Pedras e minerais

Tudo sobre a pedra morion

Tudo sobre a pedra morion
Contente
  1. O que é isso?
  2. Onde é extraído?
  3. Propriedades
  4. Uso
  5. Para quem é adequado?

A existência do morion, também chamado de cristal negro e que representa uma rocha de quartzo, é conhecida há muito tempo. Os componentes desta pedra única são ferro e titânio - esses componentes fornecem todos os tons de marrom e preto.

O que é isso?

Pedra de morion pertence a variedades de quartzo escuro e tem uma cor muito escura, quase preta. É por isso que muitas vezes é chamado de cristal preto ou quartzo preto. Como resultado de um processamento cuidadoso, os artesãos conseguem alcançar semelhança externa máxima de morion com obsidiana... Esses minerais diferem uns dos outros em suas propriedades físicas.

Na obra de Plínio, esta pedra é referida como "Momoron", e nos anais indianos é encontrada com o nome de "Pramnion". Desde os tempos antigos, suas propriedades foram estudadas não apenas por cientistas, mas também por mágicos, médicos e filósofos.

A famosa tigela de Buda é feita de morion.

No entanto, o mineral não é apenas famoso por isso - foi usado em rituais e tentativas de criar uma pedra filosofal... Alguns alquimistas acreditavam que o morion era assim, mas não sabiam como ativá-lo.

Anteriormente, o cristal negro não era usado por joalheiros, mas a situação mudou dramaticamente da noite para o dia. A pedra, como resultado da exposição a altas temperaturas, mudou sua aparência e tornou-se semelhante ao topázio. Posteriormente, anéis, brincos, pulseiras e outros produtos começaram a ser feitos a partir dela.

Morion é um mineral heterogêneo composto de várias camadas:

  • o núcleo, que é quartzo de leite;
  • uma camada na forma de uma concha de cristal de rocha;
  • quartzo enfumaçado;
  • o próprio quartzo preto, que é a camada final.

Na Rússia, o morion ganhou fama após ser descoberto nos Urais, e na China a joia ainda estava no século XII. Utilizado na fabricação de vidros para vidros e vasilhames para medicamentos. Agora, o mineral após o procedimento de recozimento é amplamente utilizado na joalheria.

Em decorrência da exposição a altas temperaturas, o morion adquire uma tonalidade amarelo-avermelhada ou torna-se dourado, passando a citrino.

Onde é extraído?

Esta pedra semipreciosa é extraída em volumes médios - muitos depósitos de morion foram descobertos, mas amostras valiosas não são encontradas com tanta frequência. O mineral é mais freqüentemente encontrado em greisens, veios hidrotermais e pegmatitos de granito. Os depósitos de Morion estão atualmente sendo desenvolvidos nos seguintes países:

  • EUA;
  • México;
  • Rússia;
  • Cazaquistão;
  • Ucrânia;
  • Canadá;
  • Brasil;
  • Egito;
  • Escócia;
  • Suíça;
  • Madagáscar.

O peso dos monocristais extraídos em alguns casos é calculado em toneladas. Por exemplo, no Cazaquistão, foi descoberto um mineral, cuja massa era de 70 toneladas, e uma amostra encontrada no território da Ucrânia pesava 10 toneladas.

Propriedades

As principais propriedades físico-químicas do morion são, em muitos aspectos, idênticas às características das variedades de quartzo atualmente conhecidas.

Os seguintes dados sobre o mineral podem ser distinguidos:

  • Fórmula química - SiO2;
  • cor - preto ou marrom escuro;
  • transparência - exclusivamente em pequenas escalas;
  • Dureza de Mohs 7;
  • clivagem - imperfeito;
  • densidade varia de 2,651 a 2,68 g / cm3.

Merecem atenção especial propriedades curativas do quartzo preto. Eles são usados ​​por litoterapeutas que afirmam que todos os minerais preciosos e semipreciosos são capazes de afetar o corpo humano e até a alma. Na realidade moderna, o mais relevante tornou-se o uso de morion para se livrar de vários vícios.

Acredita-se que a pedra permite que você se livre do vício do jogo, do álcool e do tabagismo.

Além disso, as seguintes propriedades de cristal escuro são distinguidas:

  • normalização da circulação sanguínea e purificação do sangue;
  • eliminação eficaz de placas de colesterol;
  • fortalecimento do sistema musculoesquelético;
  • efeito positivo nas articulações;
  • recuperação do corpo após sofrer derrames;
  • remoção de toxinas e toxinas;
  • luta contra a insônia.

Há evidências do uso da pedra por alguns curandeiros para combater doenças oncológicas.

Ao mesmo tempo, a atenção está voltada para o fato de que o morion deve ser usado para fins medicinais com o máximo cuidado. As advertências se devem ao seu potencial energético aumentado, que pode causar danos ao paciente.

O uso de quartzo preto em rituais mágicos se deve em grande parte à sua cor. A pedra muitas vezes se tornou parte integrante das sessões espíritas. Acredita-se que, devido às suas propriedades mágicas, seja capaz de estabelecer uma conexão com as almas dos mortos.

O poder mágico da pedra é considerado excessivo, portanto, seus mentores mais experientes recomendam que os magos iniciantes façam uma escolha em favor de outros minerais.

Ao mesmo tempo, também se distinguem as vantagens óbvias do quartzo escuro, que é capaz de "absorver" as emoções negativas dos outros, protegendo o proprietário. É limpo por enxaguamento em água corrente.

Uso

O esquema de cores dos morions não difere em variedade - cristais das cores marrom-escuro, marrom-escuro e preto são extraídos. No entanto, os joalheiros encontraram maneiras de mudar radicalmente a aparência dos minerais.

Por exemplo, quando aquecida a 300-320 graus, a pedra torna-se amarela e até mesmo completamente transparente. No primeiro caso, é fácil confundi-lo com topázio ou citrino. Ao elevar a temperatura para 400 graus, a pedra fica completamente descolorida, o que vira uma cópia do cristal de rocha.

A cor original pode ser restaurada por meio da exposição à radiação.O valor geológico do mineral após tais manipulações é perdido, no entanto, os produtos criados parecem muito impressionantes ao mesmo tempo. O mineral pode mudar sua tonalidade em diferentes ângulos e se tornar roxo ou esverdeado.

Devido às suas propriedades e aparência únicas, o cristal negro é amplamente utilizado por joalheiros na fabricação de joias. Cristais com uma estrutura em camadas pronunciada e um centro de quartzo são especialmente solicitados. Além disso, a pedra é usada como material ornamental na criação de incrustações, estatuetas e selos.

As regras de operação dos produtos Morion merecem atenção especial. Este mineral é considerado muito caprichoso de usar e, portanto, deve ser usado corretamente, em conformidade com os seguintes requisitos:

  • a proximidade de outras pedras é inaceitável;
  • para armazenamento, você precisará de uma sacola, estojo ou caixa separada;
  • joias de quartzo escuro nem sempre são usadas, pois em alguns casos podem ter um efeito negativo em contato prolongado com a pele humana;
  • para uma limpeza eficaz e segura do produto, utilize uma solução de sabão e escovas de cerdas macias, enquanto a pedra é bem lavada e seca;
  • para purificar a energia do morion, é necessário mantê-lo sob água corrente por 15-20 minutos, mas a pressão do jato não deve ser muito forte para que a água flua ao redor do amuleto.

Apesar da produção de morions de peso recorde, é classificado como um tipo raro de quartzo. Por isso, para a produção de joias as pedras artificiais são cultivadas em escala industrial. Em tal situação, surge a questão de como distinguir o cristal preto natural de um falso.

Especialistas dizem que o morion artificial, quando visto pela luz, não vai brilhar.

Ao comprar joias ou produtos com morion é altamente recomendável exigir os certificados relevantes do vendedor. Em joalherias de renome e salões especializados, não há problemas com o fornecimento de tais documentos, mas os fraudadores não terão nada para mostrar a você.

Para quem é adequado?

É geralmente aceito que o morion é uma pedra caprichosa e não é adequada para todos. Se for usado por uma pessoa com uma disposição de caráter invejosa e egoísta, um produto com esse mineral apenas aumentará os traços negativos.

Não é recomendado o uso frequente de joias com cristal negro e pessoas excessivamente emocionais.

Se, apesar da poderosa energia da pedra, você ainda decidir comprar joias com morion, deve levar em consideração suas características. Por exemplo, vale a pena saber que os homens que usam um anel com este cristal tornam-se populares com o sexo oposto.

Há uma opinião de que a pedra dota seu dono de eloqüência e charme, dá confiança e determinação.

A melhor opção para o belo sexo serão brincos decorados com quartzo escuro queimado. Morion é capaz de dotar o proprietário de qualidades valiosas como prudência e sabedoria, portanto, será quase impossível enganar o proprietário de tal joia.

A relação entre a constelação sob a qual uma pessoa nasceu e que tipo de pedra terá um papel importante em seu destino era conhecida na antiguidade. Por este motivo, ao escolher o cristal preto para si ou como um presente original, deve considerar o quanto se adapta a este ou aquele signo do zodíaco.

Morion é capaz de influenciar todos os signos, mas está longe de falar sempre de um impacto positivo.

A energia deste mineral é totalmente consistente com as características Capricórnio e Rakov... Portanto, para esses sinais, ele será o talismã perfeito.

Ao mesmo tempo, para aqueles nascidos sob os signos Sagitário e Leo o quartzo preto tem maior probabilidade de se tornar uma fonte de problemas quando usado com frequência.

Por esse motivo, é recomendável usar esses produtos no máximo uma vez por mês.

O fato é que os representantes desses signos do Zodíaco, via de regra, são de naturezas alegres, pouco adequadas para um mineral escuro que pode causar melancolia e pessimismo.

Escorpiões Morion deve ser tratado com cautela, pois pode criar o problema de ser muito retraído. Outros signos precisam, ao tomar uma decisão, levar em consideração as peculiaridades de seu caráter e energia.

Para aqueles que são moral e fisicamente ativos, o quartzo escuro não pode causar nenhum dano, e é melhor para as pessoas inseguras evitar o contato com este cristal.

Morion é combinado com os signos do zodíaco da seguinte forma:

  • com energia Capricórnio há uma coincidência quase total, a pedra poderá ajudar no alcance dos objetivos;
  • Sagitário é melhor evitar o uso desse tipo de quartzo em anéis ou pingentes para não exacerbar os lados negativos de seu caráter;
  • não é recomendado entrar em contato com o mineral Leão e Áries;
  • Libra e Câncer vai ajudá-lo a tomar decisões, mas nem todas serão corretas na prática;
  • com o uso correto da pedra Escorpião e Peixes será capaz de se livrar de erros graves e da comunicação com malfeitores;
  • Morion pode salvar Gêmeos de maus hábitos e protegê-los do engano;
  • pessoas nascidas sob a constelação Aquário, tenha a oportunidade de maximizar seu potencial;
  • devido às propriedades da pedra Virgem será capaz de ter sucesso e melhorar seu bem-estar.

            Considerando a compatibilidade do quartzo escuro com outros minerais, deve-se notar que ele é autossuficiente e v «empresa» ao criar joias não precisa... Os amantes da magia e dos adivinhos costumam usar o morion negro em combinação com o cristal de rocha. Acredita-se que este último ajude a esclarecer as informações obtidas devido às propriedades mágicas do morion. Com o aumento da atividade do mineral, pode-se tentar neutralizar a força de sua ação por cristais rosa.

            Informações interessantes sobre a pedra podem ser encontradas no vídeo a seguir.

            sem comentários

            Moda

            a beleza

            casa