Pedras amarelas: tipos, aplicações, para quem são adequadas?
As gemas semipreciosas e amarelas são muito procuradas e valorizadas por sua aparência surpreendente. Esses minerais parecem muito elegantes e sofisticados em joalheria. Além disso, o mineral amarelo, associado ao calor e ao sol, é dotado de poderes curativos e milagrosos que podem redirecionar a vida de uma pessoa para melhor e melhorar sua saúde. Uma tonalidade amarela ajusta a pessoa ao amor pela vida e lhe dá um clima festivo.
A cor brilhante da pedra está associada a um corpo celeste e ao despertar, portanto, prepara a pessoa para ações energéticas.
Tipos e suas propriedades
A estrutura das pedras amarelas contém principalmente componentes como lítio, enxofre ou ferro 3-valente. A quantidade desses compostos determina a saturação da cor da pepita. Em condições naturais, existem alguns tipos de minerais semipreciosos, preciosos, ornamentais e decorativos da gama correspondente, incluindo pedras:
- amarelo escuro e amarelo claro;
- cor dourada;
- com um tom laranja;
- tonalidade de limão;
- com salpicos marrons.
Em catálogos especializados poderá encontrar todo o tipo de fotografias e nomes de pedras amarelas.
Pedras por origem são divididas em tipos inorgânicos e relativamente inorgânicos. Um exemplo claro da primeira categoria - um diamante amarelo - é encontrado muito raramente. Apenas 1 em cada 100 mil pepitas inclui lítio e é de cor dourada e, na maioria dos casos, minerais incolores são extraídos. Âmbar está relacionado a pedras relativamente inorgânicas. A cor amarela do âmbar não está associada a impurezas em sua estrutura, pois essa cor se deve à presença de resina na composição.
Muitas qualidades úteis são atribuídas às pedras da faixa solar. De acordo com os fãs da terapia com pedras, minerais naturais de cor amarela têm a capacidade de animar, inspirar alegria, ativar vitalidade. No esoterismo, uma pedra dourada é conhecida como talismã com poder contra danos e mau-olhado. Uma vez que os minerais amarelos são chamados de minerais solares, eles são recomendados para proteção contra vampiros de energia e espíritos malignos.
As pedras amarelas são classificadas de acordo com as características de dureza da estrutura e à medida que se espalham. Alocar condicionalmente pedras semipreciosas e preciosas, minerais semipreciosos e decorativos.
Precioso
- Topázio. É um cristal vítreo amarelo brilhante com um brilho multicolorido. As variações individuais de amarelo mostram o fenômeno multicolorido - uma combinação de várias cores em um mineral. Normalmente, nessas amostras, as cores amarelas são misturadas com tons rosados, acastanhados, esverdeados e avermelhados.
Todas as amostras desta cor são classificadas como "champanhe", e seu custo varia de 200 a 600 dólares por quilate. Você pode ver o topázio amarelo em brincos, pingentes e anéis. Freqüentemente, eles estão na companhia de outros minerais preciosos, como diamantes.
O custo desses itens com grande quantidade de gemas e metais preciosos pode chegar a mais de mil dólares.
- Safira (iate). É um tipo de corindo transparente ou translúcido. É um dos minerais mais duros depois do diamante., e o amarelo é o fenômeno mais raro. No passado distante, o iate amarelado era chamado de peridoto oriental, e o amarelo alaranjado Padparadscha.
Os joalheiros e reparadores cortam o cristal como um diamante e o inserem na joia original. Anéis, pingentes ou brincos com esta pedra custam milhares de dólares devido à peculiaridade de suas inserções.
- Spinel. A pedra amarela é extraída em pequenas quantidades no Afeganistão e na Índia. Esta cor é bastante rara para um mineral, mas não é de interesse óbvio para os joalheiros. Os minerais não têm uma cor intensa, porém seu alto índice de refração e translucidez impecável os tornam incomuns.
Eles são colocados à disposição com um corte de diamante ou degrau (escada) e colocados em brincos e anéis. O custo do espinélio amarelo pode ir até 700 dólares por quilate.
- Turmalina. Uma pedra amarelo-marrom tem o nome dravit. É um tipo de mineral pouco difundido, atualmente extraído de apenas 2 depósitos no Quênia. Muitas vezes, a pedra demonstra cores heterogêneas e manchas múltiplas. Com processamento qualificado, o mineral translúcido adquire qualidades extraordinárias.
Seus cristais são usados para criar anéis, brincos, pingentes. O preço desses itens feitos de ouro varia de $ 100 a $ 1000.
Semi-precioso
Este grupo é mais comum do que os minerais preciosos de cor amarela. Essas amostras são especialmente procuradas pelos joalheiros.
- Heliodor... Também é chamado berilo amarelo. Uma cor amarelada nesta modalidade pode ser representada por um grande número de meios-tons. Com base na qualidade da pedra, os joalheiros podem deixá-la em sua forma natural, ou podem aquecê-la, resultando em um mineral azul ou transparente.
Esta pedra traz aos seus proprietários autoconfiança, atratividade e protege da depressão. Tem um efeito benéfico no sistema nervoso, evitando pesadelos e insônia.
Promove bons relacionamentos familiares e progressão na carreira.
- Citrine. É uma variedade de quartzo amarelo-dourado vítreo. Destaca-se pela excelente trabalhabilidade e raras características, o que possibilita a confecção de joias dignas de nota.
Algumas amostras são cortadas como cabochões, enquanto o resto é cortado. Com base no método de acabamento e no tipo de metal da moldura, as joias podem ser relacionadas à categoria diurna ou noturna e custam de 2.000 a 20.000 rublos.
- Granada... De cor amarela é raro e de pouco valor. Cabochões e contas são feitos de romã, muito raramente os artesãos dão-lhes a configuração de minerais preciosos, cortando com uma escada ou usando um corte sofisticado. Na joalheria, a granada amarela pode estar em harmonia com os monocristais sintéticos ou com suas próprias contrapartes vermelhas.
O preço dos brincos, contas, pulseiras ou pingentes com um mineral é de vários milhares de rublos. Basicamente, o custo dessas joias é determinado pelo tipo de metal precioso da moldura, e não pelas pedras.
- Zircão... É um mineral frágil que não tolera ataque químico. É um substituto natural do diamante com brilho adequado, cujo preço é várias vezes mais baixo. A pedra vem em uma variedade de cores, incluindo tons de amarelo e dourado.
A pedra processada profissionalmente tem excelentes reflexos iridescentes. Os joalheiros raramente usam esse zircão, mas, mesmo assim, as joias com ele são caracterizadas por uma aparência luxuosa e elegância. Um quilate de tal cristal custará de 300 a 400 dólares, e brincos ou um pingente com um mineral podem se tornar um bom acessório de joalheria para uma recepção noturna.
Ornamental
A principal característica dos minerais ornamentais e ornamentais é que eles são opacos e não possuem um brilho vítreo. Pedras amarelas são abundantes entre eles. O mais acessível é âmbar. Há muito tempo, ele possuía um segundo nome - a pedra do sol. Âmbar são pedaços solidificados de resina de árvores coníferas, que às vezes podem ter milhões de anos.
É um mineral totalmente orgânico que não é considerado raro. Relativamente barato, é usado sempre que possível e até mesmo para fins medicinais. Isso se deve ao grande número de oligoelementos contidos em sua composição. Em particular, existe o iodo, graças ao qual o âmbar dá bons resultados na luta contra as doenças das glândulas endócrinas.
A cornalina (ou cornalina) foi formada como resultado da atividade vulcânica. Sua cor é irregular, com muitas listras e círculos. A humanidade o conhece há mais de 800 mil anos. Antigamente, era procurado para o fabrico de meios de produção e, nos nossos tempos, é necessário para a decoração de ícones e por vezes é utilizado para decorar peças de mobiliário.
As qualidades curativas não são encontradas em nenhum desses minerais, mas exclusivamente naquele que contém rádio. Sua presença fortalece o sistema imunológico e acelera a cicatrização de feridas. Além disso, a cornalina melhora a saúde para doenças cardíacas.
Aplicativo
Pedras coloridas têm sido usadas há muito tempo para fazer joias... Os artesãos costumam usar minerais amarelos semipreciosos e preciosos em seu trabalho. São especialmente procuradas as pedras transparentes multicoloridas, que conferem às joias um visual rico e sofisticado.
São, por exemplo, produtos com diamantes amarelos, topázios ou safiras, além disso, muitas vezes minerais cor de mel e de cor dourada coexistem com cristais de outras tonalidades. Padrões decorativos e ornamentais são usados para fazer anéis, pingentes, colares, brincos e miçangas.
Pedras preciosas, em particular, amostras da categoria de calcedônia, são utilizadas para decorar a decoração de interiores de quartos, pinturas embutidas, espelhos e vasos.
Escolha e cuidado
A cor solar é típica para minerais semipreciosos e preciosos.As pedras amarelas (citrino, jaspe, olho de tigre, cornalina, âmbar, etc.) são indicadas para quem tem iniciativa e sede de novidades. As pedras desta cor têm a capacidade de preservar as relações familiares afetuosas e também ajudam a reunir o máximo possível e tomar a única decisão certa na hora certa.
Cuidar de joias feitas de pedras naturais é fácil. Para que os produtos mantenham a aparência e acariciem os olhos de quem está ao seu redor, basta seguir as recomendações básicas:
- evitar o contato do mineral com perfumaria e cosméticos;
- você precisa armazenar as pedras em caixas de joias especiais;
- não use produtos químicos para limpar gemas, mas use apenas água e sabão;
- minerais opacos precisam ser limpos ocasionalmente com um pano macio para manter seu brilho.
A natureza deu às pessoas uma grande variedade de minerais. A maioria deles é rica em paletas de cores, entre as quais as cores amarelas são freqüentemente encontradas.
Todos os minerais amarelos estão associados ao sol e seu calor, carregam em si um suprimento de energia positiva, o que torna nossa realidade melhor, mais colorida e com alma.
Minerais solares saturados vão decorar qualquer pessoa e sua casa, dar otimismo e despertar o gosto pela vida. E com os devidos cuidados, eles serão atraentes e darão ao seu dono própria energia positiva.
Leia mais sobre citrino no próximo vídeo.