de alimentos não podem ser usados ​​para cozinhar. Seu objetivo direto é aquecer e manter os alimentos cozidos aquecidos. No entanto, os próprios recipientes para alimentos (vidro, cerâmica) de alguns modelos podem ser usados ​​para cozinhar, estufar e assar.

Ao operar dispositivos elétricos estacionários, é necessário:

  • monitorar a capacidade de manutenção do dispositivo de aterramento;
  • monitorar o estado técnico e sanitário do aquecedor de alimentos;
  • não deixe seus queimadores acesos se os recipientes não estiverem cheios de alimentos;
  • é necessário desligar o aparelho com antecedência (alguns minutos) antes do final do trabalho;
  • o banho-maria não deve ser utilizado se os reservatórios de água não estiverem cheios.

Depois de terminar o trabalho, lave bem todos os elementos externos do estande com água morna e sabão e seque-os com um pano.

Os recipientes de alimentos podem ser lavados com água quente e, em seguida, escaldados com água fervente.

Os modelos de mesa de serviço mais fáceis de usar são aquecidos por velas (ou lâmpadas espirituosas). As velas são acesas e o banho-maria é colocado sobre a mesa, o que dispensa a necessidade de tigelas adicionais.

Neste vídeo, você aprenderá a cozinhar um prato em uma chapa quente, servi-lo lindamente e mantê-lo quente, graças ao seu design especial.

sem comentários

Moda

a beleza

casa