Pedras e minerais

Como distinguir as pérolas verdadeiras das artificiais?

Como distinguir as pérolas verdadeiras das artificiais?
Contente
  1. O que você precisa saber sobre pérolas naturais?
  2. Opções falsas
  3. Métodos de autenticação
  4. O que procurar na hora de comprar?

Uma das pedras preferidas de muitos conhecedores da beleza são as pérolas delicadas. Muitas vezes é usado para fazer belas joias. No entanto, nem sempre é o caso em que uma pedra disfarçada de pérolas naturais acaba sendo real. Existem muitas falsificações à venda que não são tão fáceis de identificar à primeira vista. Hoje veremos como você pode distinguir pérolas naturais de uma cópia bem feita.

O que você precisa saber sobre pérolas naturais?

As joias feitas de pérolas naturais são luxuosas e caras. Esta bela pedra está subdividida em várias variedades., cada um com suas próprias características.

Vamos conhecê-los.

  • Pérolas do mar. Esta pedra de maravilhosa beleza tem uma forma arredondada ideal e um brilho atraente. O ciclo de vida dessa belezura é em média 10 anos. Na casca, a pedra amadurece ao longo de vários anos. Uma concha pode formar de 1 a 3 pérolas.

Após um curto intervalo de tempo, as pedras do mar começam a perder lentamente seu brilho e brilho característico, à medida que a fina camada nacarada começa a se desgastar. A cor dessas pérolas não é apenas o branco, mas também mais brilhante e até preto grosso.

  • Água fresca. As pérolas deste tipo são obtidas de moluscos que vivem em rios e lagos. O número de pedras peroladas em uma concha pode variar de 12 a 16 peças. Eles têm uma cor opaca, seu brilho não é marcante, sendo atenuados.A forma dessas pérolas pode variar muito.

Não existem apenas variantes arredondadas, mas também ovais (são as mais comuns). Essas pedras são resistentes à abrasão porque sua camada de madrepérola é mais profunda e densa. A tonalidade da camada é geralmente leitosa. As pérolas do rio nunca são rosa ou pretas.

Como o custo das pérolas silvestres é bastante significativo, a pedra natural de cultura pode ser usada como alternativa.

Os processos de formação de pedras silvestres e o cultivo de seus análogos são idênticos. A única diferença é que em um caso, o aparecimento de uma pérola é provocado por indivíduos estranhos de fora, e no outro - por uma pessoa.

Opções falsas

Existem vários tipos de pedras falsas, feitas pelo homem e passadas como um produto natural silvestre.

As pedras artificiais costumam ser consideradas naturais. Se bem feitas, pode ser muito difícil distingui-las das pérolas selvagens.

Considere vários tipos de pérolas cultivadas que são mais frequentemente usadas para imitar uma pedra real.

Então, a pérola de origem artificial mais famosa é a Majorica. Este tipo de pedra é justamente reconhecida como uma das mais belas e espetaculares. Esse tipo é muito comum.

Caso contrário, é chamado "orquídea". Há 120 anos eles fazem tanta beleza na famosa ilha de Maiorca. Essas pedras são baseadas em bolas de porcelana ou alabastro. As contas acabadas são difíceis de distinguir das pérolas selvagens.

Há também Tipos de pérolas parisienses e venezianas. As tecnologias para sua produção vêm sendo desenvolvidas há muito tempo. Fazer seixos franceses vidro soprado preenchido com cera ou parafina da cor desejada.

A tecnologia veneziana tem muito em comum com o método de fazer belas pérolas francesas, portanto, é relevante e não menos procurada. Com este método, as bolas também são feitas de vidro soprado, mas com a introdução cera e pó de pérola especial.

As cópias mais modernas de pérolas naturais são pedras feitas com uma tecnologia de casca especial. Foi desenvolvido nos EUA, mas conseguiu se tornar famoso em todos os países do mundo. De acordo com ela, camadas de laca compostas por elementos de polímero e mica, óxido de titânio e chumbo carbônico são aplicadas na bola de madrepérola.

Parece lindo e natural pérolas romanas. É feito de peças ocas de vidro preenchidas com parafina.

O método de criar essas pedras foi inventado na Idade Média, mas naquela época o método de trabalho era mais rudimentar. Um pouco mais tarde, essências especiais de escamas de peixe foram usadas para cobrir as bases.

Graças a esta técnica, o aparecimento de pérolas artificiais torna-se mais atraente e nobre. As pedras romanas bem trabalhadas não podem ser facilmente distinguidas das pérolas naturais.

Pérolas de imitação também podem ser encontradas à venda. feito de plástico... Esses detalhes são mais frequentemente usados ​​para complementar vários itens de joalheria.

Eles são francamente baratos, pelo que parecem. Não é difícil confundir pérolas naturais com plástico.

Métodos de autenticação

Você mesmo pode distinguir uma pedra derivada artificialmente de uma natural. Isso pode ser feito em casa sem custos desnecessários e perda de tempo desnecessária. Considere quais métodos existem para determinar a naturalidade das pérolas.

Visual

Em primeiro lugar, ao verificar a qualidade de uma pedra, as pessoas contam com métodos de inspeção visual. Durante esses procedimentos, é necessário avaliar alguns dos fatores de aparência relacionados à pedra.

Tenho que olhar de perto a forma, o acabamento da superfície e o peso do produto pérola.

Na maioria dos casos, a forma de uma pedra natural acaba sendo ligeiramente irregular. Não deve ser perfeito e sem falhas.

As pérolas são ligeiramente alongadas, elípticas, ovóides e até mesmo em forma de pêra. Quanto às pedras com uma seção transversal perfeitamente redonda, elas não são encontradas com a freqüência que muitas pessoas pensam. Basicamente, são complementados por anéis e brincos. Na maioria das vezes, são joias cultivadas.

As pérolas selvagens de formato perfeito são muito caras. Freqüentemente, é leiloado, assim como os grandes diamantes de luxo.

Se lhe oferecerem lindas contas cativantes, consistindo apenas em pérolas esféricas regulares, cujo custo é inferior a alguns milhares de rublos, isso significa que se trata de uma joia falsa. Mesmo as pérolas perfeitamente redondas cultivadas não serão baratas.

A tonalidade das contas pode ser branca, rosa, amarelada, prateada, verde, azul, roxa ou preta.

Quanto mais distante a cor do branco, mais brilhante será a cor do produto e mais caro ele custará.

Quanto à superfície das pérolas, a pedra natural terá sempre os mais ligeiros desníveis e ligeiramente rugosos.

Além disso, manchas com brilho serão perceptíveis nele. O mineral de origem natural é caracterizado por uma cor não uniforme. Por esse fator, você também pode determinar a naturalidade da pedra - a cor de uma pérola falsa sempre será uniforme.

Se houver fresagem no cordão, vale a pena olhar com uma lupa nas bordas que ficam próximas ao orifício feito. Se um nucléolo mais escuro for visível ali, a pedra é falsa.

Além disso, você pode ver pequenos arranhões na pintura ou manchas perto do buraco. Você deve usar uma lupa para distinguir entre as manchas que estão na tinta.

As pérolas tratadas com radiação adquirem uma cor cinza escura interessante ou até mesmo uma cor preta densa.

De forma semelhante, eles imitam uma espetacular pérola do mar negro, que é uma das mais valiosas. Desta forma, pérolas do mar mais caras são feitas de pedras de rio baratas.

Prestar atenção em O peso pérolas. Esta é a maneira mais fácil de verificar itens pré-fabricados, como miçangas, colares ou pulseiras. Não devem ser as mais leves e ter uma massa impressionante, pois as pérolas são um mineral bastante pesado. Quanto mais pedras no fio, mais pesada será toda a decoração.

Freqüentemente, nas lojas, eles vendem contas de plástico sob o disfarce de contas de pérolas.

Se você pegar joias de plástico, elas serão muito leves, especialmente em comparação com os minerais naturais. As contas de vidro também serão muito mais leves.

Mecânico

Para verificar se a pedra é real ou falsa, esse método é usado com frequência. É baseado nas propriedades mecânicas das pérolas. É uma substância bastante densa, cujo nível de dureza atinge 4 unidades de musgo. Valores de dureza baixos permitem que você verifique a pedra "para um dente".

Se você mordê-lo suavemente, sentirá um pó fino na língua e nos dentes e ouvirá um rangido. Este é um ótimo método para reconhecer um mineral natural. No entanto, pode não funcionar se você tiver na sua frente o "Majorica" ​​descrito acima.

A principal desvantagem desse método é que o experimento pode ser realizado exclusivamente em casa, já no item adquirido. Em uma joalheria, você não poderá realizar tais manipulações.

Existe outro método mecânico - atrito. As contas devem ser esfregadas suavemente umas contra as outras. Como resultado, aparecerá um pouco de pó perolado.

Mas devemos levar em conta que esta opção não ajudará se você tiver "Majorica" ​​na sua frente. Isso se deve ao fato de tais pedras possuírem revestimentos com verdadeira madrepérola, embora de origem não natural.

Você pode verificar pérolas em força... Solte o cordão em uma superfície dura. Se o material for natural, não permanecerão marcas de impacto muito grandes, por exemplo, amassados ​​ou arranhões. Os danos detectados na pedra natural podem ser facilmente eliminados com o dedo.

Em peças de vidro ou plástico, provavelmente, nenhum defeito permanecerá. Além do mais, itens de plástico irão ricochetear em uma superfície dura como uma bola. Este não pode ser o caso das pérolas.

Físico-químico

Esses métodos de verificação da origem das pérolas são baseados em certas propriedades químicas do mineral. Por exemplo, pérolas reais têm baixa condutividade térmica - aquecem muito lentamente, como a maioria das outras pedras naturais.

Um colar ou colar de pérolas deixará a pele fria. Se a joia for feita de vidro ou plástico, ela se aquecerá rapidamente, em contato com o corpo humano.

Se houver a menor dúvida sobre a autenticidade da coisa escolhida, você pode negociar com um radiologista conhecido. Ele permitirá que o acessório seja colocado na máquina de raios-X. Este método pode ser realizado apenas em relação a um cordão, e não todos de uma vez, porque sob condições de irradiação esses elementos podem ficar pretos. O instantâneo obtido permitirá entender qual é a estrutura interna do material: o número de camadas, o nível de densidade, a presença de um núcleo e outros recursos.

Se você colocar uma pedra no fogo, em alguns minutos nenhuma grande mudança deverá ocorrer. Se o cordão for feito de plástico, vai derreter rapidamente. As peças de vidro explodem sob a influência do fogo.

Determinar a autenticidade das pérolas ajudará vinagre... É necessário colocar uma pedra, de preferência apenas uma, como no caso da radiografia, pois o vinagre pode dissolver rapidamente todas as contas. Se você tiver "Majorica" ​​à sua frente, depois de colocá-la no vinagre, apenas um núcleo de vidro permanecerá dela. Não haverá mudanças com a imitação de plástico ou vidro.

Formal

Nesse caso, não são os próprios métodos de verificação das pedras que se referem. Por métodos formais, você se protegerá contra engano por parte do vendedor.

O principal fator a ser observado é isto é custo dos produtos. Um produto natural será definitivamente caro. Mesmo aqueles minerais que não são particularmente valiosos não custarão menos do que alguns milhares de rublos. É muito importante considerar isso. Se lhe for oferecido algo mais barato, provavelmente será um produto de plástico ou vidro.

Recomenda-se comprar joias de pérolas em joalherias de boa reputação e boa reputação.

Ao comprar tal acessório, é aconselhável solicitar certificado de qualidade e familiarize-se com ele em detalhes. Desta forma, você se protegerá contra a compra de itens falsos.

Você pode descobrir se a pedra é natural na sua frente entrando em contato com especialistas. É verdade que isso pode ser feito com um acessório já adquirido. Portanto, você pode ter certeza de que comprou uma coisa natural ou descobrir que não é.

O que procurar na hora de comprar?

Se você decidir comprar uma joia de pérola em um salão de joalheria, ao escolhê-la, você precisará determinar a naturalidade da pedra. Considere os seguintes parâmetros para escolher um acessório de qualidade.

  • Preste atenção ao custo. Como mencionado acima, a pedra natural não será muito barata.
  • Segure a joia em suas mãos. Se parece muito fácil para você, você não deve pegá-lo - é falso. As pérolas verdadeiras têm um peso impressionante. É difícil confundi-lo com plástico ou vidro em termos de peso.
  • Dê uma olhada mais de perto no formato das pérolas... Eles devem ter formas e tamanhos diferentes. Não pode haver pedras absolutamente idênticas em um colar ou pulseira se os acessórios forem feitos de mineral natural.
  • Preste atenção no brilho da decoração. A pedra natural brilha linda e intensamente. Se as pérolas estão desbotadas, isso é uma farsa.
  • Examine a superfície do produto selecionado... As pedras naturais são ásperas.
  • Segure a coisa em suas mãos. Se ele aquecer imediatamente e ficar quente, isso significará que um mineral artificial foi usado em sua fabricação.As joias de pérolas verdadeiras só estarão frias.
  • Certifique-se de solicitar um certificado de qualidade para o produto selecionado, mesmo que a coisa pareça perfeita e não haja dúvidas quanto à sua naturalidade.

Para obter conselhos de especialistas sobre o que procurar ao escolher joias de pérolas, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa