Pedras e minerais

Descrição da sodalita, suas propriedades e sutilezas de aplicação

Descrição da sodalita, suas propriedades e sutilezas de aplicação
Contente
  1. O que é isso?
  2. Local de nascimento
  3. Propriedades
  4. Use em joias
  5. Cuidado e armazenamento

De todos os minerais existentes, muitas pessoas consideram os diamantes e as esmeraldas a melhor escolha. Piropo, jaspe, cornalina, aventurina e muitas outras pedras também são bem conhecidas e populares. Nosso artigo é dedicado a um mineral de propriedades e beleza surpreendentes - a sodalita.

O que é isso?

Normalmente, na vida cotidiana, a sodalita é chamada de "sal-gema" ou "bicarbonato de sódio". O principal constituinte do mineral é o sódio (daí o nome). A raça se parece com lápis-lazúli na aparência, o que geralmente é o motivo de confusão involuntária. Freqüentemente, esse momento também é usado para engano proposital. Em termos de composição química, o mineral pertence aos aluminossilicatos de sódio, ou seja, junto com a substância principal, também contém uma certa quantidade de alumínio e silício.

Todos esses metais não existem em sua forma pura. Eles se ligam quimicamente ao oxigênio na composição do mineral. A proporção dos componentes é a seguinte:

  • óxido de sódio - cerca de 26%;
  • óxido de silício - 37%;
  • óxido de alumínio - 31%;
  • cloro - cerca de 7%.

Deve-se ter em mente que, ao contrário do lápis-lazúli, a sodalita não pode conter impurezas de enxofre. Mas essa diferença só pode ser detectada em condições de laboratório. Externamente, ele praticamente não se manifesta de forma alguma. A semelhança dos minerais também se expressa na presença de manchas esbranquiçadas. Para excluir um erro, você deve realizar um exame escrupuloso.

Local de nascimento

Principalmente a sodalita surge como resultado da atividade vulcânica. É frequentemente encontrada nas regiões montanhosas de Portugal, Alemanha ou Canadá. Existem também várias fontes russas localizadas na Península de Kola.

É necessário pesquisar a sodalita nas rochas alcalinas.

Como resultado da pesquisa, verificou-se que o mineral não é criado em grandes profundidades, mas após a ejeção do magma para fora. Na maioria das vezes, a sodalita é cercada por pegmatita.

O mineral pertence ao número de veios, ou seja, preenche a fenda da crosta terrestre. A rocha é extraída principalmente em sedimentos secundários. O tipo acessório de sodalita também está presente no território da Carélia (ou melhor, em sua parte norte). Os principais maciços russos são Salmogorsky, Lesnaya Baraka, Afrikanda, Gornoozersky. A sodalita é cercada por:

  • nefelina piroxenites;
  • urtites;
  • malignites;
  • pegmatitos alcalinos.

    A sodalita foi encontrada nas montanhas de Ilmen, onde é cercada por apatitas, cancrinitas, calcitas e miasquitas pegmatóides. Nas montanhas das cerejeiras dos Urais, o mineral é um componente dos pegmatitos com fraca diferenciação. Sua formação também foi revelada no maciço Synnyr localizado ao norte do Lago Baikal. Depósitos minerais secundários encontrados em:

    • Maciço de Yakut Tomtor;
    • Transangare;
    • Maciço de Burpala (a oeste do Lago Baikal);
    • Maciço de Murunsky (a leste deste lago);
    • Maciço de Botogol (parte oriental das montanhas Sayan);
    • Kuznetsk Alatau (entre os nefelinos);
    • Tove;
    • Mariupol array;
    • complexos Pambak, Tezhsar, Shvanidzor (Armênia);
    • Esil massif (Cazaquistão);
    • vários maciços alcalinos no Tajiquistão e no Quirguistão.

      Sabe-se da presença de sodalita nos maciços da Groenlândia de Ilimausak e Kangerlussuaq, na Tchecoslováquia, Polônia, centro da Itália, Romênia e sul de Portugal. Existem depósitos do mineral no continente africano - nos maciços de Chilva, Chikola e Dzhunguni. Lá, a sodalita pode ser um componente formador de rocha e um componente acessório. Às vezes, percebe-se que ele cresce dentro do feldspato. No continente norte-americano, a sodalita é encontrada nos estados de New Hampshire, New Jersey, Maine, Montana, Arkansas, nas províncias de Quebec, Ontário e British Columbia.

      Outro mineral é extraído ou está presente em:

      • República da Coreia;
      • Índia;
      • Mianmar;
      • Grã Bretanha;
      • França;
      • Alemanha;
      • melanofonólitos nefelinos de Trinidad;
      • fonólitos ultra-alcalinos das Ilhas Marquesas;
      • Nova Gales do Sul;
      • meteoritos Allende, Lance.

      Propriedades

      Químico e físico

      Ao contrário do lápis-lazúli, um mineral como a sodalita pode ter cores mais variadas. São conhecidas amostras das cores cinza, branco, verde e até vermelho. O último tipo foi descoberto em 1903 pelo pesquisador Hackman.

      Por muito tempo, as buscas por ela não deram nenhum resultado, porque a pedra fica preta com o contato direto com o ar.

      Somente uma técnica especial ajuda a devolvê-lo à sua cor original.

      Manchas esbranquiçadas características da sodalita durante a análise química revelaram ser inclusões de calcita. Ao mesmo tempo, eles não podem brilhar com o sol, como manchas semelhantes no lápis-lazúli. O motivo é a ausência de uma impureza adicional de pirita. A dureza de ambas as pedras é aproximadamente a mesma. Sua densidade também coincide (dependendo da composição exata, há de 0,0022 a 0,0024 kg por 1 cm cúbico de rocha).

