Tampas de potes: seleção e armazenamento
A tampa é uma companheira inseparável da panela. Ele retém umidade em seu interior, o que não permite que o prato seque - ele é suculento e aromático. E também o processo de cozimento é acelerado.
A tampa geralmente vem com o pote. Mas, a pedido da dona de casa, ela também pode comprar um acessório mais conveniente.
Como escolher?
Normalmente, escolher a tampa de uma panela não é difícil. Todos os fabricantes desses utensílios usam tamanhos padrão. Com base neles, o diâmetro das tampas varia de 16-32 cm com um passo de 2 cm.
Se o utensílio apresentar parâmetros não padronizados, a tampa, via de regra, deve estar incluída no kit.
As tampas mais comuns são de vidro e aço inoxidável. São considerados versáteis, muito fáceis de usar, não alteram o sabor dos alimentos e são fáceis de cuidar.
A vantagem das tampas de vidro é a visibilidade dos alimentos durante o cozimento - mesmo que a panela esteja coberta, o prato fica bem visível.
O vidro é perfeitamente lavável, podendo ser lavado mesmo na máquina de lavar loiça. Pode ser usado em fornos de micro-ondas. O vidro mantém a temperatura perfeitamente.
Mas também há uma desvantagem - maior fragilidade.
Ao escolher uma tampa de vidro, preste atenção ao seu rebordo. Sua presença é encorajada quando ele:
- reduz o deslizamento e o atrito do produto contra as laterais da panela;
- fornece um ajuste confortável;
- manter o vidro em uma borda forte reduz seu trauma.
A moldura é feita de aço inoxidável ou silicone. Se estiver ausente, o produto deve ser feito de vidro extra forte.
A cobertura de aço é mais durável e menos frágil.Mas, por outro lado, retém o calor pior. E, depois de tapar a panela com ela, você não poderá observar o cozimento, pois é opaca. É contra-indicado para fornos microondas.
Uma variação da tampa universal é o acessório de esterilização de latas. Pode ser vidro ou aço. Distingue-se de um produto regular por um orifício no centro correspondente ao tamanho da lata. Colocando-o sobre água fervente em uma panela, um jarro é inserido no orifício, que é esterilizado pelo vapor gerado quando a água ferve. Isso é simplesmente algo insubstituível para aqueles que estão seriamente engajados na conservação.
Soluções não padronizadas
Além dos materiais padrão - vidro e aço, outros materiais são utilizados para a fabricação de tampas. Por exemplo, cerâmica. Mas você pode usar esse produto exclusivamente para uma panela feita do material com o mesmo nome. Tem um aspecto atraente, é fácil de limpar e é adequado para fornos e micro-ondas. Mas ele tem medo de mudanças repentinas de temperatura.
As tampas de madeira são ecológicas, mas pouco práticas. Considerando que a madeira tem medo da umidade, o uso de tais produtos é estritamente limitado. Eles são cobertos com pratos prontos, ou usados para preparar pilaf, ensopados e outros pratos onde a quantidade de líquido é mínima. Compatível com panelas de ferro fundido.
A tampa de silicone requer atenção especial - não fervura. Esta é apenas uma dádiva de Deus para qualquer dona de casa. O seu nome fala por si: evita que o líquido escape da frigideira. Sua estrutura faz com que a tampa espumosa se acumule na superfície da tampa e a água volte para o recipiente. Isso mantém o seu fogão sempre perfeitamente limpo. Com a ajuda desta tecnologia, é conveniente ferver leite, ferver caldos e outros pratos líquidos.
Funciona à temperatura máxima, o que permite acelerar o processo de cozedura. Com esta tampa anti-derrame, pode ficar tranquilo mesmo que tenha de deixar o recuperador sem vigilância.
Seus benefícios não param por aí. O "capuz" de silicone facilmente se transforma em banho-maria, se você colocá-lo em uma panela com água, colocar comida nele e cobrir com uma tampa. Ao armazenar alimentos vegetais na geladeira, a tampa de silicone irá mantê-lo fresco e túrgido por muito tempo. No cuidado, é obscenamente simples: é fácil de limpar, mesmo na máquina de lavar louça.
Em que você deve prestar atenção?
Ao escolher as tampas das panelas, deve-se inicialmente levar em consideração o material de que são feitas. É a qualidade do material que afeta a vida útil do produto e o sabor do alimento cozido.
No entanto, existem detalhes menores que também desempenham um papel na operação.
- Manuseie o material. Procure produtos com cabo de silicone ou baquelite. Praticamente não aquecem, o que permite tomá-los com as mãos desprotegidas. O mesmo não pode ser dito sobre o aquecimento rápido do aço.
- Correspondência entre o tamanho da panela e a tampa, estanqueidade quando fechada.
- Um orifício na superfície da tampa de vidro para permitir a saída do vapor.
- A presença de uma borda protetora.
Como armazenar?
Como as tampas são freqüentemente usadas no processo de cozimento, elas devem ser facilmente acessíveis para a anfitriã. Mesmo assim, eles devem ser dispostos de maneira ordenada para não cair e não criar muito ruído ao removê-los.
Prestamos especial atenção ao armazenamento das tampas de vidro, pois são muito frágeis.
Existem muitas maneiras de guardar as tampas. Aceitamos o método do velho avô - junto com uma panela. Mas as tendências modernas estão fazendo seus próprios ajustes. Existem muitas ferramentas disponíveis para ajudá-lo a organizar todas as suas tampas:
- horizontal significa visibilidade perfeita de todos os acessórios;
- suportes verticais com divisórias - são instalados em gavetas, sobre uma mesa ou pendurados na parede;
- corrimão - um suporte vertical, cujos suportes podem mudar de posição;
- na porta do armário, onde são fixados ganchos, tiras, suportes;
- prateleiras removíveis embutidas em móveis;
- secadores;
- organizadores.
As tampas são cuidadosamente limpas e bem secas antes de serem enviadas para armazenamento. Armazene os produtos apenas secos.
Uma ampla variedade de métodos de armazenamento de acessórios para panelas permitirá que você escolha a melhor opção para sua cozinha individual, seja ela espaçosa ou pequena.
Para obter informações sobre como guardar as tampas dos potes, veja o vídeo abaixo.