Pedras e minerais

Pérolas: que tipo de pedra é e onde foi extraída, propriedades e tipos

Pérolas: que tipo de pedra é e onde foi extraída, propriedades e tipos
Contente
  1. O que é isso?
  2. Em que consiste?
  3. Como é extraído?
  4. Visualizações
  5. Propriedades
  6. Como usar corretamente?
  7. Sutilezas de cuidado

Que mulher nunca experimentou um colar de pérolas ou brincos? O brilho desta pedra é hipnotizante, seu esplendor faz brilhar os olhos de quem a usa. Mas qual é o apelo das pérolas e por que são tão interessantes? Vamos tentar entender.

O que é isso?

Pérola é uma joia de origem animal. Ele é o único no mundo. Sua formação não ocorre nas profundezas da terra, como, por exemplo, nos rubis ou safiras, e nas conchas dos moluscos bivalves.

Os antigos gregos asseguravam que as lágrimas das sereias se transformavam em pérolas, endurecendo, e nos povos medievais acreditavam que os anjos escondiam em conchas as lágrimas daqueles a quem ofendiam sem culpa, e então se transformavam em pérolas.

Claro, a explicação para a origem das pérolas é muito mais prosaica - é assim que um molusco, cuja casa é uma concha, se protege. A pérola começa a se formar quando um corpo estranho aparece dentro da concha, que começa a irritar a delicada polpa do molusco. Ele não consegue jogá-lo "ao mar", então começa a envolvê-lo com madrepérola, cobrindo-o em camadas, como se estivesse formando sua própria concha.

Madrepérola é o que o manto do molusco produz, a substância que compõe a casca interna.

Em que consiste?

De outra forma, as pérolas orgânicas são chamadas de selvagens. Consiste em um embrião - pode ser um grão de areia, o menor inseto ou uma bolha de ar, uma gota d'água e várias camadas nacaradas. Uma vez que a bola de carbonato é formada, a força de atrito é reduzida.

A forma que uma pérola adquire no processo de crescimento está associada à localização de seu embrião. Pérolas perfeitamente redondas se formam na região do manto do molusco.E se o embrião estiver próximo à superfície da casca, essa pérola crescerá junto com a camada de madrepérola da casca e adquirirá uma forma irregular. Essas pérolas são chamadas de bolhas. Se o embrião entrar no músculo do molusco ou na área próxima a ele, a forma da pérola pode ser muito peculiar.

Os moluscos, unidos em grupos que têm a capacidade de formar pérolas, são chamados de mexilhões de pérolas. Eles são divididos em variedades marinhas e fluviais (água doce).

As pérolas do rio são mais comuns e mais baratas do que as pérolas do mar. É mais fácil de conseguir, pois até 20 pérolas podem crescer em pérolas de água doce ao mesmo tempo. No entanto, deve-se notar que as pérolas do rio são menores, menos brilhantes e não tão perfeitamente redondas quanto as pérolas do mar. Por outro lado, eles são muito mais duráveis ​​e menos sujeitos a abrasão. No mundo, principalmente as pérolas de água doce são extraídas.

As pérolas da mais alta qualidade são fornecidas por moluscos marinhos, pinctads e pteria. Eles estão localizados nas profundezas do mar como assentamentos inteiros de alta densidade. Eles são chamados de "bancos".

Como é extraído?

Inicialmente, as pérolas eram extraídas com a ajuda de mergulhadores. Esta é uma profissão antiga e extremamente perigosa, tem mais de 4 mil anos. O mergulhador mergulhou na água cerca de 20 metros, levando consigo apenas uma faca, e teve que ficar ali um minuto ou um e meio, recolhendo o máximo de conchas que pudesse. E o mais importante - ele tinha que fazer pelo menos 30 mergulhos por dia! Não vamos esquecer os tubarões que prenderam os desesperados caçadores de pérolas no mar.

São conhecidas as pérolas birmanesas, que foram minadas no Golfo Pérsico por um longo tempo. Foi usado por nobres, incluindo russos. Foi considerado caro e de altíssima qualidade.

Tendo aprendido como as pérolas são formadas na natureza, as pessoas aprenderam a cultivá-las artificialmente. As primeiras tentativas datam do século XIII. Na China, começaram a tentar cultivar pérolas em ostras, abrindo-as com varas de bambu, colocando cobre, chumbo ou partículas de madeira na casca. Em seguida, a ostra foi fechada e devolvida às profundezas do mar. As pérolas acabadas foram coletadas após 3-4 anos.

