Sultanita: o que é, para quem é adequado e como distinguir uma farsa?
A sultanita é uma joia rara de extraordinária beleza com efeito alexandrita e fragilidade. É capaz de mudar de cor dependendo da iluminação e colapsar durante o processamento a partir de um movimento errado do mestre. As joias e propriedades curativas do mineral encontraram muitos admiradores em todo o mundo. Não só as joias são valiosas, mas também os cristais naturais individuais.
História de origem
Há uma versão de que a extração da sultanita começou na Turquia. O próprio nome sugere que apenas governantes, nobres e pessoas muito ricas do Oriente podiam comprar joias feitas da mais bela e brilhante pedra iridescente. Diz a lenda que os sultões usavam anéis com uma pedra turca e decoravam suas roupas com ela. Selos estaduais foram cortados do mineral. As joias do sultanita foram presenteadas às esposas e concubinas.
No entanto, é sabido que os primeiros depósitos de pedra foram descobertos na Rússia no século 18, perto da aldeia de Kosoy Brod nos Urais. Na mineração de minério de ferro, a atenção foi atraída para uma pedra até então desconhecida, que recebeu o nome de cianita ferruginosa. O cientista russo Iosif Tanatar estudou o mineral e compilou uma descrição dele. Daí o segundo nome do mineral - tanatarina.
Devido à sua fragilidade e dificuldade de processamento, o mineral russo acabou se revelando impróprio para joalheria.
Junto com as gemas dos Urais, a pedra chegou à Europa nas mãos do geólogo francês Rene Just Gayuy. Por sua capacidade de rachar durante o aquecimento, ele a batizou de diáspora, do grego antigo, "quebradiça".Esse nome pegou e se tornou oficial para o mineral.
A pedra teria permanecido propriedade de colecionadores-mineralogistas se na década de 70 do século passado na região montanhosa turca da Anatólia não tivessem sido encontrados exemplares da diáspora de extraordinária beleza, de alto valor joalheiro. A pedra começou a ser contrabandeada e não houve extração comercial legal. Millennium Mining Co, tendo obtido direitos minerários e uma licença de exportação, tornou-se o único fornecedor de joias para a diáspora no mundo. A pedra deve seu nome comercial "zultanita" ou "sultanita" ao fundador da empresa Murat Akgun.... Assim, ele quis homenagear a memória da famosa dinastia de 36 sultões, que governou na Turquia desde o século XIII.
Onde é extraído?
A joia mais bela e de alta qualidade para uso em joias é extraída, como antes, na Turquia. O maior depósito está localizado no alto das montanhas da Anatólia, perto da vila de Selimiye. A extração é difícil devido à fragilidade da pedra. De acordo com as estatísticas, apenas 2% das gemas mineradas se tornam gemas. O resto se desintegra durante o processamento. Em um corte, você pode obter sultanita de até 25 quilates. As autoridades turcas mantêm informações sobre as reservas do sultanita com o mais estrito sigilo, por isso a compra de uma pedra rara é considerada um bom investimento. Minerais da Ásia, África e Europa são significativamente inferiores em qualidade aos turcos, mas também são aplicáveis em joias, como inserções em joias.
Na África, o mineral é extraído no deserto de Kalahari e em Madagascar. Na Europa, pequenos depósitos estão sendo desenvolvidos na Hungria e na Noruega. A pátria das pedras americanas é Massachusetts. Existem minerais australianos, uzbeques, azerbaijanos e chineses. Na Rússia, as diásporas são extraídas nos Urais, nos campos de Saranovskoye e Kosobrodskoye, bem como em Yakutia. Devido à sua opacidade, esses minerais não têm valor de joia.
Propriedades
Vamos considerar as principais características do mineral.
Fisico quimica
Sultanita é bastante rara e incrivelmente bela pedra.
- Composição química. Diaspora é um oxihidrato de alumina natural que combina 85% de óxido de alumínio e 15% de água. São os íons de água os responsáveis pela fragilidade da pedra. Impurezas de cromo, gálio, ferro e chumbo em diferentes proporções também podem ser encontradas no mineral.
- Cor... Há uma pedra das cores branca, amarela, cinza, rosa, roxa com um brilho vítreo e perolado. Os raios de luz que incidem sobre a sultanita determinam sua cor em um momento ou outro. Por essa qualidade, ele foi apelidado de pedra camaleão. Na luz artificial brilhante, torna-se âmbar, amarelo. No sol - verde relvado. Com pouca luz, ele fica verde claro ou marrom.
- Dureza... 6,5 a 7 unidades na escala de Mohs. Densidade - 3,2-3,5 gramas por centímetro cúbico
- Transparência... Existem pedras transparentes e translúcidas.
- Características dos cristais. Lamelares são encontrados com mais freqüência. Cristais em agulha e colunares são menos comuns.
- Tipo de simetria - rômbico.
Terapêutico
As propriedades curativas da sultanita não foram comprovadas pela ciência. Acredita-se que o mineral pode contribuir para a recuperação de resfriados, dores na coluna, doenças cardíacas e vasculares, distúrbios do estado psicoemocional, depressão.
Os litoterapeutas reconhecem as propriedades da pedra como um indicador da saúde humana. A pedra escurece, perde o brilho se o dono fica doente. Se a doença não for tratada, pode rachar e desmoronar.
Mágico
Atitude pacífica e alegre em relação à vida traz pedra para sua felicidade para o dono:
- pessoa criativa ele dá inspiração e leveza;
- sábio, professor, filósofo - capacidade de concentração e soluções para problemas graves;
- curandeiros clarividentes - fortalecimento da intuição e desenvolvimento de habilidades psíquicas.
O mineral dá ao seu dono força e confiança em si mesmo, dá energia para iniciar um novo negócio e encerrá-lo, protege contra a influência dos vampiros de energia, auxilia na prevenção de brigas, desentendimentos e é simplesmente capaz de animar.
O sultanita atrai a atitude benevolente dos outros para seu dono. A pedra é igualmente amada por mulheres e homens. Ajuda as mulheres a manter a calma e a mente sã em várias situações, e confere fortaleza e habilidades intuitivas à metade forte da humanidade. Há uma crença de que as energias mais felizes e positivas são trazidas por pedras pesando 5,55 ou 7,77 quilates..
Cartomantes e videntes dão um significado mágico especial à gema. Com a ajuda da diáspora, eles predizem o futuro. Em primeiro lugar, os cristais são dados ao cliente para os segurar nas mãos. Em seguida, eles jogam em brasas. O futuro é lido a partir das rachaduras e restos da pedra após o ritual.
Variedades
As impurezas incluídas na composição da pedra determinam sua cor.
Existem três tipos de sultanita de acordo com este critério:
- incolor, rosa (mistura de manganês);
- amarelo-castanho, cor âmbar (mistura de ferro);
- verde (impureza de cromo).
Pela qualidade da pedra, pelo seu depósito e âmbito de aplicação, distinguem-se:
- a zultanita é uma pedra de origem turca da mais alta qualidade;
- tanatarita - um mineral de duas cores extraído na Rússia;
- a diáspora é o mineral mais frágil, sendo destruída por altas temperaturas.
Como distinguir de um falso?
Especialistas dizem que é impossível falsificar a sultanita. No entanto, a sultanita hidrotérmica pode ser encontrada à venda. Este é o nome de um mineral cultivado artificialmente. Devido ao aumento da demanda por uma pedra rara com propriedades únicas, uma joia foi sintetizada na Turquia. Em termos de propriedades, não difere da pedra natural, mas apresenta uma resistência superior e é mais fácil de processar. Em uma autoclave de alta pressão e temperatura de 280-1000 ° C, é realizado o processo de envelhecimento dos géis de óxido de alumínio hidratado, do qual nasce um mineral sintético.
Nas etiquetas das joias você pode ver os nomes "sultanita sintética" ou "sultanita-sitall". Este é um cristal de imitação criado com a mais recente tecnologia patenteada por cientistas russos. Baseia-se em compostos de óxido de alumínio e dióxido de silício, aos quais são adicionados os componentes necessários para a obtenção da sultanita-sitall.
A síntese ocorre a uma temperatura de cerca de 1700 ° C. A pedra artificial assim nascida absorveu o melhor dos minerais naturais, eliminando as desvantagens de suas propriedades.
Os minerais naturais e sintéticos diferem na cor, a transição de uma cor para outra. Mas apenas um especialista experiente pode notá-los. É impossível para um comprador comum distinguir visualmente entre uma pedra semipreciosa de origem natural e uma pedra sintética. Se você está procurando uma pedra natural, é importante lembrar de vários fatores.
