Pedras e minerais

Gemas dos Urais: descrição das pedras, seu uso

Gemas dos Urais: descrição das pedras, seu uso
Contente
  1. Descrição
  2. Depósitos e produção
  3. Visualizações
  4. Aplicativo

Os Urais são corretamente chamados de tesouro da Rússia. Esta é uma caixa de malaquita cheia de uma grande variedade de pedras preciosas.

Descrição

Eles começaram a minerar belas pedras dos Urais há muito tempo, desde o aparecimento dos primeiros colonizadores russos. No final do século 16, caravanas com mercadorias começaram a ir da Europa para a Ásia e vice-versa, de Solikamsk a Tura e Tyumen. Em seguida, o minério de ferro foi descoberto, seguido por pedras ornamentais padronizadas - ágata e jaspe. Eles são mencionados pela primeira vez no século 17.

Naquela época, a extração era feita de forma artesanal, as escavações eram feitas com picareta e pá. Covas, fossas e galerias quase não eram fortalecidas por nada, e o trabalho representava perigo não só para a saúde, mas até para a vida. Freqüentemente, lindas joias eram encontradas simplesmente na superfície da terra, ao longo das margens de rios e riachos, aradas durante o cultivo de hortas. No início, os garimpeiros simplesmente vendiam pedras brutas aos negociantes. Mas aos poucos começaram a aparecer mestres que aprenderam a cortar, fazer caixas originais, joias, souvenirs.

Quase todos os minerais de interesse dos joalheiros são encontrados nos depósitos dos Urais e em grandes quantidades. Alguns deles são encontrados apenas nesta área.

Na ciência da mineralogia existe um termo como "a faixa semipreciosa dos Urais". Esta é uma área de ocorrência de pedras preciosas, semipreciosas e ornamentais, localizada na encosta leste dos Montes Urais. Seu comprimento de norte a sul é de cerca de 100 quilômetros. A nível profissional, as joias dos Urais começaram a ser estudadas apenas no final do século XIX.

Depósitos e produção

O primeiro e maior depósito da época foi o assentamento Murzinka.Foi aqui em 1668 que as primeiras pedras preciosas foram encontradas pelos irmãos Tumashev. A partir daquele momento, a vida do assentamento mudou radicalmente. Moradores de vilas próximas começaram a minerar joias. Os garimpeiros de outros lugares começaram a vir aqui, a aldeia cresceu.

O negócio da pedra foi desenvolvido durante o reinado de Pedro, o Grande. Ele emitiu um decreto segundo o qual qualquer pessoa, em qualquer lugar, poderia procurar e extrair minerais, graças ao qual surgiram muitas fábricas nos Urais. Ao mesmo tempo, começou a construção de São Petersburgo. Para a construção e decoração de edifícios e palácios, foram exigidos cada vez mais tipos de pedra diferentes, bem como artesãos que soubessem processá-la. Especialistas em mineração começaram a ser enviados aos Urais para organizar a mineração na escala necessária.

Ao longo dos mais de 200 anos de história de desenvolvimento, centenas de toneladas de belas gemas e pedras semipreciosas - topázio, berilo, alexandrita e muitos outros - foram exportadas das minas Murzinsky.

Os Urais do Sul também são o lar de belas ametistas translúcidas.

Outro depósito famoso é Malyshevskoye. Valiosas esmeraldas de beleza estonteante são extraídas aqui. Ainda está em operação. Em 1993, um cristal pesando 1,2 quilo foi extraído nesta mina, e em 2013 - pouco mais de um quilo.

Malaquita tem sido o orgulho dos Urais, pode-se dizer, um cartão de visita, por muitos anos. Do início do século 18 ao 19, essa pedra foi minerada em grande escala. A malaquita era usada para fazer caixões, bancadas, vasos, mosaicos de parede e vários pequenos souvenirs. Foi vendido no exterior. Por exemplo, em Versalhes existem apartamentos decorados com placas polidas desta pedra.

No folclore dos garimpeiros e garimpeiros dos Urais, havia imagens como Copper Mountain e sua Senhora, que era dona de tesouros subterrâneos e podia ajudar um trabalhador honesto em sua busca.

A mina Gumshevsky foi a maior em termos de produção de malaquita.

Kyshtym, Tagil e Mednorudyansky também eram famosos. Agora, os depósitos explorados de malaquita estão quase completamente esgotados, apenas em alguns lugares você ainda pode encontrar amostras de pequeno porte. No entanto, alguns cientistas, geólogos e mineralogistas têm certeza de que muitas reservas intocadas dessa pedra incrível estão armazenadas nas entranhas dos Urais. Portanto, a busca continua, e talvez haja outra era de abundância de malaquita.

Visualizações

Uma variedade de minerais é encontrada nos Urais. A lista pode incluir o seguinte pedras naturais preciosas e semipreciosas.

  • Alexandrite... Fecha o top cinco das joias mais caras e raras do mundo. Sua característica distintiva é a mudança de cor do verde sob luz natural para avermelhado sob luz artificial. Recebeu o seu nome em homenagem ao imperador russo Alexandre II. Atualmente, o depósito de alexandrita nos Urais é considerado esgotado, a pedra não está sendo minerada.
    • Ametista... A composição química é quartzo. Apresenta cor púrpura, por vezes com tonalidade avermelhada. É atraente não só no corte, mas também na forma de drusas ásperas. As ametistas Urais são chamadas de Siberianas no exterior.

    Em termos de beleza, eles são avaliados em uma ordem de magnitude superior aos do Ceilão e do Brasil.

      • Esmeralda... De acordo com a terminologia mineralógica, pertence aos berilos verdes. É uma joia do primeiro grupo, sendo também uma das cinco mais caras delas, levando um honroso terceiro lugar. Foi descoberto pela primeira vez em 1830. As esmeraldas dos depósitos Urais são caracterizadas pela profundidade e saturação da cor verde.
      • Topázio... O famoso pesquisador, mineralogista e acadêmico Alexander Evgenievich Fersman disse que o topázio russo se destaca por sua cor e beleza entre joias semelhantes de outros países, e podem ser corretamente chamadas de nosso orgulho. As pedras de diferentes trabalhos diferem na cor. Por exemplo, cristais incolores são encontrados no cinturão de Ilmenogorsk.Os maiores pesavam mais de 10 quilos. Amarelo e azul aparecem em Murzinsky e Aduysky. Carmesim, rosa e azulado - no sul dos Urais.
      • Demantoide, ou granada verde. Muito raro e mais caro de todas as romãs conhecidas. A primeira pedra foi encontrada em 1868, na região de Nizhniy Tagil. 6 anos depois, em 1874, os demantoides começaram a ser extraídos na mina Sysert. A cor das pedras pode variar: verde, pistache, mel amarelado, dourado.

      A refração dos raios de luz nos demantoides após o corte é comparável à dos diamantes. Eles são altamente considerados em todo o mundo.

        • Diamante... Um dos minerais mais duros. Vem em cores diferentes. Os mais comuns são branco, transparente, preto, cinza. Existem exemplares com tonalidades verdes, marrons, amarelas, azuis e rosa. Os diamantes dos Urais estão entre os mais caros.
          • Mariinskita... O mais novo achado de cientistas. Em 2011, foi descoberto nos Montes Urais um mineral que em sua composição se aproxima da alexandrita. A pedra é verde, a cor não muda quando a iluminação é alterada.
          • Aquamarine... Refere-se, como esmeralda, ao grupo dos berilos. Foi descoberto pela primeira vez no final do século 19, no depósito de Aduy, ao norte de Yekaterinburg. Possui boa transparência e cor azul celeste.

          No Médio Ural, foram descobertos ricos depósitos de turmalinas, cristal de rocha, quartzo fumê, crisólitas, berilos de várias cores e muitas outras joias finas de alta qualidade.

          Todos esses minerais são amplamente utilizados em joias.

          Um grupo separado é representado pelas chamadas pedras ornamentais. Eles são usados ​​para fazer joias baratas - pingentes, contas, anéis, pulseiras. E também várias estatuetas, vasos, carrinhos, cigarreiras. Os mais comuns são os seguintes.

          • Malaquita... A pedra mais famosa dos Urais. Macio, fácil de manusear, pode ser serrado, lixado, polido. O delicado padrão de corte original permite usá-lo na produção de mosaicos, para decorar interiores.
            • Águia ou rodonita. Os Urais possuem as maiores reservas desta espécie. A cor do mineral varia do rosa claro ao cereja escuro, com grande variedade de tonalidades. Na maioria das vezes, porta-copos, vasos, castiçais são feitos com ele.
              • Jaspe... Nos Urais, são explorados 8 tipos desta pedra ornamental. Há principalmente muito na parte sul, há pedras inteiras de jaspe. O esquema de cores é diverso: tons de verde, cinza, amarelo, vermelho nas mais bizarras combinações e padrões. O mineral é durável, passível de processamento e polimento, de onde são obtidos produtos de excelente beleza.
              • Serpentina... Uma pedra com uma estrutura macia. A cor é verde escuro com manchas pretas ou marrons.

              Parece a pele de uma cobra, portanto, tem um nome diferente - "serpentina".

                • Pirita... Tem dureza aumentada, mas funciona bem. A cor é amarelo-ouro, ao polir aparece um brilho semelhante ao metálico.
                  • Calcedônia e suas variedades - ágata, ônix, olho de gato, cornalina, volante. Anéis, brincos e pingentes são feitos desses minerais. A cor das pedras pode ser bem diferente: verde, amarelo, marrom, azul, com muitos tons.
                    • Nefrite... Cinza esverdeado, verde brilhante, às vezes branco leitoso. A dureza é bastante elevada. Normalmente utilizado para a produção de lembranças.

                    Aplicativo

                      Por vários séculos, os produtos das joias dos Urais foram o orgulho da Rússia. São amplamente utilizados em vários ramos da joalheria e da arte de lapidação de pedras. As magníficas obras dos mestres Urais são altamente valorizadas... Artigos de decoração, lembranças, porta-joias, joias e joias exclusivas são muito procurados não só em nosso país, mas também no exterior.

                      Estas são as joias dos Urais. Diferentes na cor, composição, aplicação, mas igualmente bonitos.

                      Para uma visão geral das joias dos Urais, veja o próximo vídeo.

                      sem comentários

                      Moda

                      a beleza

                      casa