Pedras e minerais

Madrepérola: o que é, propriedades e cores

Madrepérola: o que é, propriedades e cores
Contente
  1. O que é isso?
  2. História de origem
  3. Onde é extraído?
  4. Visualizações
  5. Propriedades
  6. Uso
  7. Para quem é adequado?
  8. Como distinguir de um falso?
  9. Regras de cuidado

É difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha ouvido falar em madrepérola. A joia do arco-íris é altamente valorizada pelos joalheiros. Os seus transbordamentos cintilantes são hipnotizantes e as suas características de resistência, não inferiores às decorativas, permitem-lhe ocupar o seu devido lugar entre as melhores pedras ornamentais.

O que é isso?

A descrição de madrepérola deve partir do fato de que, de fato, não é uma pedra. É um mineral durável de natureza orgânica. Uma camada iridescente cobre o interior das conchas de alguns moluscos. Este é um tipo de proteção sanitária. Ele evita que sujeira e bactérias entrem nos delicados habitantes da concha. É nessas condições que surgem as pérolas, que no futuro vão conquistar o coração de milhões de mulheres em todo o planeta.

O biopolímero radiante é composto de cal e aragonita. O elemento de ligação é a conchiolina, que é produzida por moluscos. Após o endurecimento, a substância torna-se muito forte e se assemelha à quitina. A colocação de flocos microscópicos de aragonita é caótica. Cada um reflete a luz de uma maneira diferente. Nesse caso, os fluxos de luz refletidos de diferentes faces se cruzam.

Essa incrível refração dos raios de luz cria uma cintilação mágica de matéria.

O composto orgânico-mineral iridescente é tão impressionante que é difícil acreditar em sua origem. Talvez seja por isso que muitos o chamam de pedra. A gama de cores é extensa. Estas são cores pastéis suaves e tons escuros saturados. Vale a pena me deter na origem do nome madrepérola. É originado do Perlmutter alemão.Na tradução, a palavra significa "madrepérola". Isso é totalmente consistente com a verdade e explica a natureza da gema da melhor maneira possível.

História de origem

A madrepérola foi descoberta pelo homem há muito tempo. Mariscos com pérolas não são incomuns nos mares equatoriais quentes. Lá, por muito tempo, as conchas de madrepérola foram uma espécie de moeda. E também a substância cintilante era usada na fabricação de joias.

Coisas bonitas com elementos iridescentes eram apreciadas no antigo Egito. Por exemplo, os móveis adornados com minerais encontrados na tumba de Tutancâmon. Na China, os fãs de elite e outros acessórios dos governantes eram enfeitados com madrepérola. Na Idade Média, comerciantes engenhosos conseguiram negociar escamas de madrepérola, alegando que elas caíram das asas de um anjo. Na era vitoriana, a substância passou a ser considerada uma pedra de acabamento da moda.

A gema foi utilizada na fabricação de lindos botões, colares, relógios, bolsas, caixões, bem como na decoração de edifícios.

Com uma distribuição tão ampla do mineral, sua extração sempre foi difícil. Isso foi feito por pessoas com as habilidades de excelentes nadadores e mergulhadores. Eles tinham que ser fisicamente resilientes, não ter problemas de saúde. Além disso, era necessário saber onde vivem os moluscos. Séculos se passaram, mas a essência do método de extração de conchas preciosas do mar permanece a mesma. As pernas do mergulhador são equipadas com um peso. Ele puxa o mineiro para o fundo, onde as ostras de pérolas estão localizadas. Uma pessoa os coloca em um contêiner preparado, desamarra a carga e retorna à superfície.

No entanto, conseguir uma concha de madrepérola é apenas metade da batalha. Depois disso, ela é deixada ao sol. A luz ultravioleta contribui para a autodestruição do molusco. Então a camada brilhante é cortada e processada... Cortar, modelar, lixar, polir - todas essas etapas pelas quais o mineral passa, com a ajuda de um mestre, se torna um produto de uma beleza incrível. Às vezes a ideia assume a máxima expressividade da tonalidade, então a gema é submetida a um processamento adicional com uma solução de cloreto de prata. No entanto, na maioria dos casos, a cor madrepérola original é mantida.

A paleta natural é tão rica e expressiva que não precisa ser ajustada.

Onde é extraído?

O Golfo Pérsico é a fonte de conchas de madrepérola há séculos. Os mergulhadores procuravam pérolas, que não são tão comuns. Ao contrário dele, sempre há madrepérola nas faixas. Um campo incrível foi descoberto nos Estados Unidos, Oklahoma. Não muito tempo atrás, as conchas de madrepérola mais antigas do mundo foram encontradas lá. Moluscos pré-históricos são encontrados em uma camada de calcário asfáltico. Uma vez ele estava no fundo do mar. As conchas têm mais de trezentos milhões de anos.