      Ambos os minerais brilham como vidro. Mas a sodalita brilha mais intensamente e não dá o brilho oleoso característico. O mineral possui muitos poros. Graças a eles, ele absorve abundantemente substâncias estranhas. Isso permite, por exemplo, mudar de cor quando exposto ao vapor de sódio.

      O nome foi dado ao mineral em 1810. Não há evidências de que ele era conhecido na Idade Média ou antes. A raridade da sodalita está associada às peculiaridades de sua extração das rochas circundantes. A raça é caracterizada por singonia cúbica e clivagem implícita. A fratura pode ser simplesmente irregular ou salpicada de conchas.

      A sodalita pode entrar em reações de troca iônica. Às vezes, é processado com um arquivo. Pedras conhecidas:

      • azul;
      • azul (inclusive com veias e pontos brancos);
      • verde;
      • cinza azul;
      • cor amarela.

      Mágico

      Pessoas que gostam de percepção extra-sensorial e magia consideram a sodalita como tendo várias propriedades sobrenaturais.A crença indiana diz que o mineral ajuda a fortalecer a intuição e acelerar a iluminação. A pedra é freqüentemente usada como adorno pelos iogues. Com base nas declarações dos astrólogos, a sodalita é da maior importância para os nascidos no 12º dia lunar. Os astrólogos também acreditam que o mineral é adequado para os elementos de Escorpião, Sagitário e Touro.

      Amantes sobrenaturais costumam usar sodalita para meditação. Muitas vezes, encontra aplicação nos rituais de magia do amor (como um intensificador de interesse em portadores).

      Recomenda-se também que os homens o usem, mas desta vez para aumentar a clareza de pensamento e tomar as decisões certas em uma situação difícil.

      O mineral azul promove o desenvolvimento da intuição, e o amarelo é considerado um auxiliar na busca pela harmonia interior. Os paranormais acreditam que as pedras vermelhas ajudam a restaurar a vitalidade.

      Cura

      Segundo a opinião dos curandeiros, a sodalita ajuda as vítimas da exposição à radiação. Muitas vezes é aconselhado também para quem tem pressão arterial alta ou baixa. Alguns litoterapeutas afirmam que a pedra tem um efeito positivo nas condições do fígado. De acordo com alguns adeptos da medicina tradicional, o mineral ajuda a lidar com doenças do fígado e do coração, rins e até mesmo a digestão. Também há uma opinião de que a pedra ajudará com insônia, doença de Graves e enfraquecimento do tecido ósseo.

      Use em joias

      Na grande maioria dos casos, a pedra é usada para joias de cabochão. O corte facetado só se aplica a sodalitas transparentes... O mineral opaco é processado para que a textura e o padrão característico não sejam perdidos. Portanto, é imperativo excluir seções e apenas polir. Tem como objetivo formar ornamentos arredondados.

      A sodalita é usada não apenas na Europa, mas também na Ásia. Lá, são produzidas joias de natureza predominantemente religiosa. Uma média de 3.000 rublos é paga por um rosário de cerca de 0,3 m de comprimento. As contas suspensas em fios são uma espécie de branco para as costureiras. 0,4 m de tal cabo custou de 2 a 2,5 mil rublos.

      Ao comprar fragmentos não tratados de sodalita de 0,03-0,04 m de comprimento, eles pagam de 300 a 500 rublos. Os exemplares maiores (que são três vezes mais) após o polimento custam às vezes de 3 a 4 mil. Para fins decorativos, inserções quadradas e triangulares são feitas de sodalita. Neste caso, certifique-se de que existem grandes áreas lisas. O mineral é valorizado pelos joalheiros devido à sua dureza média, até mesmo os maiores especialistas do mundo trabalham com ele.

      Em nosso país, a sodalita ainda é muito menos usada do que na Europa, na Ásia estrangeira ou nos Estados Unidos. Mas mesmo celebridades muito populares o apreciam lá. Portanto, a pedra tem um grande futuro.

      Para sua informação: nos tempos antigos, a sodalita foi usada pela primeira vez para decorar edifícios incas. A partir dos resíduos foi preparada uma tinta mineral azul. Além da indústria joalheira e do acabamento decorativo de edifícios, a sodalita também é utilizada em dispositivos ópticos.

      Para quem é adequado?

      A descrição das supostas propriedades medicinais e preconceitos mágicos que cercam a sodalita revela quais as pessoas comumente a usam. Mas os astrólogos não seriam astrólogos se não tentassem complicar as coisas tanto quanto possível e promover seus serviços adicionais. Eles argumentam que, ao escolher um mineral, é necessário levar em consideração não apenas o signo do zodíaco, mas também muitos outros fatores. Supostamente, informações mais precisas podem ser fornecidas pelo layout de cartões especiais. Se deve confiar ou não em tais instruções - cada um decide por si mesmo.

      Cuidado e armazenamento

      A sodalita é compatível com:

      • corais de várias cores;
      • cristal;
      • malaquita;
      • ametista;
      • quartzo rosa (e nenhuma outra pedra).

      Em qualquer caso, as joias devem ser armazenadas em um suporte macio. Quando essas coisas não estão em uso, são imediatamente guardadas em uma caixa hermética. Isso é feito para evitar a exposição à luz solar. Para limpar, leve apenas um pano macio.Informações mais detalhadas podem ser obtidas no momento da compra.

      Para obter detalhes sobre as propriedades da sodalita, consulte abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa