Moonstone: recursos, tipos e usos
Moonstone é um mineral natural muito bonito pertencente ao grupo dos feldspatos potássicos. Ele recebeu esse nome graças aos delicados tons cintilantes de prata e tons de azul que lembram o brilho da lua. Ele também tem outro nome - adularia, que está associado ao local de sua primeira descoberta no Monte Adula, na Suíça.
As gemas não tratadas encontradas em condições naturais parecem menos atraentes e seus reflexos são mais fracos à luz. Limpos e lixados, ficam muito mais luxuosos, brilham mais, atraem e fascinam os olhos.
Este tipo de feldspato pode ser encontrado em veios de minério de quartzo e tipo alpino. Hoje é encontrado com pouca frequência, portanto, é muito valorizado.
História
Nos tempos antigos, as pessoas acreditavam que o crescente de uma lua minguante se refletia em uma pedra da lua real.
A história do surgimento do mineral está associada a inúmeras histórias e lendas.
- De acordo com a versão indiana pela primeira vez esta pedra foi descoberta por um homem pobre que, por não ter cantinho próprio, foi forçado a vagar pelo país. Certa vez, em uma forte chuva, ele se escondeu em uma caverna e encontrou uma linda joia, que levou consigo. Graças à sua aparência, o pobre começou a ter sorte, podendo ganhar riquezas e honra.
- Na China, espalha-se a lenda de que esta pedra é um presente da lua. Certa vez, um comerciante procurou o Buda em busca de conselhos, até recentemente ele estava à beira da ruína e de repente ficou rico. Ele contou a história que seu filho doente, enquanto caminhava à beira do lago, encontrou uma pedra da qual emanava luz e a trouxe para casa.Com o advento da descoberta, milagres começaram a acontecer na família: a doença recuou do filho, o negócio foi para cima - as vendas aumentaram. No entanto, o homem estava preocupado se é possível possuir esta pedra, o que isso significa para uma pessoa, ou talvez ela esteja de alguma forma ligada ao diabo? Tendo examinado cuidadosamente a pedra milagrosa,
Buda disse que não há motivo para se preocupar, pois é um presente da lua e é totalmente seguro. Mas apenas aquele cuja alma e coração são puros pode possuí-lo. A pedra deve ser cuidadosamente armazenada, expressando assim gratidão à Lua por sua ajuda. Mas a Lua vai considerar a perda ou recusa em usar a pedra para ingratidão e punir, pegando seus presentes de volta.
- Na Grécia, eles acreditam que este cristal é um presente do mítico país de Hiperbórea., em que reinam bondade e abundância. Ele dispõe as pessoas a revelações e dá habilidades psíquicas. O mineral chama a atenção por suas propriedades estéticas, mágicas e curativas únicas.
Onde é extraído?
Em condições naturais, a adularia pode ser encontrada na forma de pedras de até 10 centímetros com estrutura lamelar.
Existem depósitos de adularia na Austrália, Brasil, Birmânia, Madagascar, Mongólia, Tanzânia, Nova Zelândia, Noruega. Na Índia, existem variedades com efeito de asterismo (transbordamento de cor em forma de estrela). Os cristais da mais alta qualidade são encontrados na ilha de Sri Lanka, mas os suprimentos já estão acabando, então seu custo é bastante alto. Nos EUA (estado da Virgínia), espécimes semelhantes em qualidade às pedras do Sri Lanka foram encontrados em cascalhos de rios.
Na Rússia, o mineral foi encontrado nos Urais (Monte Mokrusha), na Sibéria (maciço Inaglinsky), em Chukotka (depósito Karamken), na região de Baikal (depósito Naryn-Kunta).
Visualizações
Moonstone vem em várias variedades.
- Adularia. Destaca-se como uma espécie separada, embora seu nome seja freqüentemente usado como um todo para designar um mineral. É o mais valioso de todos os tipos. Tem uma estrutura transparente, na luz forte exibe um brilho branco fosco ou azul pálido, que é diferente do brilho de outros tipos de minerais. Só ele é caracterizado pela profundidade tridimensional hipnotizante do cristal.
Existem pedras com efeito de olho de gato, quando, ao refletir os raios de luz, surge uma ilusão de ótica e na pedra surge uma imagem semelhante a um olho de gato.
- Albite. Possui uma tonalidade branca ou acinzentada com um brilho vítreo, alguns espécimes podem ter um brilho dourado. Raramente é encontrado em sua forma pura, geralmente encontrado com outros minerais de cálcio.