- É melhor comprar um mineral ou joias em locais com comprovada alta reputação, tendo documentos para cada pedra.
- Verifique o certificado de qualidade. A nota "Sultanite g. T." tem uma pedra artificial.
- Olha os preços... Devido à sua raridade, o mineral é muito valorizado. O preço de uma pedra natural real é comparável ao custo de um diamante e acima. O custo do sintético é mantido ao nível da romã e do topázio.
Area de aplicação
Os joalheiros são atraídos pelo brilho vítreo da gema. A sultanita de gema de alta qualidade é usada para fazer joias: anéis, brincos, pulseiras, pingentes, pingentes e seus conjuntos. Graças à sua iridescência, as joias são inusitadas e sofisticadas. A pedra brilhante agrega atratividade às mulheres, mas também é apreciada pelos homens que amam os anéis com esta pedra misteriosa com propriedades místicas.
Itens caros são definidos em molduras de ouro ou platina.Uma pedra nobre não gosta de materiais de baixa qualidade. Há uma crença de que os joalheiros do Oriente, com a ajuda da sultanita, verificaram a autenticidade do ouro. Perto do metal falso, a gema perde o brilho, mas assim que é aproximada do ouro verdadeiro, ela brilha novamente.
A sultanita, emoldurada em ouro, fica perfeita com roupas de cores douradas e amarelas. Dá ao seu proprietário uma aparência real luxuosa. A cor brilhante e rica da pedra no produto sem aro será enfatizada pelas roupas monocromáticas de um tom frio. A gema também parece harmoniosa em uma moldura de prata. Entre os esoteristas, acredita-se que a prata, purificando a aura de uma pessoa, aumenta as propriedades mágicas da sultanita. Essas joias podem se tornar maravilhosos talismãs e amuletos para seus proprietários.
A gema fica bem junto com pedras brancas, verdes, pretas e transparentes, como pérolas, diamantes, ônix, bem como azul, azul, roxo (água-marinha, ágata, turquesa). Pedras vermelhas e sultanita são incompatíveis.
O diáspora, "rejeitado" pelos joalheiros, é um dos componentes do minério de alumínio, a partir do qual são produzidos os materiais refratários.
Para quem é adequado?
A sultanita tem uma energia positiva muito suave, portanto, é adequada para representantes de todos os signos do zodíaco. Acredita-se que a pedra tem uma natureza ígnea e trará os maiores benefícios para as pessoas nascidas sob os signos de Áries, Leão e Sagitário. O Sultanita irá ajudá-los a desenvolver talentos, criatividade, melhorar a intuição, ajudar a tomar a decisão certa, fortalecer parcerias, sejam elas amigáveis, familiares ou românticas.
Em segundo lugar estão os signos de terra. Para Touro, Virgem, Capricórnio, a joia adiciona alegria, emoção e ajuda na implementação na sociedade. Representantes abertamente práticos dos elementos da Terra ensinarão a sonhar, melhorar a imaginação.
Os signos de água, Câncer, Escorpião, Peixes protegem contra influências energéticas negativas, dão força e confiança para repelir os violadores dos limites pessoais. A vida de signos de ar mutáveis: Gêmeos e Libra a tornarão mais definida e estável.
Quanto mais tempo uma pedra é usada, mais claramente sua influência se manifesta na vida de uma pessoa. Deve-se lembrar que a pedra é sempre selecionada individualmente. Ao dar preferência aos seus próprios sentimentos e emoções ao interagir com uma pedra, você sempre fará a escolha certa.
Cuidado com produtos de pedra
A sultanita é uma pedra muito frágil e requer atenção especial durante a limpeza e armazenamento. Deve ser protegido de quedas e solavancos, mesmo os mais pequenos. Não o exponha à limpeza ultrassônica. A partir de tal procedimento, pode esfoliar. A pedra deve ser lavada com uma solução de sabão neutro, sem o uso de produtos químicos agressivos ou produtos químicos domésticos.
Para evitar danos, é aconselhável armazená-lo separadamente das outras pedras em uma cela com um pano macio e denso ou em uma bolsa. Não guarde joias no banheiro ou perto de aparelhos de aquecimento.
O próximo vídeo é uma história sobre o sultanita.