Carreira

Workaholic: definição, manifestações, métodos de tratamento

Workaholic: definição, manifestações, métodos de tratamento
Contente
  1. O que é isso?
  2. Sinais de workaholism
  3. Tipos de doenças
  4. Classificação
  5. Como se livrar?
  6. Efeitos
  7. Conselho de profissional

Segundo o inglês Charles Darwin, o trabalho transformou um macaco em um homem. Nosso famoso compatriota Vissarion Belinsky argumentou que o trabalho enobrece a pessoa. Ambos foram ensinados à maioria de nós desde a infância. Bem como a verdade de que paciência e trabalho irão moer tudo. E é difícil discordar disso. É quase impossível alcançar resultados significativos em qualquer indústria sem muito trabalho.

Infelizmente, para alguns, o trabalho não se torna um meio para um fim, mas um fim em si mesmo. É sobre workaholics. A consonância com "alcoólatras" não é acidental. Ambos estão em risco. Na maioria das vezes, eles perdem a saúde, sua psique é destruída, eles não têm amigos, família e, em princípio, as alegrias da vida são desconhecidos para eles. Quem são workaholics e como se tornam?

O que é isso?

Workaholics não nascem, eles se tornam. São pessoas que se deixaram absorver completamente pelo trabalho. Em psicologia e psicoterapia, essa forma de comportamento viciante é considerada nada mais do que uma doença. Uma pessoa com esse diagnóstico geralmente é um indivíduo inseguro. Esse tipo de vício é acompanhado por um comportamento e visão inadequados da vida, um estado alterado de consciência. A principal definição e características de tal pessoa é um desejo forte e patológico de trabalhar, que está em primeiro lugar em sua vida.

Já não se lembra do que é bom, do que é mau, está todo a trabalhar, diz-se trabalhador, considera-se um herói, mas na verdade é "cliente" de um psiquiatra.

Os especialistas chamam os seguintes pré-requisitos para transformar uma pessoa em workaholic:

  • Quando criança, você deixou seus problemas no trabalho, sentou para estudar, correu para catar papel, mergulhou na vida social da classe.
  • Seus pais trabalharam, como dizem, conscienciosamente. Eles passavam dia e noite trabalhando, ganhando pouco, mas suas fotos ostentavam no quadro de honra, seu quarto era decorado com certificados e prêmios por trabalhos militares.
  • Quando criança, você esperava tanto pelos elogios da mamãe e do papai que ficava pronta para passar horas limpando, preparando o café da manhã para eles, levando o lixo para fora todos os dias, trabalhando com sua irmã mais nova.
  • Você deseja sentir seu próprio valor como resultado do trabalho que realizou.
  • É difícil você encontrar uma linguagem comum com as pessoas, você se sente desconfortável na empresa.
  • Para o seu trabalho, basta receber elogios dos superiores, dinheiro e outros benefícios lhe interessam muito menos.

Se algo assim aconteceu com você, talvez você já tenha dado o primeiro passo no abismo da compulsão por trabalho. Então, como você pode reconhecer um workaholic em você ou em um ente querido e interromper o processo de destruição da personalidade a tempo?

Sinais de workaholism

Esta doença, como a maioria das outras, desenvolve-se gradualmente. E nos estágios iniciais, ela se manifesta fracamente. Portanto, é muito difícil identificá-lo imediatamente. Além disso, inicialmente, esse zelo é avaliado por colegas e superiores como um exemplo positivo. Um workaholic trabalha 20 horas por dia, 30 dias por mês. Assim, ele acumula cansaço, mas não mostra sua aparência.

Além disso, não importa se é um homem ou uma mulher. A doença não poupa ninguém.

O preguiçoso de ontem também pode se tornar um workaholic. Em diversos países do mundo, procuram métodos de combate a esta doença. Não é à toa que a legislação trabalhista está mudando regularmente, que significa a proteção da "classe trabalhadora". Todos nós temos o direito não só de trabalhar, mas também de descansar, e somos simplesmente obrigados a usá-lo. O trabalho sem fim levará inevitavelmente à exaustão, tanto física quanto mental.

Mas primeiro, você encontrará os seguintes fenômenos:

  • Você não quer encontrar e falar com ninguém, você simplesmente não tem energia ou tempo para isso.
  • Você mergulha em si mesmo, torna-se retraído.
  • Você encontra consolo no jogo ou no álcool.
  • Você é incapaz de expressar sentimentos.
  • Você se esqueceu de como se divertir, bem como, em princípio, da capacidade de se alegrar.
  • Você nem mesmo está interessado no que costumava ser o sentido da vida.
  • Você xinga muito. Você, em princípio, é caracterizado por agressão e raiva.
  • Você se cansa rapidamente e isso o enfurece ainda mais.

Não somos coelhinhos mecânicos, não podemos trocar a bateria em qualquer momento conveniente. Nós mesmos devemos usar nossa energia com sabedoria.

No final das contas, não foi em vão que o trabalho ajudou o macaco a se tornar um homem, de acordo com a teoria de Darwin.

Se entre as seguintes você encontrar uma expressão familiar para seu comportamento, é hora de pensar:

  • Você negligencia o descanso.
  • Fora do trabalho, você fica irritado.
  • Sem trabalho, você se sente insatisfeito.
  • Você está pronto para assumir as responsabilidades dos outros.
  • Você sente uma onda de energia, sua própria autossuficiência e autoconfiança apenas quando está no local de trabalho.
  • Ao voltar para casa, você imediatamente fica sombrio, vulnerável, não está interessado em nada.
  • De seus colegas, assim como de você mesmo, você exige uma dedicação incrível.
  • Você odeia críticas.
  • Qualquer falha no trabalho o deixa louco.
  • Além do trabalho, nada te agrada.
  • Você leva trabalho para casa ou vai para o escritório mesmo nos dias de folga.
  • Todas as suas conversas em casa ou em reuniões com amigos são apenas sobre trabalho.
  • Quando você vai para a cama, pensa no trabalho.
  • Você não está interessado em quanto você ganha, você só se importa com o quanto você ganha.

Tipos de doenças

Os workaholics são diferentes. Dependendo do status social, estado mental, educação no final.

Público

A posição de vida "ativa" de tal workaholic não lhe dá tempo para descansar. Ele se preocupa com tudo o que acontece no coletivo de trabalho e com cada colega.... Os colegas, por sua vez, riem dele na melhor das hipóteses e, na pior, o odeiam.

Serviço

Este workaholic conquistar o favor de seus superiores e de si mesmo, de vez em quando ele leva trabalho para casa. Por exemplo, este é um contador que leva papéis para casa no fim de semana para terminar o relatório.

Criativo

Uma pessoa talentosa é talentosa em tudo. Portanto, workaholics de personalidades criativas acabam se revelando extraordinários. Eles não dormem por dias para terminar um livro, peça, encenar uma peça ou fazer um filme. Assim que concluem um projeto, eles imediatamente assumem outro.

Esportes

Esse workaholic "vive" na academia. E ele atleta profissional opcional... Entre os fãs de fitness, também existem. Eles não têm medo de cargas pesadas e, como resultado, numerosos ferimentos. Mas, infelizmente, isso é apenas uma ilusão, que muitas vezes não apenas tira o workaholic do Olimpo, mas também leva a uma cadeira de rodas.

Casa

Esses workaholics são mais comuns entre a metade bonita da humanidade. Esquecem que são o sexo mais fraco e vão, ao que parece, proteger as crianças ainda mais desprotegidas. Esquecem de fazer as unhas ou pintar os cabelos grisalhos, mas sabem exatamente o horário das aulas do filho, a hora da próxima reunião de pais, organizam passeios, férias para toda a turma. E tudo isso é definitivamente bom mas essas mulheres literalmente cuspem em si mesmas. Uma criança precisa de uma mãe assim?

Classificação

"Para você mesmo"

Esses workaholics ainda podem ser ajudados rapidamente. Apesar de gastarem a maior parte do tempo e da energia no trabalho, às vezes surge um pensamento em suas cabeças brilhantes: sou muito zeloso? Além disso, às vezes eles tentam encontrar as alegrias da vida fora do trabalho.

