Espodumênio: tipos, efeitos em humanos e recomendações de cuidados
Espodumênio é uma pedra que evoca admiração e surpresa. Seu nome grego é "spodumenos", literalmente traduzido como "convertido em cinzas". Talvez esta seja uma das versões de seu nome. A teoria científica não contradiz isso, pois sabe-se que, ao ser aquecido com maçarico, o mineral torna-se acinzentado.
Descrição
O espodumênio é um mineral bastante conhecido do grupo dos piroxênios, cujo peso na natureza pode variar de um quilograma a várias toneladas. Então, no século 19, um depósito mineral foi descoberto - seu comprimento era de cerca de 30 metros e seu peso era de mais de 90 toneladas. Era um enorme bloco, constituído por joias de vários tons sem inclusões naturais. Esta formação de cristal é geralmente opaca, mas pedras completamente transparentes também podem ser encontradas nela.
A mistura de íons dá à gema diferentes tons. O espodumênio tem uma gama verdadeiramente grande de cores, tons e meios-tons - pode ser branco e rosa, lilás e cinza, vermelho e roxo, até mesmo amarelo e verde com uma pitada de branco.
Sua singularidade não se limita à cor. O fato é que em sua estrutura o espodumênio pode ser diferente: turvo e transparente, com brilho vítreo e completamente fosco. Por tantas espécies, é amado e apreciado por muitos joalheiros.
Local de nascimento
O local de ocorrência do espodumênio são os pegmatitos graníticos, mais comumente encontrados no território do Afeganistão, América, Áustria, Brasil, Noruega. A extração desse mineral em escala industrial também é realizada no território da Rússia, sendo a pedra encontrada em menor quantidade na Ucrânia e na Ásia Central.Dependendo da terra natal, o mineral difere em aparência e características.
Portanto, uma gema de grão grosso é encontrada na Carélia, Cazaquistão, Tuva e o mineral do Azerbaijão também é diferente. Austrália, República Tcheca e Romênia podem se orgulhar de espécimes únicos em sua beleza.
Variedades
Hoje, são conhecidas as três variedades mais comuns de gemas.
Um tipo muito bonito de pedra semipreciosa é a kunzita. Possui cor rosa, roxa ou lilás. O mineral leva o nome de George Koontz, um dos mais famosos mineralogistas, colecionadores e especialistas em gemas. O gemologista recebeu essa pedra, junto com a fama mundial de pioneiro, de dois garimpeiros californianos que não conseguiram identificá-la independentemente.
Antes de sua descrição completa e precisa, o mineral, embora encontrado, foi confundido com turmalina e ametista, com as quais é muito semelhante.
Houve uma época em que a kunzita era chamada de ametista de lítio ou ametista de espodumênio.
Embora esta gema seja encontrada com mais frequência, seus depósitos são poucos. Por fazer parte de pegmatitos graníticos, tem frequentemente um comprimento de 10 metros e um peso enorme. Sob a luz dos raios ultravioleta, você pode notar um lindo brilho com brilhantes raios laranja. Sua bela cor, brilho, dureza e transparência são dignos da mão de um joalheiro e de um cenário precioso. O mineral precioso mais famoso, pesando 110 quilos, foi encontrado no estado de Minas Girais, no leste do Brasil.
Atualmente, a maior parte das pedras kunzitas do mercado de joias são de origem africana e afegã e, portanto, de baixo custo.
A giddenita, ou espodumênio verde, é um mineral bastante raro e belo. É caracterizado por um brilho magnífico e uma bela cor verde brilhante. Em termos de composição química, trata-se de aluminossilicato de lítio. O cromo e o vanádio em sua composição proporcionam uma cor e um brilho incríveis, substituindo os íons de alumínio na estrutura cristalina. Os mais famosos depósitos escondidos estão localizados na ilha de Madagascar e no Brasil. Na Índia, você pode encontrar tons delicados de uma joia, no Sri Lanka - dourado.
Na Rússia, depósitos do mineral foram descobertos nas montanhas Sayan nos vazios e rachaduras do pegmatito. O Museu de História Natural dos Estados Unidos abriga uma pedra recorde - espodumênio verde de incrível pureza, pesando 254 gramas. Este incrível espécime é até chamado de "espodumênio esmeralda". Outros membros da família giddenite têm uma rica paleta de todos os tipos de tons de verde, incluindo tons de cinza e marrom.
Um espodumênio bastante raro é Trifan com tons transparentes ou amarelo pálido exclusivos e brilho perolado. É usado para criar joias em configurações de ouro ou prata.
Propriedades da pedra
Fisico quimica
LiAl [Si2O6] é a fórmula química do espodumênio. É difícil o suficiente para uma pedra semipreciosa. Em relação à tabela de Mohs, o coeficiente de sua dureza é de 6 a 7 unidades. Existem densas massas criptocristalinas ou granulares, menos frequentemente lamelares. As impurezas típicas da pedra são sódio, potássio, cálcio, ferro, magnésio e manganês.
Devido à sua composição físico-química, o espodumênio é utilizado nas indústrias pirotécnica, termonuclear e do vidro. O minério de lítio também é necessário na medicina e na fabricação de agregados.
Os melhores exemplos são usados em joias e arte. Pedras de belos tons são amplamente utilizadas como inserções facetadas. Como decoração independente, é utilizada com muito menos frequência, visto que a pedra é frágil, difícil de cortar e polir, além disso, quando exposta à luz solar intensa, pode mudar de cor.
Terapêutico
O espodumênio tem incríveis propriedades curativas. Segundo os litoterapeutas, a pedra é capaz não só de normalizar o estado do corpo, mas também de lidar com muitas enfermidades.Ao mesmo tempo, não importa em que forma e como carregamos o mineral conosco. Os sistemas cardiovascular e nervoso são influenciados pelas propriedades excepcionais desta joia. É capaz de proteger contra o estresse e esgotamento nervoso, depressão e doenças. Seu efeito calmante pode melhorar o sono, prevenir medos e pânico, aliviar dores de cabeça e aumentar o tônus muscular.
Kunzite é recomendado para pessoas após doenças graves e no período pós-operatório como forma de aumentar a imunidade.
Para aumentar os poderes de cura da giddenite, é recomendado usá-lo em uma moldura de ouro na mão esquerda. Para pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares, uma pulseira com pedras verdes ou um anel com uma pedra no dedo mínimo esquerdo é preferível. Interessante que a pedra é capaz de potencializar o efeito de medicamentos usados em cardiologia.
Mágico
Espodumênio é creditado com propriedades mágicas, com a ajuda das quais uma pessoa pode facilmente entrar em estado de transe. Com a capacidade de proteger seu dono do mal, dano, olhar maligno, a gema se torna um talismã fiel. Está em seu poder dar a uma pessoa confiança no futuro, dotá-la de uma vida positiva e de alegria e salvá-la das tristezas do passado.
Mágicos e pessoas que confiam no poderoso poder da pedra recomendam o uso de pingentes de espodumênio para crianças pequenas como amuletos de proteção. Protegendo da energia negativa de outra pessoa, a kunzita evita acessos de raiva inesperados ou problemas de saúde causados por mau-olhado ou palavrões de pessoas indelicadas.
Para quem é adequado?
A pedra não revelará suas qualidades curativas e mágicas a um desconhecido ou indigno. Neste caso, será apenas uma decoração regular com efeito neutro. Se a pedra encontrar seu verdadeiro dono, será um verdadeiro ajudante para ele em todos os assuntos. Atuando como um amuleto protetor, é capaz de neutralizar o campo negativo e os pensamentos malignos. A gema não tolera ganância e raiva, não apenas externas, mas também emanadas do próprio dono.
O homem com a pedra torna-se mais atraente para outras pessoas, especialmente para membros do sexo oposto. A interação emocional com o mundo ganha cores mais vivas, a sensualidade desperta.
A kunzita é adequada para pessoas decididas e corajosas, com um caráter firme e obstinado e uma forte vontade de vencer. Giddenit ajuda as pessoas que estão envolvidas na esfera comercial ou contratual. É a pedra dos financistas, contadores e de todos os envolvidos nos negócios e no comércio.
O espodumênio, ao contrário de muitas outras pedras preciosas e semipreciosas, é adequado para quase todos os signos zodiacais. Em cada um deles, ele realça as qualidades positivas que uma pessoa possui de acordo com seu signo e tenta suavizar os traços negativos. Existem sinais de que usar esta pedra é preferível. Estes são Touro e Leão, é para eles que o mineral trará o maior benefício e intuitivamente estará na mesma sintonia com eles.
É melhor se a pedra não foi comprada, mas recebida como um presente. Mesmo que tenha sido uma compra espontânea, aos poucos ele vai se acostumando com o dono e mostrando sua força, afetando a vida e as perspectivas. Quanto mais tempo você usa uma pedra, mais impacto ela tem sobre você.
Sutilezas de cuidado
Para que a pedra e as joias feitas com ela lhe agradem por muito tempo, você deve seguir as regras de uso e cuidados com elas. Com o tempo, muitas pedras naturais perdem a cor e o brilho originais, e para evitar isso é preciso conhecer alguns segredos.
- Apesar do espodumênio ter dureza suficiente, ele é frágil e qualquer influência imprecisa pode danificar sua superfície.
- Não use nenhum limpador de pedra abrasivo.
- O mineral não deve ser exposto a alvejantes, solventes, refrigerantes, sulfatos e éter.
- Não deixe a gema sob a luz direta do sol ou guarde perto de aparelhos de aquecimento.
- Para uma pedra, mudanças repentinas e exposição a temperaturas muito altas ou baixas são destrutivas.
- Aconselha-se guardar as joias de pedras semipreciosas em uma caixa especial, com temperatura constante e sem luz. Para evitar que as joias se danifiquem, é melhor colocá-las em um saco especial de pano macio.
- Lenços especiais e produtos de limpeza de joias não são usados para limpar pedras. Sua finalidade é limpar e polir metais: ouro, prata, cuproníquel, mas não pedras.
- A interação com produtos químicos e álcool tornará a pedra opaca e desbotada com o tempo. O mais ofensivo é que dificilmente será possível dar-lhe o brilho anterior sem a ajuda profissional de um joalheiro.
- Não exponha as joias com uma pedra ao spray de cabelo ou à água de toalete. Sempre remova as gemas ao tomar banho, tomar banho, limpar ou lavar as mãos.
- Ame e cuide bem das suas joias. Recomenda-se enxaguá-los com água corrente após cada uso. Acredita-se que desta forma eles serão limpos não só de poeira, suor e possível poluição, mas também da influência negativa dirigida a você.
- Pode-se usar água morna para lavar a pedra com qualquer sabão em pó, previamente dissolvido, depois do qual é necessário enxaguar o mineral em água corrente. Para evitar manchas, limpe-o com uma flanela macia ou pano de camurça.
Você pode examinar uma amostra de espodumênio mais adiante.