Tudo sobre como fazer pétalas usando a técnica kanzashi
Técnica kanzashi - uma arte especial originária do Japão. Usando essa técnica, eles criam pétalas exclusivas que decoram grampos de cabelo, tiaras ou um interior. Este artigo falará sobre as características da arte, os tipos de pétalas, bem como os métodos de fabricação.
Peculiaridades
A técnica de criar pétalas de kanzashi surgiu no Japão há cerca de cem anos. Traduzido da língua nativa, "kanzashi" significa "preso em cachos"... As mulheres criavam joias à mão, colhiam flores delas e decoravam pentes, grampos e grampos de cabelo. Naquela época, materiais como casco de tartaruga, metal, osso, madeira e seda eram usados para decoração. As pétalas podem ter várias formas e tamanhos.
A arte do kanzashi não perdeu sua popularidade no mundo moderno. Hoje existem muitos tipos de tecnologia. Um dos tipos mais populares é o khana-kanzashi. As folhas são criadas a partir de cortes de fitas de seda. O princípio de fabricação é semelhante à técnica de origami. Cada elemento é fabricado separadamente. Ao final, uma linda flor é colhida das pétalas. As composições podem consistir em 10-100 pétalas, dependendo do tipo de flor.
Contas, miçangas, strass e outros elementos decorativos são usados para decorar o produto acabado.
Visualizações
As folhas de Kanzashi são divididas em duas categorias principais: afiadas e redondas. No entanto, com muita imaginação, você pode criar produtos incomuns de várias camadas de várias formas e volumes.
Existem as seguintes opções de pétalas:
- Sharp simples - esta opção tem várias subespécies: duplo e triplo;
- redondo simples e duplo;
- de uma fita com uma largura de 2,5 cm;
- produtos arredondados de uma fita 5 cm;
- pétalas extravagantes e originais com uma dobra;
- três tipos de pétalas triangulares de uma fita de cetim de 5 cm;
- pétala de tulipa;
- grande apartamento;
- com cachos ou orelhas;
- complexo combinado - uma pétala redonda localiza-se em uma afiada, o acessório pode ser bicolor;
- acabou com opções nítidas e arredondadas;
- feito de acordo com o padrão de uma exuberante camélia ou estrela;
- em forma de coração;
- espiral, torcida;
- volumoso com um tubo embrulhado.
Ferramentas e materiais
As folhas de kanzashi são feitas de cortes de vários materiais: brocado, organza, seda, cetim. Mulheres agulhas com experiência preferem criar produtos a partir de um tecido.
Como regra, as pétalas são feitas de material de cetim ou sedas... A densidade do tecido também deve ser levada em consideração. O material denso é maleável no trabalho e o produto acabado mantém sua forma perfeitamente.
O material mais comum para kanzashi é fita de cetim. A composição acabada da fita não deforma e mantém sua forma. Para várias pétalas, use uma fita de 1–5 cm de largura. Para as artesãs iniciantes, recomenda-se o uso de um segmento de 5 cm de largura. Este material é mais fácil de trabalhar.
Antes de iniciar o processo de criação de folhetos, é necessário preparar um local para o trabalho. A criação de produtos deve ser realizada em uma superfície plana. Se o trabalho for à mesa, a sua superfície deve ser protegida com uma tábua de madeira ou ladrilhos grandes.
Isso é feito para que durante a colagem a cola não alcance a superfície da bancada.
Para fazer as pétalas, você precisará das seguintes ferramentas e materiais:
- tesouras afiadas com lâminas longas;
- Pinças para segurar produtos ao dobrar e disparar;
- régua para medida de tecido - algumas costureiras usam gabaritos pré-fabricados em forma de quadrados, que têm o tamanho necessário para uma pétala, aplicam o esquadro ao tecido e recortam;
- cola transparente - cola Moment ou pistola de cola é adequada para composições;
- o fio deve ser da mesma cor da fita - recomenda-se o uso de fios de seda, por serem mais resistentes e finos;
- agulha fina;
- giz ou lápis para marcar em modelos;
- é necessária uma vela para queimar as pontas das pétalas, pode-se usar um isqueiro, mas isso é inconveniente - na queima de vela as duas mãos ficam livres, enquanto no isqueiro apenas uma fica livre.
Técnica de execução
Fazer kanzashi requer o máximo atenção e perseverança... Para cada versão da pétala, existe seu próprio esquema. Você deve considerar maneiras de criar todos os tipos de pétalas com suas próprias mãos, passo a passo.
Apimentado
A primeira master class ensinará como fazer uma simples pétala afiada.
- Para a fabricação é necessário um pedaço de fita de cetim com 5 cm de largura e as bordas devem estar derretidas.
- Um pedaço de fita adesiva deve ser dobrado diagonalmente, segurando-o com uma pinça.
- Corte o canto e a base do triângulo. Pegue uma pétala. Queime a linha de corte para que a linha não abra.
Desta forma não muito complicada, uma folha dupla ou tripla é feita. Para fazer isso, você deve colocar várias pétalas juntas antes de podar. Você pode usar peças coloridas de material. O fio de seda é usado para prender vários produtos.
Pétalas afiadas podem ser usadas para criar coroas ou composições padronizadas complexas.
Rodada volumétrica
Os detalhes básicos da técnica são produtos redondos. Eles são feitos volumosos para criar flores lindas e exuberantes. Dobrar uma folha redonda é considerada a técnica mais simples que até mesmo as artesãs novatas podem realizar.
- Dobre os quadrados de fita na diagonal. Dobre os cantos.
- Segure o produto com uma pinça para que não se arraste.
- A borda inferior é cortada e disparada.
- Os cantos laterais devem ser dobrados para trás e protegidos. A pétala redonda está pronta.
Plano redondo
Essa folha é necessária para criar composições volumosas. O volume do produto acabado depende do número de pétalas planas.
Existem duas maneiras principais de fazer um produto. Primeiro a opção envolve o corte de uma parte da forma necessária de acordo com um modelo. No segundo opção, as pétalas são feitas de um largo pedaço de fita adesiva. Quadrados são cortados fora dele. A peça de trabalho é dobrada diagonalmente de forma que o ângulo reto fique na parte inferior. Então você precisa dobrar os cantos agudos e conectar, após o qual a pétala é formada. O excesso é cortado, as bordas são tratadas com fogo. Além disso, você pode dar ao produto uma forma interessante.
Complexo com dobra
- Pegue um pedaço de fita adesiva de 5 cm de largura, enrole-o na diagonal, dobre os cantos.
- A parte inferior do quadrado resultante é cortada. As bordas restantes são comprimidas nas laterais.
- Acontece que uma folha de papel com uma dobra.
- O excesso é cortado.
- As bordas são chamuscadas e a pétala acabada é presa com um fio.
Para o botão
- Você precisará de pedaços de fita estreita. O comprimento dos segmentos deve ser o dobro da largura.
- Vire a fita do avesso, dobre e fixe os cantos.
- A parte frontal será semelhante a uma peça em branco semicircular. Os cantos vivos da peça devem ser dobrados para dentro nas laterais. Em seguida, costure com pontos pequenos.
- Puxe a ponta enquanto puxa o fio.
Se a pétala for feita corretamente, não é necessário queimar as bordas.
Sai
Para trabalhar, você precisa de um verde fita de 2,5 cm de largura. Cortam-se do material peças com até 10 cm de comprimento Os elementos são dobrados ao meio e cortados na diagonal. Os produtos podem ser cortados com um ferro de solda. A ferramenta processará as bordas imediatamente. Você receberá vários espaços em branco. Um parece uma bolsa. É usado como folha ou peça para fixar botões de rosa.
A segunda peça em branco é usada para fazer uma folha arredondada. A parte superior da peça é cortada em semicírculo. As bordas são disparadas e esticadas.
Isso é feito para dar à folha uma forma ondulada. O fundo é franzido com um fio.
Espiral torcida
- Pegue dois pedaços de fita 5x5 cm e coloque um sobre o outro.
- Prenda três fitas com uma pinça. Deixe o primeiro e gire-o em uma espiral. Para uma fixação segura, você pode percorrê-la com cola ou perfurá-la com uma agulha.
- Achate as bordas da fita em uma pétala afiada.
- Corte o excesso e queime as bordas.
Com uma espiral
- Você vai precisar de alguns pedaços de fita 5x5 cm. As fitas são coladas na borda direita para fixar com segurança a espiral.
- Pegue a borda com uma pinça e gire para o meio.
- Corte e queime a borda.
- Corte o excesso do fundo, mas não queime ainda.
- Crie uma pétala afiada de duas cores e cole uma folha em branco com uma espiral.
- Enrole triângulos dobrados em torno da peça de torção e cole-a.
- Corte a parte inferior da pétala juntamente com a torcida e chamusque.
Com onda
Assim como as duas opções anteriores, o produto ondulado é composto por várias peças de tecido 5x5 cm, podendo-se utilizar tecidos de cores diferentes, por exemplo, azul e rosa. Para criar um novo produto, você precisa dobrar os pedaços de tecido na diagonal. Envolvemos o lado direito do azul com um corte rosado. Usando uma pinça, enrole a borda direita em um tubo. Você só precisa fazer algumas voltas. Fixe com cola. Dobre a borda direita com o tubo para trás e vire na sua direção. Corte o excesso e queime o produto.
Feito de material de dois tons
São necessários dois quadrados de fita de cores diferentes... Cada pedaço de tecido é dobrado em um triângulo. Os produtos são sobrepostos uns aos outros com um leve recuo. Os produtos são colados de acordo com o esquema para a criação de pétalas pontiagudas.
Fazer folhas de kanzashi é um processo interessante e emocionante. Alguns métodos de fabricação são tão simples que até uma costureira novata pode lidar com eles.
Para obter informações sobre como fazer pétalas usando a técnica kanzashi, veja o seguinte vídeo: