Turmalina Paraíba: descrição, propriedades e utilizações
A turmalina paraibana ganhou popularidade extraordinária nas últimas décadas do século XX. Entre a variedade de minerais, incluindo pedras de vermelho, rosa, roxo e outras cores, o azul tornou-se o nanocristal mais procurado. Ele brilha por dentro, brilha com tons de azul, esverdeado com tons de turquesa, não tem igual em beleza e é muito valorizado entre os joalheiros de todo o mundo. Nosso artigo é dedicado a esta pedra incrível.
Características e história da descoberta
Um mineiro (mineiro) brasileiro chamado Heitor Dimos Barbosa vem procurando por gemas e pedras preciosas há muito tempo nas colinas do estado da Paraíba. Ele tinha certeza de que teria a sorte de encontrar os minerais que o tornariam famoso e glorificariam sua região natal em todo o mundo. Em uma antiga pedreira, entre 1980 e 1987, ele e sua equipe cavaram uma grande quantidade de buracos, mas sem sucesso.
Em 1989, uma equipe de garimpeiros de Barbosa descobriu grandes depósitos de turmalina em formações cilíndricas. Eles ficam ao longo do riacho local. O próprio Heitor Barbosa não pôde presenciar esse achado, pois foi acometido de uma doença fatal e logo morreu repentinamente. O mineral nobre foi batizado de turmalina Paraíba pelo nome da área onde foi descoberto.
No outono do mesmo ano, o mais belo nanocristal azul foi apresentado em exposição nos EUA (Arizona), onde virou sensação. O evento durou 4 dias. Nesse período, o preço da turmalina paraibana aumentou de 300 para 2 mil dólares o quilate. O nanocristal recebeu a mais alta classificação de especialistas em gemas, foi atribuído ao grupo turmalina e classificado entre as pedras preciosas.
Hoje, apenas pessoas muito ricas podem comprar joias com turmalina natural da Paraíba, já que o preço de um quilate é de 5 a 10, e às vezes 20 mil dólares.
A peculiaridade da turmalina paraibana é sua cor incomum. A composição química de um nanocristal é muito complexa; ele contém partículas de ouro.
Dentre a grande quantidade de pedras de turmalina, é a Paraíba que se tornou uma joia preciosa por esse motivo. A presença de cobre, manganês e magnésio na composição serviu de base para o requintado tom turquesa da turmalina. Componentes de cobre fornecem saturação de cristal com tons de turquesa, azul, azul.
É simplesmente impossível tirar os olhos da magnífica turmalina azul da Paraíba. Seu brilho atinge os olhos não apenas durante o dia, mas também à noite. O esquema de cores varia do azul profundo ao neon esverdeado. Os raios de sol que penetram em um nanocristal são capazes de aumentar seu brilho muitas vezes.
A luz, incidindo sobre a turmalina paraibana, se espalha, e a pedra emite um azul único com brilho turquesa. Um aumento na polarização da luz também ocorre durante o processo de corte da turmalina, após o qual a pedra da Paraíba fica ainda mais brilhante.
Atualmente, a turmalina paraibana brasileira é considerada a mais misteriosa das gemas e a gema mais rara. As turmalinas do Brasil são muito mais valiosas do que os cristais trazidos da África e de outras regiões do mundo. Normalmente, o tamanho da pedra não ultrapassa 7 a 8 quilates, no entanto, houve achados de tamanhos mais impressionantes. A popularidade do bonito paraíba aumenta a cada ano e, com ela, seu preço cresce.
Local de nascimento
Após a mineração na Paraíba, uma turmalina com um brilho cristalino incomum foi descoberta em outro estado brasileiro - Rio Grande do Norte. Após 7 a 8 anos, as pedras foram encontradas na África e um pouco mais tarde em Magadascar. O último depósito moderno de turmalina única foi a Nigéria. Foi lá que começou a mineração de turmalinas, completamente idênticas às pedras brasileiras.
Segundo os cientistas, a composição idêntica dos cristais se deve ao fato de já terem estado nas entranhas de um mesmo continente, que posteriormente se dividiram. A fenda dividiu a terra em continentes e, com eles, os locais de ocorrência das gemas idênticas em composição mudaram.
Propriedades
Um grande número de pessoas considera a turmalina paraibana a pedra mais bonita e delicada do planeta. O jogo de suas cores ao sol permite comparar o nanocristal com a mais pura água turquesa do mar ou com o azul do céu. Entre os gemólogos, a turmalina de tonalidade azul ou azul é muito mais valorizada do que uma pedra verde ou roxa.
Os especialistas atribuem uma série de propriedades medicinais e até esotéricas ao cristal da Paraíba com um poderoso brilho de néon:
- considera-se que as joias com turmalina azul têm um efeito benéfico sobre o sistema nervoso central de uma pessoa, seus pensamentos, humor;
- a pedra estimula o trato digestivo, ajuda a restaurar o metabolismo alterado;
- contribui para a aquisição de paz de espírito, um estado de harmonia e autoconfiança.
Os esoteristas atribuem turmalina azul às pedras do espectro espiritual. Eles estão convencidos de que o precioso nanocristal protege seu dono das energias negativas, o mau-olhado, purifica a aura e melhora a saúde. Segundo os astrólogos, uma pessoa com um talismã com turmalina da Paraíba poderá encontrar algo que os outros não conseguirão.
Recomenda-se que os amuletos com turmalina azul sejam lavados com água corrente de vez em quando para remover qualquer negativo acumulado sobre eles.
Uso
Depois que a pedra da Paraíba foi incluída no catálogo de materiais preciosos, ela se tornou muito popular entre os joalheiros de todo o mundo. Eles aprenderam a processá-lo e usá-lo de altíssima qualidade na fabricação de diversas joias. Acima de tudo, os gemologistas procuraram enobrecer artificialmente vários cristais, passando-os mais tarde como turmalinas naturais paraibianas preciosas. Somente por meio de análises químicas os especialistas serão capazes de distinguir pedras originais de falsificações habilmente feitas.
Vários métodos foram usados para influenciar o mineral. Os cristais foram aquecidos a altas temperaturas na tentativa de realçar o delicado tom de azul claro, mas não havia brilho de neon. Qualquer impacto na turmalina afetou apenas as camadas cristalinas externas, de modo que nenhum dos joalheiros conseguiu alcançar a beleza e o brilho da pedra, por mais que tentassem. Apenas a preciosa turmalina Paraíba azul é capaz de emitir luz neon incomum.
Como a pedra azul é considerada rara, ela só encontrou uso na indústria joalheira.
Você pode usá-lo em diferentes joias, mas os joalheiros preferem inseri-lo em anéis, colares, pingentes. Todos os produtos com este nanocristal caro são classificados como joias de elite. Platina, ouro branco e amarelo são usados como molduras. Os diamantes complementam as joias. Recomenda-se o uso de produtos com turmalina azul à noite, acredita-se que nesta hora do dia os parâmetros ópticos da pedra sejam ativados da melhor maneira.
Para minimizar possíveis arranhões e desgaste, guarde cada joia em um pano macio ou embalagem semelhante, longe da luz solar. Se os produtos forem deixados ao sol, o poder do cristal enfraquecerá com o tempo. A pedra pode começar a desbotar, ou mesmo começar a desmoronar por dentro.
As joias de turmalina devem ser limpas com água morna e um pano de microfibra grosso ou outro material macio. A pedra não deve ser limpa por nenhum meio químico e não deve ser permitida a possibilidade de contato de uma gema nobre com o fogo.
Para quem é adequado?
A turmalina paraibana pode ser usada por ambos os sexos, em qualquer faixa etária. As joias de turmalina paraibana não são recomendadas para pessoas com doenças da tireoide ou problemas cardíacos graves. A pedra azul única é indicada para pessoas que vivenciam com frequência situações de estresse, cujo tipo de atividade requer muita energia.
O mineral será um estimulante para restaurar as forças e dar ao proprietário confiança na implementação de qualquer um de seus empreendimentos. A turmalina deve ser usada por quem procura um parceiro para a vida.
Todos esses nanocristais são considerados pedras que apadrinham os amantes, e a gema azul da Paraíba é a pedra de Vênus, o planeta do amor e do romance.
Usar um colar ou pingente de turmalina aumentará seu charme, carisma e sex appeal.
A energia venusiana da turmalina paraibana faz com que todo o seu ser brilhe de beleza e esplendor, como uma luz neon.
Como todas as pedras azuis ou azuladas, A turmalina paraibana é uma grande aliada de escritores, professores, cientistas, palestrantes e consultores. A combinação dos tons azul e turquesa do cristal dá ao dono desta pedra a capacidade de evocar simpatia, aumentando as suas capacidades mentais, permitindo-lhe encontrar as palavras certas numa dada situação para apoiar alguém numa crise e ajudá-lo a recuperar .
A turmalina azul pode ser usada por representantes de todos os signos do zodíaco, não entra em conflito com nenhum deles, no entanto, é melhor comprar joias com uma gema da Paraíba naturezas impressionáveis e emocionais para restaurar o equilíbrio de força e conforto interior. A gema é mais adequada para pessoas nascidas sob os signos de Libra, Aquário, Câncer, Peixes e Escorpião.
Um pequeno vídeo de revisão da turmalina paraibana é fornecido no vídeo abaixo.