Como fazer uma pintura usando a técnica kanzashi?
Todo mundo quer que sua casa seja aconchegante e bonita. A fim de criar uma atmosfera calorosa e sincera, são frequentemente usados todos os tipos de pinturas ou painéis. Em nosso artigo, falaremos sobre como fazer itens de decoração de interiores no estilo kanzashi.
O que é necessario?
Para fazer um painel interno com flores usando a técnica kanzashi, você precisa comprar um determinado conjunto de ferramentas e materiais de trabalho.
- Fitas. Eles devem ser de vários tons. Ao criar uma imagem, as cores verdes são usadas com mais frequência - pétalas são feitas delas e outras cores são usadas para enrolar as flores - podem ser tons brilhantes contrastantes (vermelho, azul, roxo) ou cores mais delicadas (rosa, branco ou lilás). Mas em termos de textura, você pode perceber. As fitas de cetim são utilizadas pela grande maioria das artesãs. Essa popularidade é explicada de forma muito simples - as fitas são fáceis de usar, são fáceis de cortar e derretem rapidamente. Além disso, este material não é sujeito a derramamento, não sofre deformação e ao mesmo tempo mantém a forma desejada por muito tempo. As fitas de cetim crepe são mais difíceis de trabalhar. Apesar de este material, como o atlas, não se deformar, o cetim crepe é uma tela bastante frágil - ao cantar, há sempre o grande risco de simplesmente queimar a fita. Além disso, se você estiver usando uma sombra clara para sua pintura, lembre-se de que, com o tempo, marcas escuras podem aparecer nela. As fitas de nylon são confortáveis - são flexíveis, macias e, ao mesmo tempo, não apresentam vincos. As fitas de organza não podem ser chamadas de simples, já que o tecido se desintegra muito e é bastante resistente.Normalmente, apenas artesãs com vasta experiência em bordado trabalham com este material, então pense bem antes de comprar fitas. Embora as flores de organza certamente saiam muito bonitas.
- Fios de cores diferentes - aqui você vai precisar de fios especiais para bordar (fio dental ou algo semelhante).
- Agulhas de alfaiate.
- Fita métrica ou régua - no decorrer do trabalho, as medições são inevitáveis, especialmente se você estiver apenas dando os primeiros passos na técnica kanzashi.
- Tesoura - devem ser nítidos e de alta qualidade.
- Vela ou isqueiro - o fato é que, no processo de trabalho, você terá que queimar repetidamente as bordas da fita. Isso é necessário para que eles não se desintegrem no futuro, bem como para unir várias camadas. Nesse estágio, você precisa trabalhar o mais cuidadosamente possível e manter todo o processo sob controle para evitar que o tecido se inflama. É muito importante que, ao refluir, a peça de trabalho seja mantida na base da chama, e não acima dela, caso contrário, sua folha ficará com uma tonalidade preta. O isqueiro pode ser substituído por outras ferramentas, como um modelador de cabelo para um cabeleireiro, um ferro de solda ou um gravador de madeira. Em uma palavra, a escolha é enorme - escolha a ferramenta que for mais preferida para você.
- Cola - é melhor comprar um adesivo de tecido especial, por exemplo, "Moment-Kristall". É mais conveniente utilizá-lo em trabalhos com pistola de cola, esta solução é muito prática, pois quando aplicada não deixa manchas nas mãos.
- Pinças - com a ajuda desta ferramenta, você pode segurar pequenos detalhes de pétalas futuras, caso não consiga agarrá-las com as mãos.
- Elementos de decoração - podem ser todos os tipos de pedras, contas, lantejoulas, strass e muitas outras decorações.
- Algumas costureiras também usam laca de cabelo de fixação forte para garantir a forma de pétala desejada.
Tecnologia de manufatura
Uma master class sobre a criação de pinturas de interiores usando a técnica kanzashi inclui vários blocos principais. O primeiro inclui o trabalho de confecção de moldura e flores. Primeiro, pegue a moldura e remova o vidro dela. Sobre o material que preparou como base para a sua pintura deve-se transferir os contornos, traçar com um lápis e recortar. Isso conclui a produção da base para o painel kanzashi. Depois disso, você precisa fazer flores no estilo kanzashi e usar vários tipos de pétalas em seu trabalho de uma vez - é melhor criar algumas opções.
Uma tecnologia simples é usada para enrolar as pétalas. Para o artesanato, você precisa pegar uma fita de cetim de 5 cm de largura e usar uma tesoura para cortar um quadrado, respectivamente, 5x 5 cm. O local do corte é queimado com uma vela e a peça resultante é dobrada diagonalmente 3 vezes e o corte é queimado novamente para fixar todas as camadas juntas e a estrutura não se desfaz.
O segundo bloco de trabalho envolve a criação de folhas. Para torcer as folhas, é necessário recortar o contorno da folha de acordo com um estêncil de uma fita verde de 5 cm de largura, e a seguir queimar levemente as bordas com uma vela - desta forma você dará à peça um tridimensional moldar e prevenir derramamento. Enquanto a folha está esfriando, ela deve ser gentilmente dobrada com a mão ao longo da borda.
As folhas podem ser criadas de acordo com um esquema diferente. - neste caso, um trapézio é recortado da fita verde de modo que seus lados tenham 4 e 1 cm, e então dobrado ao meio, pressionando os dois cantos um contra o outro. Neste caso, a parte frontal do material deve permanecer para dentro. Os cantos são abrasadores, embora seja muito importante beliscar a borda queimada com os dedos com um movimento forte.
Quando o material esfria, a folha formada é cuidadosamente virada do avesso - fica na forma de uma seta arredondada.
O terceiro bloco de obras envolve a criação direta da própria imagem. Quando você tiver as flores e as folhas totalmente prontas, basta organizá-las na base para obter uma bela imagem.
Depois de dispor a imagem, desenhe uma linha ondulada com um lápis macio ou giz, descrevendo os caules das flores e, em seguida, borde-as com fios verdes densos - é melhor tirar vários fios de uma vez para que o caule fique mais visível.
Depois disso, passamos a consertar as folhas e flores.
Chamamos a atenção para o fato de que a cola deve ser aplicada apenas no meio das folhas - caso contrário, ela se espalhará e deixará a imagem desarrumada.
Depois que todas as manipulações forem concluídas, você só precisa colar a base da imagem ao redor do perímetro na parte de trás do quadro e coloque o painel acabado nele. Pode ser pendurado no local mais visível da divisão para que a fotografia lhe agrade, aos membros da família e aos convidados da sua casa.
Belos exemplos
Oferecemos uma pequena seleção das mais belas pinturas e painéis no estilo kanzashi.
Podem ser imagens de delicados buquês de tons claros.
Imagens de cores vivas, que desempenham o papel de um objeto de destaque no interior, não parecem menos elegantes.
Uma aula magistral sobre como criar uma imagem usando a técnica kazanshi no vídeo abaixo.