Tudo sobre arcos kanzashi
Os arcos kanzashi são procurados e amados não apenas no Japão, onde fazem parte da cultura tradicional. Novos itens de enfeites de cabelo incomuns tradicionalmente encantam crianças e adultos, e até mesmo uma pessoa que não é muito versada em bordado pode fazê-los. Masterclasses detalhadas irão ajudá-lo a aprender como fazer arcos "faça você mesmo" com uma fita representante e outras opções de forma rápida e fácil.
Peculiaridades
A maioria das pessoas tradicionalmente associa os laços com anos escolares e alunos inteligentes da primeira série, mas essas decorações têm aplicações muito mais amplas. Eles complementam as fivelas dos sapatos e enfeitam as tiaras, amarram no “envelope” do recém-nascido na alta. As reverências de Kanzashi não são exceção. Eles são feitos de fitas rep, seda ou cetim, mantêm sua forma e têm um visual atraente.
A arte do kanzashi é adequada para todos os níveis de habilidade. Existem alguns arcos muito simples que podem ser feitos em 1 hora e são perfeitos para iniciantes. Peças mais complexas requerem paciência e habilidade, mas o resultado será muito mais impressionante. A técnica kanzashi é muito semelhante a outro tipo popular de arte japonesa - origami, apenas pedaços de tecido são usados para dobrar, não papel. Antigamente, para esses fins, se usavam restos de seda natural, hoje os blanks também são feitos de fitas rep ou de cetim.
Os arcos Kanzashi diferem da forma usual de fixação. Eles não são amarrados, formando um nó apertado, mas dobrados e fixados com uma junta adesiva.Dependendo do tipo de produto, pode assumir a forma de laços tradicionais ou decoração em flores falsas - em miniatura ou grandes.
Ferramentas e materiais
Ao criar arcos usando a técnica kanzashi de fitas de cetim, seda ou rep não apenas pedaços quadrados de tecido com uma largura de 0,5 a 5 cm são usados. Ao dobrar produtos deste tipo, tiras bastante compridas de 6 a 10 cm também são usadas. sentiu para criar uma base: partes arredondadas são cortadas dela, às quais o resto dos elementos são fixados.
Além disso, para decoração pode ser usado organza ou renda. Entre os materiais necessários, você também pode observar todos os tipos de contas, botões, strass, fivelas, porta-contas e centros em forma de personagens de banda desenhada.
Aqui está uma lista das ferramentas necessárias para criar arcos kanzashi.
- Tesoura para cortar materiais.
- Governante para medir segmentos de linha.
- Linha e agulha para montar os elementos. Para obter uma conexão mais organizada e apresentável, é melhor substituí-los por uma pistola de cola quente.
- Pinos de segurança para lascar peças. Os artesãos experientes podem sobreviver sem eles, mas os iniciantes não podem viver sem esta ferramenta auxiliar.
- Isqueiro, fósforos, queimador de vela ou tecido. A selagem térmica das bordas do tecido é obrigatória para cetim e seda, caso contrário, elas se desintegrarão e se soltarão. Para grandes volumes de trabalho, é melhor comprar um queimador - ele corta uniformemente a borda, já pode ser usado durante o corte. Nesse caso, a régua de metal funcionará como um estêncil.
- Pinças. É necessário reter pequenas peças no processo.
Na técnica kanzashi, não são as decorações externas que são importantes, mas a perfeição e a pureza da execução dos elementos de tecido. É por isso que é melhor não usar muitos elementos decorativos.
Métodos de fabricação
Os laços Kanzashi são uma solução universal para decorar uma faixa, uma faixa de cetim ou um grampo de cabelo, para fazer uma faixa elástica original para uma menina no jardim de infância, escola. Novos designs nesta área aparecem regularmente, os artesãos experimentam o volume e a forma. Existem opções americanas com tranças - fios de várias cores. Os modelos japoneses são mais conservadores e tradicionais.
As novas ideias temáticas destinam-se mais frequentemente a adolescentes e crianças. Opções de verão com princesas em saias e borboletas, cascatas brancas de fim de ano, flores festivas exuberantes - são apenas algumas das soluções de design que podem ser implementadas. Para a alta hospitalar, costuma-se criar grandes decorações com fitas largas de 4 ou 5 cm de largura.
