Pedras e minerais

Tudo sobre o corte de almofada

Tudo sobre o corte de almofada
Contente
  1. Especificidades de corte
  2. História da aparência
  3. Peculiaridades
  4. Visualizações
  5. Joias famosas

As gemas sempre atraíram as pessoas por sua beleza e extravagância. Porém, além dos dados naturais, o corte do mineral é de grande importância. É ela quem confere às pedras uma beleza única e brilho deslumbrante. A observância correta de formas e proporções permite que você alcance resultados surpreendentes. Cada tipo de processamento de pedra possui características próprias. Hoje vamos falar sobre um deles - o corte de almofada.

Especificidades de corte

Este tipo de lixa é caracterizado por formas suavizadas. A almofada é uma pedra retangular com bordas arredondadas. Visto de cima, parece um travesseiro volumoso.

Este tipo de tratamento é caracterizado por bordas largas, e os lados convexos proporcionam um jogo de luz ideal.

A pedra cortada em almofada é muito exigente quanto à pureza. Seja um diamante ou qualquer outra gema, a menor contaminação será perceptível e afetará a aparência e o brilho. Também foi observado que nem à luz do dia nem à luz de uma lâmpada a pedra brilha como à luz de uma vela.

Os joalheiros modernos costumam usar o corte de almofada para pedras coloridas extravagantes. Transmite todas as propriedades ópticas dos minerais, demonstrando suas vantagens e ocultando possíveis desvantagens.

O processamento habilidoso e correto permite que a pedra não só apresente de forma lucrativa sua cor nativa, mas também adquira novos tons.

História da aparência

O processamento da pedra com a técnica de almofada data do século XVII. As oficinas estavam localizadas diretamente nas minas de diamantes, onde futuras joias seriam extraídas. Aqui os minerais ganharam forma e brilharam. Um pouco depois, decidiu-se cortar as pedras com uma mesa. Como tudo novo, esse método de processamento era muito popular, mas com o tempo acabou se tornando impraticável.

Foi então, na era barroca, que os mestres joalheiros tiveram a ideia de modificar um pouco a forma dos cristais, alisando os cantos. Mas, no geral, não havia nada de revolucionário nisso.

Portanto, o corte de almofada foi originalmente chamado de "mina velha". Os primeiros diamantes almofadados foram extraídos e lapidados em minas de diamantes no Brasil.

Aí a África do Sul entrou no mercado, e as minas brasileiras passaram a ser chamadas de "velhas".

Ao processar um diamante, ele adquiriu uma série de vantagens:

  • sem risco de lascar os cantos;
  • visão volumétrica;
  • aumento da produção de luz;
  • perda de peso mínima.

    No século 19, a Europa era o principal consumidor de joias e pedras preciosas em todo o mundo. Portanto, os artesãos tiveram que aprender a processar minerais por conta própria. Londres, Paris, Antuérpia e outras cidades tornaram-se líderes no desenvolvimento da arte joalheira. O corte de almofada estava ganhando popularidade rapidamente.

    Peculiaridades

    Foi notado que cada método de corte tem uma aparência diferente em diferentes minerais. Uma forma oval ou perfeitamente redonda é mais adequada para algumas pedras, enquanto uma pêra ou um coração são mais adequados para outras. Couchon não é exceção.

    Vamos dar uma olhada em algumas pedras que são mais adequadas para esse corte.

    • Tanzanita - um mineral bastante raro de cor roxa. Nomeado após o país em que foi descoberto. Este, por falar nisso, é o único lugar no planeta onde é extraído. A gama de cores varia de um tom roxo claro a um tom escuro rico, às vezes pode haver uma mistura de rosa ou vermelho.
    • Pedras Swarovski. Eles também ficam perfeitos no corte de almofada. Este tipo de tratamento maximiza a tonalidade e o brilho dos cristais.
    • Safira. Rosa, azul e até amarelo ficam bem em um formato quadrado arredondado. O corte adiciona transparência e riqueza à safira.
    • Diamante. Esta pedra atrai a atenção em qualquer ambiente. Os diamantes de almofada são muito populares e procurados.

    O processamento especial da joia e a largura das facetas criam a sensação de exclusividade de cada peça com uma almofada de pedra.

    Visualizações

    O corte almofadado é agora tão popular que várias subespécies deste corte foram desenvolvidas. Sua principal diferença é a forma e as variações dos rostos, mas apenas um especialista pode distingui-los. Existem os seguintes tipos de almofada.

    • Diamante. Possui uma forma mais arredondada.
    • Diamante modificado. Não tem requisitos claros para parâmetros. A ênfase está em maximizar a preservação do tamanho da pedra.
    • Brilhante modificado com bordas arredondadas.
    • Minha velha. Assemelha-se a antigos minerais lapidados, caracterizados por uma coroa alta, uma pequena plataforma e um pavilhão bastante profundo.

    Às vezes, a tecnologia de processamento de pedras com cantos arredondados é chamada de "Antiga". Isso porque esse método é considerado o mais antigo, pode-se dizer que é antigo.

    Joias famosas

    Existem também muitos minerais cortados em almofada, mundialmente famosos. Entre seus representantes estão os seguintes diamantes.

    • "Cullian II". É considerada a maior pedra do gênero e adorna a coroa de Elizabeth II. Há nove Cullians no total, os nomes diferem apenas em algarismos romanos e peso e são organizados em ordem decrescente.
    • "Jubileu de Ouro" - uma pedra de cor dourada. Em 1997, ele foi apresentado como um presente ao Rei da Tailândia e ainda está no Museu Real de Bangkok até hoje.
    • "Tiffany Diamond" - a famosa almofada âmbar cor de mel, o orgulho e o logotipo da marca registrada Tiffany.
    • "Diamante do Regente"... Ele tem sua própria lenda misteriosa e atualmente está no Louvre.
    • "Lua Azul". Pedra de beleza fantástica, de rara tonalidade, foi vendida em leilão.

    Safiras famosas também não são inferiores aos diamantes em tamanho ou beleza. Entre elas estão pedras como "Gigante Azul do Oriente", "Logan", "Beleza Azul da Ásia" e muitas outras.Cada um deles tem sua própria história interessante e única.

    O citrino brasileiro com corte almofadado é apresentado no vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa