Pedras e minerais

Tudo sobre cornalina

Tudo sobre cornalina
Contente
  1. Descrição
  2. Propriedades físico-químicas
  3. Depósitos principais
  4. Valor curativo e mágico
  5. Para quem é adequado?
  6. Como cuidar?
  7. Como distinguir uma farsa?

Muitos de nós já ouvimos falar de um mineral tão extraordinário como a cornalina. Ele é capaz de ter um efeito curativo no corpo, curar feridas mentais e físicas. Neste artigo, você conhecerá todas as informações disponíveis sobre esta pedra extraordinária, com suas propriedades mágicas e curativas, bem como sua composição física.

Descrição

Carnelian, como seu ancestral, calcedônia, aparece como resultado de processos hidrotermais pós-vulcânicos em fluxos de lava. Acredita-se que o nome deste mineral entrou em nossa língua graças ao nome da majestosa antiga cidade de Sarda (ou Sardis, segundo os registros bíblicos), que foi a capital da Lídia. Foi lá que este mineral foi descoberto na antiguidade, a julgar pelos registros e achados antigos.

No início, a cornalina era usada exclusivamente como material para a fabricação de ferramentas: arqueólogos descobriram enxadas e meios improvisados ​​com cristais de cornalina, que datam do século 8 aC.

Só mais tarde, depois de vários séculos, esse mineral começou a ser usado ativamente na criação de joias, amuletos e amuletos. A beleza e as propriedades medicinais da cornalina logo se tornaram conhecidas em muitos outros países. Houve um tempo em que as tiaras, pulseiras e colares de cornalina eram muito mais caros do que as joias anteriormente conhecidas. No século 4 aC, esta pedra era comparável em valor a diamante, pérola e esmeralda.

Figuras históricas famosas que usavam cornalina são Cleópatra (metade de seus ornamentos e decoração dos quartos consistia em cornalina) e Tamerlão (elementos de cornalina estavam presentes em seu cinto e roupas). Mesmo no território da Rússia moderna, essa pedra era popular - era chamada de "kadnos" ou "mancha" e era usada para cortar vidros, decorar ícones e cruzes.

Na natureza, são conhecidas várias variedades de cornalina, que receberam seus nomes distintos devido à sua cor específica.

  • Carnelian. Parece um cristal vermelho, dentro do qual há como verdadeiras listras e gotas de sangue. O nome vem da língua latina, onde a palavra cornus significa literalmente "dogwood berry" (dogwood é uma conhecida baga vermelha medicinal).
  • Cornalina clássica. Possui uma cor original laranja-pêssego ou laranja-vermelho. De todas as variedades, é a mais comum.
  • Lincurius. Uma variedade de cornalina amarelada e cor de limão.
  • Sarder. Apresenta cristais de cor vermelha intensa ou escura, podendo ser encontrados tons castanhos e castanhos.
  • Sardônica. Uma variedade de cornalina com linhas de cintura branca horizontais características ao longo de todo o mineral. As listras podem separar vários tons semelhantes em uma pedra ou servir como borda para várias cores contrastantes. As listras estão disponíveis em branco, marrom ou preto.

Propriedades físico-químicas

Por sua estrutura, cornalina é uma calcedônia comum, ou seja, quartzo estratificado de origem vulcânica. A fórmula química desses minerais parece muito simples - SiO2. A calcedônia em si pode variar significativamente em cor: os minerais são conhecidos por serem pretos, brancos (claros), azuis e até azuis.

A cor dessas pedras depende diretamente das substâncias e minerais adicionais que estão incluídos em sua composição, no entanto, a fórmula em si praticamente não muda.

A cor da cornalina mais popular é vermelho-laranja ou laranja-amarelo, esta tonalidade foi formada devido ao conteúdo de uma grande quantidade de Fe2O3 no mineral. Quase todas as pedras têm uma estrutura irregular excepcionalmente em camadas, que é notavelmente visível, se não na aparência, pelo menos em uma seção transversal. A calcedônia mais valiosa é o modelo monocromático, é o menos comum e é usado para fazer joias de elite.

E agora vale a pena lidar com uma descrição detalhada das propriedades físicas e químicas da cornalina.

  • Pertence à família da calcedônia.
  • Pelo menos 90% da composição do mineral é dióxido de silício ou SiO2.
  • As inclusões mais comuns são os hidróxidos férricos.
  • Cores e tons comuns: preto, verde, azul, vermelho, laranja, amarelo, mel, castanho, marrom, marrom.
  • Por sua estrutura, a pedra bruta é bastante frágil. Densidade média - não mais do que 2,6 gramas / cm³.
  • Fratura do tipo concoidal.
  • As pedras naturais não têm brilho; há um ligeiro brilho se a pedra for polida e processada.
  • A estrutura interna é mate, quase opaca.
  • A clivagem está ausente.
  • Dureza na escala de Mohs - de 6 a 7 pontos.
  • Resistente a compostos ácidos.

Depósitos principais

Os depósitos mais famosos de cornalina são encontrados na Índia, Brasil, Uruguai, Egito, Alemanha, Mongólia e Ucrânia. Muitos desses minerais, como o âmbar, são carregados para a costa em ondas.

Os mais populares são os cornéis indianos, que podem mudar sua cor do escuro para o mais claro quando expostos à luz solar.

Se falamos sobre os depósitos desses minerais nos países da CEI, então em abundância as pedras são trazidas da Crimeia - lá elas são extraídas no território do maciço vulcânico Karadag. Existem também depósitos de cornalina na Sibéria Oriental (a melhor cornalina de joias da Rússia é extraída lá), no Território Primorsky, em Chukotka, na Buriácia e na Yakutia.

Valor curativo e mágico

Muitas pedras semipreciosas têm propriedades medicinais e mágicas, no entanto, apenas um pequeno número dessas pedras é oficialmente capaz de ajudar as pessoas. Carnelian é um desses minerais. Abaixo, você pode se familiarizar com as propriedades curativas e místicas desta pedra.

Terapêutico

As propriedades curativas desta pedra eram conhecidas há vários milhares de anos. No antigo Egito, esse mineral, moído em pó e misturado ao vinho, era usado como tônico e no tratamento de dores de cabeça e de dente. As propriedades curativas da pedra podem ser encontradas nas obras de Avicena e Biruni.

Para entender o significado de cornalina já na medicina moderna, vale lembrar a existência de um tratamento como terapia cornalina. Tudo se explica pelo fato de a cornalina emitir ondas radioativas fracas, que, com as doses certas e uso correto, podem curar algumas doenças. Em suma, essa radiação restaura células, regenera tecidos velhos, promove a cicatrização rápida de feridas, edema e melhora a condição do paciente como um todo.

Também existe uma teoria não confirmada de que a cornalina é capaz de impedir o desenvolvimento de células cancerosas.

Na maioria das vezes, o tratamento com cornalina é usado para as seguintes doenças e patologias:

  • gangrena;
  • úlceras tróficas;
  • abscessos;
  • doenças de pele: abscessos, acne, acne;
  • anemia;
  • doenças do sistema cardiovascular;
  • patologia do trato gastrointestinal;
  • problemas renais;
  • infertilidade;
  • impotência;
  • problemas de tireóide;
  • doenças da ODA e distúrbios do aparelho vestibular;
  • cânceres;
  • patologias endócrinas;
  • sepse.

Em casa, a cornalina é aconselhada a ser usada para dores crônicas em diferentes partes do corpo: lesões, fadiga crônica, excesso de trabalho. Nesse caso, pedras pré-aquecidas são aplicadas em partes específicas do corpo. Acredita-se que as pedras colocadas nas pálpebras e nos olhos podem aliviar a fadiga, enxaquecas e até restaurar a função visual.

Além disso, o mineral é usado nos processos de regulação do trabalho de todo o corpo, especialmente para pacientes debilitados: mulheres após a gravidez, crianças e outros pacientes após doenças prolongadas.

Ao escolher a cornalina para fins medicinais, deve-se prestar atenção às pedras com grande número de veias brancas - isso indica o conteúdo de uma grande quantidade de rádio.

    Apesar de todas as propriedades benéficas da cornalina, eles devem ser tratados por conta própria apenas com a permissão de um médico qualificado. Tal tratamento é considerado tradicional apenas em um círculo restrito de clínicas modernas e, portanto, será bastante difícil encontrar tais especialistas.

    Mágico

    Curandeiros e astrólogos estão convencidos de que cornalina revela plenamente seu potencial no campo do amor. Ele liberta pessoas que são muito rígidas e oprimidas, abrindo seus corações para o mundo inteiro. Para naturezas inicialmente românticas, ele é uma espécie de amuleto que protege contra traição, traição e intrigas.

    Este mineral é considerado a pedra mais poderosa da famíliaNão é à toa que as noivas são frequentemente presenteadas com pulseiras e colares que contêm cornalina: ele atua como uma espécie de guarda-costas que tentará com todas as suas forças manter o respeito mútuo, a paciência e o amor no casamento. As figuras, trabalhos manuais e outros elementos de interior de cornalina são aconselhados a serem colocados no quarto de um casal: não permitirá que as paixões e desejos diminuam.

    Em termos sexuais, o mais útil é uma variedade de cornalina como cornalina vermelho escuro: ela aguça os desejos, aumenta a sensação de sexualidade e liberta o dono.

    Quanto às outras propriedades não amorosas da cornalina, a calcedônia laranja é capaz de proteger seu dono dos efeitos destrutivos de desastres naturais: granizo, tempestades, tempestades e até terremotos. A pedra dá cautela aos viajantes no caminho, protege contra exaustão, ferimentos e mutilação. Cornelias vermelhas ou marrons são verdadeiros detectores de malfeitores e inimigos. Essas pedras são especialmente úteis para advogados novatos: elas darão mais confiança às declarações, tornarão o discurso mais lógico e razoável.

    Outra propriedade mágica útil da cornalina é seu efeito calmante e pacificador. Quando você tem cornalina em você, é muito menos provável que você tenha um surto de raiva, entre em conflito ou briga com entes queridos, amigos e colegas. Esta pedra será especialmente útil para pessoas que estão em contato com outras pessoas a maior parte do tempo e estão sobrecarregadas com grandes responsabilidades.

    Como já mencionado, a cornalina ajuda muitas pessoas a revelar seus talentos ocultos e habilidades naturais. Ele não é capaz de dar a uma pessoa quaisquer qualidades específicas, ele apenas direciona a pessoa ao longo do caminho de sua realização. Há casos em que pessoas, há muitos anos sem nenhum talento, de repente começaram a cantar ou a desenhar, tendo comprado recentemente apenas uma cornalina.

    As propriedades mágicas de uma pedra dependem diretamente de sua aparência.

    Se o seu mineral estiver turvo ou enegrecido, lave-o imediatamente ou apenas enxágue em água corrente e depois seque-o. A cornalina suja pode não só não ter propriedades úteis, mas também ser perigosa para os humanos. Não se surpreenda que as propriedades mágicas prometidas da pedra não se concretizem. Isso pode depender do seu caráter (cornalina tem uma influência fraca em personalidades inicialmente fortes), da pureza da pedra. Ou você pode ter comprado um espécime de mineral falso.

    Para quem é adequado?

    Cada mineral com propriedades mágicas ou curativas é favorável a pessoas com um certo caráter e mentalidade.

    Normalmente, os especialistas preferem comparar os efeitos desta pedra nas pessoas, dependendo do signo do zodíaco.

    Os elementos que têm um efeito benéfico nas propriedades da pedra são Água e Terra. Quanto à benevolência dos planetas, Mercúrio e o Sol atuam como patronos aqui. Acredita-se que cornalina é mais combinada com os seguintes signos do zodíaco: Touro, Leão, Virgem, Áries e Gêmeos. Além disso, esse mineral é ótimo para indivíduos criativos: dá-lhes inspiração, revela talentos e os admoesta a fazer novas descobertas e realizações. O resultado da ação deste mineral em conjunto com outras pedras é especialmente notável: quartzo rosa, lápis-lazúli ou ágata.

    Vale a pena entender a influência da pedra em certos signos do zodíaco.

    • Touro. Carnelian tem um efeito calmante e pacificador neste signo, ajuda a aceitar o ponto de vista de outra pessoa, evita a raiva e a agressão. Além disso, a cornalina preenche Touro com a energia vital que é tão necessária para ele. Acredita-se que a cornalina é mais usada por taurinos que procuram um par.
    • Cânceres. Variedades de cornalina de cor clara (marfim) aguçam a intuição natural do lagostim, desenvolvem o raciocínio lógico e facilitam a saída até de disputas difíceis como um vencedor. Esta propriedade é melhor realizada em líderes e líderes. Quanto à cornalina de outras cores, especialmente as mais escuras, os cancerianos não devem usá-las - podem provocar irritação.
    • gêmeos... A pedra dá este sinal de motivação no cumprimento das suas funções diárias, motiva o desenvolvimento das capacidades criativas. Carnelian estimula a paciência, a perseverança e ensina a encontrar alegria e prazer até mesmo nas questões e preocupações do dia a dia.
    • Leões. Aqui, a cornalina desempenha uma função organizadora e amorosa. Ele permite que você distribua corretamente suas receitas e despesas, planeje claramente sua rotina diária para criar a opção mais ideal. Além disso, ele ajudará Leo a encontrar um parceiro permanente e confiável, o que pode ser difícil para Leo conseguir sozinho.
    • Virgem... O mineral ajuda este signo a lidar com tarefas intelectuais complexas, melhora a intuição em relação às outras pessoas. Aqui, a pedra deve ser usada junto com prata ou platina em uma configuração - tal conjunto permitirá que o dono da pedra enfrente pessoas invejosas e rivais.
    • Escalas. Carnelian é simplesmente necessário para este signo do zodíaco como um mecanismo de apoio na tomada de decisões. Libras inseguros e impulsivos muitas vezes enfrentam escolhas de vida difíceis, as quais cornalina ajuda a enfrentar.

    O lado romântico de Libra também não ficará privado da ajuda do mineral: ele atua como uma espécie de amuleto do amor que atrai corações solitários e afasta aqueles que precisam de conexões inconstantes.

    • Áries. Aqui, a cornalina passa por si mesma a energia do próprio Sol, o que permite a Áries manter um ótimo humor, encontrar inspiração até nas coisas do dia a dia e não prestar atenção às falhas.
    • Sagitário. Este mineral aqui atua como um amigo que ouvirá e apoiará em uma situação de vida difícil. Isso é especialmente verdadeiro no que diz respeito à tolerância de feridas mentais e à experiência de separação dolorosa de um parceiro, parentes ou amigos.
    • Capricornianos... Para capricornianos autoconfiantes, rígidos e consistentes, a cornalina só pode ajudar com autoconfiança. Mesmo assim, os capricornianos, como todos os outros signos, muitas vezes precisam de orientação e ajuda. Esta pedra ajuda especialmente os capricornianos que estão envolvidos em atividades criativas: ela revela seus talentos, permite que eles se libertem e esqueçam suas barreiras protetoras.
    • Aquários. Para Aquário talentoso e imparável, que raramente segue o que está acontecendo ao redor, cornalina dá mais consistência e discernimento. Ele ajuda o aquariano a rastrear seu círculo de amigos e reconhece imediatamente traidores, invejosos e inimigos. A cornalina com tons de verde e esmeralda terá a maior força aqui.
    • Peixes. Isso não quer dizer que, para este signo, cornalina execute qualquer tarefa milagrosa. O efeito das pérolas será mais eficaz para Peixes, enquanto o resto dos minerais parecem ótimos apenas como joias.

    Apesar do acima exposto, cornalina pode se manifestar em absolutamente qualquer signo do zodíaco. Não é aconselhável usar esta pedra apenas para Escorpiões: ela pode dar esse sinal de atividade excessiva e mania de melhorar, o que pode levar à agressão, insatisfação e raiva.

    Se falamos sobre as qualidades gerais da cornalina, isso motiva as pessoas a pensar sobre suas ações, dá confiança em suas ações, recompensa as pessoas criativas com o presente mais valioso - a inspiração.

    Acredita-se que essa pedra atraia os homens, o que é especialmente útil para as mulheres que estão em uma longa e malsucedida busca por um parceiro.

    Carnelian deve ser usado exatamente no local onde você deseja ter um efeito de cura. As mulheres geralmente preferem pulseiras, contas e pingentes, grampos de cabelo de cornalina. Os homens preferem anéis, cintos, botões de punho. Se você usa anéis com cornalina na mão, deve escolher apenas os dedos médios, não os dedos anulares.

    Não é aconselhável usar cornalina junto com malaquita e berilo, essas pedras sobrepõem todas as propriedades mágicas e medicinais da cornalina e conferem a ela as mesmas habilidades de uma pedra de rua comum - nenhuma.

    Como cuidar?

    Carnelian, como todas as outras calcedônia, não precisa de nenhum cuidado meticuloso.

    O desejo de preservar a pedra em uma bela aparência depende diretamente de suas propriedades mágicas e medicinais.

    Vale a pena considerar as principais teses pelas quais você deve se orientar quando quiser comprar e armazenar joias de cornalina.

    • O melhor local para guardar uma pedra ou bijuteria feita com ela são as bolsas de tecido, onde a pedra ficará protegida do ambiente externo e não estará sujeita a tensões físicas.Não é aconselhável colocar cornalina em caixas com outras pedras - alguns dos minerais, colocados juntos, podem criar um campo emocional desfavorável que afetará o dono das pedras. Além disso, nessas caixas, as pedras perdem rapidamente o seu aspecto devido ao facto de se esfregarem e baterem constantemente.
    • O mineral deve ser sempre mantido limpo e livre de poeira e sujeira. Para limpar a cornalina, use trapos de flanela ou esponjas de microfibra, você pode levar algodão comum. Para fins de limpeza, é melhor usar sabão comum ou uma solução de sabão natural.
    • Não se deve usar joias de cornalina e outras calcedônias durante o tratamento químico dos quartos e limpeza de todo o apartamento. Produtos químicos prejudiciais afetam a textura da pedra, tornando-a turva, áspera e frágil.
    • Acredita-se que a cornalina, que retira sua energia de Mercúrio e do Sol, precisa ser carregada sob a luz direta do sol por várias horas por dia. Não vale a pena sair por muito tempo, senão a sua pedra pode simplesmente perder a cor.
    • Tente não deixar cair pedras no chão. Carnelian parece ser denso e forte, porém, com o impacto físico necessário, este mineral pode ser muito frágil.
    • Alguns especialistas consideram a cornalina uma pedra muito ativa e emocional para ser usada continuamente como decoração. Tente dar à pedra um descanso longe de seu corpo e substitua-a por outros minerais.
    • Lembre-se de que mesmo uma pequena pedra de cornalina contém uma grande quantidade de energia. Não pendure dezenas de joias de cornalina em você - há uma grande chance de você se tornar não apenas ativo ou inteligente, mas também irritado e cínico. Além disso, quanto mais joias de cornalina você usar, mais difícil será cuidar delas. E mesmo uma cornalina com casca em uma corrente ou pulseira pode causar mau humor.

    Como distinguir uma farsa?

    As tecnologias modernas permitem forjar quaisquer minerais e pedras preciosas com altíssima qualidade. Às vezes, para identificar uma pedra artificial, é preciso chamar um verdadeiro especialista em joalheria e mineralogia.

    Se estamos falando de pedras semipreciosas, como a cornalina, os fabricantes raramente usam quaisquer métodos de imitação cardinal e, portanto, será fácil distinguir tais produtos de minerais reais.

    • A cornalina é um tipo de calcedônia que apresenta tons distintos de laranja e mel. Para obter essa cor, nitrato de ferro é adicionado aos minerais falsos - ele dá às amostras de vidro a cobiçada cor de cobre. Para entender se é uma farsa à sua frente ou uma cornalina natural, basta esfregar com uma pedra de esmeril ou esmerilhar. As amostras de vidro falsas se desgastam facilmente e você encontrará uma tonalidade completamente diferente sob o revestimento superior.
    • Toda calcedônia, inclusive a cornalina, mesmo na forma acabada, tem uma superfície fosca com revestimento de cera, graças ao qual essas pedras podem ser seguradas com segurança nas mãos e não tenha medo de que caiam. Ao mesmo tempo, as falsificações de vidro são lisas, brilhantes e escorregadias.
    • Se estivermos falando de uma falsificação de plástico, será ainda mais fácil identificá-la. Plásticos e polímeros, mesmo os mais resistentes, têm baixa densidade - podem ser facilmente arranhados e até mesmo lascados ou estilhaçados. Mas é extremamente difícil deixar um arranhão em uma cornalina natural, enquanto ela será fina e quase invisível.
    • O peso. Independentemente de ser o modelo bruto do mineral à sua frente ou a cornalina já pronta, ele pesará bastante. Pedras falsas, sejam elas de madeira, plástico ou mesmo vidro, sempre pesam bem menos.
    • Melodia sonora. Todo mundo sabe que o plástico faz uma batida maçante e indistinta quando batido. Ao mesmo tempo, a pedra natural, mesmo processada, terá um som alto e claro.
    • Preço. Carnelian, embora não seja um mineral precioso, às vezes é muito caro como parte da joalheria - a partir de US $ 30 ou mais.Pedras pequenas individuais (de 5 a 10 gramas) raramente custam mais do que 5 a 6 dólares.

    Para saber se é cornalina natural ou outro mineral, às vezes basta consultar um especialista. Ele determinará o tipo de cornalina, sua pureza e também dará conselhos sobre como cuidar dessa pedra.

    Para obter informações sobre as propriedades de cura da cornalina, consulte o próximo vídeo.

    1 comentário
    Vyacheslav 19.02.2021 17:29

    Super stone!

    Moda

    a beleza

    casa