O que é uma rosa do deserto e como a pedra é usada?
O que é uma rosa do deserto e como uma pedra é usada - descobrir as respostas a essas perguntas será útil para aqueles que não estão apenas interessados em minerais, mas também se esforçam para aprender sobre suas propriedades a fim de aplicá-las na prática. Além disso, vale a pena descobrir de onde vem esse milagre com um nome lindo.
descrição geral
Desert Rose é um mineral incomum que se assemelha a uma bela flor em flor. Sua "pátria" é um deserto arenoso. Por esse motivo, o cristal recebeu seu lindo nome.
Mas este é um tipo de rosa que se assemelha ao original apenas na forma. As sombras, mais frequentemente inerentes às rosas verdadeiras, não podem ser encontradas entre essas pedras. A cor do mineral depende da areia do deserto onde se formou. Pode ser bege ou amarelo. Os espécimes brancos e pretos são extremamente raros. A primeira opção pode ser encontrada nos desertos da Argentina, a segunda na Tunísia.
Uma rosa de gesso é pequena em tamanho, na maioria das vezes em diâmetro não ultrapassa três centímetros. No entanto, há casos em que, por exemplo, a rosa do Saara atinge o tamanho de cerca de 25 cm. Os cristais que a constituem são as pétalas. Apesar de sua fragilidade, eles são muito afiados. E cortar com eles é tão fácil quanto com a lâmina de uma faca. Essa estrutura é inerente a esses minerais devido à grande quantidade de sal.
Como a pedra é formada?
Focando em um nome tão romântico, muitos atribuem alguns processos mágicos à origem da pedra. Na verdade, não há nada de místico nesse processo, e os cientistas há muito explicam as etapas de formação do mineral, não deixando segredos sobre o assunto. Claro, condições muito específicas são necessárias para criar esse milagre.Mas esses são apenas fenômenos naturais conhecidos, nada mais.
Em primeiro lugar, para que esta pedra se forme, é necessário um ambiente húmido. Esta é a condição principal. Quando a precipitação cai no deserto, é rapidamente absorvida pelo solo. Areia e gesso, que são encontrados em grandes quantidades no solo, fazem seu trabalho. O sol também vem em seu auxílio.
Sob os seus raios escaldantes, a humidade evapora-se rapidamente; a este respeito, criam-se cristais de formas invulgares a partir de areia e gesso, que lembram muito as pétalas de rosa. A areia assentada em tal "flor" torna as "pétalas" aveludadas. É assim que nasce a rosa do deserto.
Outro ponto interessante é que encontrar essas pedras não é nada fácil. Eles estão sob uma camada de areia. E na superfície eles aparecem após uma tempestade de areia varrer o deserto. É então que essas "rosas" podem ser encontradas na superfície. Além disso, sob a influência do ar e do vento, os cristais já formados podem alterar ligeiramente a sua forma, o que nos permite concluir que “a rosa está a florescer”. Tal processo, embora pareça à primeira vista extremamente surpreendente, também é explicado de um ponto de vista científico. Essas metamorfoses ocorrem devido ao fato de que o mineral contém uma grande quantidade de sulfatos.
Uso
Esta pedra tem principalmente uma função estética. E os turistas, indo em viagens para aqueles países onde você pode obtê-lo, adquirem-no como uma lembrança original.
-
Mas a atitude dos habitantes locais em relação à pedra é completamente diferente. Eles consideram o mineral não apenas uma lembrança incomum, mas atribuem poderes especiais a ele. Talvez haja uma explicação para isso. Afinal, um mineral formado pelas forças da chuva, do sol, da areia e dos ventos carrega realmente a energia dos elementos naturais. Mas, ao mesmo tempo, dificilmente pode realmente influenciar o destino de uma pessoa. No entanto, os povos que habitam os espaços onde se forma a rosa do deserto têm uma ideia disso, utilizando a pedra em alguns casos como um verdadeiro auxiliar em determinadas situações.
-
Acredita-se, de acordo com algumas crenças, que o mineral é capaz de livrar uma pessoa do orgulho excessivo. Ou seja, se você dá a uma pessoa que coloca seu orgulho acima de tudo, uma situação se desenvolverá na vida que forçará o dono da pedra a mudar sua opinião sobre o mundo ao seu redor e mudar.
-
Outro caso de uso é um presente de casamento simbólico para filhas. Acredita-se que neste caso o casamento será longo e feliz. Essa tradição surgiu a partir de uma lenda que diz que a pedra foi criada por um homem apaixonado que procurava a cura para sua amada. Suas lágrimas, pingando na areia, serviram de base para a criação de uma bela flor do deserto.
-
Outra tradição associada ao amor diz que uma garota que deseja encontrar um ente querido e associar o destino a ele deve pegar esta pedra e pedir-lhe um feliz encontro. No futuro, isso garante a realização dos desejos.
- Rosa-do-deserto que acredita ter efeitos na saúde... A principal aplicação estende-se a pacientes com problemas ósseos. Portanto, acredita-se que se você colocar o mineral na cama do paciente, os ossos vão cicatrizar mais rápido após uma fratura.
Mas se falamos de uma aplicação mais prática, podemos falar de joias: pode ser brincos, pingentes e anéis emoldurados em ouro e prata.
Deve-se ter em mente que o mineral é bastante frágil e, portanto, é preciso tomar muito cuidado com essas joias.
Fatos interessantes
Vale a pena mencionar mais alguns fatos interessantes que estão associados ao mineral.
- A rosa do deserto pode ser encontrada no Egito, Tunísia, Argentina, Argélia. Os minerais encontram-se sob a areia, a uma profundidade de 1 a 2 metros. Por isso, são organizadas expedições especiais relacionadas com a procura desta pedra. Esses eventos são muito populares entre os turistas.Porém, com mais frequência, os próprios locais obtêm espécimes interessantes para vendê-los aos turistas mais tarde.
- Curiosamente, a pedra não pode ser exportada. Na alfândega, você pode obter multa pelo transporte. Portanto, essa pedra pode ser encontrada com mais frequência no mercado negro.
- É especialmente popular no Dia dos Namorados. Na América e na Europa, esses presentes não são considerados uma raridade.
- Os signos do zodíaco para os quais esta pedra é adequada são Sagitário, Capricórnio, Áries e Leão. Via de regra, são pingentes com essas pedras.
Em alguns países, essa pedra é usada como talismã para proteger a casa dos feiticeiros, também é considerada um guia para o mundo dos mortos, ajudando a se comunicar com o outro mundo.