Opala de fogo: quais são suas propriedades e onde é usada?
Existem muitas variedades de opala, um de seus representantes é um mineralóide ígneo (opala mexicana, pedra de colibri) - um mineral precioso que se destaca por seu esplendor externo inconcebível e brilho ígneo. Freqüentemente, é chamada de pedra do sol. Uma educação nobre em minerais é especialmente apreciada por especialistas na área de fabricação e reparo de joias, conhecedores de joias e colecionadores. Quem já viu tanta beleza com os próprios olhos pelo menos uma vez na vida, nunca se esquecerá de como ele é magnífico.
Peculiaridades
As opalas são uma variedade de pedras semipreciosas e preciosas, divididas em vários grupos. A opala de fogo mexicana, que será descrita mais tarde, está em uma posição especial entre seus muitos "congêneres".
Relacionado formalmente à categoria de minerais preciosos, pode parecer que não corresponde às características típicas das opalas nobres e mais se assemelha às opalas comuns. O principal é que esta espécie não possui um jogo natural de cores. Apenas às vezes, em algum lugar bem no fundo dessa pedra, você pode captar uma espécie de rajadas curtas e brilhantes de cor.
No entanto, a textura estonteante do mineral, aparentemente, obrigou os especialistas a esquecer os padrões físicos e ópticos. Muitos acreditam que esta pedra merece um lugar especial na sociedade das pedras nobres desta categoria pela sua beleza e cores fantasticamente vivas, que se aproximam na maioria das vezes da região vermelha do espectro.
O ponto fraco desta pedra é que cores intensas atraentes podem desbotar com o tempo... Além disso, os mineralóides ígneos, como todos os outros tipos deste precioso mineral, são frágeis e, a esse respeito, é necessário manuseá-los com cuidado. Também é capaz de rachar devido à perda de umidade - pedras contêm água, o volume de líquido no mineral é de cerca de 3%, no entanto, às vezes esse percentual chega a 25-30, portanto é necessário mergulhá-los na água de vez em quando.
Local de nascimento
Opala de fogo mineralóide é considerada rara, mas aparece com bastante frequência. É equiparado aos raros pela razão de que apenas uma parte insignificante das opalas descobertas é aplicável na arte da joalheria. Um mineral de fogo industrial, de baixo custo e não utilizado por especialistas da área de joalheria, encontra-se em essência em todos os cantos da terra: nos Estados Unidos da América, na Ucrânia (nos Cárpatos), na Rússia Federação (em Transbaikalia), República Eslovaca, México, Alemanha, Indonésia, Honduras, República Tcheca, Turquia, Cazaquistão, Austrália.
Pedras de alta qualidade foram encontradas apenas no México, Brasil, Cazaquistão, Estados Unidos da América e República de Honduras. Amostras desse tipo são usadas para criar joias.
Propriedades
Fisica
A maioria das gemas é formada a partir do anidrido silicioso amorfo solidificado, e uma delas é a opala de fogo. Como mencionado acima, a pedra tem um teor de água bastante alto - de 10 a 30%. Aos poucos, sob a influência de processos naturais, o líquido da rocha evapora parcialmente, apenas uma pequena porcentagem e impurezas adicionais - ferro, alumínio, magnésio e manganês - permanecem.
O mineralóide se destaca por sua curiosa estrutura. Ele contém muitas bolas transparentes do mesmo tamanho (glóbulos), que são organizadas em uma ordem estritamente geométrica. A propriedade principal da pedra é a opalescência (dispersão), caracterizada pelo brilho ardente da superfície da gema que deslumbra os olhos.
A dureza na escala mineralógica de Mohs varia de 6 a 6,5 unidades, densidade - 2 unidades, refração - 1,45. Externamente, o mineralóide pode ser absolutamente transparente ou semipermeável. A pedra tem um brilho semelhante ao do vidro e é bastante frágil. Quando em contato com compostos alcalinos, ácidos, bem como com quedas de temperatura, ele entra em colapso rapidamente.
Cura
Há muito tempo, o mineral é praticado como medicamento. Foi considerado o melhor remédio para a cura de doenças associadas à atividade do sistema cardiovascular. Uma característica do mineral é a capacidade de absorver patologias e doenças humanas. Os defensores modernos da prática médica não tradicional de tratamento com cálculos - litoterapeutas - aconselham o uso do mineral para a cura:
- sistema nervoso;
- insônia (insônia);
- depressão;
- doenças oculares;
- doenças associadas à atividade dos rins e do trato intestinal;
- pressão intraocular (PIO).
O mineral é aconselhável para ser usado na prevenção de resfriados. Acredita-se que a pedra equilibra todos os processos vitais do corpo e limpa o sangue. Para curar doenças oculares, é útil examiná-lo por um determinado período de tempo. Entre outras coisas, o mineral ativa o cérebro.
Mágico
Esta pedra é muito ambivalente e até certo ponto perigosa e, portanto, deve-se ter muito cuidado com ela, mostrar todo o respeito por ela. A pedra, tendo encontrado o seu dono, começa a trabalhar por ela, mas às vezes de forma tão dinâmica que se pode até falar de um excesso de tal devoção.
Sabe-se que o mineral pode ajudar a maximizar a manifestação de uma pessoa e seus talentos ocultos, além disso, ele faz isso independentemente da cosmovisão, vida e valores espirituais de seu dono. Mais precisamente, você nunca pode ter certeza de como o mineral contribuirá: os prazeres ilegais e as ações imorais de uma pessoa ou seu autocontrole e o não reconhecimento de seus instintos básicos. Se o dono do mineral é uma pessoa fraca, isso significa que corre o risco de se ver como um brinquedo nas mãos de um destino desconhecido.
Outra propriedade interessante da pedra deve ser observada. A atitude em relação a ele difere com base na geografia de seu uso. Portanto, os europeus acreditam que a pedra personifica o amor, a prosperidade e a fé. Enquanto isso, a população do continente asiático vê nisso uma pedra de vãs esperanças, por causa da qual a maioria das pessoas desperdiça toda sua energia física e mental em fantasias fantasmagóricas e irrealizáveis.
Novamente, tanto na Europa quanto em países asiáticos, este mineral raramente era usado em rituais mágicos. Bem, exceto que os feiticeiros na Índia, mudando a cor da pedra, são capazes de prever o provável perigo iminente. Via de regra, esses minerais são considerados gemas que protegem seu próprio dono de um elemento perigoso ou lhe dão a capacidade de clarividência. Mas não está excluído que o dono do mineral também possa adquirir "dádivas" de um tipo ligeiramente diferente: um sentimento de ansiedade sem razão aparente, medo da escuridão.
Com base na totalidade de tons e cores, várias variedades de minerais podem ser distinguidas:
- Mexicano;
- Branco;
- azul;
- madressilva.
As opalas de fogo do México são consideradas as mais procuradas. Destacam-se por uma cor laranja rica e limpa com um tom vermelho intenso que brilha em vários tons. Como resultado, os minerais mexicanos são considerados os mais caros. A opala de fogo pode ser amarela e marrom, mas o valor dessas pedras é muito menor.
Pedras preciosas como madressilva e azul foram nomeadas por seus tons.
Variedades raras de opala de fogo:
- contra luze - caracterizado por um jogo uniforme de cores em toda a área do mineral;
- pinfire ou piscando - apresenta overflows de várias cores ao mesmo tempo;
- opala de fogo - possui a mais alta pureza e cor inimitável: vermelho ou laranja brilhante;
- dzhirazol (girazol ou "pedra do sol") - opala transparente, quase incolor, com tonalidade azulada ondulada.
Onde é usado?
Amostras baratas e feias são usadas como material para a criação de pratos, anéis de sinete, estatuetas.
A pedra é amplamente utilizada na indústria química, por exemplo para fazer dinamite. As rochas que contêm opala são trípolis, calcário calcário e terra diatomácea. matéria-prima para cargas, cimento e outros materiais de construção, por exemplo, como matéria-prima para cerâmica e tijolos leves. Pelas suas características é praticada na construção de instalações em condições de alta umidade, em particular, pilares de pontes. O acabamento de escritórios com ladrilhos de opala também está em demanda.
Amostras preciosas se transformam em joias como resultado de um processamento completo. A fim de expressar melhor o jogo da cor das pedras ígneas, elas recebem uma forma de cabochão esférico ou circular oblongo, ou outros contornos suavemente convexos com base no quanto a matéria-prima permite.
Ao criar produtos produzidos em massa, opalas duplas são freqüentemente usadas - placas polidas de pedra coladas em vidro preto, obsidiana, ônix ou opala comum. Devido à baixa resistência da opala, os joalheiros fazem molduras que os protegem ao fazer joias.
Para quem é adequado?
A opala de fogo é um mineral com uma energia bastante violenta e indomável, por isso não é adequada para todos. É muito mais fácil, claro, alcançar a harmonia com ele quando o dono está relacionado a um dos signos do elemento Fogo. Por exemplo, Áries, devido à influência da pedra, se tornará mais ativo, mais bem-sucedido e ao mesmo tempo mais equilibrado. Será mais fácil para ele implementar os planos pessoais mais temerários.
Sagitário, as qualidades milagrosas do mineral permitirão que se protejam de reviravoltas inesperadas na vida, nem sempre agradáveis, e da magia negra. Será mais fácil para Leão expandir o círculo de interesses, descobrir mais sobre sua própria pessoa e a sociedade ao seu redor.
... Em contraste com isso, os astrólogos não aconselham os signos de Água - Escorpião, Peixes, Câncer - a fazer experiências com uma pedra.
Em relação aos restantes seis representantes do círculo zodiacal, podemos dizer o seguinte: eles têm a oportunidade de receber o favor da pedra. Provavelmente, será mais difícil estabelecer harmonia com ele do que para os signos dos elementos do Fogo, mas as características milagrosas e curativas da opala valem a pena.
As joias de opala de fogo parecem misteriosas e luxuosas. O processamento não é essencial para o mineral, é bonito de qualquer maneira. Portanto, se você encontrar um pingente ou anel com esse tipo de acessório, pode comprá-lo com segurança. Especialmente se for adequado para você de acordo com o seu signo do zodíaco.
Para obter informações sobre como a opala vermelha é extraída, veja o próximo vídeo.