Pedras e minerais

Espessartina: propriedades e descrição do mineral

Espessartina: propriedades e descrição do mineral
Contente
  1. Fatos da história
  2. Composição química e classificação
  3. Uso e cuidado do produto
  4. pedra Mágica

Uma das joias mais procuradas e procuradas - a spessartine - chama a atenção por sua cor estética e brilho extraordinário, parece brilhar por dentro. Essas propriedades excepcionais tornam o mineral muito valioso entre os joalheiros e colecionadores artesanais.

Fatos da história

Há muito tempo é possível encontrar pedras incomuns na Spessart Alpine Ridge, ao longo do rio Main. Eles faziam parte de uma grande família de pedras preciosas e eram chamados de granadas. Essas pedras foram pintadas em tons quentes de tangerina e davam a impressão de um brilho. Eles começaram a ser chamados assim - romãs-tangerina. Em 1832, o mineralogista francês F. Bedan estudou o mineral encontrado e deu-lhe o nome de spessartine em homenagem ao cume onde foi descoberto pela primeira vez.

No final do século 20, a granada era cortada e usada na joalheria. No entanto, a espessartina Alpina não teve ampla aplicação na prática joalheira devido às suas propriedades físicas.

Composição química e classificação

A granada de espessartina pertence a aluminossilicatos complexos; além do óxido de silício, contém alumínio e manganês. Sua fórmula química é Mn3Al2 (SiO4) 3, mas na estrutura cristalina da pedra, os íons de manganês e alumínio são freqüentemente substituídos por impurezas de ferro. A este respeito, a maioria dos minerais alpinos são de cor escura e quase opacos, e isso exclui a possibilidade de corte.

Não apenas o ferro pode alterar as propriedades da espessartina, mas 3% do peso da gema pode ser impurezas de magnésio oxidado, ítrio, vanádio, bem como cálcio e titânio.

As amostras de cristal encontradas deixam apenas 94% da própria espessartina.

A composição química específica de uma pedra forma suas características físicas, como cor e transparência. A baixa resistência ao calor, a tendência à formação de fissuras e as pequenas dimensões lineares dos minerais de origem natural dificultam o processamento da pedra. Porém, nos depósitos de espessartina espalhados pelo mundo, felizmente, é possível encontrar exemplares de qualidade. A dureza da pedra na escala de Mohs é de 7 unidades, e a densidade é de 4 g / cm3, essas propriedades permitem que ela seja esmerilhada e cortada.

Dependendo das impurezas contidas, as espessartinas são subdivididas nas seguintes subespécies:

  • brandaosite - contém uma pequena quantidade de alumínio e ferro;
  • cálcio, aisenspessartin - conter uma quantidade suficiente de cálcio e ferro;
  • emildina - tem uma grande quantidade de ítrio;
  • johnstonotite - é uma espessartina de cálcio vermelha com impurezas visíveis;
  • spandite - Esta é a espessartina, que contém uma grande quantidade de cálcio e ferro ou magnésio e alumínio.

A aparência da spessartine é muito atraente, ela “brilha” intensamente sob quaisquer condições de iluminação. Os tons de cor da pedra são variados: tons de laranja-avermelhado, escarlate, laranja, bem como tons de vermelho e cereja.

A espessartina mais cara é um mineral laranja-avermelhado, extraído da África do Sul e seu custo pode chegar a US $ 1.500 por 1 quilate.

O custo para outros tons da pedra varia de $ 50 a $ 80 por 1 quilate.

As principais jazidas do mineral estão localizadas nos EUA, Brasil, Austrália, Sri Lanka e Madagascar. A Índia e o Sudeste Asiático são famosos por seus depósitos de pedras cor de rosa e cereja. Na América do Norte, as pedras amarelo-laranja são mais comuns e as granadas do sul do país têm um efeito alexandrita (mudança de cor em diferentes condições de iluminação). Existem poucos depósitos de espessartina na Rússia, mas ela é encontrada em pequenas quantidades na Transbaikalia e nos Urais.

Uso e cuidado do produto

Muitas vezes, variantes naturais de pedras brutas são encontradas em exposições privadas e em museus. Os spessartines processados ​​são considerados mais exclusivos e valiosos.

As joias feitas de platina, ouro e prata são combinadas de forma muito harmoniosa com várias versões de spessartine. Anéis, broches, pingentes com romãs serão acessórios maravilhosos para qualquer look e vão valorizar o status de seu dono.

O uso de espessartina e produtos feitos a partir dela como talismãs e amuletos é muito popular.

Os produtos minerais devem ser armazenados em um tecido de veludo em uma caixa.

A exposição prolongada de produtos à luz solar direta pode levar à descoloração e ao aparecimento de pequenas rachaduras na pedra, portanto, quando for viajar para países quentes, as joias devem ser deixadas em casa.

Para aumentar a energia positiva e restaurar a cor, recomenda-se periodicamente colocar o mineral sob uma corrente de água fria.

As joias espessartinas são limpas com uma escova macia umedecida em água com sabão. Em seguida, são enxaguados em água limpa e secos com um pano macio.

pedra Mágica

O fato de a romã ter propriedades mágicas é dito não apenas por médiuns, mas também por amantes comuns de minerais caros. O mineral é especialmente popular entre adivinhos e mágicos. Diz-se que eventos futuros ou passados ​​podem ser vistos nas facetas cintilantes da pedra. Acredita-se que tenha o poder de certos planetas: Marte, Vênus, Mercúrio e o Sol.

As principais propriedades mágicas da espessartina incluem:

  • ativação da energia vital humana;
  • reviver a vontade de viver e aumentar a autoconfiança;
  • aumento da energia sexual e atratividade;
  • amuleto contra acidentes e ferimentos.

Pelas propriedades curativas do mineral, vale destacar o efeito benéfico na imunidade humana, bem como na capacidade de se livrar do estresse.A gema tem um efeito positivo no sistema circulatório, estabiliza a pressão arterial, tem um efeito antiviral e reduz as reações alérgicas.

Para sentir o poder do mineral, você deve carregá-lo constantemente com você.

Os astrólogos observam que as propriedades mágicas da espessartina se estendem às pessoas de acordo com os signos do zodíaco:

  • Aquarianos será capaz de encontrar harmonia e sentido na vida;
  • Sagitário revelará habilidades ocultas;
  • Escorpiões estabelecerá relações com colegas, chefes, conhecidos;
  • escalas ganhará força para resolver questões difíceis;
  • Lagostim encontre um patrono e tenha sucesso;
  • Peixes ganhar autoconfiança;
  • Leões o amuleto ajudará a fortalecer a saúde mental e a encontrar a paz;
  • Touro ganhe fé no sucesso;
  • Áries encontre sua alma gêmea;
  • Capricornianos será capaz de derrotar a preguiça e ser inspirado para alcançar seus objetivos;
  • Virgem ficará mais confiante e persistente na resolução de problemas difíceis.

    Especialistas na área de astrologia e esoterismo aconselham os homens a usar joias de espessartina, já que a pedra irradia energia masculina. O talismã ajuda seu dono a aumentar a renda, acelerar o desenvolvimento dos negócios, fortalecer a força de vontade, livrar-se dos maus hábitos, aumentar a energia positiva e proteger contra o mau-olhado.

    A predominância da energia masculina na pedra não significa de forma alguma que ela não deva ser usada por mulheres. Pelo contrário, os donos de joias com espessartina poderão resolver problemas em sua vida pessoal, ao conhecer seu noivo.

    Antigamente, acreditava-se que a espessartina ajudava as mulheres em trabalho de parto, ajudava a curar doenças de pele e restaurava os processos metabólicos do corpo. Os curandeiros mais antigos notaram que a ação do cristal laranja-avermelhado ajuda a aliviar a ansiedade, a aliviar a depressão e a estabilizar o fundo emocional.

    A semipreciosa spessartine atrai olhares de admiração de colecionadores, mineralogistas e joalheiros. Graças às raras cores de tons naturais, o mineral fica ótimo em joias e confere ao proprietário um visual elegante. Para as pessoas que gostam de astrologia, numerologia e magia, esta pedra virá ao resgate com suas fantásticas propriedades mágicas.

    Para obter detalhes sobre as variedades de joias de granada, consulte o vídeo a seguir.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa