Ágata cinza: descrição, propriedades e aplicação
A ágata é uma bela pedra semipreciosa / ornamental, podendo ser de uma grande variedade de cores. Este artigo se concentrará na ágata cinza, suas propriedades, recursos e aplicações.
Origem e recursos
A ágata pertence ao grupo da calcedônia. O principal composto químico da ágata é o óxido de silício. A estrutura em camadas desta pedra se deve à duração e à natureza cíclica do processo de formação, e ainda não existe uma teoria geralmente aceita sobre a origem das rochas portadoras de ágata. A superfície não tratada da ágata é fosca; as pedras são polidas e polidas para dar brilho. A transparência do mineral varia de completamente opaco a esfumaçado (parcialmente translúcido).
O mineral tem uma dureza bastante alta - 6,5-7 na escala de Mohs, e resistência a ácidos, se presta apenas ao ácido fluorídrico. Difere em força e resistência. A densidade da pedra é de 2,6 g / cm3.
Se a pedra puder ser quebrada, a linha de fratura será côncava, irregular.
Camadas de calcedônia em cada pedra formam um padrão único. Dependendo da aparência dessas pinturas, distinguem-se mais de uma centena e meia de tipos de ágata. Os mais famosos entre eles são:
- os desenhos recortados de bastiões evocam uma associação com fortalezas medievais (bastiões) e / ou paisagens urbanas;
- Brasileiro - distingue-se por belos padrões concêntricos, na maioria das vezes contrastantes (interlayers alternados em preto e branco, por exemplo);
- ocelular - as camadas no centro da pedra parecem divergir e o padrão de corte se assemelha a um olho (a propósito, esses espécimes são freqüentemente chamados de “o olho do Criador”);
- dendrítico (musgo) - assim chamado por causa dos veios de manganês ou sais de ferro que formam um padrão lenhoso;
- panorama;
- iridescente - em luz forte, tal espécime começa a brilhar levemente;
- em forma de estrela;
- Preto;
- azul (também chamado de safira);
- e muitos outros.
A ágata cinza é uma das variedades mais comuns dessa pedra. Como o nome indica, a cor principal é cinza (cinza-azulado), inclusões de branco, marrom, preto são possíveis. É muito popular como matéria-prima para entalhe em pedra, especialmente pedras grandes. As ágatas cinza esfumaçadas são altamente valorizadas.
Qualidades mágicas e de cura
O mineral cinza é freqüentemente usado como talismã, especialmente por representantes dos servidores da lei - juízes, investigadores, advogados. Acredita-se que o uso dessa pedra é benéfico em situações de conflito, ajudando a solucionar mal-entendidos e reduzindo as agressões. E também em várias fontes, a propriedade da ágata cinza é mencionada para revelar ao proprietário as más ações, pensamentos e sentimentos de outras pessoas. Este mineral é o santo padroeiro de indivíduos bondosos, honestos e justos. Se o dono da pedra não for um indivíduo digno, o mineral atrairá infortúnios.
Eles também observam o efeito benéfico da pedra em pessoas indecisas e inseguras, bem como em pessoas excessivamente emocionais e temperamentais. Usar um talismã de ágata traz paz, serenidade e confiança. Se formos pelo aspecto terapêutico, acredita-se que a ágata cinza auxilia no tratamento de doenças do trato respiratório superior (bronquite, asma e semelhantes), alivia as crises de tosse, principalmente se usada no peito em forma de broche ou contas.
Usar brincos de ágata pode ajudar a aliviar tonturas e dores de cabeça (enxaquecas).
Muitas pessoas aconselham usar um anel de ágata na mão esquerda - especialmente para pessoas que sofrem de doenças cardíacas e do sistema circulatório. Se você sofre de insônia, experimente usar uma das joias da ágata: trazer sonhos agradáveis e tranquilos também é uma das propriedades mágicas dessa pedra. Acredita-se que a ágata cinza é a personificação dos elementos Ar e Terra. Em diferentes fontes, às vezes há interpretações conflitantes sobre quais signos do zodíaco são adequados para ágata e para quem - não. A maioria concorda que a ágata cinza é ideal para pessoas nascidas sob o signo de Touro ou Gêmeos. Não há proibição categórica de uso desta pedra por representantes de quaisquer outros signos do zodíaco, mesmo sendo Leão, nada o impede de escolher uma joia com este belo e misterioso mineral.
Só não se esqueça de combinar diferentes minerais - caso você não se limite a um acessório de ágata. Os astrólogos aconselham emparelhar esta gema com qualquer pedra dedicada aos elementos água ou terra - jaspe, opala, lápis-lazúli, jade e assim por diante. A ágata não tem conflito com os minerais do ar - safira, ametista, topázio, cristal de rocha. O único aviso dos astrólogos diz respeito às pedras de fogo (rubi, granada, coral, diamante e piropo) - elas são categoricamente incompatíveis com a ágata.
Uso
O escopo de uso da ágata cinza é bastante amplo.
- Em primeiro lugar, isso é, claro, joias. Uma variedade de joias e artesanatos (especialmente estatuetas) feitos de ágata, especialmente suas variedades semipreciosas, são muito bonitos e invariavelmente muito procurados entre os conhecedores de arte e entre as pessoas comuns.
- Devido às propriedades físicas e mecânicas do mineral (resistência, dureza e viscosidade), as peças para instrumentos de precisão são feitas a partir de suas variedades opacas, por exemplo, pilões e almofarizes para laboratórios químicos, prismas usados para balanças analíticas, bem como pedras para relógios de quartzo e mecânicos, são triturados.
- A ágata cinza é muito popular como talismã (amuleto); você pode encontrar muitas joias feitas de minerais ornamentais processados no mercado.
- Alguns designers usam inserções de pedra como detalhes originais do interior.
Mesmo que você não acredite em astrologia e nas propriedades mágicas dos minerais, use a ágata cinza apenas como adorno - até mesmo as joias feitas desse mineral parecem muito originais e bonitas, especialmente nos braços e no pescoço das meninas.
E estatuetas, pesos de papel, até cinzeiros simples, esculpidos em ágata e decorados com entalhes, vão se tornar um destaque no interior da sua casa.
Para as propriedades e usos da ágata, veja o próximo vídeo.