Riolito: características e propriedades
Qualquer pedra tem composição, propriedades e aparência únicas - é impossível encontrar duas idênticas na natureza, a menos, é claro, que não tenham sido recriadas artificialmente. Portanto, cada mineral é considerado uma raça única. É lindo mesmo antes de ser feito pelo mestre.
As rochas vulcânicas são especialmente surpreendentes, porque contêm impurezas de outros minerais. O riolito, ou como também é chamado, liparito, pode ser considerado um excelente representante das rochas.
Um pouco de historia
O primeiro nome "Liparita" foi dado ao mineral pelas Ilhas Eólias, onde foi encontrado pela primeira vez. Mas em 1860 o cientista Ferdinand von Richthofen decidiu mudar o nome da pedra para científico, dando uma descrição completa dela, e chamou a pedra de riolito. É uma mistura das duas palavras gregas ryotos e lithos, que significam literalmente lava e pedra. Esta rocha contém uma grande quantidade de sílica, podendo encontrar vestígios de feldspato com uma pequena mistura de quartzo e uma certa percentagem de impurezas de outras rochas.
O riolito é considerado uma rocha vulcânica porque surge devido à atividade de um vulcão. O processo de educação é muito simples. No momento em que o vulcão entra em erupção, a lava respinga no solo e o riolito é formado devido à rápida solidificação da lava.
Visualizações
A pedra tem formas variadas, encontra-se na natureza em forma de cúpulas, agulhas alongadas, também existem pequenos cortes. Riolito raramente é encontrado em formas geométricas complexas. Esta é uma ocorrência rara, dada a forma como se forma. Não é incomum encontrar um mineral com um grande acúmulo de cinzas ao redor da rocha ou mesmo dentro da própria rocha.
Devido à sua especificidade e peculiaridades de formação, a liparita costuma ser chamada de vidro vulcânico (por conter um grande acúmulo de vidro vulcânico devido à sua origem). Esta propriedade confere à pedra sua dureza. A densidade média é alcançada em até 5 pontos na escala de Mohs.
Alguns estudiosos traçam paralelos condicionais entre riolito e granito, uma vez que a primeira pedra contém misturas de outras rochas, como tufos ou aglomerados vulcânicos. Liparito e granito são freqüentemente comparados, mas eles têm composições e locais de formação diferentes. A paleta de cores da rocha é ampla, a extensão do gradiente começa no branco e atinge tons rosados (devido ao quartzo rosa). Mais frequentemente do que outros, há uma cor amarela arenosa com diferentes subtons na forma de manchas verdes.
Na composição das impurezas do riolito, também se destaca a composição de certos metais naturais, o que confere ao mineral uma alta densidade. A pedra tem brilho e concha vítrea, o que lhe confere maciez e brilho na luz. Os recursos incluem o fato de que O riólito de qualquer formato pode suportar qualquer queda de temperatura, por isso é conhecido por sua durabilidade.
Mas também há uma pequena falha nisso, que está na estabilidade térmica da rocha, a uma temperatura de 700 graus Celsius, o mineral começará a derreter.
Vamos listar as ostras mais comuns encontradas no riolito.
- Obsidiana - dá à pedra uma tonalidade acastanhada.
- Pechstein - Este é um vidro vulcânico, devido a ele ocorre uma estrutura oleosa de brilho. Contém tons como marrom, preto, verde, amarelo.
- Pedra-pomes... Devido a isso, porosidade e irregularidades, manchas de bolhas são formadas.
- Pórfiro ou porfirita - uma rocha formada por magma. A peculiaridade desta pedra é que ela não contém feldspato potássico.
Onde é extraído?
Todas as rochas vulcânicas têm as mesmas propriedades. Eles aparecem na natureza sob certas condições. Não há nada de surpreendente no fato de que tais pedras são extraídas em áreas onde existem vulcões. E existem lugares assim no planeta para fornecer um suprimento inesgotável de liparita. Na Rússia, a produção ocorre no Cáucaso, Kamchatka. O mineral é extraído da Ucrânia, no Cazaquistão.
Esta pedra é muito procurada na Itália, pois várias decorações são feitas com ela e depois vendidas como lembranças aos turistas. Em diferentes partes do mundo, o clima e as condições naturais são diferentes, portanto, as propriedades do riolito diferem entre si.
Aplicativo
Rhyolite tem muitos aspectos positivos. É forte, resiste a temperaturas extremas. Não é tão difícil de conseguir. Mas, ao mesmo tempo, ele não encontrou seu uso amplo e em larga escala na indústria. É frequentemente usado para a construção de paredes de suporte de carga devido à sua densidade única e capacidade de suportar cargas colossais. Muitas pessoas escolhem essa pedra também porque ela tem uma suscetibilidade fraca a produtos químicos e sua resistência a temperaturas extremas é bastante alta.
Muito menos frequentemente, a pedra é usada como material de acabamento, na maioria das vezes é usada como material decorativo. A variedade de riolito usada na decoração é chamada de pórfiro. O miolo liparítico é utilizado na mistura na fabricação de massa de concreto asfáltico, o que torna o asfalto mais durável e resistente a grandes massas de veículos.
A única indústria onde o mineral ocupa um lugar verdadeiramente grande é a produção de vidro. As joias de liparita começaram a ser produzidas não há muito tempo. Mas, ao mesmo tempo, devido às suas estruturas e impurezas, não encontrou popularidade no ramo joalheiro.
A pedra é usada como material para falsificações e análogos. Aqui, para pessoas criativas, há espaço apenas para a imaginação. Devido à sua semelhança única com o jaspe e à bela textura, o riolito é usado para fazer joias - cabochão ou tombadilho. Você pode encontrar vasos ou estandes de joias deste mineral.
Qualidades medicinais
Como você sabe, certo mineral é inerente a cada signo do zodíaco. Muitos argumentam que os minerais também podem curar ou aliviar o fundo emocional de uma pessoa. Rhyolite também tem suas próprias propriedades medicinais. Ele é creditado por estabilizar o estado psicológico de uma pessoa, normalizar o humor, aliviar a excitação ou apatia. Aumenta a atividade física, alivia a dor física. Não cura doenças, mas promove a recuperação.
Muitas pessoas apontam que a pedra promove a rápida cicatrização de feridas, reabsorção de hematomas. Talvez seja mais do que um assunto polêmico, mas afinal, a principal tarefa de qualquer tratamento é sintonizar a pessoa da maneira certa.
Os pensamentos são materiais, então não há nada de surpreendente no fato de que se uma pessoa acredita que sua pedra, ou seja, o riolito, vai ajudá-la a superar algum tipo de doença, então é isso que acontece.
Habilidades mágicas
Conforme mencionado anteriormente, cada pedra é inerente a uma pessoa específica, não apenas para fins medicinais. Por muitas gerações, a pedra é considerada uma fonte de força, poder e conhecimento. Portanto, os minerais são freqüentemente usados não apenas para fins médicos, mas também em vários tipos de cerimônias e rituais mágicos. Se devemos acreditar nisso - todos darão suas próprias respostas definitivas. Veja a seguir porque o riolito é considerado uma pedra mágica.
Acredita-se que a liparita seja um mineral que simboliza sentimentos ternos e é considerada uma pedra para os corações apaixonados.... Porque é precisamente pela sua densidade e força que simboliza uma relação duradoura e duradoura.
Rhyolite tem ondas de energia especiais que ajudam as pessoas apaixonadas a manter seus sentimentos por muito mais tempo. É por isso que o mineral muitas vezes é comprado como talismã, dado como presente na expectativa de um relacionamento forte e duradouro. Acredita-se que uma coisa feita de liparita será um excelente presente para os noivos, pois fortalecerá ainda mais seus sentimentos.
O riolito se adapta a cada um dos signos do zodíaco, mas ainda é considerado uma pedra protetora para signos como Áries, Leão, Sagitário e Escorpião. E capricornianos, virginianos e cancerianos deveriam escolher um talismã para si mesmos na forma de uma pedra riolita, mas com uma mistura de obsidiana. Isso o ajudará a atingir seus objetivos e acompanhará seu sucesso em todos os seus empreendimentos. Liparite vai ajudar e proteger quem tem boas intenções e harmonia interior. Todos podem acreditar ou não. Mas não há dúvida de que o riolito tem qualidades e composição mineral únicas.
No próximo vídeo você pode dar uma olhada mais de perto no riolito.