Para fazer um arco kanzashi com as próprias mãos, basta estudar as instruções passo a passo e dominar as aulas.
Simples para iniciantes
Os produtos mais simples da técnica popular japonesa são feitos de fitas rep. É fácil de trabalhar, não tão escorregadio. Para os laços mais comuns, você vai precisar de uma fita rep vermelha de 2,5 cm de largura e 30 cm de comprimento, o mesmo pedaço com estampa de melancia, uma fita verde (1,2 x 10 cm), elásticos. E também fósforos ou isqueiros, tesouras, uma pistola de cola ou linha com agulha serão úteis.
O processo de fabricação de um produto inclui várias etapas.
- Para começar, corte as fitas vermelha e "melancia" em fragmentos de 15 cm de comprimento.
- Pegue a linha vermelha e dobre-a ao meio. A seguir desdobramos a fita e viramos as duas pontas com uma sobreposição de 2 cm até o local da dobra, fixamos o laço no meio com 2 pontos, não arrancamos o fio.
- Fazemos operação semelhante com a fita "melancia". Fixamos 2 laços com um fio, prendemos levemente e damos um nó no lado da costura.
- O primeiro arco está pronto, o segundo é feito da mesma maneira.
- Corte a fita verde em 2 pedaços de 5 cm de comprimento.
- Cole um elástico na parte de trás de cada laço e uma fita verde por cima.
- Enrolamos a fita verde ao redor do meio do laço e prendemos a ponta na parte de trás.
- Agora tudo o que resta é endireitar os arcos.
Este é o tipo de produto mais simples. Você pode torná-lo mais elegante decorando o meio ou as bordas com miçangas, strass, rendas, etc.
Exuberante em 1 de setembro
Toda garota sonha com um lindo arco para a escola. Para tornar esta joia original, do autor, basta um grande esforço. A técnica do kanzashi permitirá fixar o produto acabado em um elástico, grampo de cabelo, bandana ou pente, decorando o penteado, independente do comprimento do cabelo.
O laço para o dia 1º de setembro é feito de uma fita de cetim de 5 cm de largura e 12 cm de comprimento, sendo 17 peças suficientes para um acessório exuberante. Um cabochão temático ou conta grande é usado como decoração no centro.
Aqui está o procedimento para fazer um arco.
- A partir das peças de cetim branco preparadas, é preciso fazer partes do laço. A fita é colocada com a face para baixo, o canto direito é dobrado para dentro por cima, fixado com um alfinete, e a parte inferior esquerda é fixada da mesma forma. A ponta pontiaguda dobra para dentro.
- A peça é colocada horizontalmente. As partes dobradas em ambos os lados devem ser direcionadas para o mestre. A peça de trabalho é conectada, chamuscada ou costurada ao longo da borda, unida na base. O detalhe se desdobra e se desdobra, adquirindo volume.
- Assim que todas as 17 "pétalas" do arco forem feitas, você pode começar a montá-lo. Para fazer isso, você precisa de 3 agulhas com um fio branco em cada uma. No primeiro - 8 elementos são enfiados, no segundo - 6 pétalas, o resto é preso à última agulha.
- Monte a primeira camada de 8 peças, cole um círculo de feltro branco em suas costas com uma pistola térmica. Monte a 2ª camada, cole-a cuidadosamente na 1ª. Retire as últimas 3 pétalas. Recolha o laço e cole a conta no centro. Deixe secar completamente.
Um laço tão fofo não é muito conveniente para o uso diário, mas parece muito apresentável em combinação com uma roupa formal.
Rigoroso
Para a frequência escolar diária, joias de cabelo mais simples e formais são adequadas. É melhor fazer esses arcos com uma fita rep, que mantém seu formato e é bastante densa. Ela vai suportar os jogos mais ativos no recreio, não vai enrugar sob o chapéu.
Para fazer o produto, você precisa de uma fita branca representante - 6 peças de 40 mm de largura e 105 mm de comprimento, renda para a base da mesma tonalidade e tamanho. Círculo de feltro com diâmetro de 40 mm e retângulo de 10 × 40 mm. As fitas rep coloridas necessitarão de 12 peças de 10 cm cada uma com largura de 25 mm, renda branca do mesmo tamanho - 6 peças. Um elástico é útil para proteger o produto.
