Titanite: descrição e propriedades
Um mineral como a titanita (o segundo nome é esfeno) é amplamente conhecido no campo da fabricação de joias. Este mineral atraente é o silicato de titânio, daí o nome desta pepita. A pedra combina várias rochas e magma solidificado. Vamos devotar este artigo a esse mineral incrível.
Cor de pedra
Os especialistas afirmam que a cor da pedra é altamente dependente das inclusões de outros minerais e várias impurezas. Vamos considerar as opções mais populares.
- A cor índigo é obtida pela combinação de cério com ítrio.
- Os espécimes mais valiosos e caros são as pedras que contêm cromo. O resultado é uma atraente cor verde.
- Tons de amarelo e marrom indicam o conteúdo de ferrum nas inclusões.
- Cristais incolores e transparentes são muito raros.
- Além disso, outro espécime raro é uma cor tripla. Como resultado da combinação, são obtidas pedras únicas.
Ao examinar minerais naturais, você notará uma cor irregular. Algumas partes da pedra podem diferir em saturação e brilho particular, enquanto o resto das bordas podem ser pálidas.
Além disso, as pedras têm dispersão. Este é o efeito da mudança de cor dependendo da refração dos raios solares no mineral.
Separadamente, os especialistas observam as excelentes qualidades estéticas da pedra. Esta gema surpreende pela variedade de cores, devido à qual a titanita é ativamente utilizada na área de joalheria. Um brilho gracioso e jogo são adicionados à cor original.
Propriedades
- A fórmula química da esfera é CaTiSiO5.
- Minerais semelhantes são vesúvio e granada.
- O índice de densidade é 23,4-3,54 g / cm3.
- O mineral pode ter brilho de vidro e diamante.
- A dureza de Mohs varia de 5 a 5,5.
- Basicamente, as pedras têm uma forma simples.
Prevalência e depósitos
Apesar de esta pedra ser encontrada em pequenas quantidades, existem muitos depósitos desta gema. Eles estão procurando titanita em solos ácidos e alcalinos. Na forma de cristais, esse mineral é armazenado em veias do tipo alpino. Pedras grandes são encontradas em pematitos sienitos. Os especialistas raramente encontram titanita em solos metamórficos e formações metassomáticas de contato. Os seguintes grandes depósitos de gemas são distinguidos.
- Península de Kola. Esta região é considerada o maior depósito mineral.
- No território dos Urais, depósitos de pedra estão localizados nas montanhas Ilmen. Neste local foram encontradas gemas cujo tamanho chega a 12 centímetros.
- A titanita também é extraída perto da cidade de Neroyka, que está localizada no norte dos Urais, mas em espécimes menores, não mais do que 3 centímetros.
- Na Europa, depósitos bem conhecidos estão localizados na Suécia (Binnental, Zermatt e Gotthard).
- Dentro das fronteiras da Itália, o esfeno é extraído na região do Piemonte.
- Também é conhecido sobre a descoberta de depósitos minerais na Áustria, Noruega, Sri Lanka, Canadá.
Uso
O mineral acima pertence à classe das pedras semipreciosas. Esta pedra não pode ostentar uma força e dureza especiais, no entanto, em termos de qualidades ópticas (refração da luz), ela supera espécimes como rubi, topázio e esmeralda. A única pedra que ele é inferior é o diamante.
Para preparar uma pedra para embutir em joias, ela precisa ser processada. Os artesãos usam corte brilhante ou corte misto. Devido à sua baixa resistência, apenas esses 2 métodos são adequados para o mineral. Deve-se notar que na joalheria, praticamente não é usado junto com outras pedras. As combinações são muito raras.
Para o processamento, escolha gemas de cor verde ou amarela. Opções de marrom claro também estão em demanda. Devido à presença de zinco e cromo neles, tais amostras têm maior resistência.
A massa dos minerais cortados varia de 1 a 6 quilates. O custo das pedras depende não só do tamanho, mas também do corte e da cor. Além disso, o preço é influenciado pela marcação individual do fabricante e da loja. É muito raro encontrar pedras de 20 quilates.
Características minerais
Alguns acreditam que a pedra tem propriedades curativas especiais, que se manifestam pelo contato direto com ela. O mineral é capaz de aliviar dores de cabeça, incluindo enxaquecas. Também tem um efeito positivo no estado de visão. Se sofre de picos de pressão constantes, esta pedra é ideal para si devido às suas qualidades curativas especiais.
Há uma opinião que a pedra é capaz de não aliviar o estresse, colapsos nervosos e estabilizar o sistema nervoso. Como resultado dessas mudanças positivas, o desempenho mental é melhorado. Os litoterapeutas profissionais recomendam o uso de um mineral amarelo para limpar as toxinas, toxinas e várias doenças do trato gastrointestinal. Quando usado regularmente, a gema tem um efeito positivo no metabolismo e melhora o apetite.
Propriedades mágicas
Entre os médiuns, existe a opinião de que o esfeno natural é capaz de salvar seu dono da energia negativa, que se acumula ativamente nas grandes e barulhentas cidades. Além disso, o proprietário será cercado por atenção positiva e favorecimento de outras pessoas. As joias feitas com essa pedra são aconselhadas a serem usadas por pessoas que levam um estilo de vida secular ou costumam se apresentar em público, por exemplo, artistas.
O titanita tem a capacidade de dotar uma pessoa de oratória, bem como as qualidades de liderança de um organizador. Também entre as qualidades positivas, a pedra ganhou fama de mineral que traz prosperidade.Se você tiver um bom propósito em mente, a pedra ajudará na sua implementação. Um anel de ouro decorado com titanita natural traz muita sorte e reconhecimento universal.
Em alguns países europeus, existe a opinião de que o amuleto do esfênio tem um efeito positivo no desenvolvimento das habilidades intelectuais, além de melhorar o estado da memória. A gema ativa o desenvolvimento espiritual e mental.
É interessante
Pessoas envolvidas no paranormal usam gemas para fazer amuletos de proteção que os protegem de ladrões, incêndios e outros problemas. Se você está procurando um assistente para focar e se concentrar em um objetivo específico, sphene será um presente maravilhoso para você.
Os habitantes do antigo Egito chamavam o mineral acima de uma joia do deus sol Rá. O mineral era usado como talismã por padres que realizavam vários rituais. Por causa da radiância brilhante e transbordamentos expressivos, as pessoas acreditavam que uma partícula da cor do sol estava selada na pedra.
Também havia a prática de fazer coleiras para gatos com inserções de esfênio para proteger os animais de estimação.
Este mineral era apreciado e frequentemente usado pelos seguidores do culto vodu, que estava se desenvolvendo ativamente nos Estados Unidos, especialmente em Nova Orleans.
Cuidado correto
Como todas as gemas, a titanita requer limpeza periódica. Se você olhar do ponto de vista das propriedades especiais do mineral, a pedra coleta negativos em si mesma, que ataca seu dono. Por causa disso, você deve lavar regularmente a gema em água corrente. Após este procedimento de limpeza, você precisa limpar suavemente a pedra com um pedaço de pano macio. É proibido o uso de compostos químicos com componentes agressivos para a limpeza de cristais naturais.
Essas substâncias podem danificar a estrutura das pedras, além de afetar negativamente a cor. Armazene joias com titanita separadamente de outras joias e pedras. Eles podem facilmente danificar uma gema frágil.
Você pode dar uma olhada mais de perto na gema de titanita no próximo vídeo.