Pirita: o significado e as propriedades da pedra
A pirita é um mineral químico popularmente chamado de "ouro do tolo". O fato é que, em termos de suas características externas, esta pedra se assemelha ao ouro verdadeiro. No entanto, esta não é a única característica distintiva da pirita. Por exemplo, sabe-se que faíscas podem ser esculpidas com esta pedra. Que outras características esta pedra esconde em si mesma, como é usada e para quem é adequada, leia mais sobre isso em nosso material.
Descrição
Pelas suas características naturais, a pirita pertence às rochas. Os principais componentes do mineral são ferro e enxofre, mas também existem impurezas na composição da pedra, por exemplo, cobalto, arsênico e assim por diante. Devido às suas propriedades físicas, a pirita é bastante forte e pesada. Ele tem as funções de um condutor. Externamente, a pirita se parece com ouro - o brilho metálico é fornecido pela estrutura de cristal da pedra... As propriedades químicas da pedra pertencem ao grupo hidrofóbico. Isso significa que a pedra não suporta o contato com a água.
A pirita é de grande importância para os setores joalheiro e industrial. Possui propriedades mágicas e curativas.
História de origem
Se decifrarmos literalmente e traduzirmos a palavra "pirita", teremos em russo a frase "gravar fogo". Assim, o nome da pedra revela algumas de suas características: se você acertar a gema com força suficiente e no ângulo certo, pode obter uma faísca forte. As propriedades incomuns do mineral eram conhecidas na Idade da Pedra e amplamente utilizadas por pessoas daquela época.Na natureza, a pedra era muito difundida na América Central e do Sul - foi lá que no século 16 se encontraram verdadeiras jazidas desse material.
Além disso, nessa época, na Europa, os estoques de sílex estavam esgotados. É por isso que os conquistadores foram a países distantes para conquistar ricas terras e subjugar o povo. No entanto, naquela época se acreditava que a pirita não era pirita de forma alguma, mas ouro verdadeiro da Índia, respectivamente, eles tentaram ganhar dinheiro com ela. A pirita também foi confundida com o ouro durante a "Corrida do Ouro". Foi por causa desse constrangimento que a pedra recebeu o nome popular - "o ouro dos tolos".
No século 17, a pirita se tornou uma pedra popular entre os joalheiros e era amada por muitos artesãos profissionais. A pirita destacou a beleza e o brilho dos diamantes na joalheria e também foi uma pedra a partir da qual foram feitas peças-primas de joalheria independentes. Durante as guerras napoleônicas, a pedra se tornou um verdadeiro símbolo de patriotismo e amor sacrificial pela pátria. O fato é que em tempos difíceis para o país, as mulheres doaram seu ouro e outras joias para as necessidades do exército. Em troca, eles recebiam pirita, que era uma espécie de joia perdida.
No século XX, a pirita se tornou o material a partir do qual várias inserções de ouro começaram a ser criadas. Deve ser dito que a popularidade da pedra não diminuiu até hoje. A pirita combina várias características importantes: é esteticamente agradável, mas ao mesmo tempo bastante econômica.
É por isso que as joias de pirita podem ser compradas por mulheres pertencentes aos mais diversos estratos sociais da sociedade.
Local de nascimento
É muito fácil encontrar um mineral natural na natureza, pois muitos de seus depósitos estão localizados em nosso planeta. No entanto, é importante que nem toda pirita seja valiosa, uma vez que nem todos os tipos de pedras possuem propriedades de gemas preciosas. Os que têm mais valor do que outros podem ser encontrados na Escandinávia, Azerbaijão, Estados Unidos da América e Itália. A valiosa pirita também está escondida nas entranhas da terra de nosso país. Portanto, na vastidão da Rússia, a pirita é extraída nos Urais.
Se falamos sobre a localização geográfica dos depósitos de pedra, deve-se notar que na maioria das vezes é encontrado nos territórios onde estão localizadas as fontes termais. A pirita freqüentemente coexiste com ouro ou enxofre. É graças a esse bairro que a pedra recebeu vários outros nomes: pirita dourada e pirita sulfúrica. E também a pirita é encontrada no desenvolvimento de veios de quartzo.
É importante notar que o ouro do tolo não pode ser encontrado apenas na natureza. A pirita é um subproduto do processo de fundição do cobre a partir do minério.
Visualizações
Apesar de a pirite ser por natureza uma pedra bastante única, existem vários minerais, cuja composição física e química é semelhante à do "ouro de tolo". Além disso, essas pedras podem ser confundidas pela cor. Vamos considerar com mais detalhes as características dos "irmãos" da pirita.
- Marcasita... Esta pedra difere da pirita na estrutura da rede cristalina química interna. No entanto, embora sua forma tenha mudado, as propriedades básicas do mineral permanecem as mesmas.
- Bravoite... É um mineral químico, cuja composição está saturada não só de enxofre e ferro, mas também de níquel (contém cerca de 20% do volume total da pedra). Este mineral pode ser encontrado nos veios dos minérios de níquel.
Propriedades mágicas e curativas
Acredita-se que a pirita seja uma pedra que possui um grande número de propriedades positivas. Entre a variedade de características do material, dois grandes grupos de características se distinguem: mágica e cura. Vale a pena conhecer mais detalhadamente cada um desses grupos.
Mágico
O fato de a pirita ter algumas características sobrenaturais é conhecido desde os tempos antigos.Então, em primeiro lugar, o mineral é usado como fonte de força - bruxas, mágicos e feiticeiros, após realizarem seus rituais mágicos, usam uma pedra para elevar e restaurar o nível de sua energia. Além disso, acredita-se que a pedra seja capaz de beneficiar seu proprietário. Porém, as propriedades positivas da pirita só começarão a se manifestar quando o dono da pedra entrar em harmonia com o mineral. Nesse caso, o dono da pirita manifestará uma busca pelo espiritual, a preguiça, as dúvidas e a ansiedade desaparecerão e o processo de autodesenvolvimento será ativado.
