Tudo sobre morganita
Uma gema rosa começou recentemente a ser dominada por joalheiros domésticos. E na América é muito popular - um anel com esta pedra é considerado um anel de noivado, traz felicidade e amor a um casal. Os monges budistas chamam a pedra rosa de talismã que confere iluminação. Estamos falando de morganita, porém, o mineral tem vários outros nomes.
Um pouco de historia
Morganita é uma pedra semipreciosa que foi descoberta e descrita pela primeira vez em 1910. É interessante que a pedra foi descoberta há muito tempo, mas recentemente foi classificada como preciosa.
Deve o seu nome, surgido em 1911, ao americano Morgan, o primeiro filantropo e banqueiro. Dizem que esse mesmo Morgan, junto com sua família, deveria fazer um cruzeiro ao redor do mundo. Os ingressos foram comprados para o transatlântico mais poderoso e moderno da época, o Titanic. No último momento, o banqueiro decidiu cancelar a viagem. E quando questionado sobre o que causou a recusa, ele bateu com o dedo na pedra rosa que adornava sua lareira.
Além disso, Morgan sempre falava sobre o fato de que a riqueza pode ser obtida por meio de experiência, perspicácia e feliz coincidência. Segundo o rico, não se pode prescindir de um bom astrólogo nesse assunto. Morgan era conhecido como uma pessoa que consulta regularmente seu astrólogo, desenha vários mapas e assim por diante.
Outro nome para morganita é vorobyevita (dado à pedra em 1909). Ele recebeu sua pedra com o nome do cientista que primeiro descobriu este berilo nos Urais. O nome do cientista era Viktor Ivanovich Vorobyov.
Por fim, a pedra também tem um terceiro nome - ametista-balsatina, que se deve à sua semelhança externa com a ametista. Os cientistas encontraram poucos nomes existentes e, no início do século 20, foi proposto mais um - uma esmeralda rosa. Devido à pretensão e pretensão do som, ele não se enraizou, embora do ponto de vista da gemologia seja a característica mais precisa desse mineral.
Característica
Morganita é um mineral de uma paleta rosa-violeta - do rosa pálido ao violeta, às vezes acastanhado. As cores amarelo e pêssego são consideradas aceitáveis nele. A propósito, o pardal cor de pêssego é uma verdadeira raridade. Em termos de valor, supera até um diamante.
Pertence ao grupo dos minerais berílicos, o que significa que possui características próprias. A paleta de minerais é explicada pela presença de impurezas de manganês, lítio, ferro e césio na composição. Os indicadores de densidade variam na faixa de 2,6-2,9 g / cu. cm, a dureza na escala de Mohs é de 7,5-8 unidades.
No entanto, a vorobyevita também possui características não características de outros berilos. Ele difere na forma do prisma, a admissibilidade de diferentes graus de transparência de diferentes faces. Na forma, a morganita é comparável ao topázio imperial, mas difere deste último por ser preciosa. No entanto, existe um análogo sintético - morganita de sitall, que nada mais é do que um nanocristal cultivado artificialmente.
Apesar de seus altos valores de dureza, o vorobyevita é frágil. Todas as joias com esta pedra possuem uma tonalidade natural, a pedra não sofre alterações de pigmentação. Isso, aliás, em parte se deve à fragilidade do mineral.
Morganita tem uma paleta de cores rica, que começa do rosa claro (dominado pelo manganês) e chega ao vermelho escuro, roxo (neste caso, a pedra contém grandes quantidades de césio). Além disso, o quartzo está presente na composição.
A esmeralda rosa é uma pedra radioativa. Apenas pequenas partículas de cor fraca não representam uma ameaça. Se falamos sobre o nível de radiação em grandes pedras com uma cor pronunciada, então nelas ele excede o nível permitido. A este respeito, tais morganitas não podem ser armazenadas e processadas em locais onde se encontram pessoas, e certos requisitos devem ser observados durante o transporte (recipiente de chumbo fechado, placa de advertência).
No entanto, se você estiver comprando joias com essa pedra, não precisa ter medo. Só estão à venda pedras que são seguras do ponto de vista da radiação radioativa.
Se você direcionar um feixe de luz para ela, a pedra ficará completamente transparente (transmitindo luz) ou ligeiramente turva. O mineral apresenta uma fratura irregular e cônica. Antes do processamento da joalheria, o mineral parece muito pouco apresentável. Possui arranhões e aspereza perceptíveis. A forma é um poliedro, consistindo de prismas longos com bordas paralelas. Com um grande número de prismas, a pedra pode parecer marrom.
Na estrutura da morganita pode haver inclusões - bolhas de gases, líquidos. Esse mineral será opaco e terá um custo menor do que um análogo transparente. Além disso, a vorobyevita sem essas inclusões é mais fácil de cortar, por isso é muito apreciada pelos joalheiros.
O estado de UTA nos EUA, Califórnia, Madagascar, Brasil é chamado de depósito vorobyevita. É aqui que os maiores e mais perfeitos minerais são extraídos. Além disso, a mineração é realizada no Afeganistão, China, África. Não há grandes depósitos na Rússia; apenas espécimes únicos de morganitas são encontrados no território de Transbaikalia e no Médio Ural. No território do ex-CIS, existem minas de mineração no Tajiquistão.
O mineral é extraído das rochas ígneas da mesma forma que o topázio, berilo, esmeralda e água-marinha.
Propriedades curativas e mágicas
Como a maioria dos berilos, a vorobievita ajuda seu proprietário a manter a clareza da mente, melhorar a memória e aliviar a fadiga nervosa.Desde que a morganita seja corretamente selecionada, ela tem as propriedades de um talismã - ou seja, reflete tudo de ruim que é enviado de fora para o dono. Acredita-se que a esmeralda rosa ajuda a resolver casos difíceis - passar em exames, conversas difíceis, testes.
Em geral, o mineral tem um efeito benéfico nos processos intelectuais e em tudo que "pertence" à cabeça. É usado para dores de cabeça, enxaquecas, distúrbios do sono e declínio cognitivo. Acredita-se que, com resfriados, a morganite evita congestão nasal e dor de garganta.
A pedra é chamada de talismã de harmonia emocional e espiritual. Há uma explicação física para isso - a pedra contém o mineral de lítio, que é usado como um dos componentes dos antidepressivos. Reduz a ansiedade, o nervosismo.
Morganite salva de dores nas costas, mesmo as antigas, cura para doenças da pelve nas mulheres. Para fazer isso, a mulher deve usar um cinto com um mineral rosa.
Devido à radioatividade do Vorobyovite, não deve ser usado ao redor do pescoço, próximo à glândula tireoide. Normalmente, as joias com uma pedra são usadas nos dedos e nos pulsos. Porém, mesmo usá-los constantemente e por muito tempo não é recomendado.
A pedra rosa tem uma energia alegre e afirmativa, portanto, é recomendada para ser usada durante os períodos "negros" da vida. Isso vai animá-lo, melhorar e estabilizar o fundo emocional, ajudar a melhorar o “clima da casa” e fortalecer o vínculo matrimonial.
De acordo com os ensinamentos dos monges budistas, o vorobyevit alivia as patologias em todos os níveis e é considerado uma pedra de origem sobrenatural. Muitas vezes era usado para a iluminação, fortalecendo a ação das práticas espirituais. Os budistas argumentaram que o significado da forma hexagonal da pedra é uma projeção do Universo, todo o conhecimento mágico sobre a vida na terra está contido na pedra.
A morganita também é muito apreciada pelos seguidores modernos dos monges budistas. Eles continuam a usar a pedra na meditação para atingir a iluminação, para buscar seu destino.
Vorobyevit ajudará a manter a lealdade e o respeito pelos cônjuges, fortalecerá o coração da família e permitirá despertar a paixão nos relacionamentos. Devido à poderosa ação energética da pedra, ele foi creditado com a capacidade de curar uma pessoa de doenças físicas em um nível mental. Nesse caso, a mulher do par é aconselhada a usar um pingente com morganita.
Uma pulseira com morganita permitirá que o homem se torne mais autoconfiante, ocupe uma posição significativa na sociedade e obtenha sucesso em questões financeiras e profissionais.
Vorobievit é recomendado para quem deseja alcançar seus objetivos. É também a pedra de todos os alunos e alunos. Por fim, ajuda a ser mais atencioso e mais econômico.
Para quem é adequado?
Produtos feitos com o mineral rosa são recomendados para pessoas solteiras - mulheres e homens. Usar uma pedra permitirá que eles encontrem seu amor, para atrair a atenção do sexo oposto. Morganite é considerada um talismã adequado para pessoas que começam um negócio. Principalmente se for relacionado à arte, educação. O mais eficaz para essas pessoas será um anel de prata com vorobyovita.
Ajuda a revelar os talentos inerentes a uma pessoa e a fortalecer os existentes. É útil para adolescentes usarem vorobyevit - isso os protegerá contra problemas e permitirá que eles mostrem maior diligência e interesse em aprender.
Acima de tudo, a pedra é adequada para Libra. Câncer, Peixes, Escorpião podem escolhê-lo como talismã.
A esmeralda rosa de Áries melhorará o trabalho do coração, do trato digestivo e da coluna. Ele literalmente dará vida aos representantes deste signo se uma pessoa se sentir cansada, deprimida. Eficaz para doenças dos órgãos femininos, resfriados. A pedra de tonalidade púrpura clara deixará Áries mais equilibrado e menos temperamental, além de proteger contra ataques de agressão.
Para o taurino, especialmente para os nascidos em maio, a pedra se tornará um talismã confiável nos casos de amor. Trará sucesso e bem-estar financeiro.
Para Gêmeos, a pedra também promete ajuda na carreira e na vida pessoal. Além disso, ajudará a construir relacionamentos com as pessoas, melhorar a função cerebral.
Cânceres, principalmente os nascidos de 12 a 22 de julho, a pedra ajudará a encontrar o amor e, então, protegerá o casal de maus olhos e línguas, fofocas e intrigas. Usar uma pedra será um sucesso para as pessoas da ciência e da atividade intelectual.
Para quem nasceu sob o signo de Leão, esta joia trará autoconfiança, tornará Leão mais atraente aos olhos do sexo oposto. A melhor opção é o pardal cor de pêssego.
Para Virgem, uma pedra rosa ajuda a encontrar um propósito, torna-se um talismã ao tomar decisões difíceis e vitais. Isso ajudará os representantes do signo a se tornarem mais tolerantes, aumentar a energia vital. Não é recomendável usar morganita com moldura de ouro, pois o ouro em geral não é muito adequado para virginianos.
Libra receberá energia de ação e coragem do mineral para novos começos.
Para os escorpianos, uma pedra pode se tornar uma decoração comum, mas não um talismã de forma alguma - ela não apresentará propriedades mágicas e curativas especiais.
Sagitário, o mineral rosa vai inspirar novos conhecidos, que têm todas as chances de se tornarem relacionamentos agradáveis e conexões úteis.
Para os capricornianos, a pedra rosa torna-se um talismã que ajuda na realização dos desejos. A principal condição para isso é formulá-los de maneira correta e precisa.
Aquário sentirá uma onda de força, atividade intelectual aumentada. A melhor forma é o pardal rosa claro. A pedra também é recomendada para Peixes - vai ajudar nos assuntos familiares, além de se tornar mais aberta e menos sensível.
Como distinguir de um falso?
Quanto maior o valor de uma joia, maior a chance de "topar" com uma falsificação. Como o custo médio da morganita chega a 150-200 euros por quilate, ela é freqüentemente falsificada. Como cópia, geralmente levam zircônia cúbica, espinélio, kunzita. Se você conhece o custo do último, torna-se especialmente ofensivo - quanto o comprador paga a mais em caso de engano.
Infelizmente, apenas um estudo laboratorial abrangente fornecerá informações confiáveis sobre a originalidade da pedra.
Um deles se reduz na direção dos raios X no pardal - a pedra imediatamente fica vermelha saturada. Por outro lado, ao ser aquecido, o original perderá a cor e ficará transparente.
Se você colocar o original na solução de bromofórmio, ele flutuará na superfície. Isso se deve à menor densidade do mineral em comparação com o bromofórmio. A simulação com o mesmo teste irá para o fundo.
Se você olhar uma falsificação no microscópio, poderá ver o inchaço dentro da pedra. Eles surgiram como resultado do uso de gases. A morganita original também terá formações semelhantes, mas é impossível vê-las através de uma lupa. Apenas sob um microscópio.
Como a maioria das pedras (com exceção das pérolas e âmbar), a morganita é fria. Se você prendê-lo ao pescoço, ele permanecerá assim por algum tempo. Uma falsificação vai esquentar rapidamente com o calor humano.
Como cuidar?
Vorobievit requer cuidados simples, mas regulares. É lavado uma vez por mês em água corrente quente. Se o corte da pedra estiver sujo, ela é lavada com sabão, usando um cotonete por conveniência. Não é proibido escovar facilmente, sem pressão desnecessária, a pedra com uma escova de dentes macia. Se houver manchas de graxa em sua superfície, pode-se recorrer à limpeza com gasolina.
Após a lavagem, a morganita é enxugada com um pano macio, polida e seca sobre superfície aberta.
Para purificar a energia da morganita, ela deve ser colocada ao lado de um cristal de rocha durante a noite. Isso permitirá que você "zere" o vorobyevit.
Recomenda-se armazenar os produtos com minerais em uma caixa ou estojo especial, protegendo-os dos raios ultravioleta diretos. É importante lembrar que para diferentes pedras é necessário ter diferentes coberturas, pois cada mineral possui sua própria energia.
Belos exemplos
Na maioria das vezes, a vorobievita é combinada com metais preciosos.Parece ótimo em molduras de ouro amarelo e branco.
Produtos espetaculares são obtidos quando combinados com safiras morganita, pérolas, turquesa, lápis-lazúli, ônix, ametista.
Vorobyovite, emoldurado com ouro branco ao lado de diamantes, parece espetacular. Este último acentua e realça os tons rosados do mineral e seu esplendor.
O conjunto de vorobyevita e esmeralda acaba por ser não menos harmonioso. No entanto, é melhor escolher ouro amarelo como moldura.
Na maioria dos casos, nas joias, os vorobyevitas recebem formas suaves e aerodinâmicas de ovais e semi-ovais. Isso se deve às peculiaridades da forma do mineral, seu brilho, tonalidade. Como regra, essas joias são anéis, brincos, feitos no estilo de motivos naturais.
Além disso, a morganita é usada em anéis de coquetel com grandes pedras emolduradas em ouro ou prata.
Para as propriedades da morganita, veja o próximo vídeo.