Laços de cabelo usando a técnica kanzashi
Os laços de cabelo Kanzashi ganharam imensa popularidade fora do Japão, onde fazem parte da cultura tradicional. Para aqueles que desejam experimentar este tipo de arte, existem master classes simples com instruções detalhadas e compreensíveis. Com suas próprias mãos, você pode facilmente fazer elásticos incomuns de fita para um coque e de escola, para meninas - tudo depende da imaginação e do desejo da costureira.
Peculiaridades
Os elásticos Kanzashi para o cabelo são uma decoração popular que permite dar originalidade a um penteado, realçá-lo e adicionar toques incomuns... Sua técnica de fabricação tem uma longa história. Inicialmente, o kanzashi - assim se pronuncia corretamente o nome - é um elemento do traje tradicional. Garotas, garotas e mulheres japonesas adornavam seus penteados com flores de fita, usando quimonos casuais ou elegantes já no século XVIII. Além disso, o kanzashi não era originalmente chamado de decoração em si, mas daquilo a que está preso - alfinetes, pentes, grampos.
No entanto, há também uma variante da pronúncia de ka sashi, que significa literalmente "flores presas". Foi usado em relação à tradição de tecer plantas vivas em cabelo antes de se voltar para os deuses. O mais belo kanzashi realmente inspira pensamentos de que não é uma criação feita pelo homem, mas um presente da própria natureza.
Dependendo da técnica escolhida, as pétalas podem ser pontiagudas, como um lótus, ou arredondadas, como uma sakura.
A principal característica das faixas de cabelo kanzashi é que os materiais e ferramentas mais simples são usados em sua fabricação... Normalmente é uma fita larga de cetim ou rep com largura de 50 mm, 25 mm, 10 mm e elementos decorativos auxiliares. O número de camadas e o esplendor da flor também são sempre regulados individualmente. Você pode montar o produto usando uma pistola de cola ou uma agulha de costura, e o processo de fabricação em si leva um mínimo de tempo e não requer manipulações complexas.
Ferramentas e materiais
Os arcos kanzashi originais são fáceis de fazer com as suas próprias mãos. Para funcionar, o capataz precisará de um conjunto básico de ferramentas disponíveis em todas as lojas de ferragens, assim como de consumíveis. Dentre a lista obrigatória, encontram-se os seguintes itens:
- tesouras afiadas;
- pinças com lábios longos e finos;
- pistola de cola com haste;
- alfinetes finos;
- fósforos ou isqueiro;
- fitas de 1 a 10 cm de largura, chiffon, rep, cetim;
- sentiu;
- bandas de cabelo prontas;
- acessórios (fechos, cordões, pontas, tranças);
- elementos decorativos de strass e lantejoulas a miçangas.
As mais belas faixas elásticas kanzashi são feitas de fitas de cetim, mas para iniciantes, trabalhar com elas pode parecer muito complicado.
Opções de representantes que não deslizam tanto nas mãos ajudarão. Fontes de fogo são necessárias para evitar o derramamento das bordas da fita. Elas são cuidadosamente chamuscadas, por isso as crianças só podem fazer essas joias sob a supervisão de adultos. Uma pistola térmica é usada para conectar as peças durante a montagem; a cola aquecida é aplicada nas menores peças com um palito.
Para proteger o produto acabado de contaminações, os artesãos também dispõem de meios. Você pode preparar um spray de spray de cabelo com antecedência. Quando a montagem estiver completa, as flores kanzashi em elásticos são simplesmente pulverizadas com um spray a uma distância de 25-30 cm. Após a secagem da camada protetora, o produto manterá sua forma melhor e não ficará sujo por muito tempo .
Melhores ideias
Existem muitos elásticos que usam a técnica kanzashi. Os adolescentes usam com fios de cores diferentes, passam no coque. Com suas próprias mãos, você pode facilmente fazer versões escolares simples e modelos para meninas na forma de morangos, rosas. No dia 1º de setembro, cachoeiras brancas com fitas parecem interessantes, nos feriados de Réveillon - opções com brilhos e lurex, com campos de neve-pingentes. Para a escola em um formato casual, é melhor criar elásticos no estilo kanzashi sem distrações desnecessárias.
Para iniciantes, existem master classes simples que explicam passo a passo a essência do trabalho. Costureiras experientes preferem a criatividade da fantasia - elásticos infantis podem ser transformados em verdadeiras obras-primas, novos itens aparecem regularmente em lojas temáticas e em feiras de artesanato.
Para começar, é melhor usar fitas de 5 cm de largura - são mais fáceis de medir e dobrar. Conforme você ganha experiência, será capaz de dominar técnicas mais complexas.
Simples
Os artesãos iniciantes devem dominar os elementos básicos da criação de joias usando a técnica kanzashi. Assim, após não passar mais de 1 hora, você pode criar um lindo par de elásticos para a escola ou jardim de infância com suas próprias mãos. Vale a pena considerar os modelos básicos com mais detalhes.
Arcos
Para criar belas faixas elásticas com arcos usando a técnica kanzashi, você precisa preparar materiais e ferramentas. Necessário alfinetes com vozes, régua, tesoura, pistola térmica, isqueiro e agulha e linha. Para 1 produto, a seguinte quantidade de materiais é necessária:
- fita rep com debrum de lurex - 2 × 20 cm com largura de 25 mm;
- listras semelhantes com padrões de ouro ou prata;
- fita estreita 6-9 mm - segmento de 10 cm;
- laço de cabelo na cor dos materiais;
- meio - mini-fivela de plástico, metal.
Antes de prosseguir com a montagem do produto, cada fita com orla e monogramas é dobrada do lado avesso. Nas bordas, eles são chamuscados pelo fogo, soldados entre si. Importante: um queimador de tecido ou faca térmica ajudam a tornar o trabalho mais preciso. Em seguida, a montagem começa.
- Recuo 7,5 cm das bordas de cada par de fitas soldadas e um pino é injetado no ponto desejado.
- A fita enrola-se na forma de um V latino.Se tudo for feito corretamente, metade do lado errado ficará oposto à frente, os pinos se tocarão.
- A junta é fixa. Os pinos antigos podem ser removidos. Posicione a peça de trabalho de forma que sua parte frontal com monogramas fique voltada para cima.
- Uma seção da fita de dentro para fora (sem padrão) é dobrada e mantida verticalmente. Você obterá um ângulo reto com uma pétala cortada com um alfinete. O espaço em branco se parecerá com um L. latino
- A parte superior desta estrutura é rebaixada. O resultado é uma marca de seleção invertida. Seu lado direito deve ser dobrado do avesso e preso com a ponta para cima, onde já existe um alfinete. O esquerdo é colocado da mesma forma, mas o lado frontal permanece por cima.
- Assim que os dois blocos são feitos em um pino, eles são reunidos em uma rosca e fixados. Depois disso, os clipes temporários são removidos.
- Os lados resultantes do laço são costurados juntos. Você precisa apertar com firmeza, fixe-o com segurança.
- De dentro do laço com uma pistola de ar quente, cole um elástico para o cabelo.
- Na parte central, fixe uma fita estreita com cola hot melt. Enrole várias vezes ao redor do laço, fixando cada camada com cola. O meio é enfiado na penúltima volta. Preso com mais 1 camada de fita.
Os arcos pré-fabricados com elástico têm um diâmetro de 8 cm, podendo ser feitos nas versões branco, ouro, prata e até preto. A presença de um ornamento tornará a decoração solene, mas não muito massiva.
Elástico simples - flores
Para fazer uma decoração floral simples, você precisa de uma fita de cetim de 25 mm de largura. Verde - 8 peças em segmentos de 80 mm, cor para pétalas - 6 x 70 mm e 4 x 60 mm, meio, bases de feltro. O padrão de dobramento de cada pétala é muito simples.
- A seção reta é colocada com a face para baixo.
- Curvado da esquerda para a direita para formar o L. latino
- As extremidades opostas são conectadas, a peça de trabalho é dobrada para a esquerda. As bordas são soldadas ao fogo.
- Você obterá uma espécie de "casa" com um topo triangular e uma base retangular. Deve ser dobrado ao meio ao longo de seu comprimento, de modo que a parte da frente fique para fora. As bordas inferiores são dobradas para cima, protegidas.
- Você pode espalhar a pétala. Faça o resto da mesma maneira.
- Ao montar, um suporte verde é formado primeiro. Ele é conectado com cola quente derretida. Então, 6 e 4 pétalas coloridas também são formadas.
- Todas as partes estão conectadas, o meio é colado no centro da “flor”. A base é fixada no lado sinuoso. Um elástico é colado nele.
É assim que você pode obter um acessório de cabelo simples, mas bonito. Além disso, você pode fazer pingentes usando a técnica kanzashi ou simplesmente fixar borlas e contas nos laços.
Extravagante
As bandas elásticas de joias originais para cabelos que usam a técnica kanzashi são mais trabalhosas de fabricar. Mas isso não impede os verdadeiros mestres. Vale a pena considerar a master class mais interessante com mais detalhes.
Elástico para coque
Esta versão do produto não é adequada apenas para adolescentes. É apropriado na escola, escritório ou universidade. O modelo básico é feito de fitas pretas e brancas, para o verão você pode escolher uma versão branco-rosa ou azul-azulada. Vale a pena estocar materiais com antecedência. Para fazer um elástico em um pacote, você precisará do seguinte.
- 48 quadrados de fita de cetim em cada cor. Tamanho 5 × 5 cm.
- 4 fitas de cetim branco de 50 mm com 100 mm de comprimento, 2 fitas de 50 × 80 mm.
- Círculos de feltro com diâmetro de 30 mm - 7 unid., Escolher a cor do produto.
- 2 pedaços de fita de cetim preto medindo 50 × 90 mm.
- Strass decorativos - 10 unid., Médio - 7 unid. Preto ou completamente transparente é o suficiente.
- Renda branca com ornamento floral com 20 mm de largura e 90 mm de comprimento - 2 peças.
- Fita fina com 1 cm de largura. Você precisa de branco, cerca de 10 cm.
- Faixa elástica rendada, arejada - cerca de 25 cm de comprimento.
Antes de iniciar o trabalho, todas as fitas devem ser chamuscadas para evitar derramamento. Para a base, você vai precisar de um elástico de renda, quadrados de fita de cetim, renda e listras largas para a peça central, centro e cabochão. A ordem de trabalho será a seguinte.
- Quadrados de cetim preparados de cada cor são dobrados diagonalmente... Dobre aos pares, preto na parte superior, separe com um alfinete. Eles são colocados com a parte superior para baixo, os cantos laterais são puxados em sua direção. Você receberá um losango com uma fita preta dentro, é clivado com um alfinete.
- A parte inferior da peça de trabalho é cortada - cerca de 1 cm ou um pouco menos. Uma linha de dobra é desenhada de canto a canto. Esta parte é envolvida no lado preto. Então, sem levantar os dedos, você precisa arrancar os cantos agudos com um corte, fechá-los e chamuscá-los, prendendo-os. A parte interna será aberta, você obterá um cone branco com um centro preto - há 8 desses para serem feitos.
- As peças acabadas são conectadas em uma flor com uma pistola térmica. São necessários 6 "marshmallows" para decorar a parte lateral do elástico. O meio é colado no centro de cada um e um círculo de feltro é fixado na parte de trás.
- 4 faixas largas brancas de 10 cm de comprimento dobradas em laçadas volumétricas. Para esplendor, uma dobra é fixada no centro. Os blanks são colados na forma da letra X. Combine uma fita de cetim preta de 9 cm com renda, faça laçadas com uma dobra central. Conecte-se com uma pistola de cola.
- Forme um arco a partir de um espaço em branco e preto... No centro, enrole-se com uma fita fina branca, escondendo as costuras. Proteja o meio.
- Fixar as demais peças brancas de cetim de 8 cm cada uma com uma dobra central em forma de "rabo de cavalo", corte a borda inferior na diagonal, chamusque e decore com strass. Aperte na parte interna do arco. Cole a base de feltro.
- Costure uma faixa elástica com o diâmetro necessário a partir de uma faixa elástica de renda... Decore com um laço no centro e marshmallows nas laterais, simetricamente.
Uma decoração elegante para o pacote está pronta. Se o trabalho com a pistola térmica foi executado corretamente, todos os elementos decorativos ficarão presos com segurança. Em casos extremos, suas bases de feltro podem ser agarradas com fios.
Como prender na base?
Você pode prender facilmente um grampo de cabelo à base de feltro. Como elemento de fixação, será utilizada uma fita estreita de 10 mm de largura, o comprimento do segmento deve ser de 4 a 5 cm, corta-se um pedaço de feltro redondo do tamanho de uma moeda de cinco rublos ou um pouco mais. Um furo é feito no centro com um furador ou tesoura. As bordas de um pedaço de fita adesiva são pré-queimadas com fogo.
O próprio processo de fixação é o seguinte.
- A fita é pendurada sobre o elástico com o lado acetinado para fora.
- As pontas vêm juntas. Eles são passados pelo orifício da caneca de feltro.
- As bordas da fita são fixadas na parte de trás do feltro com cola quente derretida.
- A própria base é conectada ao molde da flor. Basta usar uma pistola de cola, aplicando uma camada adesiva em volta da circunferência. Pressione para baixo.
O elástico kanzashi elegante está pronto para usar.
Se desejar, a montagem pode ser universal - sob a moldura ou grampo de cabelo, grampo de cabelo. Para fazer isso, o laço da fita não é enfiado no elástico, mas simplesmente deixado de fora.
Belos trabalhos
- Elegante par de elásticos lilás-púrpura com uma complexa estrutura de pétalas. O produto parece elegante, mas não muito pretensioso.
- Flores simples - "borboletas" usando a técnica kanzashi. Elementos decorativos brilhantes podem ser usados em um elástico, faixa de cabelo ou grampo de cabelo.
- Peônias exuberantes usando a técnica kanzashi. As flores roxas cor de vinho parecem elegantes e brilhantes. Tons delicados de salmão complementam perfeitamente uma roupa para uma ocasião festiva.
Para obter informações sobre como fazer chiclete usando a técnica kanzashi, veja o vídeo.