Pedras e minerais

Tipos de pedras azuis e seus usos

Tipos de pedras azuis e seus usos
Contente
  1. Tipos e suas propriedades
  2. Aplicativo
  3. Para quem são adequados?
  4. Como escolher e cuidar?

A cor azul é encontrada na natureza com bastante frequência - simboliza o mar e o céu, tem uma atratividade e profundidade. Não é surpreendente que desde os tempos antigos as pessoas tenham tentado adquirir talismãs e amuletos com minerais desta tonalidade. As pedras azuis são muito valorizadas tanto por joalheiros quanto por representantes da classe dos artesãos, que criam uma variedade de artesanatos e itens de interior a partir de matérias-primas naturais. Mas, para escolher o talismã certo, você deve primeiro estudar os nomes e as descrições das pedras preciosas e ornamentais em azul escuro e azul claro.

Tipos e suas propriedades

Existem muitos minerais, cristais, rochas de azul, turquesa, azul brilhante. Alguns deles são usados ​​em joias - para a fabricação de joias e produtos de complexidade variada. Substâncias como titânio, boro, ferro e cobalto são responsáveis ​​pela gama de cores azul-celeste na natureza. Todas as pedras são divididas em 3 categorias principais - preciosas, semipreciosas, semipreciosas. Cada um deles tem suas próprias características e cores - do azul escuro ao azul-celeste transparente ou água-marinha, com uma mistura de verde.

Existem variedades bem conhecidas de pedras índigo. Por exemplo, o corindo azul escuro, mais conhecido como safira, ou turquesa é uma joia natural, especialmente apreciada no Oriente. Opções mais raras incluem larimar ou tanzanita africana extraída da República Dominicana. A lista continua, mas será muito mais interessante estudar as características dos minerais azuis mais populares com mais detalhes.

Precioso

Gemas azuis e azuis não são incomuns na natureza.Alguns dos melhores e mais perfeitos cristais pertencem a esse grupo. Quais minerais podem ser encontrados no mercado de joias?

Berilo Mashish

Uma pedra encontrada apenas no Brasil. Está minerado desde 1972, o nome foi derivado do nome da mina. Os berilos Mashishe têm uma bela tonalidade azul-violeta e são muito decorativos. Mas a pedra tem uma séria desvantagem - ao entrar em contato com a luz, ela perde seu brilho natural.

Diamante

Considerados raros, os diamantes azuis são usados ​​pelos joalheiros apenas em itens caros. Pedras deste tipo também são procuradas em várias áreas de alta tecnologia e produção industrial. Mas sem a lapidação, o mineral não parece muito apresentável e toda sua beleza ou pureza pode ser bastante difícil de avaliar sem a ajuda de especialistas.

Topázio

O topázio azul não existe na natureza, mas há uma variedade deles - London Blue, que tem uma cor azul acinzentada característica com uma tonalidade verde. Há também um azul celeste claro e um azul suíço com saturação de matiz médio. Acontece um tom tão incomum ao expor o mineral à radiação. Antes de a pedra ser colocada à venda, ela é guardada por algum tempo, eliminando os efeitos da radiação.

Safira

Um tipo de corindo, um dos minerais mais duráveis ​​do mundo. As pedras naturais são muito caras porque estão na categoria de primeira classe e são consideradas muito valiosas. A pureza e a beleza de uma safira são reveladas de forma especialmente vívida após o corte. - cabochão, rosa, em forma de travesseiro. Existem depósitos de pedra em muitos países do mundo, e apenas na Antártica este mineral não foi encontrado.

Turmalina

Uma pedra azul transparente - turmalina, tem um alto valor, fica espetacular na moldura. Sua cor afeta diretamente o custo - minerais escuros são muito mais caros. A maioria dos depósitos de turmalina estão localizados no Brasil. É daí que vem o nome não oficial - Pedra da Paraíba, com brilho neon verde-azulado. Outras turmalinas azuis são chamadas de indigolitas.

Spinel

Uma gema exótica azul - espinélio, encontrada nos países do Sudeste Asiático. Traduzido do latim, seu nome soa como "espinho". Na verdade, a forma nítida e reconhecível exclui quaisquer questões associadas a um nome tão incomum para o mineral.

Zircão

Para obter zircões azuis, o processamento adicional de pedras transparentes é usado. O mineral calcinado desta forma é denominado starlite e é altamente valorizado. Zircões perfeitamente puros praticamente nunca ocorrem na natureza. O mineral é encontrado em formações rochosas ígneas, existem depósitos na Federação Russa, Brasil, na ilha de Madagascar.

Semi-precioso

Se as pedras mais raras e não muito comuns com os indicadores de dureza máximos são classificadas como pedras preciosas, então os minerais não menos bonitos, mas mais comuns, são considerados semipreciosos. Entre eles, também existem muitas peças interessantes de joalheria, adequadas para a confecção de joias.

Safirina ou calcedônia azul

Pedra natural, disponível em uma ampla gama de tons de azul. A calcedônia azul tem textura translúcida ou fosca. Desde os tempos antigos, a gema foi submetida a um processamento adicional, enobrecendo-a, tornando-a mais brilhante. Os depósitos de safirina são encontrados na Eurásia e na América do Norte.

Turquesa

A pedra, mais frequentemente referida como ornamental, ainda pode ser incluída na lista das pedras semipreciosas. É muito valorizado pelos joalheiros, e as peças individuais são bastante consistentes com esse status. A gema muda de cor ao longo de sua vida - considera-se que uma pedra esverdeada tenha completado seu ciclo de vida. O azul indica que o mineral está em fase de floração, a rocha jovem é esbranquiçada e turva.

Larimar

A pedra semipreciosa extraída na República Dominicana e na Itália é, na verdade, uma espécie de pectólita. Larimar se origina na cratera de um vulcão, tem uma estrutura iridescente original. A extração é realizada exclusivamente à mão, o que aumenta significativamente o custo da pedra. A gama de cores é instável - do azul-celeste ao azul-esverdeado, a espessura do mineral é densa, translúcida vista de cima, existem veios brancos característicos.

Ornamental

As pedras ornamentais são usadas principalmente para criar ornamentos de estilo étnico e utensílios domésticos. Esses minerais são freqüentemente encontrados e de pouco valor, mas podem ser encontrados em metais preciosos.

  • Lápis lazúli. Pedras ornamentais amplamente utilizadas na confecção de utensílios domésticos. O mineral tem uma tonalidade azul ou azul-acinzentada, pode ter uma cor bastante viva. Quanto mais brilho e cor, mais valorizada a pedra. As caixas de presente e as estatuetas são geralmente feitas de lápis-lazúli.
  • Jaspe azul. Pedra irnimita ou jaspe azul é incrivelmente rara. Uma vez que este mineral foi até classificado como sagrado. Não possui uma cor sólida. Listras azuis brilhantes cobrem a base em um tom de cinza ou cereja.
  • Lápis-lazúli azul. Não é um mineral, mas sim uma rocha - o lápis-lazúli azul é uma das opções mais populares de pedras ornamentais. Sua maior jazida está localizada no Afeganistão, no norte do país. A beleza da pedra é agregada por veios brancos, responsáveis ​​pelo aparecimento de inclusões de calcita. Inclusões de pirita formam faíscas douradas na superfície.

Aplicativo

O uso de pedras azuis hoje não se limita à fabricação de joias. Os minerais são usados ​​ativamente na indústria médica, inclusive na fabricação de instrumentos e equipamentos de precisão. Safiras são usadas para criar aparelhos modernos que são muito procurados na indústria odontológica. Além disso, os minerais azuis são adequados para a produção de lentes artificiais para oftalmologia. Na cirurgia, os cristais artificiais e as safiras sintéticas são os mais utilizados, a partir dos quais são feitas as próteses articulares.

As indústrias de aviação e foguetes usam cristais azuis para produzir vidros especiais com maior resistência. Safiras preciosas também podem ser vistas nos bicos das máquinas a jato de água. Entre os minerais básicos, o granito de pedra azul é popular - uma rocha com uma gama de cores incomum. É utilizado em trabalhos rituais, decoração de fachadas de edifícios.

Para quem são adequados?

Apesar de sua beleza óbvia, nem todas as pessoas podem usar pedras azuis. Talismãs de tom azul-celeste são adequados para representantes do círculo zodiacal, nascidos sob os auspícios dos elementos da água ou do ar. Minerais de cor azul protegem uma pessoa de turbulências emocionais, ajudam a desenvolver habilidades oratórias e vocais. Acredita-se que são justamente essas pedras que deveriam ser dadas às pessoas que precisam de apoio e participação amistosa, passando por uma “raia negra” na vida.

As pedras azuis são os talismãs favoritos dos esoteristas. Acredita-se que tais minerais aumentam as habilidades visionárias, fornecem oportunidades para a descoberta de dons psíquicos. Pura como uma lágrima, a água-marinha é considerada o talismã dos marinheiros e viajantes. A turquesa é uma pedra de viúva que não é aconselhada a ser usada por meninas desde tenra idade, sendo mais indicada para mulheres maduras.

Como escolher e cuidar?

A escolha de uma pedra em cunhagem, na forma de joalheria, implica na utilização de pedras ou minerais ornamentais preciosos. É melhor comprar um produto em uma única gama de tons. É considerado inaceitável o uso de uma combinação de tons de azul, turquesa e azul com laranja, amarelo e preto. Além disso, todas as pedras em um fone de ouvido devem pertencer à mesma classe.

Não é recomendado combinar cristais ornamentais, preciosos e semipreciosos em uma moldura.

Ao escolher uma pedra, vale a pena considerar a aparência do futuro proprietário. As pedras azuis transparentes são ideais para quem tem olhos azuis, cinzas e safira. Minerais ornamentais foscos são adequados para pessoas de olhos castanhos. Isso inclui o turquesa, que pode iluminar o rosto e dar-lhe frescor. O tipo de cor de uma pessoa também é importante. Pedras azuis - turquesa e safira são adequadas para representantes da linha da primavera. Para aqueles que pertencem ao tipo de cor verão, água-marinha e topázio azul são adequados.

As joias com pedras azuis naturais são sempre populares. Mas esse acessório deve ser mantido em ordem - armazenado de maneira adequada e limpo em tempo hábil de contaminação. Os minerais naturais têm uma série de características que devem ser consideradas ao cuidar deles:

  • o melhor cuidado com uma pedra é usá-la constantemente;
  • o turquesa não deve ser tocado com as mãos sujas - pode desbotar;
  • não pode ser usado ao limpar com álcool ou soluções alcalinas;
  • choques, beliscões e outras influências mecânicas devem ser evitados;
  • ao entrar em contato com a água quente, o cristal pode ficar turvo e manchado;
  • baixas temperaturas podem contribuir para o aparecimento de fissuras; altas temperaturas - para distorção de cor;
  • as gemas devem ser regularmente imersas em água fria e limpa para hidratá-las.

Observando as regras de escolha e cuidados com as pedras azuis, é possível prolongar a vida útil das joias e sempre obter emoções extremamente positivas com o seu uso.

Para a gema da safira, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa