Malaquita: propriedades, como é, onde é extraída e para quem é adequada?
Malaquita é a pedra mais antiga. Devido à riqueza de cores e padrões incomuns, o mineral é amplamente utilizado na fabricação de joias, lembranças e memorabilia. Além da beleza externa, a gema é famosa por suas propriedades curativas e mágicas.
O que é isso?
A malaquita é um mineral semiprecioso composto por cobre. Ele também contém dióxido de carbono e água. A impureza de ferro também pode estar presente, o que adiciona tons diferentes. Em geral, o mineral possui uma rica cor verde. Porém, na natureza, é possível encontrar vários tons e matizes, que vão dos mais claros ao quase preto.
A pedra tem uma ligeira dureza - dissolve-se facilmente em ácido. Devido à sua boa viscosidade, a amostra é fácil de processar. A pepita pode ser facilmente danificada ou arranhada.
A superfície do mineral pode ser fosca ou brilhante. A transparência da gema depende do tamanho das partículas. Quanto mais finas as partículas, mais transparente é a amostra.
Uma gema não processada na natureza parece amorfa, tem uma estrutura em forma de fibras. Na aparência, assemelha-se a formações maciças na forma de bolas com bordas afiadas, vigas. Os cristais esféricos são apresentados em diferentes formas. Sua estrutura é expressa na forma de placas ou agulhas.
O mineral é de grande importância para o homem. Desde os tempos antigos, tem sido usado não apenas como joia, mas também como um remédio eficaz.
A descrição das propriedades mágicas da pedra fala de seu poder de influência e do mistério da natureza.
História de origem
O mineral apareceu muito antes de se tornar conhecido. Anteriormente, esta pedra não se destacava em uma forma separada - era associada ao cobre. Depois que o mineral se separou em um grupo separado de pedras, ele recebeu um nome oficial. Aconteceu no século 18.
Existem duas lendas sobre a origem do nome. De acordo com uma versão, a gema recebeu o nome da planta da malva, que tem a mesma cor verde brilhante. De acordo com outra versão, o mineral é denominado malaquita, pois pode ser facilmente processado. Traduzido do grego antigo, malakos significa "suave".
A gema também é chamada de pavão ou mineral da saúde.
O conhecimento sobre ele remonta à época do governo do estado egípcio. Na época da adoração de vários deuses, a pedra era associada à deusa da família, da fertilidade e da beleza.
A história da gema está profundamente enraizada nos tempos antigos. Há evidências de que as armas foram originalmente feitas de pedra, porque é uma fonte de cobre.
O valor da pedra aumentou gradualmente devido ao esgotamento dos depósitos. Novos métodos de mineração de cobre começaram a aparecer. E depois que as propriedades maravilhosas da pedra e a facilidade de processamento foram descobertas, ela foi escolhida por artesãos e joalheiros.
Escavações arqueológicas mostram que o mineral era amplamente utilizado na fabricação de joias e lembranças.
Local de nascimento
O mineral é encontrado nas camadas superiores dos locais onde o cobre se acumula. Quando o minério sofre desgaste, aparecem gemas únicas.
Na Rússia, o mineral é extraído nos Urais, onde estão os depósitos mais ricos. No entanto, as fontes estão se esgotando. Ainda existem pequenas reservas em Altai.
A África Central e do Norte detém a posição de liderança na extração de malaquita. O líder no fornecimento da gema é a República Democrática do Congo.
Deve-se notar que os minerais africanos diferem em aparência dos espécimes dos Urais. Eles têm um padrão mais claro, formas regulares e tons ricos. Por isso, são constantemente utilizados no trabalho dos artesãos.
As amostras dos Urais estão repletas de ondas contrastantes, entre as quais se alternam os tons de verde claro e escuro.
Além disso, pequenos depósitos de malaquita foram encontrados na Inglaterra, Cazaquistão, França e Alemanha.
Propriedades
A mais bela pedra fascina pelo seu desenho original. A superfície parece extraordinariamente macia, lembrando um material aveludado na aparência. No corte, você pode ver círculos e listras bizarras que se substituem suavemente.
