Como distinguir uma pedra da lua natural?
A pedra da lua, ou como é chamada pelas enciclopédias - adularia, atrai com poder mágico e curativo, além de beleza. Antes de comprar esse mineral, muitos se preocupam em como distinguir uma pedra da lua natural de uma falsa.
Aparência mineral natural
Na gema, via de regra, não há padrão, é incolor ou cinza claro com uma tonalidade leitosa pronunciada, lilás ou azul, por isso é chamada de lunar. No entanto, também existem exemplares únicos com um padrão em forma de estrelas, com efeito de "olho de gato", ou amarelo pálido.
Características da pedra:
- tem um brilho perolado;
- entrando em uma sala com iluminação artificial, começa a piscar com a luz de dentro;
- se você direcionar uma lupa para ele, então pequenas rachaduras, inclusões, uma estrutura não homogênea na forma de placas e bolhas de ar se abrirão para o olho;
- a pedra da lua é frágil ou tem um grau de dureza médio - 6-6,5 pontos na escala de Mohs.
Propriedades de gemas
Acredita-se que a pedra da lua natural tenha propriedades mágicas e curativas.
Mágico
Muitos povos consideram a pedra da lua sagrada e a valorizam acima do ouro. Os mágicos usam o mineral para olhar para o futuro. Além disso, a gema permite encontrar a harmonia com a natureza e o mundo que a rodeia, combate o stress e a depressão, resolve conflitos, torna a pessoa mais misericordiosa, tolerante e cheia de amor.
Muitas vezes é escolhido como decoração e é usado na mão direita por pessoas nascidas sob os signos do elemento Água: Câncer, Escorpião, Peixes. Para indivíduos emocionais e criativos, ele é o melhor talismã.O uso de um mineral durante a meditação pode ativar a criatividade, despertar a imaginação.
Os ritos mágicos, como de costume, são realizados na lua cheia, quando a pedra está saturada com um poder tremendo.
Existem centenas de lendas sobre a selenita. Por exemplo, as pessoas acreditam que uma mancha branca aparece nele, que aumenta de tamanho conforme a lua cresce. Neste momento, a pedra é muito fria e brilha especialmente intensamente, irradiando um poderoso poder mágico. À medida que o tempo se aproxima da lua cheia, a intensidade do brilho do mineral diminui. Antigamente, acreditava-se que originalmente havia uma pedra da lua em qualquer mineral, mas nem todas se transformam em joias.
Para a transformação, é necessário que a gema fique muito tempo no mesmo lugar, absorvendo a luz de um grande número de luas cheias. Graças a esse procedimento, ele passa a brilhar como a lua, além disso, sob a influência da luz, sua superfície é nivelada e torna-se lisa, como um seixo. Uma pessoa que encontrou essa pedra ganha a habilidade de prever o futuro.
Existe uma crença de que a pedra da lua é um assistente insubstituível em uma situação difícil, ela o orienta para a decisão certa. Para fazer isso, você precisa esperar até a lua nascer e segurar uma pedra embaixo dela em suas mãos. O pensamento certo virá à sua mente.
Cura
Moonstone tem um grande efeito de cura. Ele tem sido usado para tratar doenças hepáticas, problemas renais, epilepsia e sonambulismo por centenas de anos. A gema tem um efeito benéfico no sistema geniturinário, coração, glândula pituitária, intestinos, facilita o parto e limpa a linfa. Na Europa, durante a Idade Média, eles tinham certeza de que o mineral, "derramando lágrimas" em uma noite de luar, deixa uma umidade que cura a febre.
Além disso, a pedra da lua é um bom auxiliar para a mulher emagrecer, bem como no combate a tumores cancerígenos, inflamações e edemas.
Razões e tipos de falsificações
A pedra da lua foi freqüentemente falsificada recentemente. Isso acontece por vários motivos:
- esgotamento das reservas minerais;
- consideráveis investimentos físicos e financeiros na extração de uma gema;
- alto preço de adularia;
- dificuldades no processamento da pedra-da-lua, falta de profissionais;
- grande demanda por joias de minerais.
As matérias-primas e tecnologias para a produção de falsificações são diferentes. Existem vários tipos de imitações.
- Pedra sintetizada simulada... Fabricado em plástico ou vidro opaco. O material é pré-revestido com tinta que repete a cor natural da gema.
- Belomorite. Esta pedra natural parece uma adularia. Seu depósito está localizado na região do Mar Branco.
- Peristerita ou albita. Uma espécie de mineral da categoria dos silicatos.
- Ornamentos feitos de migalhas prensadas de pedra da lua. Acontece que se substitui com o miolo olikoglazovy, usando minerais de silicato de baixa qualidade.
Um grande número de falsificações é trazido da Índia e, na maioria das vezes, ninguém tenta esconder que a pedra da lua é artificial. Portanto, esses bens (principalmente joias) passaram a ser atribuídos a uma categoria distinta de produtos.
Como distinguir o original?
É importante diminuir a distinção da pedra da lua natural.
De falsificação
Muitas vezes, não é apenas um especialista, mas também um leigo, que pode determinar a autenticidade. Existem várias maneiras de fazer isso.
- Mergulhar na água... A cor de uma pedra real fica muito mais saturada, e o brilho de dentro é distinguido por realces adicionais, que você não verá em uma falsa. Um mineral falso, ao contrário de um natural, manterá sua aparência original, só pode se tornar mais limpo.
- Observe a condutividade térmica. A gema artificial, comprimida na mão, aquece imediatamente, mas a original ainda estará fria. Demora muito tempo para aquecer uma pedra natural.
- Considere a cor. É realista identificar uma farsa em termos de gama e saturação de cores. Como a estrutura do mineral não é uniforme, a cor também será irregular.Um mineral cultivado artificialmente é visível a olho nu por uma cor excessivamente brilhante.
- Verifique a capacidade de refletir luz. As gemas artificiais refletem a luz uniformemente de todos os lados, genuínas apenas em um ângulo de 10-15 graus.
- Avalie a suavidade da superfície... Quando você toca a adularia natural, você sente uma suavidade.
- Mineral natural é muitas vezes emoldurado com pratae pedras falsas - ligas de metais baratos.
- Preste atenção ao custo... Uma pedra da lua real, ao contrário de uma falsa, é cara. O preço do adularia em uma moldura de prata é de pelo menos 5 a 7 mil rublos.
De imitações
Esta tarefa é muito mais difícil, uma vez que são muito semelhantes, e requerem a intervenção de um especialista, investigação laboratorial.
Existem vários sinais que ajudam a distinguir a selenita da belomorita.
- Densidade. Para uma pedra da lua, é 2,56-2,62, que é ligeiramente menor do que o indicador de belomorita.
- Coloração. O tom da gema natural é menos brilhante.
- Transparência. Uma pedra lunar é mais transparente do que o ácaro branco.
Uma melhor imitação de pedra da lua - peristerita. Ao comparar os minerais, os joalheiros apontam várias características distintivas:
- a pedra da lua é mais frágil que o peristerito;
- a densidade da adularia é ligeiramente inferior à de sua imitação;
- o índice de refração da luz da pedra da lua é inferior ao da peristerita;
- capacidade diferente de divisão - adularia tem monoclínica, sua imitação é perfeita.
Conselho de profissional
Antes de comprar uma pedra, siga estas dicas simples.
- Adularia natural não pode ser encontrada em uma joalheria, então você deve ir a um salão especial. Eles são obrigados a fornecer informações sobre onde a gema foi extraída, mostrar um certificado de qualidade e um joalheiro profissional determinará a autenticidade do mineral.
- A pedra deve ser comprada apenas de um vendedor confiável.
Para as propriedades incríveis da pedra da lua, veja o próximo vídeo.