Kanzashi

Tudo sobre a técnica kanzashi

Tudo sobre a técnica kanzashi
Contente
  1. O que é isso?
  2. Elementos principais
  3. Ferramentas necessárias
  4. Escolha de materiais
  5. Como fazer isso? Master classes simples
  6. Como decorar?
  7. Belos exemplos

Nenhuma mulher moderna pode viver sem joias. E não estamos falando apenas de meninas e mulheres adultas - até mesmo as meninas e as senhoras idosas devem complementar seu arco com acessórios adequados, por exemplo, uma tiara, grampo de cabelo, broche, pulseira, anel e brincos. E se alguns optam por joias adquiridas em joalherias, outros procuram valorizar sua imagem com produtos artesanais exclusivos. É com esse propósito que a técnica kanzashi é usada pelas costureiras.

O que é isso?

A história da técnica kanzashi começou há vários séculos no Japão.... Naquela época, as mulheres davam atenção especial à decoração dos cabelos. Fixavam os cabelos com grampos, pentes e ganchos, enfeitados com várias flores feitas com as próprias mãos. Madeira, metal, ossos moles e tecido de seda foram tomados como base. Os acessórios foram obtidos em diferentes cores, formas e tamanhos. Essas peças decorativas, criadas à mão por costureiras, eram chamadas de kanzashi.

A própria palavra, traduzida do japonês, significa "preso no cabelo". Mas os próprios japoneses afirmam que antigamente esse tipo de arte era chamado de "kanzashi", mas ninguém conhece a tradução dessa palavra.

Hoje, os japoneses ainda apreciam todas as formas de arte inventadas por seus ancestrais, e usam constantemente uma ou outra técnica para decorar o interior, fazer artesanato, restaurar roupas e fazer joias exclusivas. Kanzashi neste caso é nos primeiros passos da popularidade.

Conhecendo os meandros desta técnica, cada costureira poderá transformar um grampo de cabelo vulgar e não apenas numa decoração exclusiva.

A técnica kanzashi tem várias direções, no entanto, "khana-kanzashi" se tornou comum... Estamos falando de decorações florais feitas de fitas de seda. No processo de trabalho, é usado o método do tsunami, que tem muito em comum com a técnica do origami. Em termos simples, pedaços de tecido de seda são dobrados e fixados várias vezes, adquirindo a imagem de uma pétala. A partir de algumas dessas peças de seda, flores deslumbrantes são criadas. Dependendo da planta escolhida ou da complexidade de fazer essas pétalas, você pode precisar de 5 ou 80 peças. Como decoração adicional para o artesanato, você pode usar miçangas, strass e até inserções de metal.

Hoje, a técnica do kanzashi é usada por costureiras de todo o mundo. Muitas vezes, as mulheres descobrem um talento para o bordado enviando a filha para o jardim de infância. Para cada matinê, eles têm que comprar um terno pronto ou costurar por conta própria. Ao mesmo tempo, a imagem de uma criança, compilada por suas próprias mãos, revela-se única e inimitável. E com o uso da técnica do kanzashi, o traje adquire sofisticação, brilho e originalidade. Para o dia a dia, as mães das meninas fazem tiaras com flores de tecido, grampos de cabelo, laços de cabelo para seus bebês.

O mais notável é que até as crianças podem trabalhar na técnica do kanzashi. A criação de flores de seda promove o desenvolvimento de habilidades motoras finas, perseverança e pensamento fantasioso.

Elementos principais

As flores são o principal elemento da técnica Kanzashi. Ao mesmo tempo, não há limites claramente definidos. Podem ser rosas, orquídeas, sinos, margaridas, dálias. Neste caso, a questão da complexidade da execução da embarcação desempenha um papel. Pétalas de flores são feitas de fitas. Dependendo da ideia, as pétalas podem ter formato angular agudo, oval ou redondo.

Além das pétalas, o caule e as folhas verdes podem estar localizados nas extremidades das flores. É permitido o uso de miçangas, miçangas, strass, lantejoulas e muito mais como elementos decorativos adicionais. Basta mostrar imaginação para entender quais os elementos mais adequados para decorar o artesanato preparado.

Além das flores, a técnica do kanzashi envolve a criação de lindos laços que podem ser usados ​​para decorar fantasias e acessórios diversos.

O principal, pela primeira vez, é escolher produtos simples. Quanto mais simples for a primeira embarcação, mais rápido e mais fácil a costureira poderá dominar a nova técnica.

E só depois de ganhar experiência você pode começar tarefas mais complexas.

Ferramentas necessárias

Para criar artesanatos de flores usando a técnica kanzashi, as costureiras precisam estocar um pequeno conjunto de ferramentas e materiais.

  • Fios coloridos.
  • Agulhas de alfaiate de tamanho pequeno.
  • Régua ou fita de costura.
  • Tesouras afiadas.
  • Vela ou isqueiro. Como um análogo a essas ferramentas, um ferro de solda ou modelador de cachos serve.
  • Adesivo para tecido. Para facilidade de uso, é preferível usar uma pistola de cola.
  • Pinças.
  • Artigos decorativos.
  • Spray de fixação capilar. Garante um aperto firme nas pétalas dobradas da embarcação.
  • A Fundação. Neste caso, estamos falando de uma faixa de cabelo elástica, grampo de cabelo, faixa de cabelo, grampos de cabelo, etc.

Escolha de materiais

Por outro lado, pode parecer que escolher uma fita para criar flores usando a técnica kanzashi é muito simples. Você pegou o primeiro que apareceu - e começou a criar. Mas essa opinião está errada. Ao escolher uma fita, é muito importante estar atento à sua densidade. Quanto mais espesso o material, mais fácil de trabalhar.

Se não houver fita grossa, você pode escolher a versão fina. Porém, após a montagem da embarcação, o material deve ser coberto com uma camada de spray para cabelo. Graças a esse tratamento, as pétalas não perdem a forma, mas os strass usados ​​para decoração após o envernizamento, ao contrário, ficam desbotados.

Deve-se ter cuidado ao comprar fita. É extremamente raro, mas ainda em lojas de acessórios de costura, você se depara com fitas com uma tensão incorreta de um ou mais fios, ou com uma inclinação significativa. Você deve recusar tal fita, caso contrário, a embarcação ficará torta.

Hoje, os artesanatos na técnica kanzashi são feitos de fitas de cetim. Para as artesãs iniciantes, é preferível parar a escolha das opções monofônicas. Com um pouco de experiência, você pode comprar fitas de cetim com inscrições ou estampas inusitadas.

Os japoneses usam fitas de seda natural. No entanto, essa compra é considerada muito cara e nem todas as costureiras terão de pagar por ela. Atlas, neste caso, é considerado ideal. É fácil de cortar, derreta as partes da borda... Para o trabalho, você pode usar estreito fitas com 2-2,5 cm de largura e 4-5 cm de largura.

Além do cetim, você pode usar fitas de organza, tule, náilon, espumairan.

Como fazer isso? Master classes simples

Para artesãs iniciantes que decidiram tentar sua mão na técnica kanzashi, você precisa seguir algumas dicas de artesãos experientes.

  • A primeira embarcação deve ser feita de material leve.
  • É preferível usar seda para criar pétalas redondas, pois ela se dobra melhor.
  • A primeira embarcação deve ser feita de fitas escuras. Em mãos inábeis, traços escuros de queimação permanecem no tecido de cor clara.
  • Ao compor pétalas pontiagudas, é necessário fazer dobras em uma direção.

    Antes de iniciar o trabalho independente, você precisa assistir a várias master classes de artesãos experientes. Então acabará por aprender o básico e entender que não é difícil trabalhar com essa técnica. Além disso, nas master classes será possível mergulhar em muitas nuances, para revelar para si alguns segredos da criação de cores para tecidos. Mas o mais importante é não ter pressa e seguir as instruções passo a passo.

    Para criar lindos artesanatos, você precisa aprender a fazer pétalas de diferentes formatos. Para iniciantes, é preferível usar linhas de 5x5 cm. Em primeiro lugar, propõe-se descobrir a tecnologia para fabricar pétalas redondas.

    • Em primeiro lugar, os quadrados do tamanho necessário são cortados.
    • Pegue uma peça e dobre-a na diagonal.
    • Os cantos do triângulo resultante são adicionados no meio.
    • Para fixar os cantos nas juntas, você precisa fazer vários pontos com uma linha e uma agulha.
    • Além disso, a pétala vira, os cantos são dobrados em direção ao centro.
    • Em seguida, a peça de trabalho é dobrada ao meio para que os cantos fiquem na parte interna.
    • A parte inferior da pétala colhida é cuidadosamente aparada.
    • No local do corte, deve-se soldar a fogo ou a chapinha. A peça de trabalho pode ser aparada, se necessário. Uma pétala está pronta.

    O resto das pétalas são feitas de maneira semelhante e, em seguida, são combinadas em uma única flor.

    A seguir, propõe-se considerar um método para criar pétalas pontiagudas.

    • As bases quadradas do tamanho apropriado são cortadas.
    • Uma peça dobra diagonalmente.
    • O triângulo resultante se dobra ao meio.
    • A dobragem do triângulo é feita novamente de acordo com a terceira etapa do trabalho.
    • A parte inferior da peça de trabalho é cuidadosamente cortada.
    • O lado cortado deve ser chamuscado e, enquanto estiver quente, pressione a parte inferior.
    • Em seguida, é feito um corte na parte inferior da peça de trabalho e queimado da mesma maneira.
    • Para ajustar a altura da pétala, deve-se seguir a linha de corte.
    • Se houver um buraco na parte inferior da pétala, o corte da parte inferior só é queimado. Se o furo não for necessário, a solda é feita.

    Desta forma, o número necessário de pétalas é obtido.

    De acordo com as instruções apresentadas, fica claro que não há nenhuma dificuldade particular em fazer artesanato usando a técnica kanzashi. O principal é não se distrair com assuntos estranhos e seguir as instruções passo a passo. O resultado com certeza vai superar todas as expectativas.E o que é mais interessante, será possível fazer margaridas e girassóis, tulipas e crisântemos, ásteres e lírios, papoulas e sinos, narcisos e muito mais dessas pétalas.

    Oferecemos-lhe a oportunidade de conhecer uma master class sobre a criação de uma bela flor - uma rosa.

    Em primeiro lugar, você precisa preparar ferramentas e materiais. Para trabalhar, você precisa de uma fita de cetim, uma vela, uma agulha e linha e cola. Em nenhum caso você deve se desviar do curso de trabalho proposto - caso contrário, há uma grande probabilidade de cometer erros irreparáveis.

    • Para um botão de rosa, você precisa de 7 cm de fita. No número total dessas tiras, são necessárias 12 peças. As tiras cortadas são chamuscadas em ambos os lados.
    • O canto da fita deve ser dobrado do avesso. O ângulo agudo resultante é aplicado várias vezes à parte frontal, após o que é fixado com uma rosca.
    • O segundo canto da fita é dobrado de maneira semelhante. A linha precisa ser puxada ligeiramente. Todas as 12 bandas são processadas da mesma maneira.
    • O meio é feito de uma base sob as pétalas. É envolto em um tubo e fixado com linha e agulha.
    • Os espaços em branco restantes das pétalas são enrolados no meio da flor. Além disso, as primeiras pétalas podem ser costuradas e as subsequentes, preferencialmente, coladas. Não se esqueça de que cada nova pétala sobreposta se sobrepõe.
    • Para o esplendor do botão, você pode usar várias pétalas maiores.

    A partir de várias dessas flores será possível compor um painel na parede, decorar grampos de cabelo e elásticos para as meninas, decorar materiais escolares para crianças.

    Molduras de fotos, ímãs, decorações de Ano Novo, bem como fantasias de carnaval para a escola e o jardim de infância podem ser complementadas com essa decoração.

    Com a ajuda de flores feitas na técnica de kanzashi, você pode decorar muitas coisas, por exemplo, a conhecida fita de São Jorge. Este é um dos principais atributos da celebração da Grande Vitória. A fita de São Jorge é um símbolo de gratidão aos soldados que deram suas vidas pela liberdade do povo soviético, que sobreviveu até hoje. E como ficará atraente esta fita em forma de flores feita na técnica kanzashi!

    Para criaturas de tamanha beleza, até o dia 9 de maio, você vai precisar da própria fita St.George, miçangas, strass, um alfinete ou a base do broche.

    • Em primeiro lugar, é necessário cortar 5 quadrados da fita, 7 cm de cada lado.
    • Devem ser dobradas de acordo com a tecnologia de criação de pétalas pontiagudas sem orifícios.
    • Em seguida, é retirada novamente uma fita St.George de 20 cm de comprimento, sendo feitos cortes oblíquos ao longo de suas bordas. Devem ser chamuscados para que os fios da fita não se espalhem. A seguir, a peça é enrolada segundo o princípio tradicional e colada na junção.
    • Quando a cola secar, você pode prosseguir para a próxima etapa do projeto. As pétalas preparadas são coladas sobre uma fita dobrada em forma de flor. Os acessórios são fixados no centro.
    • Na parte de trás encontra-se uma base de alfinete ou broche com elemento de fixação.

    Este trabalho não leva muito tempo e o resultado obtido supera todas as expectativas. Essa fita pode ser decorada em ambos os lados, transformando-a em uma suspensão de carro no espelho retrovisor.

    Como fica claro a técnica kanzashi pode ser orientada ao criar vários artesanatos. Pétalas simples podem decorar um clipe de gravata, molduras. A partir deles será possível fazer composições inusitadas nas paredes dos quartos das crianças. Uma árvore de Natal feita na técnica de kanzashi será um ótimo complemento para um presente de ano novo para uma pessoa querida.

    A propósito, a técnica kazanshi envolve a criação não apenas de flores. A partir de uma fita dobrada em pétalas, é possível fazer diferentes animais, por exemplo, um rato, um gato, um cachorro.

    Mas esse não é o limite - artesãs experientes executam facilmente composições complexas, por exemplo, um painel que representa um anjo que adorna a parede próxima ao berço do bebê.

    Flores

    Pétalas de tecido, dobradas com pedaços de fitas, são a base da técnica kanzashi.A partir deles é possível fazer botões únicos de cores diferentes, por exemplo, dente de leão, centáurea, orquídea. A flor do amor-perfeito parece muito interessante e muito incomum. Os crisântemos são incríveis. No entanto, a maior magnificência é expressa nos buquês de flores. Mas antes de criar composições complexas, você precisa fazer um artesanato simples, por exemplo, um vaso de flores em uma superfície plana.

    Primeiro você precisa preparar materiais e ferramentas. Para o trabalho, você vai precisar de uma base plana, um tecido de cor clara, fitas de cetim de diferentes paletas nos tamanhos 4x2,5 cm, cola para tecido, um isqueiro ou uma vela, um pouco de espuma de borracha e uma tesoura.

    O processo de trabalho em si não é complicado, o principal é seguir o passo a passo.

    • É necessário cortar a fita de cetim em quadrados e fazer pétalas pontiagudas. Uma flor precisa de 7 a 8 pétalas. Seu número total pode ser calculado com base na composição pretendida.
    • As pétalas feitas devem ser conectadas. Para isso, as pequenas partes laterais das pétalas são revestidas com uma composição adesiva. Tendo emitido uma flor, você pode prosseguir para a próxima. É preferível que cada botão seja feito em uma paleta de cores diferente.
    • Em seguida, feito de espuma de borracha uma base redonda é cortada para flores e colado na parte de trás do botão.
    • A base é tomada para composição e coberto com material de tecido.
    • De tecidos de qualquer tonalidade um vaso é recortado e colado à base.
    • Agora você pode fazer as hastes... Para isso, é retirada uma fita de cetim, cuja largura não ultrapassa 1 cm, é dobrada ao meio e colada na base. As pontas das hastes ficam escondidas dentro do vaso.
    • Próximos são colados flores.
    • Fita de cetim verde folhas são cortadas, as bordas cortadas são queimadas, após o que as folhas são coladas ao caule.
    • Último passo - decorar a composição.

    Para fazer isso, você pode usar miçangas, contas, strass.

    Animais

    Cada criança fica feliz em receber até mesmo uma pequena lembrança dos pais e parentes.... E se o menino aceitar a máquina de escrever com prazer, a menina apreciará qualquer decoração, até mesmo um grampo de cabelo com um desenho especial. Para surpreender a princesinha, você está convidado a conhecer uma master class sobre como criar uma gravata de cabelo com coelhinha, feita na técnica kanzashi.

    Para o trabalho, você vai precisar de fitas de cetim com 4 cm de largura, 7 fitas verdes, 6 fitas cinza e uma rosa. Você também precisará de um isqueiro ou vela, linha e agulha. Para finalizar o lado emborrachado - cola, um círculo de cetim ou feltro. Para decorar o coelho, você precisará de 2 contas idênticas para os olhos e uma para o nariz. O melhor é adquirir esses acessórios em uma loja de artesanato.

    • Para funcionar, você precisa conhecer a técnica de criar pétalas redondas e pontiagudas. Primeiro, pegue um quadrado verde e dobre-o diagonalmente.
    • O quadrado cinza também é dobrado e sobreposto no topo do triângulo verde.
    • Os cantos agudos são dobrados em um ângulo reto.
    • A parte dobrada com cantos dobrados é dobrada ao meio.
    • Os ângulos agudos e obtusos são cuidadosamente cortados com uma tesoura afiada.
    • As bordas são derretidas com um isqueiro ou vela.
    • De acordo com um esquema semelhante, é necessário fazer outra pétala dupla e 2 pétalas menores. Para obter a dimensão mínima, basta fazer grandes cortes nos cantos.
    • A quinta pétala é feita de acordo com o mesmo princípio, apenas fitas verdes e rosa são usadas.
    • Agora as pétalas precisam ser conectadas em uma flor, prendendo-as com um fio e uma agulha.
    • Agora, as pétalas pontiagudas são feitas de quadrados de cetim verdes e cinza. Eles desempenham o papel de ouvidos, o que significa que deve haver 2 deles.
    • A flor coletada deve ser colocada com a inserção rosa para baixo. Cole as orelhas pontudas de cima na parte inferior de duas pétalas separadas.
    • Agora você precisa consertar o nariz e os olhos. Os olhos são fixados em 2 pétalas, sob as quais as orelhas são coladas, o nariz é colado no centro.
    • No lado costura, um círculo de cetim ou feltro é fixado.
    • Um elástico de cabelo é tirado, uma ponta de um pequeno pedaço de cetim é colada nele, então a fita é enrolada em volta do elástico com a adição constante de adesivo.
    • Um coelho é preso ao rolo colado com cola.

    Depois que o adesivo secar, a goma pode ser usada para o fim a que se destina.

    Como decorar?

          Decorar artesanatos feitos na técnica kanzashi é fácil. Basta mostrar um pouco de imaginação e lembrar as habilidades do bordado. Você pode fazer um buquê de flores silvestres e decorá-los com contas transparentes ou brancas que lembram orvalho.

          Você pode fazer um painel de parede com flocos de neve, onde as flores serão feitas de fitas de cetim ou seda, e a neve será feita de algodão, espuma de grão fino ou estofamento de poliéster. O brilho da crosta de neve pode ser imitado com pequenos brilhos prateados.

          Bem, tradicionalmente - contas, contas, strass.

          Belos exemplos

          Isso não quer dizer que a técnica kanzashi seja fácil de executar. Esta arte requer concentração e atenção especiais por parte da artesã. Uma rica imaginação permite-lhe criar decorações, produtos de interior, elementos para a transformação de uma casa, oficina e outras instalações.

          A beleza do kanzashi está na precisão e na sequência clara de ações. Cada nova ideia da artesã supera suas próprias expectativas. Pode ser um painel de parede, pequenas pinturas, decoração de elementos individuais. As prateleiras do viveiro podem ser decoradas com artesanato kanzashi, por exemplo, fazer um rato, galo, pássaro de fogo, gato ou cachorro. E para o Ano Novo, você pode complementar a decoração festiva do interior com uma árvore de Natal Kanzash, Papai Noel e Snegurochka.

          Mas é melhor ver uma vez o que pode ser feito com alguns quadrados de fitas de cetim e cola.

          Para cinco dicas úteis para costureiras que usam a técnica kanzashi, veja o próximo vídeo.

          sem comentários

          Moda

          a beleza

          casa