Além disso, você precisará de uma fita de cetim branca. Bastante 1 peça de 5 × 5 cm e 20 peças de 25 × 30 mm. Recomenda-se a utilização de ferro de solda ou queimador de tecido para o corte do material.
Vamos considerar um procedimento passo a passo.
- Formação do arco. Largas fitas brancas são dobradas em laços, e rendas são colocadas sobre elas. As pontas dos blanks são soldadas, todas as peças são montadas sobre um fio para que se obtenha um círculo fechado com 6 raios. A 2ª camada do arco também é montada com uma fita rep colorida e renda estreita. As vigas não devem se sobrepor.
- Montando a flor para o centro do arco. Para ele, são arredondados 20 blanks de cetim de um lado - serão pétalas de rosa, uma grande aba de 5 × 5 cm dobrada diagonalmente não muito simetricamente, dobrada em tubo, fixada com cola. Pétalas separadas de baixo para cima são fixadas na haste resultante em uma espiral. A rosa acabada é colada no meio do arco.
Uma técnica tão simples permitirá que você faça uma decoração de cabelo kanzashi interessante para todos os dias.
Rodada incomum
Pétalas arredondadas são usadas com freqüência na técnica kanzashi. Para fazer uma flor, você vai precisar de pedaços de uma fita de cetim de 5 × 5 cm - o número é determinado pelo esplendor do produto, mas geralmente são pelo menos 5 deles.
O processo de trabalho em si é assim:
- Singe os quadrados do atlas preparados nas bordas, dobre ao meio no centro;
- posicione o triângulo resultante com o topo voltado para você, puxe os cantos para baixo para obter um losango;
- dobre os cantos da figura resultante à esquerda e à direita do avesso para que se toquem no centro, fixe com alfinetes ou pinças;
- dobre a peça de trabalho ao meio com os cantos fechados para dentro, corte a borda inferior;
- queime as partes cruas com fogo, esprema com uma pinça, a pétala está pronta.
É fácil montar uma flor decorativa a partir desses detalhes usando a técnica kanzashi, decorando seu centro com um centro original.
Miniatura
Os arcos mais simples e elegantes são obtidos a partir de uma fita estreita de 0,5 cm de largura. O uso de blanks em cores contrastantes - branco e rosa, vermelho e azul, amarelo e verde - vai agregar decoratividade ao produto. 8 peças de 80 mm, 8 peças de 70 mm, 8 peças de 60 mm são cortadas de fitas de cada tonalidade. Seções do mesmo tamanho são empilhadas, soldadas nas pontas, em combinações contrastantes, é melhor colocar a mais escura no fundo. A conexão se dá em loops, uma borda se sobrepõe à outra, processada por fogo, queimada.
Todas as pétalas são feitas nesta técnica. A montagem é realizada diretamente na base de feltro em camadas, das mais compridas para as mais curtas. Uma conta é colada no centro.
De outros
Os laços de floco de neve das crianças de ano novo usando a técnica kanzashi irão decorar a roupa festiva de qualquer jovem princesa. Eles podem ser presos em forma de broche, feito com um elástico ou grampo de cabelo. Para a fabricação do produto original, os seguintes materiais são necessários:
- fita de cetim 1,2 × 12 cm leitosa, 5 × 10,5 cm branco e vermelho - 2 peças cada;
- malha decorativa 2,5 × 10,5 cm - 2 unid. cada cor;
- atlas verde - 21 espaços em branco medindo 5 × 5 cm;
- brocado de ouro - 14 quadrados 2,5 × 2,5 cm;
- um caminho de renda translúcida verde com 16 cm de comprimento e 2 cm de largura;
- cabochão temático de ano novo - boneco de neve, Papai Noel, floco de neve.
Esses arcos, embora exijam alguma experiência, parecem muito elegantes, devendo definitivamente ser feitos para uma matinê no jardim de infância ou para uma árvore escolar. A combinação de materiais lisos e texturizados confere volume e esplendor à estrutura. Os produtos são de tamanho médio, mantêm bem a sua forma.
As instruções passo a passo para fazer arcos consistem em várias etapas.
- Para criar a base do laço, é necessário combinar fitas largas de cetim 5 × 10 cm com uma malha decorativa de cor contrastante. O material mais estreito é centralizado. As pontas das fitas são combinadas, dobradas ao meio com a parte da frente para fora, fixadas por meio da queima com fogo. A ação é repetida para todas as 4 partes. Você deve obter 2 laços volumétricos vermelhos com renda branca e 2 contrastantes.