A petrificada madrepérola surpreende com a beleza dos tons. A tonalidade incomum de azul e esverdeado é o resultado de alguns processos químicos naturais. Existem também minerais rosa. E também conchas preciosas são extraídas no Mar Vermelho, na costa do Japão. Um aglomerado de "tesouros" brilhantes é observado nas ilhas Filipinas. Eles estão em Bornéu e Ceilão.

Visualizações

Existem vários tipos de madrepérola. Eles diferem em tons que dependem do tipo de marisco que são produzidos.

  • Haliotis. Os moluscos desta espécie vivem no Oceano Pacífico. Esses minerais são roxo, verde-azulado, vermelho, dourado e até preto. Os espécimes mais valiosos são de cor rosa e azul.
  • Manilla. A madrepérola desses moluscos é excepcionalmente branca pérola. A produção é realizada na Índia.
  • Cassis. Este mineral destaca-se pela sua cor azul única. Ele pode ser encontrado na costa da Índia e do Brasil.

À parte, vale destacar a madrepérola das conchas do molusco, que leva o nome de “abalone”. Vermelhos ardentes e marrons luxuosos são incríveis.

Propriedades

Fisica

A madrepérola é um material bastante macio.Ele se adapta bem ao processamento, mas requer um manuseio cuidadoso. A dureza da escala de Mohs é 4,5, enquanto o mineral é altamente durável. Isso permite que seja usado na produção de vários itens decorativos. Eles se revelaram não apenas bonitos, mas também duráveis.

Terapêutico

Nos tempos antigos, a madrepérola era considerada uma poderosa capacidade de cura. Costumava ser usado por mulheres grávidas. Eles estavam convencidos de que isso tornaria o parto mais fácil. E também se acreditava que o brilho cintilante aumentava a chance de uma menina nascer. Na Idade Média, as pessoas ricas costumavam comprar copos de madrepérola. Supôs-se que a pedra enriquece o líquido com poder de cura. Bebendo desse tipo de vasilhame, a pessoa parecia obter excelente saúde, livrar-se de doenças e prolongar sua vida.

Os médicos antigos tentaram tratar todos os tipos de doenças com o pó do arco-íris. No século 17, a "essência de pérola" ganhou especial popularidade. Uma mistura de pérolas e pós de pérolas era usada para desmaios, envenenamento, coração e outras doenças. Hoje a litoterapia também não exclui o efeito positivo do mineral na condição humana.

Acredita-se que sua energia ajuda na recuperação de doenças, melhora o tônus ​​e o humor.

Se uma mulher tem problemas de audição, são oferecidos brincos de madrepérola. Se você costuma ter dor de garganta, doença pulmonar ou cardíaca, um colar ou pingente com uma bela gema pode ser um excelente complemento ao tratamento tradicional. Os litoterapeutas recomendam pulseiras com pedra para quem está preocupado com o estado das articulações. Às vezes, o pó perolado é usado em cosmetologia. Acredita-se que os cremes com ele ajudam a eliminar as manchas da idade e uniformizar o tom da pele.

Mágico

Os astrólogos também atribuem grande importância à gema. Suas propriedades mágicas estão associadas à origem orgânica. Nos tempos antigos, no Oriente, amuletos de madrepérola representando deuses e vários símbolos significativos foram projetados para proteger a casa de espíritos malignos. Os marinheiros levaram consigo uma concha na esperança de que isso lhes proporcionasse uma viagem segura em boas condições de tempo. Hoje, à energia da gema é atribuída a capacidade de manter a paz e a harmonia na família. Isso se explica pelo fato de que as conchas nas quais a madrepérola está localizada simbolizam o nascimento de algo novo. É, em certo sentido, um ninho familiar.

Se os problemas começam no casamento, você deve decorar a casa com um amuleto de madrepérola. As brigas diminuirão gradualmente, as relações melhorarão. Se a família estiver feliz, o objeto arco-íris a salvará do mau-olhado, dos pombinhos e das fofocas indelicadas. E também alguns notam que a gema melhora a situação financeira, contribui para a estabilidade. Se a pessoa ainda não iniciou sua própria família, a joia lhe dará autoconfiança e ajudará a revelar qualidades positivas. É importante notar também que os acessórios de madrepérola são uma das poucas joias que as crianças podem usar.

A pureza da essência "viva" do mineral combina-se perfeitamente com a inocência da aura de uma criança.

Uso

Hoje, os museus exibem muitos itens luxuosos adornados com madrepérola. São joias, armas, caixões, artigos de igreja e utensílios domésticos. Muitos deles podem ser corretamente chamados de obras de arte. Itens de madrepérola também são encontrados em lojas modernas. Por exemplo, gourmets podem se deliciar com colheres especialmente revestidas. Esses talheres são destinados à degustação de caviar. Acredita-se que, ao entrar em contato com o metal, a iguaria perde seu verdadeiro sabor. A camada de madrepérola exclui essa possibilidade.

O mineral é freqüentemente usado para decorar instrumentos musicais. Estes são pianos de cauda destinados a apresentações, saxofones, violinos. A decoração de interiores desta forma não perdeu sua relevância hoje.Uma tecnologia especial permite criar um mosaico de extraordinária beleza com base em cerâmica, mármore, vidro e assim por diante. Os designers usam decoração em madrepérola para decorar salões cerimoniais, teatros e restaurantes chiques.

A joalheria já foi o auge do luxo. Mas ainda hoje é usado para criar obras-primas originais. As combinações de madrepérola com prata e várias pedras naturais são especialmente boas. Pérolas e corais combinam harmoniosamente com o mineral do arco-íris. É efetivamente complementado por turquesa, malaquita, ágata.

Alguns artesãos combinam com ousadia o tesouro do fundo do mar com esmeraldas, diamantes, safiras.

Para quem é adequado?

Os astrólogos acreditam que a pedra iridescente é universal. Não há restrições quanto ao uso de joias com ele. Apenas os representantes do signo de Gêmeos são distinguidos. Acredita-se que a natureza dual de tais indivíduos não permitirá que o mineral manifeste propriedades curativas e mágicas.

Especialmente a proximidade da gema é recomendada para Aquário e Peixes. Para as pessoas nascidas sob o primeiro signo, ele ajudará em suas carreiras. Representantes do segundo signo poderão contar com seu apoio em situações polêmicas. Para ambos, o brilho perolado trará sorte, inspiração, relacionamentos harmoniosos. Isso os apoiará em situações difíceis, promoverá otimismo e alegria.

Como distinguir de um falso?

A imitação de madrepérola não é incomum. Normalmente, o plástico é usado para isso. A tonalidade e o brilho desejados são dados ao polímero pela aplicação de tinta usando uma tecnologia especial. Não é difícil identificar uma farsa. Basta passar levemente a ponta afiada da agulha sobre um objeto duvidoso. Se for uma superfície natural, permanecerá intacta. Se você tiver uma imitação à sua frente, haverá um arranhão nela.

Às vezes, o vidro é usado para criar um efeito perolado. Neste caso, o verso é revestido com verniz madrepérola. Normalmente, em uma inspeção mais próxima, o truque é óbvio. E você também pode detectar uma falsificação pelo toque.

Ao contrário dos minerais corrugados, as superfícies de vidro são perfeitamente planas.

Em 2012, um evento incrível aconteceu. A criação da madrepérola artificial da mais alta qualidade foi anunciada oficialmente. Graças à nanotecnologia, os cientistas do Reino Unido recriaram a imitação perfeita. É quase indistinguível do original. O segredo está no fato de que não só a aparência, mas também a estrutura do mineral é recriada. Devido a isso, transbordamentos radiantes são obtidos da forma mais natural possível.

Dois anos depois, outro avanço científico ocorreu. Há um vidro "madrepérola" que não pode ser quebrado. A resistência do novo material é 200 vezes maior do que a de um análogo convencional. Isso foi conseguido devido à criação a laser de pequenas escalas onduladas que compõem o novo material. A estrutura, semelhante à estrutura natural de uma gema iridescente, proporciona não só resistência, mas também leveza. Esta descoberta levou os especialistas a apresentarem novas ideias.

Talvez, no futuro, tais compósitos sejam capazes de reduzir o peso das aeronaves, bem como servir de base para o aprimoramento de muitas estruturas que são importantes para as pessoas.

Regras de cuidado

Cuidar de produtos de pérolas não é diferente de cuidar de pérolas. O acesso ao mineral da luz solar direta deve ser excluído. Devido à radiação ultravioleta, ele entra em colapso. Além disso, não coloque a madrepérola perto de fontes de calor. Ele não gosta de secura. Atmosferas de baixa umidade podem fazer com que a pedra pareça estragada por rachaduras nela formadas.

Um ponto importante é a higiene pessoal de quem usa a joia. O suor humano contém ácidos. Em contato com eles, o mineral torna-se amarelo e opaco. Os cosméticos na forma de cremes e desodorantes também podem prejudicá-lo. Evite respingar perfume.

Limpar o seu tesouro marinho em casa é fácil. O principal é conhecer as regras básicas.É estritamente proibido o uso de compostos abrasivos e à base de álcool. Não use detergentes que contenham corantes ou outros elementos estranhos.

Existem redes especiais à venda. Eles são feitos de microfibra macia e são projetados para limpar itens perolados. Você pode substituir esse dispositivo por um pedaço de camurça, enquanto você só pode usar água potável limpa (o cloro pode afetar negativamente a pedra). Se o objeto estiver sujo, dilua uma pequena quantidade de amido na água.

É permitido o uso de uma solução fraca de sabonete para bebês.

Importante! Se você seguir todas as instruções para cuidar da gema, mas sua aparência estiver se deteriorando, pode haver outro motivo. Uma configuração inadequada (níquel ou cobre) pode estragar o mineral.

Para madrepérola, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa