Serafinita: o significado e as propriedades da pedra
Uma variedade de gemas é usada na fabricação de joias. No início, as reservas das jazidas descobertas atendiam integralmente a demanda. Mas então descobriu-se que pedras com uma paleta verde, como esmeraldas, malaquita, turmalinas, não eram suficientes e precisavam ser substituídas por alguma coisa. Levantamento e início dos trabalhos de extração desses materiais. Um desses novos minerais é a serafinita.
Descrição
Serafinita, ou clinocloro, refere-se a silicatos complexos, cloritos, que contém íons de alumínio, ferro e manganês. A pedra tem uma estrutura fibrosa, é fácil de trabalhar, é macia e quebradiça. Sob a influência do ácido sulfúrico concentrado, ele se dissolve gradualmente.
É um mineral raro de vários tons de verde com um belo padrão na forma de listras mais claras em forma de cunha. Existem também pepitas de cor amarelo esverdeado que, à luz forte, dão a impressão de serem douradas.
No processo de corte, nem sempre é possível obter a forma geométrica correta. Os especialistas recomendam o manuseio dos produtos feitos com esta gema com muito cuidado, pois o menor impacto mecânico pode deixar rastros perceptíveis que destroem o padrão único da pedra. Para a limpeza, use um pano macio e, se necessário, um detergente líquido neutro (como sabonete infantil).
A serafinita é extraída apenas na Rússia. O único campo está localizado na região de Irkutsk, perto do Lago Baikal, na região de Angara. Graças ao design original e exclusivo, não pode ser falsificado. Além disso, os artesanatos em argila de polímero são muito mais difíceis. Atualmente, a importância dessa pedra na joalheria começa a crescer.
História de origem
O mineral foi descoberto e descrito pela primeira vez na segunda metade do século 19 pelo famoso mineralogista russo Nikolai Ivanovich Koksharov. O nome científico original da pedra "clinocloro" vem de 2 palavras gregas: "cunha" e "cloros", que significa "chanfrado" (ou "em forma de cunha") e "verde". No início, os lapidários e joalheiros não prestavam muita atenção nele. Mas os colecionadores apreciaram muito o desenho delicado e incomum, diferente em cada amostra. Algum tempo depois, o clinocloro começou a ser usado gradualmente na joalheria, bem como na confecção de várias estatuetas, lembranças e caixões.
Foi então que recebeu seu novo nome conhecido: serafinita. Há uma bela lenda que diz que esta pedra se originou de uma pena que caiu da asa do supremo anjo cristão: o serafim, o ajudador do Senhor. O desenho do mineral realmente lembra os contornos das asas dos anjos. De acordo com outra lenda, pepitas são as lágrimas congeladas de um anjo que chorou de pena pela humanidade perdida. Os padrões nas pedras também parecem folhas de samambaia e as imagens que o gelo pinta no vidro.
Variedades
Vários tipos de serafinita são conhecidos. Eles diferem uns dos outros na cor e, portanto, nas proporções dos elementos que contêm.
- Kochubeit. Clinocloro, que contém cromo. Os depósitos estão localizados nos Urais. A pedra foi batizada em memória do cientista e colecionador russo Pyotr Andreevich Kochubei. Possui uma cor atípica para este grupo de minerais: verde lilás. Um fenômeno interessante: a cor muda dependendo da iluminação: há mais lilás na luz artificial e verde na luz natural. Ocasionalmente, há espécimes de cor rosa ou roxa.
- Sheridanite. O elemento predominante nesta gema é o alumínio. O nome está associado à área onde esta espécie foi descoberta pela primeira vez: Sheridan, Wyoming, EUA. É caracterizada por uma paleta de cores ligeiramente mais clara, um tanto acinzentada.
- Leuchtenbergite... Devido à pequena proporção de ferro, este mineral é colorido em tons de verde muito claro com tonalidade amarelada. Existem exemplares de cor quase branca. O nome vem do sobrenome do duque Maximiliano de Leuchtenberg, chefe do corpo de engenheiros de minas do Império Russo em meados do século XIX.
- Kemmererite. Ele contém mais cromo do que a kochubeyita. Portanto, a cor é muito mais escura. Nomeado após o cientista russo que compilou a primeira descrição da pedra: A. B. Kemmerer, farmacêutico e mineralogista.
Propriedades
Como qualquer outra gema natural, a serafinita possui qualidades benéficas e pode ajudar seu dono em diversas situações da vida, além de melhorar a saúde.
Terapêutico
As propriedades curativas da pedra ajudam a superar muitas doenças.
- Queimaduras, cortes, arranhões, escoriações. O mineral promove a formação de novas células, restaura sua estrutura, graças às quais não há cicatrizes na pele.
- Eficaz em doenças do coração e vasos sanguíneos.
- Melhora a condição do corpo após a cirurgia.
- Estabiliza a pressão arterial e intracraniana, alivia a dor de cabeça e os sintomas da enxaqueca.
- Com ele, tosse, coriza, febre e outros sintomas de resfriados passam mais fácil e mais rápido.
- Com depressão, depressão, é o suficiente para 10-15 minutos por dia olhar cuidadosamente para o desenho na pedra, distraído de preocupações vãs, e aparecer calma, serenidade, equilíbrio. As instâncias do tom lilás fortalecem o sistema imunológico e também ajudam a resistir melhor ao estresse.
- Outra propriedade interessante: para o belo sexo, esta joia retarda o envelhecimento da pele, confere-lhe juventude, brilho e elasticidade. Para o homem, a pedra dá força para realizar tarefas difíceis.
- Mineral com coloração amarela ajuda no tratamento de tumores, benignos e até malignos, se usado na fase inicial da doença.
A pedra não tem nenhum efeito prejudicial à saúde e ao bem-estar; as joias feitas com ela podem ser usadas diariamente.
Mágico
As propriedades mágicas da serafinita ainda não são bem compreendidas. É considerada uma espécie de pedra exaltada dos anjos, o brilho prateado no padrão das asas personifica a luz celestial. Ele tem um efeito benéfico na alma das pessoas, direciona no caminho da virtude, desperta o desejo de ser justo, misericordioso, aberto, alivia os maus sentimentos. Durante as sessões de meditação, formas esféricas feitas deste mineral são usadas. Eles expulsam os espíritos malignos, a aura é limpa, o contato com as forças superiores ocorre.
Produtos e várias estatuetas podem ser um amuleto da família que protege contra influências negativas prejudiciais. Se você colocá-los em casa, os relacionamentos melhoram, mais afeto e amor aparecem, um ambiente gentil e caloroso se estabelece.
Além disso, o influxo de finanças aumenta e o dinheiro é gasto em coisas úteis.
Aplicativo
Recentemente, o uso de serafinita tanto no corte de pedras quanto na fabricação de joias tem aumentado constantemente. Os produtos feitos com ele estão se tornando cada vez mais populares. Uma grande variedade de joias é feita a partir desta joia: anéis, brincos, pingentes, contas, colares. A pedra fica bem em uma configuração de prata fina.
Na maioria das vezes, são utilizadas pedras de tamanhos grandes e médios, pois o padrão é melhor visível nelas. Graças ao padrão delicado e único, cada peça é exclusiva. Caixões, lembranças e estatuetas não são menos originais.
O mineral frágil angelical é o mais adequado para fazer rosário.
Para quem é a pedra?
Espiritualidade e pureza tornam o serafinita mais adequado para pessoas cujas atividades estão relacionadas à espiritualidade, educação, ajudar os outros, caridade. Em primeiro lugar, são padres, filósofos, professores, médicos, trabalhadores culturais e artísticos, mas também todos aqueles que trazem o bem ao mundo e que não são indiferentes ao destino dos homens. Do ponto de vista astrológico, esta pedra é adequada para todos os signos do zodíaco.
A energia de luz positiva cria um clima positivo e leve quando tudo é bom e a vida traz apenas alegria. Ocorre um repensar de valores, a pessoa passa a prestar mais atenção aos componentes espirituais.
Ele harmoniza os signos de cada elemento:
- terrestre - Virgem, Touro, Capricórnio - tornam-se sublimes, fáceis de se comunicar;
- ar - Gêmeos, Libra, Aquário - ao contrário, descem do céu, constância e prudência aparecem neles;
- fogosa - Leões, Áries, Sagitário - acalme-se, pare de brigar e corra de um extremo a outro;
- aquático - Peixes, Cânceres, Escorpiões - adquirem uma carga de energia e vivacidade.
Acredita-se que o efeito da pedra no casal de Virgem e Capricórnio seja especialmente benéfico. É útil para pessoas criativas usarem produtos clinocloro, já que esta pedra verdadeiramente angelical traz inspiração e força para levar o projeto até o fim. Sua presença traz beleza, saúde, ajuda nos momentos difíceis da vida.
Para o mineral serafinita, veja o vídeo abaixo.