- Amazonite. Na vida cotidiana, é chamada de pedra da lua verde. Apresenta uma tonalidade verde brilhante ou verde azulada. Na natureza, é mais freqüentemente encontrada intercalada com albita branca. Uma espécie homogênea é muito rara, portanto mais valorizada.
- Belomorita... Um mineral translúcido com um brilho perolado e um brilho iridescente que brilha em tons de azul-verde-amarelo. Seu nome deve-se à sua localização na costa do Mar Branco.
- Labrador. Uma variedade escura de feldspato, os cristais são encontrados e completamente pretos. Os transbordamentos são muito bonitos: podem ser dourados, verdes, azuis claros ou azuis. Foi descoberto pela primeira vez no Canadá, na península com o mesmo nome, razão pela qual recebeu este nome.
- Oligoclase. Uma gema translúcida, que tem tonalidades completamente diferentes, é mais comum nos tons rosados com inclusão de impurezas douradas. Refrata perfeitamente os raios de luz.
- Sanidin. Um cristal transparente que lembra o vidro. Isso acontece com mais freqüência do que tons de branco, amarelo ou vermelho. Menos comuns são as amostras de um tom de azul com um estouro tridimensional, então o valor de tal é muito alto.
Propriedades
Adularia atrai com seu charme único e possui características únicas. Seu significado para uma pessoa é muito grande e variado.Dá calma e paz de espírito, ajuda a restaurar a saúde e a encontrar a felicidade na vida pessoal.
Propriedades medicinais
O efeito benéfico da pedra no corpo é conhecido desde os tempos antigos. O famoso médico persa medieval Avicena descreveu em seus escritos a prática do uso interno de pequenas doses de pó de pedra da lua para o tratamento de muitas doenças.
O mineral tem efeito cicatrizante no corpo, por isso é melhor usar joias feitas com ele não sobre a roupa, mas para que tenha contato direto com a pele. O uso contínuo contribui para:
- aumentando a atividade cerebral;
- remoção de edema e inflamação;
- aliviar ataques epilépticos;
- normalização do trato gastrointestinal e sistema geniturinário;
- melhorar o funcionamento do coração e do sistema circulatório;
- alívio do sofrimento nas doenças oncológicas progressivas;
- curso mais fácil de gravidez e parto.
Adularia tem um efeito calmante, reduz a irritabilidade, ansiedade e medos. Para um sono profundo e repousante, deve ser colocado sob o travesseiro à noite.
Os curandeiros tradicionais acreditam que é possível curar com uma pedra à distância: para isso, é preciso colocar uma cópia limpa na fotografia de um paciente e pedir alívio de sua condição.
Propriedades mágicas
Adularia é muito estimada pelos médiuns, pois aumenta a capacidade de previsão. Ele manifesta suas propriedades mágicas com mais força às segundas-feiras. Os conhecedores de magia garantem que o cristal é dotado dos poderes mágicos da Lua e da Terra e podem:
- equilibrar o campo de energia de seu dono;
- atrair boa sorte;
- acalmar angústia emocional;
- proteger de efeitos energéticos negativos, incluindo danos e mau-olhado;
- aumentar o charme e a atratividade do proprietário;
- harmonizar o estado mesmo em situações muito difíceis.
A magia da selenita se manifesta em questões do coração. Isso permite que você compreenda a sinceridade dos sentimentos de seu parceiro. Se não forem mútuos, o mineral se mancha, avisando que tal relacionamento trará decepção e é melhor acabar com eles. Se o brilho do talismã ficar mais forte, isso indica a reciprocidade e a harmonia do casal. A pedra protegerá esse relacionamento em todas as dificuldades e provações da vida.
Acredita-se que a pedra da lua escolhe seu próprio dono, puro de coração e alma. Ele protege totalmente o proprietário e as pessoas que lhe são queridas e próximas. Você sempre pode recorrer a uma joia em momentos difíceis, e ele com certeza ouvirá. Durante a lua cheia, você precisa ficar em uma área sujeita a sua iluminação, apertando uma pedra na palma da mão esquerda, e pedir o desejo mais importante.
Mas também é importante lembrar de ter cuidado. Você não pode pedir ao talismã para o mal ou punição para outras pessoas... Se você se voltar para ele com tal pedido, então a pedra priva a pessoa de seu favor: ela de alguma forma desaparece de uma forma incompreensível ou simplesmente perde sua magia e não funciona.
Na direção do feng shui, o talismã também é muito popular: ele personifica o elemento Água e é usado para ativar fluxos de energia na parte sudoeste da casa, onde fica a zona do Amor e do Casamento. Colocar uma joia nesta área suavizará as brigas e problemas familiares e contribuirá para uma atmosfera calorosa e sincera.
Para restaurar a harmonia mental e normalizar seu estado emocional, eles são muito eficazes práticas de meditação com um mineral. Para isso, você precisa escolher um momento de solidão e tranquilidade na casa. A melhor opção é meditar à noite, à luz da lua, antes de ir para a cama. Você deve sentar-se confortavelmente e pegar a pedra da lua em suas mãos.
Se houver uma aparência crua, é melhor usá-la, mas uma adularia limpa também funcionará.
Processo de meditação Moonstone
Você deve fechar os olhos e concentrar toda a atenção no mineral.É necessário imaginar os raios de luz prateados que emanam dele. Gradualmente, os raios tornam-se mais amplos, transformando-se em um enorme fluxo luminoso direcionado para a lua. E da lua vem um luar sutil, dando uma sensação de frescor. Ele penetra e dá sua energia. Uma leve sensação de formigamento é sentida nos dedos e, em seguida, uma onda calma e suave penetra por todo o corpo. A tensão vai embora e uma alegria brilhante aparece.
Meditação é desejável em várias repetições por 10-15 minutos. Se um sonho for planejado após a meditação, o talismã pode ser colocado sob o travesseiro. Se você ainda precisa fazer negócios, então deve haver uma transição suave para eles - por cerca de um quarto de hora após a prática, fique em um estado relaxado (deite-se ou sente-se, você pode até sonhar) e só então siga em frente às tarefas domésticas.
Para quem é adequado?
A pedra da lua é um excelente amuleto. Harmoniza o estado interno e ajuda em muitos aspectos da vida.
Dá boa sorte aos seus donos, melhora as condições materiais. Recomenda-se ter um talismã com você ao organizar novos projetos de negócios e assinar acordos financeiros. Em situações como essa, é melhor usar uma pulseira com um mineral ou um anel na mão direita.
A pedra é capaz de desenvolver talentos e o dom de falar em público. É adequado para pessoas de profissões criativas: poetas, escritores, músicos, artistas, atores, jornalistas, professores. Inspira, cria uma atmosfera favorável para pensamentos criativos e imaginação. Para revelar e manter seus talentos, você deve usar um anel com um adularia.
Para eventos profissionais importantes (performance em palco, concerto, competição), pode colocar a mascote em casa ao lado da sua foto.
Em questões de vida pessoal, a gema também tem funcionado bem, pois protege os sentimentos românticos. Pode ser dado a um objeto de amor para aumentar as emoções. Para pessoas solitárias, o mineral tornará mais fácil fazer amizades e encontrar o amor verdadeiro. Eles são aconselhados a usar um amuleto ou broche com uma pedra da lua na área do coração.
Normalmente, as joias feitas de pedras são populares entre as mulheres, mas a adularia é perfeita para os homens. Possui uma propriedade importante - a proteção do proprietário na estrada. Um homem que passa muito tempo ao volante pode ser presenteado com um chaveiro com um mineral, que lhe servirá como um excelente amuleto. Se um homem é privado da atenção feminina e ainda não conheceu a outra metade, então é aconselhável que ele use um anel com uma gema na mão direita, e então a atenção do belo sexo será fornecida a ele. Usar um anel na mão direita protegerá o homem de negócios de conflitos e neutralizará o negativo dos concorrentes.
A energia do talismã é adequada para pessoas diligentes, fortes e confiantes. A pedra não revelará sua magia a pessoas infantis e caprichosas.
Em astrologia, acredita-se que a pedra da lua não é adequada para todos os signos do zodíaco: é contra-indicada para Áries e Capricórnios, e para Câncer, Escorpião e Peixes é simplesmente perfeita. Ele lhes dá calma e boa sorte em todas as áreas, neutraliza traços de caráter negativos. Usar para outros sinais é permitido, vai ajudar:
- O taurino livra-se do mau humor e aumenta a autoconfiança;
- Gêmeos ganham autocontrole e calma;
- Leo se tornará mais sábio e encontrará o caminho certo;
- Os virginianos encontram a felicidade familiar;
- Libra toma as decisões certas e supera os obstáculos;
- Sagitário pode facilmente resolver qualquer problema;
- Aquário se protege de fofocas e pessoas invejosas.
A pedra da lua é regida pela lua, por isso é adequada para pessoas que nascem à noite, especialmente na segunda-feira.
Como distinguir de um falso?
Para o uso de propriedades medicinais e mágicas, é muito importante escolher um verdadeiro adularia. Suas falsificações de vidro e plástico são bastante comuns. Você pode até se convencer da autenticidade de um mineral visualmente, conhecendo suas características e descrição. A pedra natural, ao contrário do análogo artificial, tem uma estrutura heterogênea, com pequenas fissuras e bolhas. É transparente ou translúcido, e dentro há uma seção de cor azul ou azul. Pode conter inclusões de outros tons de cor, mas haverá uma transição suave entre eles. Quando a luz atinge a pedra, parece brilho brilhante.
A imitação é caracterizada por cores uniformes mais brilhantes, falta de brilho. Quando a pedra artificial é girada de 10 a 15 graus, nenhum raio de luz é refletido e ela é muito mais leve do que uma gema natural.
Outra característica da origem natural de uma gema é a presença de uma alta capacidade calorífica. O material sintético aquece perceptivelmente quando pressionado na palma da sua mão. Uma pedra real com tal manipulação a manterá fria e não aquecerá.
Onde é usado?
O mineral é usado em joias desde a antiguidade. A beleza de um produto depende de seu processamento. A adularia purificada translúcida cintila com tons de azul que parecem luar. O método clássico é a moagem cabochão. Permite enfatizar o delicado jogo cintilante e obter belos exemplares - convexos de cima e até de baixo, que posteriormente são usados em joias.
A Moonstone é usada para fazer: brincos, pingentes, broches, anéis, colares, porta-chaves, pulseiras. Para emoldurar, a prata é mais frequentemente usada, uma vez que em combinação com ela, as qualidades do mineral são melhor manifestadas e a impressão de seu brilho intensificado é criada. Em uma moldura de ouro, é usado com muito menos frequência, mas parece muito nobre. A iridescência da adularia é muito eficaz, atrai os olhos mesmo com a menor mudança de iluminação.
Produtos feitos de gemas parecem muito sofisticados, por isso as roupas devem combinar com eles. Uma gota brilhante em um vestido preto ficará muito elegante. Uma combinação nobre virá de um terno clássico com um pingente em um pingente e pedras cintilantes nos brincos.
As joias de uma gema não devem ser usadas o tempo todo, o melhor momento é nos intervalos da lua nova à lua cheia. Na lua minguante, o mineral pode afetar negativamente o bem-estar do proprietário.
Os preços dos produtos da pedra da lua variam muito, isso se deve à sua origem e qualidade. Gemas grandes e transparentes com tons de azul, branco ou com efeito de olho de gato são mais caras.
Na decoração, uma variedade mais suave do mineral - o labrador - é utilizada como material ornamental - são feitas lembranças a partir dele, utilizadas na decoração de interiores e móveis.
Regras de cuidado
Moonstone é muito frágil, a superfície pode deformar ao menor impacto, por isso precisa de cuidados e armazenamento. Antes de fazer o trabalho doméstico, é imprescindível retirar as joias, pois o mineral é sensível a detergentes e temperaturas extremas. A limpeza mecânica é inaceitável para isso, pois podem aparecer arranhões. É melhor limpar o adularia com um algodão em uma solução de sabão neutro e, em seguida, enxágue bem em água morna.
Para manter as vibrações necessárias, o talismã precisa ser limpo e descarregado uma vez por mês sob uma pressão fraca de água fria corrente. Depois disso, você precisa carregá-lo com a luz da lua, deixando-o no parapeito da janela durante a noite.
É imperativo limpar as pedras que foram usadas para tratamento ou uso por outras pessoas, a fim de remover a energia prejudicial à saúde ou de outra pessoa.
Um sinal de limpeza e recarga podem ser os sentimentos do proprietário sobre a energia alterada ou enfraquecida do mineral.
Se a gema for armazenada na mesma caixa com outras joias, ela deve ser embrulhada em um pano macio.
Com o uso frequente de adularia e cuidado negligente, ele pode perder seu brilho, mas também pode ser restaurado por re-lixamento e polimento da gema.
Os proprietários de uma pedra da lua real sempre sentem uma conexão invisível com ela.As regras de cuidado elementar e a recarga oportuna preservarão por muito tempo a beleza e o brilho cintilante do mineral, que sempre será um assistente fiel.
Para as propriedades da selenita, veja o próximo vídeo.