Malaquita não tem apenas uma aparência bonita, mas também é famosa por suas propriedades curativas e mágicas.
Acredita-se que o uso regular do mineral pode curar algumas doenças.
- Doenças da pele. A ferramenta combate as manifestações alérgicas, remove a vermelhidão, limpa a pele. Uma massa pulverulenta é aplicada às áreas afetadas da superfície.
- Cabelo fraco. Depois de usar o "remédio" milagroso, as raízes são fortalecidas, a estrutura dos fios é restaurada. Prendedores de cabelo e pentes de malaquita são usados como um remédio.
- Problemas respiratórios. A malaquita ajuda no tratamento dos ataques espasmódicos característicos da asma brônquica. Joias ou pedras puras são usadas como remédio. O produto é colocado na região do esterno e mantido por algum tempo. No tratamento dos pulmões, usa-se o uso de contas de malaquita ou pingentes no peito.
- Problemas de pressão. A gema é capaz de reduzir a pressão arterial. Recomenda-se o uso de qualquer joia de malaquita como tratamento.
- Problemas de visão. Após a exposição às propriedades medicinais da gema, ocorre uma melhora da acuidade visual, normalização da pressão intraocular. Usar brincos com malaquita é um tratamento.
- Malaquita é útil se você quiser melhorar a atenção, aumentar o estado de compostura... Para isso, quaisquer itens feitos de uma gema são colocados no local de trabalho ou estudo. Seu impacto é baseado na criação de uma energia favorável especial.
- A pedra é capaz de auxiliar no tratamento de pacientes com câncer... Especialistas em litoterapia acreditam que o mineral é capaz de retardar a disseminação de metástases. Para fazer isso, você deve usar constantemente uma grande pedra.
- Reumatismo... É possível aliviar o curso da doença aplicando placas de malaquita nas lesões.
- Distúrbios do sistema nervoso. Essa enfermidade é bastante comum, principalmente nas grandes cidades, onde os moradores estão expostos a constantes estresse. Decorar sua casa com itens de malaquita o ajudará a lidar com uma situação difícil. A criação de um ambiente de paz e tranquilidade é assegurada não só pelas propriedades específicas da pedra, mas também pela sua cor verde.
Além do acima, o mineral alivia dores de dente, parto, depressão. Existe uma opinião sobre a volta da força masculina se beber água de pratos de malaquita. Malaquita neutraliza os efeitos dos raios radioativos e eletromagnéticos, absorvendo-os. Uma pepita é capaz de eliminar convulsões, restaurar o funcionamento dos órgãos internos.
Para fins medicinais, minerais de cores claras e brilhantes são freqüentemente usados. Acredita-se que quando uma gema é emoldurada em cobre, sua resistência aumenta significativamente.
Você precisa saber que antes de cada uso da pepita para fins medicinais, ela deve ser limpa. Isso se refere à purificação de energia. Para esses fins, você pode usar solo comum, mesmo aquele que está em um vaso de flores. A pedra é colocada no solo durante a noite e pela manhã pode ser usada novamente. A terra deve ser mudada uma vez a cada mês lunar.
É importante notar que o tratamento com malaquita não é o principal remédio. Deve ser combinado com o curso principal de terapia.... Isso é especialmente verdadeiro para o curso crônico grave da doença. Também deve ser lembrado que qualquer efeito terapêutico deve ser coordenado com um especialista - isso ajudará a evitar surpresas desagradáveis e decepções.
A medicina oficial não reconhece o tratamento com pedras, ao contrário dos litoterapeutas que estudam as propriedades do mineral e seus efeitos na saúde humana. No entanto, tanto a medicina oficial quanto os litoterapeutas não recomendam a automedicação, pois pode ser prejudicial à saúde.
A malaquita é conhecida por sua influência mágica nos humanos. Não é de admirar que os mágicos mais antigos de todo o mundo usassem e continuem usando em sua prática.
Fontes históricas relatam a conexão do mineral com a energia do espaço. Os mágicos antigos acreditavam que a pedra é um condutor entre o espaço e a terra.
Há muito tempo existem lendas sobre a possibilidade de pessoas desaparecerem e reaparecerem a qualquer momento. Acreditava-se que se você bebesse o líquido de um copo de malaquita, seria capaz de entender a linguagem dos animais.
Entre as propriedades mágicas positivas, a pedra é creditada com a capacidade de:
- fortalecer a intuição;
- restaurar o equilíbrio de energia;
- proteja-se de danos e mau-olhado;
- atrair um homem;
- fortalecer o sono;
- livre-se dos medos noturnos;
- livre-se do medo de altura;
- proteja-se em uma longa jornada;
- prevenir conflitos dentro de casa;
- se você colocar dinheiro ou joias em uma caixa de malaquita, a fortuna da casa aumentará.
Desde os tempos antigos, a malaquita era considerada uma joia da floresta. O mineral serviu de talismã para os viajantes, protegidos dos animais selvagens, ajudaram a encontrar o caminho certo.
No entanto, não devemos nos esquecer dos perigos que envolvem o mineral mágico. O fato é que o uso constante de uma pedra pode fazer ajustes na linha do destino. Esses ajustes nem sempre são favoráveis e podem trazer muitos momentos desagradáveis.
O uso prolongado de uma pepita pode levar ao despertar das forças das trevas internas. As emoções podem assumir o controle da razão, da lógica e da prudência.
Por exemplo, a capacidade de atrair homens pode ter consequências negativas para a mulher, pois uma pedra pode atrair um homem, tanto com boas como com más intenções. Para não ser vítima do agressor, recomenda-se o uso de joias de malaquita com moldura de prata. A prata é capaz de neutralizar as emoções negativas e proteger o proprietário de problemas.
A malaquita, como qualquer mineral, absorve a energia do dono, portanto não deve ser usado na presença de emoções negativas.
Um amuleto ou talismã feito de malaquita em mãos habilidosas pode se tornar um protetor confiável contra doenças e efeitos mágicos negativos. Isso o ajudará a ganhar confiança, calma e esperança.
Variedades
Dependendo da saturação de cor, o mineral Ural é:
- verde puro;
- intercalado com preto;
- multicolorido;
- com padrões.
Dependendo do tipo de superfície, difere:
- aveludado;
- seda;
- fosco.
Dependendo do tipo de desenho, a gema também pode ser de vários tipos.
- Pelúcia. Esta amostra tem uma estrutura de partículas finas e, portanto, é difícil de processar.
- Com um pequeno padrão. Em um corte da pedra, é visível um padrão que na aparência se assemelha a folhas de vidoeiro. Este espécime é considerado o mais raro e valioso.
- Pseudomalaquite. A amostra é fosfato de cobre e não pertence à malaquita. Ele foi identificado neste grupo, pois na aparência a pedra se assemelha a malaquita. A amostra de cor turquesa é caracterizada por alta dureza.
Aplicativo
É um fato bem conhecido que nos tempos antigos o pó de malaquita era usado como cosmético. Por exemplo, foi aplicado nas pálpebras em vez de sombras, e também usado para pintura.
No século 18, o mineral era usado para decoração em mosaico de estruturas arquitetônicas. Foi usado para decorar colunas, paredes de lareira, bancadas. Por exemplo, em l'Hermitage existe um Salão Malaquita inteiro. Você também pode ver a beleza das colunas da Catedral de Santo Isaac, feitas de um mineral único.
Devido ao seu fácil processamento e superfície padronizada única, o mineral é amplamente utilizado para a fabricação de joias, artesanato para decoração de interiores, bem como para a fabricação de lembranças.
A malaquita é usada para fazer:
- caixas;
- castiçais;
- estatuetas;
- cinzeiros;
- Assistir;
- pulseiras;
- miçangas;
- brincos;
- argolas;
- mosaico;
- bancadas;
- vasos;
- obras-primas escultóricas.
Para emoldurar a pedra, prata ou cobre são freqüentemente usados.
Para quem é adequado?
Um mineral milagroso adequado para pessoas profissões criativas. Usar atributos feitos de malaquita ou usar joias de malaquita pode aumentar a vitalidade e atrair a atenção. Malaquita contribui aumento em atratividade, charme.
A pedra protege as crianças de bruxaria, danos e também as ajuda a crescer.
A joia ajudará os líderes em promoção.
A pepita será útil para empresários. Ao colocar um atributo mágico em sua área de trabalho, você pode ter certeza de sorte e desenvolvimento de negócios.
Para representantes de profissões de risco, por exemplo, dublês, a pedra será um protetor.
No entanto, ao escolher um mineral como decoração ou talismã, o signo do zodíaco do proprietário deve ser considerado. Nem todos os signos astrológicos são igualmente benéficos para as propriedades do mineral. Deve ser lembrado que, em cada caso individual, as propriedades milagrosas de uma pepita se manifestam de diferentes lados.
Malaquita é ideal para pessoas nascidas sob o signo de Libra.... Os proprietários das joias preciosas encontrarão harmonia, melhorarão sua saúde e aprenderão a falar lindamente. O mineral dará estabilidade emocional, determinação. Quem escolhe a malaquita como talismã fica protegido dos invejosos, das más intenções.
Malaquita ajudará o taurino a encontrar o que deseja. Eles serão capazes de compreender melhor o que os rodeia.
O uso regular do mineral ajudará Leo a fazer a escolha certa na vida.
Áries se tornará mais equilibrado, menos teimoso.
Sagitário se tornará um amigo confiável, mentor e facilmente compartilhará sua experiência com outras pessoas.
Os capricornianos se tornarão mais criteriosos, emocionalmente equilibrados e dormirão melhor.
Os aquarianos deixarão de se decepcionar, com medo de novas provações.
Peixes será capaz de se concentrar em coisas importantes, ficará mais sóbrio para avaliar a situação. Como resultado, eles escolherão a direção certa em seu desenvolvimento.
Mas quem nasceu sob o signo de Escorpião, Virgem ou Câncer é aconselhado a evitar joias ou talismãs de malaquita. A natureza desses signos do zodíaco é incompatível com a natureza da pedra.
Do ponto de vista dos astrólogos, a pedra está associada ao elemento terreno. O planeta Saturno é o patrono da pepita.
Também deve ser notado que malaquita é ideal para alguns nomes.
- Anastasia. Usar uma joia na forma de joia melhora o pensamento criativo, atrai o amor, elimina as barreiras da vida e ajuda a encontrar o que você deseja.
- Denis. O feitiço de malaquita o protegerá de situações desagradáveis e perigosas. A joia o livrará de medos e preocupações irracionais, aumentando sua atratividade.
A pepita é especialmente favorável a esses dois nomes, mas isso não significa que pessoas com outros nomes sejam proibidas de malaquita - ela pode ser usada com qualquer nome. Saber sobre o poder da pedra e acreditar nela permite potencializar o efeito positivo do mineral em uma pessoa.
Regras de cuidado
O cuidado adequado com a pedra garantirá uma longa vida útil. O cumprimento das recomendações permitirá que você preserve a cor, a textura do mineral, sua aparência original.
Para que a beleza da joia agrade por muitos anos, as seguintes atividades devem ser realizadas:
- garantir uma temperatura de armazenamento constante;
- excluir a exposição a ácidos ou produtos químicos domésticos;
- a limpeza da superfície deve ser feita com meios suaves, com uso de lenços de papel;
- o mineral deve ser tratado com cuidado - estresse mecânico, quedas devem ser evitadas;
- você pode usar água com sabão para lavar a superfície;
- é melhor armazenar a amostra em tecido natural ou em uma caixa separada.
O mineral protege o dono da negatividade, absorvendo-o em si mesmo, por isso recomenda-se realizar periodicamente a purificação da energia enterrando um seixo no solo por dois dias. Se você deixar uma pedra ao sol, ela também será limpa.
Como distinguir uma pedra natural de uma falsa?
Um espécime artificial ocorre aproximadamente na mesma frequência que uma pedra natural. Isso se deve em grande parte à complexidade de sua fabricação. No entanto, devido ao esgotamento das reservas naturais de gemas, os custos de produção de falsificações são bastante justificados.
Para obter uma amostra artificial, são utilizados os métodos descritos a seguir.
- Sinterização de uma massa em pó de um mineral.
- Cimentação de pequenas partículas de pedra.
- Aplicação de síntese hidrotérmica. O método se baseia na reprodução das condições naturais para a formação da malaquita.
As tecnologias modernas permitem recriar peças verdadeiramente permanentes, difíceis de distinguir da pedra natural.
Em caso de suspeita de falsificação, você pode usar os métodos de verificação descritos abaixo.
- É necessário estudar cuidadosamente o padrão - a pedra natural tem um padrão contínuo, cujas linhas são circulares. Em uma amostra falsa, as linhas terão quebras.
- Se o plástico foi usado na fabricação de uma falsificação, o espécime será mais leve do que uma pedra natural.
- O método mais preciso é o teste de ácido. Para entender uma gema natural ou não, você pode colocar ácido nela. Se autenticada, a cópia será danificada.Este método é considerado bastante bárbaro e só deve ser usado nos casos mais extremos. No entanto, devido ao aparecimento de falsificações de alta qualidade, que são quase impossíveis de distinguir da pedra natural, esse método pode se tornar o único confiável.
Fatos interessantes
Deve-se destacar que a pedra ganhou grande popularidade graças à família Demidov, que possuía uma fábrica de malaquita. Somente após receber publicidade geral, o mineral passou a ser utilizado na construção de estruturas arquitetônicas como revestimento.
A malaquita há muito tempo é considerada um símbolo da grandeza do estado russo. Foi uma das joias mais valiosas extraídas nos montes Urais. Os imperadores russos preferiam decorar seus aposentos com objetos de malaquita. Os produtos feitos com essa pedra eram frequentemente apresentados aos governantes de outros estados.
Conta a lenda que, durante a epidemia de cólera no antigo Egito, uma doença perigosa, por alguma razão desconhecida, não atingiu os escravos. Todos eles trabalharam nas minas de malaquita. Naquela época, representantes das autoridades da época chamaram a atenção para o poder milagroso da pedra e passaram a usar joias feitas com ela.
É digno de nota que uma pepita pode alertar o proprietário de um perigo iminente. Há uma crença de que se um atributo malaquita estiver coberto por rachaduras ou quebrado em pequenos pedaços, então este é um sinal de problema. Nesse caso, você deve ter mais cuidado com suas palavras e ações, não tomar decisões arriscadas e evitar situações desagradáveis.
Para não "irritar" a pedra milagrosa, não é recomendado para ser combinado com diamante ou rubi. É compatível com jaspe, opala, aventurina, safira, pedra da lua, água-marinha ou turmalina. Berilo, ametista ou cristal de rocha se tornarão vizinhos neutros da malaquita. No entanto, os especialistas recomendam não combine malaquita com outras pedras, para não obter um impacto negativo.
A malaquita é considerada a pedra da primavera, do início da vida, portanto é recomendável adquiri-la na primavera ou no verão. Observando essa condição, você pode obter um talismã magicamente poderoso que instila vitalidade. Se você comprar uma joia no outono ou inverno, a energia do mineral será o oposto.
Acredita-se que a energia da pedra esteja atingindo o pico de atividade em maio. É neste mês que sua influência sobre uma pessoa é mais poderosa. Usar o mineral durante esse período ajudará a livrar-se da tristeza, do sono insatisfatório e da ansiedade. Haverá uma sensação de paz, confiança, calma.
Ao usar uma joia feita de uma gema mágica, deve-se levar em consideração o fato de que os anéis são usados no dedo médio, na mão esquerda. É permitido usar anéis no dedo mínimo. Nesse caso, a pedra tem maior impacto. As pulseiras podem ser usadas em qualquer das mãos.
Malaquita não é uma pedra preciosa, mas suas propriedades não têm preço.
Quando confrontado com o poder da natureza e o magnetismo atraente de uma pepita verde, é difícil esquecê-lo.
Para informações sobre as propriedades da malaquita, veja o próximo vídeo.