Jaspe: tipos de pedra, propriedades e aplicações
Muitas superstições e lendas estão associadas a pedras e minerais preciosos. A magia das pedras foi usada por generais e tiranos, astrônomos e químicos, admiradores e amantes. Durante séculos, cientistas antigos misturaram e aqueceram várias substâncias em uma retorta na tentativa de obter a Pedra Filosofal.
Físicos e historiadores modernos, ao estudar os restos fossilizados de insetos em âmbar, estão tentando encontrar a confirmação da teoria evolucionária de Darwin e obter respostas para as questões fundamentais do universo.
O que é isso?
O maior número de lendas e superstições no épico folclórico pode ser encontrado sobre ametista, jaspe, safira, âmbar, rubi e esmeralda. Na mente de muitas pessoas, o jasper evoca memórias de faraós, xamãs, mágicos e feiticeiros egípcios. As mulheres usam amuletos, amuletos e alfinetes com uma conta de jaspe para protegê-las do mau-olhado. Os jovens dão uns aos outros anéis de casamento com uma inserção de jaspe.
Os paranormais, aplicando uma pedra em um ponto dolorido, determinam doenças dos órgãos internos mudando o brilho sem raios-X e análises. Quando vão para um novo emprego, uma entrevista responsável ou um exame difícil, as meninas supersticiosas pregam um alfinete de ouro com uma conta desse mineral nas costas da lapela de sua jaqueta "para proteger os invejosos e o mau-olhado". Abotoaduras, contas, pulseiras e pingentes feitos de jaspe amarelo escuro não podem ser distinguidos do âmbar natural na aparência. Alianças de casamento feitas de ouro, prata, platina com inserções de jaspe estão na moda.
Jasper é uma pedra ornamental semipreciosa que consiste em 95% de dióxido de silício SiO2 com uma mistura de quartzo, mica, óxido de manganês e outros elementos químicos.
Nos poros micrométricos desse mineral, sob a influência da luz solar intensa de dióxido de carbono, enxofre, nitrogênio, ferro e água, com a participação de algas verde-azuladas e cromo como catalisador, o processo de quimiossíntese (fotossíntese sem clorofila ) ocorre no fundo do mar. Por isso, durante o dia, do fundo do mar e da superfície de uma rocha vulcânica em águas rasas, uma nuvem de pequenas bolhas de oxigênio sobe na superfície da água.
Jasper é atraído por um ímã permanente. Essas propriedades da pedra são explicadas pela presença em sua composição de um mineral contendo ferro - a hematita. As pedras e minerais preciosos, segundo os astrólogos, são de particular importância para os humanos. Eles restauram a aura, absorvem energia negativa, protegem contra danos e mau-olhado.
De acordo com geólogos e geofísicos, os seguintes são considerados os caminhos mais prováveis para a origem do jaspe:
- erupções vulcânicas subaquáticas com a liberação de lava ígnea incandescente na água do mar;
- interação de longo prazo da água do mar com depósitos de calcário no fundo do mar e na superfície das rochas subaquáticas;
- saturação das águas subterrâneas com sais de cálcio, magnésio e carbonato entre camadas de calcário e calcedônia em alta temperatura e pressão.
Este mineral foi atribuído a qualidades sobrenaturais como:
- os sábios orientais acreditavam que ele traz saúde, riqueza, sorte, felicidade familiar para a casa;
- na China, o jaspe era usado para fazer caixas para guardar joias, relíquias de família e documentos importantes;
- na Grécia, pingentes e contas eram feitos de jaspe verde, que protegiam seu dono de maldições, influências malignas e mau-olhado;
- os antigos romanos usavam jaspe para curar feridas não cicatrizantes recebidas em batalha;
- na Europa Ocidental, o chão dos templos e igrejas era forrado de jaspe para protegê-los dos espíritos malignos;
- pingentes de jaspe adornavam as roupas de senhores e reis;
- na Rússia, cruzes e amuletos eram feitos de jaspe;
- Índios fizeram rosário com isso.
Vale a pena relembrar brevemente os seguintes fatos históricos bem conhecidos:
- no templo de Wat Phra Keo Don Tao, na pequena cidade de Lampang (Tailândia), está uma estátua de Buda feita de jaspe verde pesando 5 toneladas;
- as maças de Bohdan Khmelnytsky e Khan Amin também foram incrustadas com pedras preciosas e jaspe;
- na Ermida da Praça do Palácio (São Petersburgo) existe um vaso gigante feito de jaspe verde com um diâmetro de mais de 5 metros e pesando 19 toneladas;
- as lareiras do Kremlin de Moscou são revestidas de jaspe;
- o grande poeta russo Alexander Sergeevich Pushkin usava uma pulseira de jaspe verde na mão para fortalecer sua saúde.
Jasper parece muito impressionante externamente e surpreende com suas cores, tons e textura.
A paleta de cores, com exceção do azul, com um brilho de madrepérola no interior, deu a esta pedra um nome do meio - jaspe, que em grego significa "variegado". Os mineralogistas definem o jaspe como a sílica contaminada com grandes quantidades de impurezas. A pedra tem uma aparência apresentável a um preço bastante baixo.
Na literatura profissional sobre ciência de materiais e geologia, a descrição do jaspe vulcânico indica uma grande variedade de paletas de cores. (exceto para a cor azul escura, cuja cor é determinada por uma grande quantidade de sulfato de cobre e cobalto). Além da sílica, o jaspe contém quase todos os elementos da Tabela Periódica de Mendeleiev.
História de origem
A extração dessa pedra e a fabricação de amuletos e joias a partir dela começaram no Neolítico. O mais valorizado era a pedra cor de esmeralda. Sábios e adivinhos acreditavam que o verde traz boa sorte e felicidade na vida de casado. A cor esmeralda da pedra se deve à presença de impurezas de cromo em sua composição, que, simultaneamente a um belo tom, conferem alta resistência.Os neandertais deste mineral semiprecioso faziam pontas para flechas e ferramentas de madeira, uma lâmina para uma faca e um machado, uma ponta para uma lança e uma besta.
Devido à falta de espectrômetros de massa a laser e outros dispositivos confiáveis para identificar pedras preciosas (eles ainda não haviam sido inventados), os líderes tribais muitas vezes recebiam jaspe mais barato, de cor muito semelhante, em vez de uma rara esmeralda verde. No Oriente, por um curto período, esse mineral foi usado como moeda de troca (equivalente na troca de mercadorias).
As primeiras menções a achados de pedras ornamentais em território europeu datam dos séculos XVIII a XIX. Os mineiros Fyodor Babin, seu filho Peter e o estudante Kirill Obvishchev de Yekaterinburg descobriram simultaneamente quatro depósitos de jaspe variegado (multicolorido) ao longo do rio Tura em 1742.
Local de nascimento
Os depósitos desta pedra ornamental estão localizados em zonas de maior atividade tectônica, o que confirma plenamente a hipótese de sua origem vulcânica. Grandes depósitos dessa pedra semipreciosa de alta qualidade na Rússia estão localizados nos Montes Urais, perto de Zmeinogorsk, e no norte do Cáucaso, perto de Mineralnye Vody.
Pedras de flores exóticas são extraídas do depósito no Monte Colonel perto de Orsk e perto de Miass, na Crimeia (na região de Karadag), no Norte do Cáucaso e no Uzbequistão. De acordo com dados de fontes abertas, existem 656 depósitos de pedras ornamentais industriais na Rússia. Na mineração a céu aberto, uma pedra semipreciosa é recolhida com um balde de uma escavadeira de roda de caçamba em pedreiras.
Também pode ocorrer como mineral companheiro na extração de outros minerais ("estéril" na extração de minério de ferro).
Propriedades
Os antigos mágicos e curandeiros usavam os minerais não apenas como escudo contra o mau-olhado, proteção contra danos, mas também como remédio popular para o tratamento de doenças crônicas e incuráveis sem drogas. Os curandeiros tradicionais os usam para proteger contra malfeitores, prevenir e tratar doenças do trato gastrointestinal e do sistema cardiovascular. De acordo com médiuns e curandeiros tradicionais, eles são capazes de proteger contra o mau-olhado e malfeitores, restaurar o metabolismo perturbado, restaurar a calma, a paz de espírito e a autoconfiança. O efeito desta pedra de cura depende dos seguintes fatores:
- cor e textura;
- a localização do amuleto no corpo;
- o material do qual a moldura do amuleto é feita;
- a religião da pessoa que usa o amuleto.
Ação curativa
Sinais antigos falam sobre a ligação entre os efeitos curativos dos amuletos e os amuletos de jaspe com a cor da pedra, a saber:
- preto fosco acalma rapidamente a dor que causa hematomas, normaliza a freqüência cardíaca e a pressão arterial;
- amarelo dourado trata doenças gastrointestinais, infertilidade feminina, neutraliza venenos, auxilia no tratamento de doenças infecciosas;
- verde esmeralda normaliza o trabalho de todos os sistemas do corpo, alivia o estresse;
- vermelho rubi cura doenças do sangue, cura feridas, estimula a função renal.
Amuletos e amuletos de Jasper acalmam os nervos, melhoram o sono, aliviam a ansiedade e o medo, limpam a aura de energia negativa, rejuvenescem a pele e os órgãos internos e prolongam a vida. Em mulheres grávidas, os amuletos de jaspe reduzem os sintomas da intoxicação e fortalecem o sistema imunológico.
Ação mágica
De acordo com especialistas em bioenergia, os amuletos de jaspe podem ser usados para os seguintes fins:
- proteção contra ladrões de dinheiro, títulos e joias;
- chamada de chuva em dias secos;
- expulsão das forças das trevas de casa;
- melhorar o pensamento lógico;
- proteção de guerreiros, marinheiros e viajantes;
- aumento da atração amorosa;
- procurar documentos perdidos;
- melhorar a capacidade de pensamento;
- proteção doméstica contra ladrões e contra incêndio;
- proteção contra ataques de animais selvagens na caça;
- aceleração da adaptação ao novo emprego;
- acelerando o avanço na carreira.
Jasper limpa a aura e os pensamentos de uma pessoa de pensamentos estranhos, carrega com energia positiva, harmoniza o trabalho dos órgãos internos, desenvolve a clarividência, fortalece a intuição.
O efeito positivo do amuleto e do amuleto feito de jaspe não depende se a pessoa acredita em presságios ou não.
Variedades
Os profissionais constroem uma classificação de um mineral de cura por cor da seguinte forma:
- heliotrópio - pode ser esmeralda ou preta com grandes pontos vermelhos espalhados pela superfície; também é chamado de jaspe de sangue;
- mukaite - jaspe vulcânico do fundo do oceano; a cor pode variar do amarelo ao vermelho sangue;
- riolito - padrão pontilhado na pedra, que lembra a pele de um leopardo;
- Jasper de Madagascar - escuro com círculos de amarelo, salada ou tons de verde nas profundezas da pedra;
- dálmata - branco lunar com pequenos cristais pretos;
- irnimite - perolado, água-marinha;
- arenoso - cor dourada com brilho perolado;
- kambaba - jaspe africano branco; muito raro na Europa;
- verde - esmeralda ou verde escuro; usado para fazer talismãs e amuletos;
- Picasso - normaliza o trabalho dos órgãos internos, estimula o pensamento lógico, salva do passatempo vazio, da falsidade, do engano; para obter um efeito duradouro, é necessário o contato constante do amuleto ou pendente com a pele;
- brecha - restaura a aura após um ataque de energia, acumula energia positiva e fortalece a saúde;
- cor de rosa - contém ferro ferroso e férrico, os médicos medievais usavam para anemia, intoxicação, envenenamento e febre;
- azul (irnimite) - pedra ornamental cinza cereja com espessas camadas azuis; o nome do mineral vem dos rios que correm perto da bacia hidrográfica de Taikan, no Território Khabarovsk, onde está localizado o maior depósito desse mineral na Rússia;
- kalkan - uma espessa camada de jaspe vulcânico de alta qualidade foi encontrada no século 18 nas margens do Lago Kalkan na região Uchalinsky da República de Bashkortostan perto da vila de Kalkanovo, 10 quilômetros a noroeste da cidade de Uchaly;
- marrom - as propriedades cicatrizantes são determinadas pela presença na composição do óxido de ferro Fe2O3 (ferrugem); atraído por um ímã;
- tolet - encontrado nos Urais e nas montanhas de Sayan; o segundo nome do jaspe roxo é jadeíte; uma pedra lilás com uma tonalidade azul;
- panorama - o padrão dos cristais de ferro se assemelha a uma paisagem de paisagem;
- Ural - um grande depósito está localizado nos Urais; cores - do arenoso ao marrom escuro; contém uma grande quantidade de óxidos de ferro.
Pulseiras magnéticas e contas magnéticas são feitas a partir dele.
Aplicativo
Jaspe vulcânico é usado para realizar ritos mágicos, remover o mau-olhado, fazer caixas, pulseiras, amuletos, pingentes, proteção contra energia negativa, codificação. Videntes nos fóruns afirmam que ela tem poderes mágicos. O santuário e o púlpito do templo são dispostos com telhas de jaspe para proteger contra os espíritos malignos. Os amuletos de Jasper nas paredes e janelas da residência protegem as pessoas que nela vivem do mau-olhado, maldições e malfeitores.
De acordo com informações da Internet, o jaspe, que uma pessoa usa no corpo como um amuleto ou talismã, fornece a ela proteção completa contra vampiros de energia e energias negativas.
Em muitos países, essa pedra é usada para fazer pratos, tigelas e vasos para cerimônias religiosas. Joias e relíquias de família são mantidas em caixas de jaspe. Acredita-se que os vasos feitos com esse mineral mágico reponham energia, aliviem o estresse e o cansaço. De acordo com informações dos fóruns, a pedra pode afetar uma pessoa mesmo à distância, se seu retrato for colocado em uma moldura feita desse material mágico. Um talismã feito de uma pedra mágica melhora a memória, dá eloqüência, remove influências negativas, aumenta a atratividade, melhora o relacionamento com a administração e ajuda no avanço na carreira.
Bolas feitas desse mineral evitam ações impulsivas, protegem da raiva e do ódio. O efeito da pedra mágica é bastante reforçado se o amuleto ou pendente for colocado em uma corrente de prata ou ouro. Bolas de jaspe de cor marrom ou marrom ajudarão a passar em testes e exames. Para aumentar o efeito, as bolas podem ser colocadas sob um capô próximo ao monitor. Uma pedra roxa é mais adequada para Virgem, laranja ou vermelha para signos de Fogo, azul ou cinza para signos de Água, verde e marrom para signos de Terra, branca e amarela para signos de ar.
Uma pirâmide de jaspe sob uma tampa de vidro é usada por oráculos para convocar os espíritos dos mortos e outras atividades ocultas.
Para quem é adequado?
Amuletos, pingentes e lembranças de jaspe são um bom presente para a namorada ou esposa no dia 8 de março, Dia dos Namorados ou um casamento. Com base nas estatísticas coletadas, não há razão para afirmar que pingentes, amuletos, pulseiras e souvenirs de jaspe são a causa de grande sorte ou, ao contrário, de uma infeliz coincidência de circunstâncias. De acordo com psicólogos, que se baseia em vários experimentos e estatísticas coletadas, todos os presságios e superstições "funcionam" por meio do segundo sistema de sinalização.
Para mudar a consciência de uma pessoa sem introduzir o transsuverismo, a técnica da auto-hipnose e auto-hipnose é usada. A substituição de conceitos, que posteriormente ocorre na mente de uma pessoa, leva ao surgimento de uma cadeia de provas sintéticas de superstições e signos.
De acordo com as estatísticas, a porcentagem de coincidência de previsões supersticiosas e eventos reais é quase zero. Em casos isolados de coincidência, nenhuma relação entre os eventos foi revelada.
Consideremos com mais detalhes o mecanismo de raciocínio usando o exemplo dos talismãs e amuletos "mágicos" de jaspe.
- Raciocínio sem substituição de conceitos. Para o sucesso do negócio iniciado, é necessário estudar detalhadamente as informações, calcular todas as opções para o desenvolvimento dos eventos, monitorar constantemente a situação, evitar manipulações, não recorrer aos serviços de médiuns e aleatórios. Os amuletos e pulseiras de jaspe não têm qualquer efeito no resultado do negócio iniciado, podem ser usados como joias, presentes e lembranças.
- Raciocínio com substituição de conceitos. Para a conclusão bem-sucedida do negócio que você iniciou, você precisa estudar as informações em detalhes e usar constantemente um amuleto, pingente ou pulseira de jaspe. Um pequeno pedaço de jaspe deve ser colocado em um recipiente com água potável. O poder mágico desta pedra foi testado por séculos, com certeza funcionará. Um talismã ou contas feitas de jaspe protegem contra maldições, espíritos malignos, mau-olhado, inimigos e malfeitores.
Para um efeito mais efetivo da superstição sobre uma pessoa, fatos únicos confirmadores que surgiram como resultado de coincidências são amplamente divulgados na Internet, discutidos em fóruns, dispostos em sites sobre ocultismo e esoterismo.
Casos de previsões não cumpridas, ao contrário, são mencionados de passagem e vagos. Uma pessoa que está em uma situação de vida difícil, depois de ler os "conselhos prontos" em sites e fóruns, na maioria das vezes não se aprofunda em sua essência. Sua mente está quase totalmente envolvida na busca por uma solução. Ele se apega a recomendações supersticiosas como um homem se afogando em uma palha (por exemplo, três vezes para cuspir por cima do ombro esquerdo ao acaso).
Como resultado, as superstições que beiram o delírio febril penetram facilmente no subconsciente sem análise lógica e são memorizadas de forma confiável. A surpresa sincera entre médicos e psicólogos é causada pela fé cega em superstições e indícios de especialistas de meia-idade com nível superior e de trabalhadores científicos com títulos e títulos acadêmicos.Sábios com a experiência de vida e com uma enorme bagagem de conhecimentos atrás deles, como todos os outros, eles contornam a estrada que foi atravessada por um gato preto ou uma senhora idosa com um balde vazio cruzado e cuspido três vezes no ombro esquerdo.
É especialmente fácil para uma pessoa sucumbir à influência sugestiva de superstições e aceitar isso em um estado de forte estresse. Sob sua influência, o segundo sistema de sinal é ativado e o autocontrole é drasticamente reduzido. A consciência humana está quase totalmente ocupada pela busca de opções para uma saída de uma situação difícil.
Nesse momento, presságios supersticiosos que penetraram no subconsciente de uma pessoa supersticiosa podem suprimir o pensamento lógico e o bom senso e ganhar total poder sobre a consciência e as ações de uma pessoa. Ao mesmo tempo, os apelos latentes à ação, que estão contidos nas superstições, a consciência perceberá como seus e não passará pela análise lógica.
Confusão, ameaças e falta de tempo para tomar decisões também criam um terreno fértil para a ativação de preconceitos. Nesse momento, completamente imperceptível para a própria pessoa, ocorre uma substituição de conceitos em sua consciência.
Com o respaldo da experiência de vida, as recomendações e conclusões lógicas dão lugar a rituais sintéticos de superstições antigas. O bom senso dá lugar à fé cega, a consciência de uma pessoa passa a processar as informações de acordo com a instalação recebida das superstições e aceitações. Os eventos que ocorrem são muito semelhantes às ações de uma pessoa que sofreu uma lavagem cerebral por um hipnotizador usando a técnica da PNL. A consciência inibida cumpre automaticamente o programa nela estabelecido por sugestão verbal, muitas vezes em detrimento do instinto de autopreservação.
A autocrítica e o pensamento lógico neste momento também estão praticamente ausentes.
Regras de cuidado
Jasper consiste em 95% de óxido de silício e não é afetado por ácidos e álcalis. Em termos de força, o jaspe perde apenas para o diamante. Para preservar o brilho natural da pedra, as seguintes condições devem ser observadas:
- os produtos devem ser armazenados exclusivamente em uma caixa, previamente embalada em um pano macio;
- durante o armazenamento, mudanças repentinas nas condições de temperatura não devem ser permitidas;
- não se deve permitir que uma pedra caia de grande altura sobre uma superfície dura;
- não deixe que os cosméticos caiam sobre a pedra;
- jaspe deve ser protegido de faíscas de um isqueiro, fogo e outras fontes de fogo aberto;
- para preservar o brilho, a pedra deve ser lavada em água com sabão com a adição de vinagre de mesa, após a lavagem, enxugar com camurça ou um pedaço de lã;
- para limpar produtos de jaspe de esmaltes, graxas, esmaltes, é terminantemente proibido o uso de pastas de limpeza com grãos abrasivos; sobre a superfície contaminada deve ser aplicado pano ou lã de algodão técnico umedecido com óleo de máquina; depois de algumas horas, a tinta, o verniz ou o esmalte ficam para trás sem o uso de solventes ou abrasivos agressivos.
Para os segredos do jaspe, veja o próximo vídeo.