"Para os outros"

Ajudar esses workaholics é difícil ou quase impossível. Tudo lhe cai bem, mas ele não percebe que sua ausência está causando sofrimento a seus familiares. Como ele não percebe praticamente nada ao redor, a não ser no trabalho, é claro. Por isso não há problema para ele, o que significa que recusará ajuda.

"Bem-sucedido"

Talvez o tipo mais comum de workaholic. Parece-lhe que está tudo a correr bem para ele, o que significa que não há problemas. Ele vai em direção ao seu objetivo, destruindo tudo em seu caminho, sua própria saúde, o relacionamento com os entes queridos e até suas economias, que muitas vezes não voltam para ele.

"Jonah"

Este tipo é tratável em alguns casos. Esse workaholic literalmente bate contra a parede. Ele apenas finge trabalhar duro. Como resultado, seus esforços não levam a lugar nenhum. Suas ações são irracionais. Ele simplesmente não tem mais nada para fazer. E às vezes ele admite.

"Escondido"

Companheiro é difícil, mas tem cura. Ele reclama constantemente que está cansado. Ele diz que é forçado a fazer mais do que é capaz. Tão workaholic supostamente sempre oprimido... Na verdade, ele corre para o trabalho, pois só ali ele sente sua necessidade. O medo da solidão e da subestimação torna a pessoa assim.

Como se livrar?

Um workaholic, como outros viciados, é difícil de curar. Mas quanto antes você começar a fazer isso, melhor. Sem a ajuda de um especialista, é improvável que o tratamento seja eficaz. Sua melhor aposta é consultar um psicólogo qualificado que possa ajudá-lo a deixar de ser um workaholic e aprender a relaxar.

Em alguns casos, você não pode prescindir da ajuda de um psicoterapeuta. As técnicas cognitivas em psicoterapia são úteis na maioria dos casos.

Efeitos

Um workaholic é perigoso principalmente para si mesmo. Ele, mais cedo ou mais tarde, desenvolve insônia, torna-se esquecido, irritável, é caracterizado por mudanças repentinas de humor. Como resultado - dores de cabeça frequentes, tiques nervosos, tonturas e outras "delícias". Há até uma opinião de que a dependência excessiva do trabalho leva à demência.

Mais frequentemente, os workaholics tornam-se suscetíveis a outros infortúnios mais comuns e prejudicam seus corpos por meio do álcool ou mesmo de drogas.

Conselho de profissional

Se você acha que essa doença está apenas se aproximando de você, tente detê-la no "limiar".

Para fazer isso, os especialistas recomendam dar a si mesmo respostas honestas às seguintes perguntas:

  • Do que você está se salvando no trabalho? Tem medo de ficar sozinho ou, pelo contrário, tem medo de empresas?
  • O que o assusta mais - o fracasso que acontecerá com você no trabalho ou a punição que você incorrerá por isso?
  • O que te faz ir trabalhar depois do expediente? O desejo de se sentir importante ou necessário, ou talvez você simplesmente não saiba mais o que fazer de si mesmo?
  • Você gosta do papel de salvador de tudo e de todos? Mas os “salvos” precisam de sua ajuda?
  • Você gosta de ser elogiado e dizer "obrigado"?
  • Você se sente mais confiante quando tudo está sob seu controle.

Somente compreendendo as razões do seu vício em workaholism, você pode se livrar desse vício. Freqüentemente, as raízes do problema estão enterradas na infância. Você arrancou ervas daninhas do jardim o dia todo, mas a mãe não percebeu, você tirou A e o pai não comprou uma barra de chocolate. Então você está esperando a gratidão que falta. Mas acredite em mim, isso não levará a nada de bom. Você vai dirigir sozinho. Fadiga crônica, exaustão nervosa, condição dolorosa - os workaholics não têm tempo para ir ao médico.

Portanto, você só tem duas maneiras - ou ir para o outro lado e parar de colocar o trabalho no primeiro ou mesmo no único lugar em sua vida, ou se esgotar no sentido literal e figurativo da palavra.

sem comentários

Moda

a beleza

casa