A pirita pode ter um efeito especial sobre os representantes da metade forte da humanidade. A pirita de fogo dará aos homens força interior e confiança, tornando o jovem mais atraente para o sexo oposto. Pyrite também pode ajudar mulheres - o dono de uma pedra incomum será capaz de encontrar sua alma gêmea. No entanto, essas propriedades da pedra se aplicam apenas àquelas pessoas que têm intenções sérias e planejam um relacionamento longo e forte. A Pyrite ajudará não apenas no amor, mas também nos negócios - atrairá financiamento, ajudará você a encontrar novas fontes de receita e a iniciar seu próprio negócio.
Terapêutico
A valiosa pedra pirita, devido às suas características intrínsecas, é capaz de influenciar o biocampo humano. Por isso, acredita-se que o mineral tenha propriedades medicinais - afinal, é capaz de proporcionar efeitos curativos e curativos para quem o usa. Por exemplo, a pirita pode ajudar em uma ampla variedade de doenças. Isso inclui o seguinte:
- depressão;
- neuroses;
- estados obsessivos;
- insônia e interrupção do relógio biológico;
- doenças infecciosas;
- gripe;
- doença cardíaca;
- doenças vasculares e do sangue;
- trombose;
- ataques cardíacos;
- asma;
- Doença pulmonar;
- ruptura dos brônquios;
- disfunção sexual.
Para quem é adequado?
Para mulheres e homens que gostam de astrologia, é importante considerar seu signo do zodíaco antes de comprar uma joia de pirita. Portanto, esta pedra está associada ao sol, portanto aqueles signos do zodíaco que são verão (a saber: gémeos, lagostins, leões e virgens) podem usar o "ouro do tolo" como talismã. Ele os ajudará a alcançar alturas no campo profissional, revelar suas forças interiores e também encontrar o amor verdadeiro. A pirita ajudará Áries e Sagitário a encontrar o equilíbrio interior e a tranquilidade, o cristal dará determinação e determinação aos capricornianos, ajudando-os a atingir seus objetivos e alcançar as alturas desejadas.
Os aquarianos com a ajuda da pirita ganharão força para fazer as mudanças que fazem, e as escamas, usando joias de pirita, serão capazes de evitar as tentações e se tornarem mais criteriosas.
Como distinguir entre pedras falsas e outras pedras?
Hoje no mercado de joias é possível encontrar uma grande variedade de joias feitas de pirita. Além disso, essas joias são oferecidas não apenas por salões de joalheria famosos e de elite, mas também por vendedores comuns no mercado. Devido à alta prevalência do mineral, muitos comerciantes inescrupulosos tentam fazer passar outras pedras menos valiosas como pirita. Vamos descobrir como distinguir a pirita natural de uma falsificação.
Muitos golpistas tentam fazer com que o plástico comum seja pirita. Eles esculpem pedaços de material barato, polinizam com ouro e vendem pelo preço do ouro. Para não ser vítima de tal engano, o comprador só precisa olhar para o lúmen da pedra. A pirita verdadeira não é transparente. Além disso, a pedra natural não pode ser riscada com meios improvisados, uma vez que é bastante dura e durável. Se o produto oferecido pelo vendedor não corresponder às características descritas, certifique-se de que ele está tentando lhe vender um falso, de qualidade bastante inferior.
Importante! A pedra tem características externas semelhantes às do ouro, mas é improvável que eles tentem vender ouro disfarçado de pirita, porque o metal precioso é muito mais caro do que a pirita.
Aplicativo
A pirita é um mineral amplamente utilizado em joalheria. Além disso, as joias preciosas são geralmente feitas dessas pedras que foram extraídas da Itália - elas são consideradas as mais valiosas, bonitas e grandes. Como parte da joalheria, a pirita pode atuar como um mineral independente, mas também costuma ser combinada com outras pedras. Peças menos valiosas de pirita são usadas para fazer acessórios para roupas e outros itens de guarda-roupa: abotoaduras, botões e assim por diante. Além do trabalho com joias finas, o "ouro do tolo" costuma sofrer impactos mais severos. Assim, a pedra é utilizada na indústria para a extração de minério de ferro e enxofre.
As propriedades mágicas da pedra atraem médiuns, mágicos e bruxas de todo o mundo. É por isso que vários amuletos e talismãs são feitos de pirita.
Cuidado
Se você é o orgulhoso proprietário de uma joia de pirita ou planeja comprá-la (para você ou como presente), é importante lembrar que essa joia precisa de cuidados especiais. Deve-se ter em mente que embora o mineral seja bastante duro, a combinação das propriedades físicas e químicas da pedra também a torna frágil e quebradiça. É especialmente necessário manusear anéis de pirita com delicadeza - na maioria das vezes, são essas joias que são suscetíveis a vários tipos de destruição.
Portanto, deve-se ter em mente que a pirita é muito sensível às condições ambientais: não tolera umidade, alta temperatura e choques mecânicos. A fim de preservar a aparência da pedra pelo maior tempo possível, tais influências devem ser evitadas. No entanto, mesmo com uso e cuidado cuidadosos, as joias feitas de pirita não duram muito.
A pirita tem uma chamada vida útil. Portanto, após 5 a 6 anos de uso constante, as joias começarão a desbotar e perder sua tonalidade única.
No próximo vídeo, você encontrará uma história sobre as propriedades curativas e energéticas da pirita.