No início do século 20, esse método foi patenteado pelos japoneses, em particular por Kokichi Mikimoto. Eles ainda são os líderes no cultivo mundial de pérolas cultivadas. Isso apesar das consequências do desastroso tsunami em 2011, que destruiu a grande maioria das fazendas de pérolas. Por um curto período, a China conquistou a liderança mundial neste setor, mas a indústria japonesa se recuperou rapidamente.

Além disso, a área de água chinesa não permite o cultivo de pérolas com um diâmetro superior a 7 mm. Um diâmetro de 8 mm ou mais aumenta seu preço várias vezes. Portanto, o Japão continua a deter a liderança na produção das maiores pérolas.

Como isso acontece? Eles pegam uma ostra, abrem um pouco suas abas com cuidado, colocam um "enjeitado" ali, pode ser uma bolinha de vidro ou contas. Depois disso, a concha é colocada em um reservatório onde são criadas as condições ideais para a vida do molusco. Demora cerca de 3 anos para crescer uma boa pérola do mar e uma pérola do rio - 2 anos.

Essas pérolas são chamadas cultivado. 90% das pérolas com as quais as joias são feitas são cultivadas. Suas propriedades são absolutamente iguais às do selvagem, mas o custo é muito menor. No entanto, você deve estar ciente de que as pérolas cultivadas contêm um grande número de itens com defeito. Os principais fornecedores desse tipo de pérolas são o Japão e a China. As pérolas cultivadas na Austrália e na Polinésia também são muito apreciadas.

Visualizações

Existem muito mais tipos de pérolas do que apenas pérolas de rio e do mar. Vamos nos concentrar nos mais populares.

As pérolas do Taiti são formadas por grandes ostras de lábios pretos Pinctada margaritifera. Esta espécie é a única natural existente no mundo, as demais são tingidas.As pérolas do Taiti crescem mais rápido do que outras, mas as pérolas perfeitamente redondas são produzidas por poucos crustáceos. Cada uma das pérolas negras do Taiti tem um formato único, portanto, fazer joias com elas não é fácil.

Para "encaixar" uma na outra, você precisa separar um grande número de pérolas. Além das diferenças na forma, eles são coloridos de forma diferente - eles têm uma tonalidade azul, berinjela, azeitona, azul e até vermelho escuro, vinho. As cores mais caras são cobalto e "pavão" azul esverdeado - pavão. Demora anos para montar um colar de pérolas do Taiti, porque você precisa escolher a forma e a cor das pérolas perfeitamente. Conseqüentemente, o preço dessa decoração é astronômico.

O nome "Taiti" não significa de forma alguma que é apenas lá que é extraído. Não é extraído lá, O Taiti é apenas um centro comercial para esse tipo de indústria. E a disseminação das fazendas de pérolas se estende por toda a Polinésia: as Ilhas Gambier, na Micronésia.

As pérolas do Taiti foram cultivadas muito mais tarde do que todos os outros tipos - na década de 1960.

As pérolas "barrocas" podem ser de origem diferente - e selvagem, e cultivadas. A diferença nas espécies está nas formas caprichosas das pérolas. Quanto às cores, o “barroco” vem em cores diferentes, além disso, possuem matizes diferentes. Embora as pérolas de formato perfeitamente redondo sejam consideradas as mais valiosas, o preço do "barroco" pode ser alto.

Pérolas dos Mares do Sul são um tipo de pérola cultivada considerada a mais nobre e bela. É produzido pelas gigantescas amêijoas Pinctada maxima, que podem pesar até 5 kg. Pérolas perfeitamente redondas são muito raras. Agora, todas as pérolas cultivadas com a máxima Pinctada são chamadas de "pérolas do Mar do Sul", principalmente nas águas australianas, indonésias e filipinas. Em diâmetro, as pérolas atingem 10-20 mm, sendo as mais caras das cultivadas.

A gama de cores varia do branco ao dourado e laranja, bem como azuis e tons de preto. As pérolas escuras brilham mais intensamente do que as claras. O ouro é o mais espetacular e caro. As pérolas dos mares do sul são cobertas por uma camada de nácar muito espessa - cerca de 6 mm.

Vamos nos deter nas pérolas de água doce. Seu tamanho médio é de 4-6 mm, raramente mais de 9-10 mm, geralmente são espécimes cultivados muito caros. Para o cultivo de pérolas de rio, um grão muito pequeno é usado, portanto a camada de madrepérola sobre ele é muito mais espessa e o brilho, conseqüentemente, é mais forte.

O cultivo mais desenvolvido de pérolas de água doce nas águas da China. Para isso, são utilizados dois tipos de moluscos: Hyriopsis cumingii - o "produtor" de pérolas de vários tons, e Cristaria plicata - é responsável pela criação dos exemplares brancos, creme e rosa. Eles têm uma forma muito diferente - de um oval a uma gota.

Espécimes redondos e grandes são muito raros.

Pérola Akoya produzido por ostras apropriadamente nomeadas. As pérolas são geralmente de forma esférica e em uma grande variedade de tons: branco, creme, rosa, prata, amarelo pálido e preto esverdeado. A faixa de diâmetro é de 5 a 9 mm, pedras maiores são raras e muito caras. Este tipo de pérola é produzido no Japão nas ilhas de Honshu e Kyushu.

Pérola "Caches" formado quando os moluscos marinhos ou de água doce rejeitam o implante implantado. Não há núcleo em tal pérola; no entanto, a madrepérola cresce em partículas muito pequenas na casca, como em todos os outros casos, em camadas. Esses espécimes também são considerados naturais. Keshi é mais comumente encontrado selvagem do que cultivado. A forma keshi lembra pétalas de flores e é usada para criar joias.

As pérolas hemisféricas são cultivadas na China, Japão e América. A forma do hemisfério é conseguida devido ao fato de que a pérola é cultivada em uma concha.As pérolas hemisféricas são muito procuradas na indústria joalheira, sendo utilizadas para o desenho de anéis, brincos, pingentes e pulseiras, onde são fixadas com a parte plana para dentro. Este é um tipo de pérola barato, mas também existem espécimes caros de origem marinha. Esta espécie é chamada de mabe (mabe), a chamada "meia pérola".

Depois que uma "meia pérola" em forma de cúpula cresce na superfície interna da pia, ela é cortada com grande precisão e o epóxi é derramado na cavidade de corte. Mabe não é tão durável quanto uma pérola normal. Via de regra, os mabe apresentam a forma geométrica correta, tamanho grande, e também uma gama de cores incomum e muito rica em tons delicados. O espectro varia do rosa pálido ao azulado com um brilho metálico, e também há branco prateado e pérolas escuras.

Mabes brilham e cintilam intensamente, o que os torna incrivelmente bonitos em joalheria.

As pérolas artificiais são um mineral sintetizado sem a participação de uma concha de molusco, mas unicamente graças ao homem. O nácar para pérolas é obtido diretamente da concha. Para o núcleo, é usado plástico ou vidro. Existem muitas tecnologias para a produção de pérolas sintéticas.

Propriedades

A mineralogia define as pérolas como:

  • tendo um brilho perolado;
  • branco, rosa, amarelo, preto;
  • sistema amorfo;
  • a escala de Mohs determina a dureza em 4 pontos;
  • densidade - 2,6-2,8 g / cm3;
  • tendo uma pausa instável.

A estrutura das pérolas tem as mesmas camadas da madrepérola. Porque é madrepérola, não apenas em uma superfície plana, mas esférica. Devido ao fato de que os tecidos proteicos da madrepérola evaporam lentamente a umidade, a pérola seca com o tempo, perde seu brilho, estratifica-se, torna-se amarela e eventualmente se desintegra.

Apesar do tom da pérola, sua composição é constante: a pérola é constituída por carbonato de cálcio cristalino e conchiolina.

Mágico

As propriedades mágicas das pérolas são que elas trazem bem-estar financeiro e uma vida feliz. Em algumas culturas, a fragilidade desta pedra, pelo contrário, é um símbolo de lágrimas e vãs esperanças. Além disso, as pérolas são um talismã contra danos, mau-olhado, roubo e pessoas enganadoras. Eles equilibram o curso da vida, correlacionam-no com o ciclo da lua. Há uma crença de que esta joia atrai boa sorte para pessoas de temperamento forte e espiritualmente ricas.

Terapêutico

A composição desta pedra contém grandes quantidades de cálcio orgânico, e é dele que dependem as propriedades curativas das pérolas. Era usado de diferentes maneiras, mas de uma forma ou de outra, as substâncias de que consiste devem entrar no corpo. Por exemplo, na medicina chinesa, é sugerido esfregar pérolas até virar pó e esfregar na pele.

O método de beber água acidificada também é comum, no qual as pérolas já foram embebidas há algum tempo. No vinho seco, as pérolas se dissolvem completamente após um certo período, e então o vinho fica saturado com todos os oligoelementos úteis para os humanos.

Pérolas e turquesas são duas pedras que sinalizam problemas de saúde. O turquesa começa a escurecer e as pérolas ficam opacas e, em seguida, tornam-se turvas, o que significa que é hora de o proprietário consultar um médico. Isso é relevante apenas para as joias que uma pessoa usa constantemente, pois estão em contato com seu corpo.

Água de pérola tibetana é uma bebida que combate a inflamação, bactérias e para o sangramento. Para prepará-lo basta pegar algumas pérolas e colocá-las em água limpa, colocando-as em local fresco e fechando o recipiente. Após 3-4 horas, a água está pronta. Para o tratamento de doenças gengivais, cálculos biliares e normalizar o ciclo menstrual.

Água pérola é muito útil para doenças oculares - conjuntivite, catarata e outras.

Para quem é adequado?

Não há mulher que não vá atrás de joias com pérolas, mas se isso vai servir para ela é uma questão.É uma pedra de grande resistência, mas também de elevada sensibilidade. Não é adequado para pessoas presunçosas e pomposas, bem como aquelas cuja sensibilidade é alta mesmo sem pérolas. Atores, atletas, viajantes não precisam usar joias com pérolas - há uma grande probabilidade de "desequilíbrio" entre as forças físicas e mentais.

E as mulheres no mundo dos negócios, ou representantes de profissões como juízas, advogadas, promotoras, inspetoras de impostos, são altamente recomendados que usem joias de pérolas com mais frequência. As mulheres de negócios serão capazes de fechar negócios extremamente bem-sucedidos para si mesmas, e “siloviki” será capaz de tomar as decisões certas, guiadas pelo “corpo” e “espírito”.

Quanto ao tipo de cor, tipo de aparência, idade e estilo - Os produtos de pérolas são tão diversos que cada mulher pode escolher o certo para si, independentemente da sua idade e do estilo que prefere.

Dos 12 signos do zodíaco, os astrólogos recomendam o uso de pérolas para cânceres e peixes. Para uma forte manifestação das propriedades de uma pedra, ela deve ser usada em vários fios - tanto em contas quanto em pulseiras.

Quanto mais honesta e sincera uma pessoa for, mais objetiva e compreensiva ela se tornará ao usar uma joia de pérola.

Como identificar uma farsa?

A qualidade das pérolas falsas costuma ser muito alta e as pedras falsas parecem verdadeiras. No entanto, na maioria dos casos, é bem possível distinguir uma pérola falsa de uma pérola natural até na aparência - brilho, suavidade, presença de defeitos externos, tudo falará por si.

É muito fácil descobrir se as pérolas à sua frente são reais. Você precisa jogar pérolas em uma superfície plana - uma bancada, por exemplo. As pedras naturais ricochetearão na superfície e pularão, enquanto as artificiais rolarão.

Além disso, os conhecedores experimentam produtos "pelo dente". Como regra, as joias falsas têm suavidade perfeita, enquanto a madrepérola verdadeira é áspera porque é crua. As pérolas não precisam de polimento ou outro processamento.

Para não cair na isca de golpistas, compre produtos de pérolas onde a probabilidade de comprar uma falsificação seja zero. Por exemplo, de uma viagem ao Vietnã, traga pérolas vietnamitas, e do Japão - pérolas de algodão japonesas.

Ou seja, compre pérolas nos países onde sua extração e cultivo é uma das indústrias líderes.

Como usar corretamente?

No dia a dia, as pérolas devem ser usadas com muito cuidado para não envelhecer, pois essa pedra é muito "envelhecida". Se você não está usando um vestido de noite longo e não vai a uma recepção social, então definitivamente não precisa de um conjunto de brincos de pérolas, um colar e uma pulseira.

Nos dias de semana, é melhor usar vários fios longos de pérolas com uma jaqueta de tweed estilo chanel, camisa ou blusa branca e jeans. Se você não tem medo de chamar a atenção, escolha uma pulseira ou contas feitas de pérolas muito grandes em vários fios. Anéis de design incomum com pérolas grandes ficam ótimos.

Sutilezas de cuidado

As pérolas são de natureza orgânica, por isso tendem a se desintegrar mais rápido do que outras pedras preciosas. Em um ambiente úmido, ele incha e, se o ar estiver muito seco, ele se desintegra e se desintegra. As pérolas não são duras, mas são duráveis. Eles tendem a reagir a ácidos, maquiagem e cosméticos, spray de cabelo, perfume.

Evite colocar todos os itens acima na pedra, caso contrário, ela começará a perder o brilho. Para evitar que a pérola envelheça, é necessário enxágue em água com sal marinho dissolvido. Isso deve ser feito a cada seis meses.

Além disso, não armazene joias de pérolas sob a luz solar direta. E a melhor maneira de evitar que uma pedra envelheça é usá-la com mais frequência. O uso constante de joias de pérolas evita que sequem e retém seu brilho.

Para fatos interessantes sobre pérolas, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa