Métodos para fazer kanzashi com fita representante
A joalheria japonesa sempre atraiu com seu mistério e singularidade. Padrões extravagantes, laços, flores no cabelo e uma enorme variedade de fitas coloridas combinadas com roupas tradicionais tornam a nossa ideia da cultura e da vida no Japão ainda mais interessante. Neste artigo vamos falar sobre este tipo de decoração como kanzashi, e mais especificamente, sobre esta decoração tradicional feita com materiais disponíveis, por exemplo, fita rep.
O que é isso?
Kanzashi, ou, se falamos como verdadeiros japoneses - "kanzashi", apareceu no século 17 na forma de joias feitas de diferentes materiais. Eram grampos de cabelo ou pentes, geralmente feitos de madeiras preciosas. No entanto, para enfatizar o status de uma pessoa, eles podem ser feitos de metais caros. Devido à inacessibilidade desses materiais para uma pessoa comum, costureiras de diferentes países começaram a fazê-los com coisas mais simples - repetições, contas ou strass.
Uma fita rep é uma fita estreita feita de fios de poliéster e tecido rep, com nervuras que a distinguem de outros tipos. A fita possui uma borda ao longo das bordas, o que permite preservar a forma e a rigidez desejadas. A largura das correias é de 5 mm a 50 mm. Encontrá-los não é tão difícil, basta ir a qualquer loja de artesanato ou tecidos. As peculiaridades da produção desse tipo de tecido formam um relevo inusitado e, ao aumentar a densidade e o número de fibras da base, tornam-no ainda mais distinto.
A rigidez da fita permite manter sua forma com segurança, e a porosidade da fibra não interfere de forma alguma na passagem do ar sem perda de propriedades.
O tecido Reps é caracterizado pelas seguintes propriedades:
- resistência e durabilidade;
- transmissão e retenção de umidade (higroscopicidade);
- transmissão aérea;
- rigidez e retenção de forma.
A fita de repetições é selecionada de acordo com esses parâmetros.
- Largura. Os fabricantes oferecem fitas de 5 mm a 50 mm, mas os artesãos escolhem uma faixa estreita de tamanhos, de 25 a 40 mm.
- Desenhando. As fitas Reps vêm na chamada estrutura perfurada, têm padrões semelhantes aos de renda.
- Cor. A variedade de paletas de cores torna a seleção da fita uma verdadeira aventura. Você pode encontrar uma variedade de cores - desde padrões sólidos e regulares até padrões impressos.
- Rigidez. De acordo com o tipo de retenção de forma, as fitas rep são divididas em três tipos: moles, médias e duras. Os macios são usados principalmente para decorar livros e álbuns de fotos, enquanto os mais duros são usados para criar decorações de kanzashi e para serem usados em roupas.
Vamos passar para o processo de fabricação.
O que é necessario?
- Repetições de fita 25 mm e 40 mm na quantidade de 2 peças de cores diferentes, é desejável que combinem entre si.
- Contas, ramos artificiais com estames.
- Grampos de metal.
- Canecas de feltro e 35 mm de diâmetro.
- Um fio com uma agulha, uma pistola de cola (muito conveniente) ou cola normal, uma pinça, uma vela e uma caneta.
Como fazer isso?
Um grande número de master classes (MK) sobre como fazer kanzashi pode ser encontrado na Internet. Mas as ações não são descritas de forma clara e clara em todos os lugares. Cada etapa é detalhada a seguir, o que é ótimo para iniciantes. Existem muitos tipos de kanzashi de fita colorida, mas o processo de fabricação é praticamente o mesmo. A base do kanzashi é uma flor.
- Marque uma fita estreita para o número necessário de pétalas, de 8 ou 10 cm de tamanho. As folhas serão feitas de uma fita larga, 4 em cada flor, corte a fita em pequenos pedaços de 5 cm.
- A formação das pétalas e folhas ocorrerá dobrando os segmentos preparados ao meio, bem como juntando os cantos esquerdo e direito. Em seguida, conectamos a outra extremidade da mesma forma, pegamos o canto inferior e prendemos com o canto superior direito. A última dobra será no local onde o segmento dobrado ao meio, deve ser feito 5 mm maior que o canto superior.
- Corte os pedaços que não são mais necessários, chamusque as bordas com uma vela e use cola para prender os gomos.
- Puxe a ponta da pétala em 2-3 mm e pressione-a com uma pinça, solde a braçadeira resultante com uma vela.
- Passamos um fio por todas as pétalas de kanzashi e cuidadosamente, não com força, puxamos para formar uma flor. No centro da flor colamos um estame ou decoração que foi concebida (pode bordar missangas). Em seguida, cole todas as pétalas do verso.
- Da mesma forma, fazemos pétalas com um formato mais simples e as colamos no grampo se o kanzashi for usado como grampo de cabelo.
Os elásticos Kanzashi são muito usados na vida cotidiana. Todas as joias consistem em laços ou pétalas, eles são presos a uma caneca de feltro com um elástico pré-fixado. Para esplendor, você pode adicionar uma fita com orifícios.
- Prepare 4 fitas do mesmo comprimento e 25 mm de espessura.
- Solde as pontas das fitas juntas (se houver um padrão, então uma fita é regular, a outra com um padrão).
- Dobre o tecido resultante em forma de uma letra V inglesa e prenda no meio com uma agulha.
- No local protegido com uma agulha, dobre a pétala kanzashi de modo que ambas as pontas da fita formem um ângulo de 90 graus entre si.
- Afaste a parte superior de você.
- Abaixe o lado direito na direção oposta a você e prenda-o no topo com uma agulha.
- Dobre o lado esquerdo da fita na sua direção e prenda-a também no resto do barco com uma agulha.
- Faça o mesmo com a outra fita.
- Prenda as duas peças resultantes com uma linha e puxe com força, prenda. Cole a goma na parte inferior com uma pistola de cola.
- Pela resistência da estrutura, pode-se fixá-la no meio com uma fita com largura de 5 mm a 10 mm.
- No lado oposto do elástico, faça um padrão de contas ou algum outro material.
Belos exemplos
Aperfeiçoar suas habilidades no estilo kanzashi permitirá que você crie joias cada vez mais variadas.
Deve ser lembrado que este estilo é baseado principalmente na criação de flores e laços.
Com um pouco de prática, comece a criar rosas e hortênsias, tiaras e pequenas joias para o cabelo. Experimente diversificar os artesanatos com cores diferentes e novas ideias, crie decorações a partir de vários tipos de fitas, as possibilidades de artesanato a partir de uma fita repetida não se limitam.
Como fazer um grampo de cabelo com uma fita de representação usando a técnica kazansha, veja abaixo.