Tudo sobre pedra espinela
Spinel é uma das gemas mais raras e caras. O boné de Monomakh, a coroa de Catarina, a Grande, os atributos do poder dos governantes iranianos são incrustados com esta pedra. Não é inferior em beleza aos rubis, safiras e esmeraldas. Por que o mineral é tão atraído pelos joalheiros dos poderosos deste mundo? Que propriedades físicas e mágicas ele possui e para quem pode se tornar um talismã da sorte?
Descrição
Spinel foi mencionado pela primeira vez pelo famoso viajante do século 13, Marco Polo. Depois de visitar os Pamirs, ele citou o local onde a gema foi extraída como minas de rubi. Antigamente, a pedra era frequentemente confundida com o precioso rubi e o corindo. Por séculos, muitos cristais vermelhos foram reverenciados como rubis, até que no século 19 os cientistas fizeram as pesquisas adequadas e descobriram a verdade.
Na Rússia, o espinélio é conhecido pela palavra árabe "lal" após o nome das minas Kuhi-Lal, onde a pedra foi descoberta pela primeira vez. O mineral em pó era usado como remédio para várias doenças e para reduzir a sensação de sede. A gema recebeu seu nome atual da palavra alemã spinell. Cristais têm formato pontiagudo, então os cientistas sugeriram que a palavra significa "espinho". De acordo com outra versão, a palavra tem raízes gregas: em uma versão significa "brilho", na outra - "faísca".
Em sua forma moderna cristais transparentes coloridos são usados em joalheria para fazer joias: anéis, brincos, contas, pulseiras, broches, anéis, tiaras. Um mineral natural de alta qualidade é uma compra bastante cara.Lal costuma ser combinado com pérolas e diamantes em joias de grife. A pedra parece brilhar no crepúsculo. O espinélio de alumínio-magnésio é utilizado em cerâmica, em particular, na produção de materiais refratários, tintas cerâmicas permanentes, vidro.
Na ciência, uma pedra é alocada a um grupo independente de minerais com seu próprio conjunto de propriedades físicas únicas. Por sua natureza química, é um óxido com fórmula MgAl204. Alguns dos íons de magnésio e alumínio podem ser substituídos por íons de outros metais do mesmo tamanho, enquanto as propriedades do mineral permanecem inalteradas. Parte do magnésio é geralmente substituído por íons de ferro, com menos frequência - íons de zinco, parte de alumínio - íons de ferro ou cromo.
A composição química das manchas determina a cor.
O mineral possui uma rica paleta de cores. Na natureza, existem espinélios incolores, rosa, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul, roxo e preto. Na maior parte, é uma pedra transparente com um brilho vítreo brilhante., tendo as seguintes características:
- dureza - de 7,5 a 8 unidades;
- densidade - 3,57-3,72 g / cm³;
- o tipo de simetria é cúbico.
Variedades e suas propriedades físicas e químicas
As amostras de espinélio diferem significativamente umas das outras em termos de cor, transparência e composição química. Podemos dizer dela que esta é a pedra ideal para um gemologista - um especialista que estuda gemas. Os seguintes tipos de minerais são distinguidos convencionalmente.
- Espinélio nobre. Inclui espinélios incolores e variedades transparentes com cor de saturação impecável: rubi, safira, almadina, azul, espinélio verde, rubicela, fardo de rubi.
- Espinélio comum. Possui alto teor de ferro em sua composição química, por isso as pedras adquirem uma coloração verde escura e preta.
- Espinélio de cromo. É distinto por uma cor preta densa. Aqui, o alumínio foi substituído por cromo.
- Ganit. Os íons de ferro e zinco deslocaram o magnésio.
Vamos falar separadamente sobre o nobre espinélio. Só este tipo de mineral tem valor gema e pertence às pedras semipreciosas. O espinélio de rubi tem o valor mais alto. O preço de 1 quilate de cristal natural chega a 1000 dólares. Sua rica cor vermelha profunda se deve à presença de íons de cromo.
A pedra tem a capacidade de fluorescência. Sob luz ultravioleta, dá uma cor vermelha visível ao olho humano.
Em segundo lugar em valor está variedade safira. Sua cor é azul, azul. Raramente é encontrado no ambiente natural, razão pela qual é tão valorizado.
Ruby-Balais graças ao manganês, tem uma cor rosa avermelhada com matizes lilases. Rubicell - pedra laranja-avermelhada, amarela. Tem manchas de ferro.
Na superfície de tais espécimes, muitas vezes você pode ver o reflexo de uma estrela de quatro ou seis raios. Este fenômeno é denominado efeito de asterismo.
Almadinova - espinélio vermelho-púrpura. Ganospinel tem uma cor ciano profunda com uma tonalidade sutil de púrpura ou cinza-violeta.
O espinélio de cloro apresenta uma cor verde brilhante devido à presença de íons cloro na composição. A pedra mais rara. Vários espécimes únicos foram encontrados nos Urais, na cidade de Kamenka.
Cristais pretos de alta transparência e cor espessa também podem ser atribuídos à variedade nobre.... Na joalheria, a hercinita tailandesa preta e escura é valorizada.
Raramente é um mineral que tem efeito alexandrita: a capacidade de mudar sua cor dependendo da iluminação. Na maioria das vezes, as pedras sintéticas têm essa qualidade.
Apesar das diferenças de cor, se você esfregar qualquer espinélio até formar um pó fino, ficará branco.
Depósitos principais
O espinélio de joias é extraído em placers em cristais únicos que variam em tamanho de 10 a 12 quilates. Às vezes, o mineral forma drusas. Os mais ricos depósitos de joias caras são na Índia, Sri Lanka, Pamir e Tajiquistão. Das minas dos Pamirs, o maior exemplar do mineral, pesando 5 kg, foi trazido à luz.
Placers de espinélio vermelho são extraídos das entranhas de Mogok, em Mianmar. Os principais produtores são Tajiquistão, Afeganistão e Brasil. Cristais azuis são trazidos do Turcomenistão, EUA e Madagascar. O Sri Lanka é considerado o líder mundial no fornecimento de espinélio preto nobre.
A pedra preta não decorativa é extraída da Austrália. Depósitos de espinélio comum foram encontrados em grandes quantidades no território da Rússia: nos Urais, nas montanhas Shishim e Nazyam.
Nas minas dos Urais, pode-se encontrar um mineral das mais belas cores roxa, azul e esmeralda.
Obtenção artificial
Hoje é muito difícil encontrar à venda espinélio nobre natural devido à sua raridade, dificuldade de mineração e corte. Os cientistas aprenderam a sintetizá-lo. O espinélio cultivado artificialmente é muito procurado pelos joalheiros. Ele imita um mineral natural e outras gemas: alexandrita, topázio, zircão, água-marinha.
Em termos de suas propriedades, um análogo artificial pode diferir significativamente de uma contraparte de origem natural e, externamente, eles só podem ser distinguidos por profissionais experientes. Embora você possa tentar.
Se uma estrutura turva, cor irregular e inclusões forem perceptíveis na pedra, então é natural. As amostras sintéticas são perfeitamente limpas e uniformes.
Diversas tecnologias foram desenvolvidas que possibilitam a obtenção artificial do mineral. Entre eles: o método de Czochralski, o método hidrotérmico e o método de cristalização por meio de fundentes. A maneira mais comum e fácil de cultivar espinélio permanece Método Verneuil... Óxidos de magnésio e alumínio são derretidos em um queimador de fogo-hidrogênio-oxigênio especialmente projetado. A partir das gotas resultantes resfriadas, nasce um cristal.
Para dar a cor e tonalidade desejadas, várias misturas são adicionadas. O cobalto dá a cor azul. O óxido de cromo tornará o mineral vermelho ou rosa. Se você adicionar calor enquanto derrete, uma amostra verde aparecerá. Graças ao flúor de chumbo, cristais de mel azul, pistache, azul claro e dourado são cultivados.
Propriedades curativas e valor mágico
Spinel tem propriedades curativas. Sua composição química contém oligoelementos úteis para o corpo humano. O famoso químico suíço Paracelsus prescreveu o mineral, transformado em pó, como um medicamento para o tratamento de doenças graves. Propriedades desinfetantes, hemostáticas e regeneradoras a pedra era conhecida e habilmente usada por curandeiros e curandeiros na Rússia.
Nos tratados medicinais medievais está escrito: "lal é útil para bochechas rosadas, um estômago saudável, melhorando a visão." Hoje em dia, os curandeiros da medicina alternativa e litoterapeutas também usam espinélio para curar o corpo.
Pedras vermelhas e azuis são consideradas especialmente curativas.
O espinélio vermelho ajudará o corpo a resistir a infecções virais e bacterianas durante as epidemias. Ela tem o poder de aumentar a sexualidade masculina e feminina e a atratividade aos olhos do sexo oposto. Fortalece a circulação sanguínea no corpo.
Aumentando o erotismo e a paixão excitante, não é recomendado para adolescentes devido às características emocionais desta faixa etária.
Azul mineral será de maior benefício em doenças do trato gastrointestinal, bem como na reabilitação após a cirurgia. Espinélio rosa usado para distúrbios do sono: insônia, pesadelos.
Verde - uma pedra do coração. Corrige seu trabalho, estabiliza a pressão, ajuda a restaurar a visão. Espinélio preto irá fornecer primeiros socorros para lesões, escoriações, feridas, aliviar a dor e parar o sangramento.
Desde os tempos antigos, as pessoas notaram as propriedades mágicas da pedra e sua capacidade de ter um efeito positivo sobre os humanos. Acredita-se que a espinélio traz sucesso ao seu proprietário em todos os seus empreendimentos e empreendimentos.Cria um ambiente favorável ao seu redor, o que contribui para o alcance de objetivos e a realização de desejos. Mesmo que uma pessoa seja surpreendida por uma listra negra na vida, a joia dará fé no futuro, encherá de energia e ajudará a superar as dificuldades.
Tudo na vida pode ser consertado se lal o proteger.
O espinélio vermelho é um talismã mais adequado para os homens. Nos países orientais, era recomendado como remédio para a impotência masculina. Embora ela seja capaz de ajudar mulheres bonitas nos casos de amor, encontre um noivo e construa relacionamentos fortes. Não é à toa que a chamam de arauto da felicidade. A pedra adora empresários ativos e enérgicos que tomam decisões importantes e responsáveis em relação a si próprios e a outras pessoas.
Tradicionalmente, este é um amuleto para quem está sempre em viagem, cujo trabalho está associado às constantes viagens e viagens de negócios.
Spinel irá salvá-lo de problemas na estrada, atrasos e situações desagradáveis. O dono da joia pode ter o dom da clarividência de uma forma inesperada. e previsão do futuro, por exemplo, por meio de sonhos proféticos.
Mágicos e feiticeiros são atraídos pelas variedades negras do mineral. Eles o usam para fins mágicos em rituais. Mineral ajuda os adeptos das ciências ocultas a escapar da agitação, sintonizar-se com o eterno e realizar projetos de grande escala. Com a garantia de quem sabe, durante as manipulações, a pedra deve ser segurada com os dedos e em nenhum caso colocada na palma da sua mão. As propriedades de uma pedra negra são tais que podem perturbar o equilíbrio das energias no corpo humano.
Spinel é uma pedra com caráter próprio. Ele não gosta de enganadores, mentirosos, pessoas biliosas, invejosas e desonestas. Ele generosamente compartilhará sua energia somente com almas sinceras e puras e boas intenções. A melhor "roupa" para uma gema é um engaste dourado. É em combinação com esse metal que a pedra funcionará com força total. Um anel com o poder de um amuleto é usado na mão esquerda no dedo anelar ou indicador.
O mineral tem vários governantes ao mesmo tempo, estes são o Sol, Vênus e Júpiter, cujas energias são muito diferentes entre si. Portanto, devido à disposição caprichosa e mutável, o espinélio não é recomendado para ser usado o tempo todo.
Para quem é adequado?
Spinel é o talismã perfeito para pessoas nascidas sob a constelação Leo... Ele irá encher seus favoritos com energia, realçar a nobreza inata e aprimorar o caráter "real". Lal também é favorável a outros representantes do elemento fogo: Sagitário e Áries.
Aquário e Capricórnio a pedra ajuda a ganhar resistência física, aumenta a autoconfiança e o bom humor. Touro, Libra e Peixes dará a oportunidade de encontrar uma família feliz, construir uma carreira de sucesso, ajudar a superar dificuldades e contornar dificuldades.
O espinélio preto reduzirá o perfeccionismo e a desconfiança de Virgem.
Quem quer que uma pedra não se adapte é Câncer... Lal os levará a um estado de serenidade, o que aumentará a vertigem, o descuido. Pode levar à perda de controle sobre as situações da vida e destruir o que foi alcançado anteriormente. Escorpiões com o uso de uma gema como talismã e decoração, deve-se ter cuidado. Spinel os tornará "cegos" na vida. Eles vão parar de ver mentiras, engano e bajulação.
Mineral favorece pessoas com os nomes Sophia, Rose, Robert.
Como cuidar?
As joias de espinélio requerem cuidados delicados. Para manter uma aparência atraente e brilhante existem algumas regras simples a seguir.
- Para evitar danos e arranhões a joia é cuidadosamente embrulhada em um tecido de veludo. O mineral é armazenado separadamente das outras pedras.
- Lavável em água morna com sabão sem o uso de produtos químicos domésticos agressivos.
- A limpeza com ultrassom e vapor não é recomendada.
Belos exemplos de produtos
Um espinélio vermelho brilhante com um tamanho de 398,72 quilates adorna a principal regalia dinástica dos Romanov - Grande Coroa Imperial do Império Russo... Foi feito pelos joalheiros da corte por ocasião da coroação de Catarina, a Grande, em 1762. Daquela época até 1917, ela foi coroada com o reinado de todos os monarcas russos. A relíquia é mantida no Fundo Diamante e não pode ser exportada para fora do Kremlin.
O Tesouro do Império Britânico guarda outro magnífico exemplar do mineral com sua incrível história de 600 anos. No leste, "Hiraj-i-Alam" ("Tributo à Paz") e no Ocidente "Rubin de Timur" A rainha Vitória foi recebida dos líderes da Companhia das Índias Orientais em 1851.
O mineral pesa 352 quilates. A pedra é fixada em um colar junto com outras gemas. Embora a definição de "corrente no peito" seja mais apropriada para esta joia real. É surpreendente que o corte indiano original tenha sido preservado ao longo dos séculos.
As pedras trazem letras em caligrafia persa, que informaram o mundo sobre sua história e seus proprietários. Entre os donos da joia estão governantes influentes do Oriente: xás, padixás, além do famoso conquistador Timur-i-Leng ("Lame Timur"), conhecido como Tamerlão. Seu nome deu o nome à pedra.
O proprietário de outra pedra maciça de cor rubi era o Príncipe Charles de Gales, apelidado de Príncipe Negro pela cor de sua armadura. Ele recebeu esta pedra em troca de ajuda militar das mãos do monarca castelhano Pedro I.
A pedra foi herdada pelo rei inglês Henrique V, que nunca se separou dela. Diz a lenda que em uma das batalhas o inimigo cortou o elmo na cabeça do rei, mas, tendo tropeçado no "rubi" com sua espada, não conseguiu matar o comandante supremo. Então, o talismã salvou a vida de seu monarca.
Hoje, o "Príncipe Negro" brilha na Coroa do Império Britânico. O traje está em exibição no complexo Waterloo.
Para as características da pedra, veja abaixo.