Tudo sobre pedra de jadeíte
Jadeite é muito popular em muitos países e culturas ao redor do mundo. Externamente parece jade, a diferença entre eles está na composição química, logo a jadeíta é uma raça distinta. Não existem muitos depósitos deste mineral no mundo - é considerado raro e especialmente valioso.
Um pouco de historia
Não há consenso entre os historiadores sobre a origem do nome desta pedra; apenas versões separadas foram expressas. Alguns argumentam que a palavra "jade" é um derivado da expressão espanhola piedro de jade, que significa "pedra nos rins". Muito provavelmente, tais associações estão associadas ao fato de que a pedra rolada nos rios se assemelha a um rim em sua forma, e esta é outra semelhança do mineral com o jade, cujo nome na tradução do grego significa "rim".
Em inglês, esse mineral é chamado de axestone - isso se traduz como "pedra dos machados". Esta definição corresponde totalmente a todas as propriedades da pedra - é 4 vezes mais difícil do que o granito.
Não é de se estranhar que, no decorrer das escavações arqueológicas, tenham sido descobertos vários martelos antigos, feitos precisamente de jadeíte - tais ferramentas não são particularmente afiadas, mas ao mesmo tempo é quase impossível danificá-las.
Os cientistas descobriram que a pedra era usada por pessoas na era Neolítica, e a popularidade de tais ferramentas não diminuiu em nada, mesmo depois que a humanidade adquiriu as habilidades de processamento de metal. Com o tempo, as ferramentas feitas de jadeíte passaram da categoria de produtos do dia-a-dia para a categoria de itens rituais e até começaram a atribuir-lhes propriedades mágicas.
Com o desenvolvimento da cultura e da arte, as estatuetas e joias passaram a ser feitas a partir da jadeíte. Por exemplo, na China, foram encontrados itens semelhantes, cuja idade é de 4 a 6 milênios - neste país, a pedra era considerada um símbolo do poder do Estado e do poder da família imperial. Por muito tempo, dinheiro da mais alta dignidade foi ganho com isso.
Em outros países, a jadeíte também era considerada uma das pedras mais importantes e caras. Portanto, os astecas o estimavam muito mais caro do que quaisquer outras joias e pedras preciosas. Reza a lenda que, quando Cortez deixou o México, levando embora todo o ouro ali encontrado, o governante de Montezuma se alegrou com o pensamento de que os conquistadores não sabiam dos depósitos de jadeíte.
Esta pedra era considerada um verdadeiro culto entre os mexicanos e era usada para adorar o deus do sol; ainda hoje, joias de jadeita são guardadas em muitos templos mexicanos.
Tipos e características
De acordo com sua estrutura, a jadeíta pertence aos minerais, é um silicato com impurezas de sódio, manganês, potássio e magnésio. A pedra pertence à mesma categoria de rochas que o amianto, mas é muito mais dura - é tão forte que nem mesmo uma marreta pode parti-la.
A composição química deste mineral é única - sabe-se que contém cerca de 60 elementos químicos, sendo que entre os principais compostos estão:
- dióxido de silício - 55-60%;
- óxido de alumínio - 15-30%;
- óxido de sódio - 10-16%;
- óxidos de ferro - 0-6%;
- óxido de magnésio - 0,5-8%;
- óxido de cálcio - 0,5-12%.
Dependendo da porcentagem de elementos, a tonalidade da pedra também varia.
A descrição das propriedades físicas da jadeíta é a seguinte:
- estrutura - granular:
- alta viscosidade;
- dureza - 6-7;
- fratura - criptocristalina;
- índice de refração - cerca de 1,6;
- variância - não;
- efeito óptico - não;
- luminescência - não;
- linha distinta de absorção;
- propriedades magnéticas - não;
- o grau de transparência é variável;
- brilhar - gorduroso, vítreo.
Na natureza, são encontrados verdes, rosa, roxos, lilases, azuis e outros tipos de minerais.
Se for exposto a intempéries prolongadas, torna-se avermelhado ou amarelo.
Existem várias variedades principais do mineral.
- Imperial - trata-se de jadeíte de rica tonalidade verde, estrutura de granulação fina. O custo dessa jadeíta é comparável ao custo dos diamantes e às vezes é ainda mais caro. Por exemplo, em 1980, uma das joias desse tipo foi vendida por US $ 2 milhões.
- Serviços de utilidade pública - um tipo de gema relativamente barato, geralmente é heterogêneo em sua composição, tem uma tonalidade azul opaca. Existem também pedras brilhantes fosco e preto - geralmente são usadas como material ornamental.
- Comercial - são jadeítas de tonalidade verde com baixa transparência. Eles são usados principalmente na decoração, mas algumas pedras encontraram uso na fabricação de joias.
- Cloromelanita - é um mineral de cor verde escura ou cinza, que se deve à presença de impurezas de alumínio, ferro e sulfato de sódio.
- Albita - difere de todos os outros tipos de jadeíta pela sua tonalidade verde brilhante e pela presença de relevos internos, veios e pequenos pontos.
As mais caras são as pedras verdes transparentes, estimam-se muito mais baixas:
- azul;
- amarelo;
- limão;
- lilás;
- tolet;
- amarelo;
- vermelho.
Deve-se notar que a jadeíte é muitas vezes falsificada, é bastante difícil distinguir uma falsificação, mas é possível. Para um mineral, pedras como prehnita, crisoprase, quartzo aventurina e algumas outras são frequentemente distribuídas.
Normalmente, quando vistas com uma lupa de 10x, as menores inclusões são claramente visíveis: semelhantes ao amianto, granulares, todas indicando a autenticidade da jadeíte. Se você notar a estratificação, é mais provável que a pedra esteja simplesmente colada a partir de alguns pedaços pequenos.
Além disso, uma pedra real geralmente é mais pesada do que parece - isso se deve ao aumento da densidade. TAlém disso, esteja ciente de que a jadeíte é bastante dura e pode arranhar facilmente o vidro e alguns outros tipos de superfícies.
Local de nascimento
O mistério da origem desta pedra foi desvendado recentemente. Geólogos descobriram que uma gema preciosa se forma nas profundezas das montanhas, a principal condição para sua formação são temperaturas abaixo de zero, bem como o aumento da pressão. A formação de pedras é um fenômeno de vários estágios.
Hoje, existem várias interpretações da origem da jadeíte, mas a maioria dos cientistas está inclinada a acreditar que a mineralização pode ser de origem metamórfica magmática ou hidrotermal-metassomática.
As zonas de depósitos rochosos de pedra também permanecem não totalmente exploradas - todos os depósitos desenvolvidos hoje são apenas depósitos secundários. Seu número é pequeno - não mais do que uma dúzia. O mineral é extraído na China, México, Japão, Birmânia, bem como na América e Indonésia. Na Rússia, os depósitos estão localizados no Extremo Oriente, ao sul do Território Krasnodar, na Khakassia e em algumas regiões circumpolares.
A gema de alta qualidade chega ao mercado apenas da Birmânia, em uma pequena quantidade a jadeita verde foi encontrada no Japão, mas ela não sai deste país.
Pedras dos EUA e da Guatemala, bem como minerais da Sibéria e Khakass não têm valor devido à sua tonalidade opaca e grande tamanho de grão, o que torna difícil o polimento do mineral.
Propriedades curativas e mágicas
As joias são conhecidas por suas propriedades medicinais e mágicas benéficas, e a jadeíte não é exceção. Esta pedra é creditada com a capacidade de estabilizar a energia, normalizar o fundo emocional e regular a pressão arterial.
Na medicina tibetana, também é usado como método para curar a infertilidade e, para mulheres em posição, facilita o transporte e o parto de um bebê saudável.
Desde os tempos antigos, a jadeíte encontrou seu uso para se livrar de patologias renais - ela as cura por conta própria e também aumenta o efeito de cura de drogas. As pérolas de gema são conhecidas por melhorar a condição de hipertensão.
A pedra branca é conhecida por sua capacidade de aumentar as forças imunológicas de uma pessoa, a rosa recebeu reconhecimento no tratamento de doenças cardiovasculares.
Pensa-se que os anéis com esta pedra têm um efeito benéfico nos órgãos da visão, contribuem para o tratamento da miopia e aliviam o cansaço visual. No entanto, deve-se ter em mente que só é possível obter um efeito terapêutico se levar o mineral consigo o tempo todo. De acordo com a antiga medicina chinesa, as vibrações energéticas da jadeíte têm um efeito poderoso em todas as células do corpo humano, promovendo assim o rejuvenescimento, aumentando a força interna e também normalizando todos os órgãos e tecidos internos.
Os médicos antigos usavam o pó de jadeíte extensivamente. Assim, misturando-o com suco de cebola, eles trataram com sucesso a asma e o diabetes e, em combinação com arroz e orvalho da manhã, usaram-no para fortalecer o sistema músculo-esquelético - esse tratamento tornou o corpo flexível, forte e duradouro. Os estranhos usavam a bebida para não sentirem sede e fome.
A jadeíte é muito utilizada na decoração de saunas e banhos. O fato é que, quando aquecido, ele começa a emitir raios infravermelhos, e isso tem um efeito mais benéfico para o coração, brônquios e pulmões.
O valor mágico desta pedra não merece menos atenção, aqui estão apenas algumas das suas propriedades.
- Como o jade, o jadeíte tingido de verde é capaz de proteger contra problemas e grandes problemas.
- A Pedra Celestial traz harmonia e bem-estar emocional para a vida de uma pessoa.
- Quando usado por pessoas desequilibradas e de temperamento explosivo, ajuda a reduzir a raiva e a agressão externa.
- Para homens e mulheres com baixa autoestima, a pedra dá confiança em suas habilidades.
- Para fechar um bom negócio, é recomendável segurar um pedaço de jadeíte na mão durante a negociação.
- O talismã é capaz de proteger contra invejosos e malfeitores, protege contra roubo e ações de fraudadores.
- O efeito da jadeíte na relação entre pais e filhos é muito benéfico - o mineral contribui para o estabelecimento de relações de confiança, permite que você alcance o entendimento mútuo e o amor afim.
- Os antigos acreditavam firmemente que um mineral pode parar a chuva ou, ao contrário, causá-la. Hoje, o mineral adquiriu o poder de um talismã de produtividade.
- Jadeite é conhecida por permanecer fiel ao seu dono ao longo de sua vida. O mineral faz o possível para proteger seu dono, protege contra problemas, choques e ações de pessoas indelicadas, traz bem-estar familiar e paz aos relacionamentos. As lendas dizem que se uma forte agressão for dirigida ao dono da pedra, então a jadeíta assume todas as negativas e se divide. Se isso acontecer, é preciso enterrar o mineral, não esquecendo de agradecer a ele na despedida.
Para quem é adequado?
Jadeite é adequado para representantes de muitos signos zodíaco.
- Leões dá complacência e tranquilidade, acalma o temperamento explosivo, elimina o estresse emocional, além disso, regula a pressão arterial.
- Sagitário o mineral traz felicidade para a família. Acredita-se que se as pessoas nascidas sob este signo comprarem tal pedra na forma de uma estatueta e a colocarem no lugar mais visível, a jadeíta protegerá todos os membros da família do mau-olhado e também criará um forte vínculo inquebrável entre eles.
- Áries a gema ajuda a direcionar energia poderosa para uma direção pacífica, coloca você em um estado de espírito positivo, ajuda a harmonizar as relações com pais e filhos.
- Virgem - este é um signo que ama a natureza, e sob os auspícios da jadeíte, os representantes do signo poderão sentir a unidade completa com ela, e também crescerão plantas com sucesso.
- escalas sempre sentem a energia positiva da jadeíte, ela os direciona para o caminho certo, faz com que acreditem na sua força, ganhem fé e confiança no dia que vem.
- gêmeosusar o mineral será mais paciente com as pessoas ao seu redor, a jadeita os salvará de más influências e evitará situações negativas.
Mas esta pedra não é adequada para todos os signos do zodíaco. Portanto, os capricornianos devem se abster de jadeíte - apenas problemas os aguardam, a pedra prejudica as habilidades mentais de uma pessoa e reduz a concentração.
Representantes dos signos de água: Câncer, Escorpião e Peixes também não são adequados para esse mineral - ele os mergulha em depressão e leva a estados depressivos.
Pessoas desses signos, que estão em contato com a jadeíte, começam a se fixar na própria opinião e deixam de contar com as opiniões e sentimentos dos outros.
Como usar?
As propriedades da jadeíta permitem que seja amplamente utilizada para a fabricação de talismãs, amuletos, mas este não é o único campo de aplicação do mineral. Devido à beleza da pedra, os joalheiros costumam usá-la na criação de broches, miçangas, anéis, pulseiras, além de brincos e anéis. Estatuetas da moda, decorações para o aquário, vasos, caixões e muitos outros itens decorativos são cortados da gema polida. Na medicina oriental, o mineral é usado para curar doenças, aplicando-o em pontos ativos do corpo humano.
A propriedade de absorver metal é freqüentemente usada para filtrar água - pedras tornam-na mais limpa e macia.
Jadeíte é uma conhecida "pedra de banho" que encontrou ampla aplicação para encher fogões. No processo de evaporação, o ácido metassilícico e alguns outros microelementos úteis começam a deixá-lo. Através do sistema respiratório, penetram no corpo e contribuem para a cura de todo o organismo.
Na maioria das vezes, a pedra britada é usada para salas de vapor e saunas, embora polida também possa ser usada.
Como cuidar?
Para que a pedra não perca sua beleza e transparência com o tempo, é necessário aderir a regras simples para cuidar dele.
- A jadeíte não deve ser mantida em local úmido, e o armazenamento em locais empoeirados também deve ser evitado. Não exponha a pedra aos raios ultravioleta diretos.
- A cada seis meses, a jadeíte deve ser limpa com água e sabão, após a limpeza, a pedra deve ser enxugada, quaisquer agentes químicos são proibidos.
- Sempre que possível, tente proteger sua pedra de choques mecânicos e danos.
Belos exemplos
Muitas belas lendas e crenças estão associadas à jadeíte. Assim, de acordo com as crenças dos antigos astecas, os deuses primeiro criaram os filhos dessa pedra e só então os incorporaram ao útero.
Na China, as joias feitas com essa pedra só podiam ser compradas pela nobreza de alto escalão. Acredita-se que esta pedra seja parente de todas as outras pedras preciosas do mundo, simbolizando as mais importantes virtudes humanas: sabedoria, coragem, misericórdia, assim como modéstia e justiça.
Os governantes da China Antiga usavam roupas feitas de jadeíte, eles dormiam em travesseiros incrustados com esta gema e comiam apenas em pratos de jadeíte.
No Oriente, eles acreditam sagradamente no poder desta pedra. Não é por acaso que o melhor elogio que só pode ser feito a uma mulher é "Você é linda como a jadeíte." Provavelmente, não há chinês que não tentasse economizar dinheiro e comprar uma das joias com esta pedra, porque por muitos milênios os minerais têm sido um sinal de bem-estar, prosperidade e alto status social de seus proprietários.
Existem muitos exemplos de joias elegantes e sofisticadas, tais itens podem ser usados todos os dias e em reuniões ou encontros.
Para ter certeza de que a jadeíta é uma pedra realmente bonita e interessante para a criação de joias e várias estatuetas, considere a seguinte seleção de fotos.
Você pode aprender mais sobre esta pedra no vídeo abaixo.