- Uma pistola de cola é usada para a montagem. As bordas das partes do arco, dobradas com o lado chamuscado para o centro, são presas. O suficiente para 2 gotas de cola quente derretida para cada parte. Você também pode usar agulha e linha.
- Na junção no centro, uma estreita fita branca em várias voltas é fixada com cola, cada camada é fixada separadamente. Ele vai esconder as bordas chamuscadas e se tornar a base para a fixação da base de feltro, cabochão decorativo. Você precisa rebobinar para que o corte da borda da fita fique na parte interna do produto.
- Os quadrados verdes de cetim são dobrados 2 vezes na diagonal. Nos espaços em branco resultantes, as pontas são conectadas em uma base larga e chamuscadas. Em seguida, corta-se a parte inferior, obtendo-se um "barco-pétala" de largura igual em todo o comprimento. Blanks no valor de 21 unid. conecte em galhos de 3. Fixe com fogo na base.
- Quadrados de brocado são transformados em espaços em branco usando a mesma técnica do cetim verde. Os elementos resultantes devem ser colados nas fendas dos “galhos” verdes, entre eles. Em seguida, reúna todos os detalhes em um "floco de neve".
- No lado sujo do arco, um círculo de feltro é colado a uma fina fita de cetim. Você precisa usar uma pistola térmica. Um floco de neve verde está preso no topo da parte frontal.
- Uma "nuvem" é formada a partir de renda verde reunida - uma base arredondada para um cabochão. O símbolo de um ano novo está colado nele. Resta fixá-la em cima de um elegante floco de neve e escolher uma montagem com base para um elástico ou clipe.
Ao escolher outras cores, você pode fazer um arco kanzashi brilhante até 8 de março ou qualquer outro feriado.
Como prender na base?
Para fixar o arco kanzashi acabado na base, você pode usar diferentes técnicas. Primeiro você deve fazer um círculo de feltro - este material é vendido em folhas A4. Dependendo do tamanho do arco, o diâmetro do círculo deve ser entre 20 e 40 mm. O mesmo círculo é fixado na parte de trás do próprio produto após sua montagem.
No centro da peça preparada, são criadas 2 ranhuras de 7 mm de comprimento. Uma fita estreita de cetim ou rep é passada por eles de forma que um pequeno laço permaneça do lado de fora. Se o produto for preso a um elástico, ele é enfiado no interior com antecedência e os cortes são colocados paralelamente a cada 0,5 cm. Em seguida, as bordas da fita são removidas da parte de trás do círculo, o elástico é colado no feltro por maior confiabilidade. As bordas das listras de cetim são aparadas para caber no diâmetro do círculo e fixadas com uma pistola de ar quente.
Se você precisar fazer uma opção de montagem multifuncional, use uma combinação de uma caneca de feltro e um retângulo. É considerado versátil, adequado para fazer clipes extravagantes, faixas elásticas. Nesse caso, o retângulo de feltro é primeiro fixado no prendedor com um método adesivo. Em seguida, é aplicado ao círculo e as bordas são "soldadas" com uma pistola térmica. O excesso de material é aparado na borda.
Se você quiser que o suporte se encaixe na faixa de cabeça e no clipe, use um método de travamento diferente. Para ele, você precisará de um elástico de linho regular e um círculo de feltro. Na base, são feitas 4 ranhuras - em pares de cada lado. Neles são inseridos pedaços de elástico, cujas bordas são fixadas com cola.
Belos trabalhos
Aqui estão alguns exemplos de como usar a técnica kanzashi para decorar arcos.
- Arcos originais para a escola - você pode fazer uma opção elegante em branco como a neve ou contrastante para o uso diário.
- Arcos de fita simples representantes para meninas pré-escolares. Cabochões repetem a estampa da base, esta solução de frutas e bagas é perfeita para o verão.
- Laços clássicos de bolinhas azuis e brancas com elástico. Eles são feitos de fita repetida, mantêm sua forma bem, parecem elegantes e elegantes. A fivela central original serve como decoração adicional, conferindo à composição um aspecto harmonioso e acabado.
Para obter informações sobre como fazer um arco usando a técnica kanzashi, veja o próximo vídeo.