Tipos de pedras verdes
Não há nada mais caro ao olho humano do que a profusão de vegetação que o cerca. A ternura das folhas da primavera, a riqueza do verão com muitas gramíneas, as cores desbotadas do outono e a severidade de uma floresta de coníferas coberta por um manto de neve não deixam ninguém indiferente. Por isso, as pedras com a cor verde são percebidas pelas pessoas como trazendo paz, criando harmonia e garantindo conforto e segurança.
Peculiaridades
Os produtos feitos com minerais verdes atraem mais as pessoas, pois a cor agrada aos olhos e é percebida com calma pelo sistema nervoso sem causar irritação. Uma pessoa que usa uma joia com uma pedra verde é vista pelos outros como rica e generosa, semelhante à Mãe Terra. Além disso, a cor verde das pedras acalma o sistema cardiovascular e alivia o estresse psicológico.
A pedra verde também é apreciada pelos sábios, pois proporciona clareza de pensamento, dotando o usuário de sabedoria e a capacidade de tomar as decisões corretas.
Variedades e sua descrição
Existem pedras preciosas, semipreciosas e semipreciosas.
Precioso
A mais famosa das gemas verdes Esmeralda, o nome desatualizado é "smaragd". Este é o nome da pedra por causa de seu brilho inerente. O traço característico da esmeralda é sua transparência e profundidade de tom. As pedras mais valiosas têm uma cor saturada uniforme.
Uma pedra de cor espessa completamente transparente, sem defeitos e pesando mais de 5 quilates é mais cara do que um diamante.
Diamante verde na natureza é extremamente raro. Sua cor única se deve à radioatividade natural. O diamante verde natural mais famoso está localizado em Dresden. O cristal em forma de pêra tem uma cor verde-maçã.
O peso do diamante é de 41 quilates, e o custo da pedra é igual à construção de toda a Catedral de Dresden.
Entre safiras, assim chamado devido à cor azul, há exemplares pintados em tons de verde. Este tom dá à pedra transparente o ferro sem mistura de titânio. Safira é um óxido de alumínio com misturas de titânio, ferro, cromo e vanádio.
Safiras "estrela" são consideradas espécimes especialmente valiosos, quando uma estrela com vários raios é visível nas profundezas da pedra.
Berilo nobre, um parente da esmeralda, é verde-maçã. Um cristal transparente tem um brilho vítreo e pertence a minerais frágeis com clivagem imperfeita.
Aquamarine a cor verde-azulada ou verde-azulada lembra a água do mar. Os longos prismas hexagonais da água-marinha têm um forte brilho de vidro e são preenchidos com várias inclusões que podem dar o efeito de um olho de gato, uma estrela ou ter a forma de flocos de neve. Devido à ternura da cor água-marinha, começaram a ser atribuídas às pedras preciosas apenas no final do século XVIII, com o advento do estilo rococó. E a descoberta de um novo talho brilhante permitiu revelar toda a beleza da pedra gelada.
Crisoberil ou Crisópalo é um aluminato de berílio com misturas de ferro, cromo e titânio. O mineral é bastante raro. Suas variedades transparentes, apesar de raras, não pertencem à categoria das pedras caras, o que não as impede de serem belas e duráveis. Os espécimes mais valiosos com um efeito iridescente interno pronunciado são cortados na forma de um cabochão de olho de gato. E grandes cristais originais são de grande valor entre os colecionadores.
Alexandrite famosa por sua dupla cor. A cor do mineral varia do azul-esverdeado escuro ao verde com um tom oliva. Essa cor é típica da pedra durante o dia e, com o início do crepúsculo, a alexandrita adquire vários tons de vermelho-violeta. Este efeito é obtido devido às peculiaridades da rede cristalina.
As instâncias capazes de opalescência no escuro, como os olhos de um gato, são chamadas de "cimófanes".
Na Rússia, a alexandrita é considerada uma "pedra da viúva". Não é recomendado o uso de nenhuma peça de joalheria com ela; ela deve ser combinada com uma segunda peça da mesma pedra. Por exemplo, brincos e um anel. Após a morte de Alexandre II, passou a ser moda usar joias com alexandrita rodeadas por dois diamantes, simbolizando dois feitos significativos na vida do imperador.
Demantoide, um tipo de andradaíta da série granada, é semelhante em aparência ao diamante, apenas na cor verde. As impurezas do cromo e do ferro são responsáveis pela cor do mineral, e os compostos de titânio dão à pedra uma tonalidade verde-amarelada. O mineral é muito raro, com jogo de luz nas facetas que ultrapassa até mesmo um diamante.
Os espécimes são especialmente apreciados intercalado com byssolite, chamado de "rabo de cavalo", que confere à pedra beleza e exclusividade adicionais. Tal recurso pode se orgulhar de pedras extraídas nos depósitos de Ural.
Existem minerais que exibem o efeito "olho de gato" e dão fagulhas douradas no jogo de luz.
Tsavorite verde brilhante, descoberta pela primeira vez no final dos anos 70 do século passado no nordeste da Tanzânia, pertence a um tipo raro de romã. A tsavorita deve sua cor ao vanádio, e a pedra verde-esmeralda é obtida de uma mistura de cromo.
Por sua transparência e bela cor, a tsavorita pertence às pedras preciosas para lapidação e tem um preço bastante elevado devido à sua raridade.
Variedade esverdeada de topázio - uma das pedras mais raras. A cor de uma pedra transparente é fornecida por um defeito (vazio de átomos) na estrutura. Cristais bicolores com zonas de cores azul e amarelo ficam verdes bonitos após o processamento e são muito valorizados.
Verde transparente com cores vivas espinélio nobre também pertence à categoria de pedras preciosas.Os cristais octaédricos têm uma dureza muito alta e são usados como joias.
Além disso, as pedras preciosas incluem cristais de corindo, cuja variedade verde era chamada de "esmeralda oriental" nos velhos tempos.
Minerais semipreciosos
Na classificação mundial, o conceito de pedras semipreciosas está ausente, mas na Rússia esse é o nome dos minerais, que, dependendo de sua qualidade, podem ser atribuídos a pedras não preciosas ou semipreciosas.
Crisólita, uma das 7 pedras históricas, tem a mesma história centenária da esmeralda. Um dos nomes antigos para a pedra é "esmeralda da noite", já que seu brilho verde é mais perceptível à luz de velas. Os crisólitos eram usados para decorar as roupas do sumo sacerdote, há referências a ele na Bíblia, e João o Teólogo no “Apocalipse” diz que o mineral adorna o sétimo fundamento da Jerusalém Celestial.
Havaí, que também é uma das variedades preciosas de olivina, um nativo das lavas vulcânicas das ilhas havaianas, ao contrário da crisólita, tem uma cor verde pálida e não é tão conhecido como seu parente. A olivina em si é muito frágil e é mais comumente encontrada na forma de areia. Sua distribuição é tão grande que pode ser encontrada até mesmo na composição do solo lunar.
Uvarovita e grossular são variedades verdes da romã. Uvarovita verde esmeralda, em homenagem ao Presidente da Academia Russa de Ciências, Conde S.S.Uvarov, é altamente valorizada pelos colecionadores por sua beleza e raridade. Placas de pincel de cristais finos são usadas em joias. No povo, a uvarovita é chamada de esmeralda dos Urais devido à semelhança de cor com uma pedra preciosa.
A uvarovita deve sua tonalidade verde brilhante à presença de cromo na composição.
Grossular assim chamado por sua semelhança com os frutos da groselha verde. A cor dos cristais varia de incolor, amarelo dourado, marrom a verde. A versão verde brilhante do grossular é chamada de tsavorita, em homenagem à área onde foi descoberta pela primeira vez. Grossular natural é turvo, e a transparência e o brilho característicos de amostras de alta qualidade são alcançados pelo processamento.
A uniformidade da cor também é um dos requisitos básicos para uma gema de qualidade.
Prasiolita Verde Cebola frequentemente usado como um substituto barato para cristais caros, lembrando berilo, turmalina e peridoto na aparência. A pedra natural tem uma cor clara e é bastante rara. A saturação da cor indica que o mineral foi obtido por aquecimento e irradiação de ametista.
Algumas variedades de turmalina são verdes:
- verdelita tem uma cor verde moderada;
- A melancia distingue-se por uma cor vermelho-esverdeada bicolor.
Cristais transparentes de alta qualidade podem ser classificados como gemas. Suas variações facetadas são usadas para joalheria. Cristais de qualidade inferior são usados como pedras ornamentais.
O cromiopsídeo é uma pedra de cor esmeralda. É um mineral muito frágil e caprichoso no processamento, sendo o tipo mais raro e valioso de diopsídio. Apenas pequenos cristais podem ser cortados, pedras maiores são usadas como ornamentais.
A dioptase é um mineral transparente de ponta a ponta, o que é bastante raro. Na joalheria, é usado como pastilhas de cristal bruto para joias exclusivas. É difícil de manusear porque é muito frágil. Na maioria das vezes, os cristais de dioptase podem ser encontrados em coleções particulares e museus, pois são muito atraentes externamente.
A pedra moída em pó é usada como pigmento colorido para escrever ícones.
Crisoprase refere-se a pedras semipreciosas e semipreciosas. Sua cor verde claro pode variar de maçã a verde-azulado. Existem três categorias de joias de crisoprase.
- Alto grau, usado como gema, é transparente até uma profundidade de 50 mm. Suas placas uniformemente coloridas em uma cor esmeralda intensa podem ter pequenas inclusões em profundidade.
- Primeira série visível a uma profundidade não superior a 20 mm e tem uma cor uniforme mais clara. No entanto, podem haver áreas esbranquiçadas e opacas.
- Segunda série refere-se a pedras ornamentais. A cor verde-azulada do mineral pode alternar com faixas esbranquiçadas e verde-amareladas, alternando-se entre camadas transparentes e turvas, formando um padrão irregular.
Descoberto na República Tcheca moldavita refere-se a quartzo. A julgar pela estrutura, a pedra é um vidro natural transparente e tem uma cor verde garrafa. Presume-se que a pedra seja de origem estrangeira ou foi o resultado de um meteorito atingindo o solo.
Ornamental
Na maioria das vezes você pode encontrar tipos de pedras ornamentais. Estes são minerais turvos ou completamente opacos usados para fazer vários itens - de joias a monumentos.
A mais famosa entre as pedras ornamentais é uma joia verde dos Urais - malaquita. A pedra, composta por óxido de cobre, dióxido de carbono e água, tem sido a base da mineração de cobre desde o Egito Antigo, mas posteriormente as pessoas apreciaram a beleza aveludada de densas variedades de pedras, que conferem belos padrões no corte, constituído por anéis formados durante a formação das camadas do mineral. Desde o final do século XVIII, quando foram descobertos depósitos de cobre nos Urais, a malaquita passou a ser utilizada como pedra ornamental no revestimento de várias superfícies, bem como na confecção de artigos decorativos e domésticos.
Serpentina ou serpentina Tem esse nome devido à sua cor característica: na superfície da pedra, cuja cor varia do amarelo-esverdeado ao escuro, quase preto, manchas são visíveis a partir da disseminação de outros minerais de cores diferentes, que lembram escamas de cobra. Uma versão uniformemente colorida, às vezes translúcida, da bobina é chamada de serpentina nobre e é usada como matéria-prima para a fabricação de vários artesanatos.
Jaspe - um mineral ornamental semiprecioso de origem sedimentar. Esta rocha recebeu este nome (traduzido do grego "pedra salpicada") por causa das muitas cores diferentes intercaladas com uma cor desigual. Pedras de jaspe monocromáticas são muito raras na natureza. Jaspe verde pode ter nomes comerciais como:
- plasma - verdes escuros com pequenas manchas granuladas;
- prasada - quartzo de drenagem verde, pedra ornamental.
Heliotrópio, ou "jaspe de sangue" - pedra ornamental de cor verde escura com manchas e nervuras vermelhas. O mineral pertence ao grupo do quartzo, mas é totalmente opaco. As inserções desta pedra são usadas em anéis masculinos, na fabricação de camafeus.
O heliotrópio é costurado nas vestes dos sacerdotes e é usado como utensílio da igreja, pois acredita-se que as listras vermelhas na pedra sejam devidas ao sangue de Cristo.
Crisopalo é uma variedade verde de opala. A cor da pedra é transmitida pela impureza do níquel. Dependendo da quantidade de impureza, o crisopal tem diferentes tons de verde-maçã. Usado para fazer joias baratas.
Amazonita É uma bela variedade de feldspato verde-azulado. Devido ao crescimento de cristais de quartzo nele, um padrão peculiar é formado no corte, que lembra as letras de ancestrais distantes. Os raros cristais de amazonita são muito apreciados pelos colecionadores, mas, em geral, a pedra é usada na fabricação de diversos artesanatos como um mineral ornamental de baixo custo.
Nefrite conhecido pelo homem desde os tempos antigos, mas ganhou a maior popularidade na China, tornando-se seu símbolo nacional. Todos os tons de verde - do quase branco ao marrom, são encontrados em uma rica paleta de pedras. Existem também as mais raras cores de jade branco, cinza, azulado e vermelho.Os exemplares mais valiosos de jade têm uma cor uniforme e uniforme, as pedras com listras, manchas ou nuvens de listras são muito menos valiosas.
O jade é usado para fazer amuletos, joias, utensílios domésticos e estátuas.
Jade externamente semelhante ao jade, mas tem um valor maior de gema. Existem pedras que apresentam verde de claro a escuro, verde acinzentado, branco. Existem variedades raras de jadeíta preta, marrom, azul, roxa, rosa e amarela. O tipo mais valioso de jadeíte é denominado "imperial". Possui uma cor verde escuro uniforme de cristais transparentes ou translúcidos. Mais dura do que o jade, a jadeíta é usada para fazer vários enfeites e artesanatos para a casa.
Grandes pedras de jadeíte de qualidade inferior são utilizadas para encher os fogões da sauna, pois resiste a altas temperaturas e não reage com a água.
Variscite, A região chamada Variscia na Saxônia, onde foi descoberta pela primeira vez no final do século 19, pode ser confundida com turquesa ou crisose. Os cristais de variscita consistem em fosfato de alumínio hidratado com misturas de ferro ou arsênico. A cor do mineral varia do verde amarelado ao verde com matizes azuis. Cristais de variscita arredondados formam escovas, ocasionalmente drusas, podem ocorrer na forma de estalactites. Após o processamento, são usados como joias.
Para quem são adequados?
Muitas das pedras são consideradas mágicas e são usadas como amuletos, talismãs e amuletos. Se você olhar para os signos do zodíaco, então:
- Áries diamante verde, demantoide, uvarovita, esmeralda, turquesa, amazonita e lazurita de cor cinza-esverdeada são adequados;
- Touro amazonita, serpentina são recomendados;
- Gêmeos vale a pena dar atenção à alexandrita, berilo, malaquita, jade, amazonita, crisóprase e esmeralda;
- Câncer precisa de esmeralda, turmalina, berila, crisoberila, água-marinha, crisoprase, crisólita, amazonita, jade e gedeita;
- um leão pode escolher diamante, crisólita, turmalina, alexandrita, jadeíta, jade, esmeralda ou malaquita;
- Virgem aconselhar o uso de aventurina, jade, crisólita, jaspe, jadeíta, esmeralda, safira, turmalina, topázio, alexandrita, berilo, uvarovita e crisoprase;
- escalas podem ter joias com água-marinha, diamante, aventurina, malaquita, jaspe verde, crisólita, berilo, topázio e crisoprase;
- Escorpião astrólogos aconselham água-marinha, turquesa, serpentina, turmalina, olho de gato, alexandrita, berilo, crisoprase;
- Sagitário turquesa, crisólita, água-marinha, esmeralda, turmalina são adequados;
- Capricórnio precisa de malaquita, serpentina, heliotropo, crisoprase, turmalina, alexandrita e uvarovita;
- Aquário você pode usar água-marinha, turquesa, jade, crisoprase, crisólita, amazonita, uvarovita, turmalina;
- Peixes ajudar água-marinha, aventurina, esmeralda, heliotrópio, crisólita, alexandrita, crisoprase, berilo, turmalina e uvarovita.
Como cuidar?
Para que as pedras mantenham suas propriedades úteis e não percam sua aparência atraente, elas precisam de cuidados adequados.
Mantenha as pedras em locais protegidos da luz solar direta, pois algumas espécies tendem a desbotar sob a influência do sol. As joias ficam melhor armazenadas em caixas de joias, forradas com um pano macio para protegê-las de danos mecânicos. E produtos com pedras que possuem propriedades mágicas devem ser armazenados separadamente para que não afetem uns aos outros com sua energia.
Ao limpar produtos de contaminação, não é recomendado o uso de agentes de limpeza abrasivos e químicos, pois alguns minerais podem interagir com eles. É melhor embeber o item em uma solução de sabonete infantil para limpeza, enxágue com água corrente e limpe com um pano macio que não solte fiapos.
As pedras macias em camadas podem absorver odores e óleos, portanto, mantenha os produtos de pedra natural longe de cosméticos e perfumes.
Para obter mais informações sobre as propriedades do esmeralda, veja o vídeo abaixo.
Em uma das encostas da montanha, na Crimeia, encontrei um anel de homem velho (prata) com heliotrópio ... e me perguntei: onde está o depósito desta pedra, de onde veio até nós na Crimeia?
Sergei, agora na Rússia, as pedras são extraídas apenas nos montes Urais. Uma pepita se refere à rocha vulcânica que se forma nos vazios da lava ardente quando encontra a água.
Encontrei um cristal hexagonal, oblongo, aparentemente preto, e quando você brilha em ângulo, pode ver que ele tem uma tonalidade verde venenosa. Diga-me, por favor, o que pode ser?