Lepidolita: propriedades, a quem se destina e como cuidar?
Existem muitas pedras na natureza. Entre eles estão os preciosos, os semipreciosos e os que, em princípio, não têm valor especial. Uma rede e aquelas que são praticamente desconhecidas de qualquer pessoa, mas especialmente valiosas e com propriedades únicas. Uma dessas pedras é a lepidolita.
O que é isso?
A lepidolita é uma pedra que pertence à categoria de minerais valiosos. Via de regra, ele é conhecido por aquelas pessoas que pesquisam esses itens ou os colecionam. Pela primeira vez, esta pedra tornou-se conhecida em 1872. Foi então que foi descrito por Martin Klaproth.
Inicialmente, a lepidolita foi chamada de lilalita.
Mais alguns anos depois, o mineral recebeu outros nomes: lavendrina e liliatita. Todos os nomes apontam para sua principal característica: a cor lilás.
Embora seja extremamente raro na natureza, outras cores podem ser encontradas: cinza, marrom escuro ou mesmo amarelo.
A lepidolita ganhou esse nome absolutamente não por acaso. Traduzido do grego, parece uma pedra escamosa. E é exatamente essa estrutura escamosa que esse mineral tem. O mineral recebeu seu nome verdadeiro já no final do século XIX, início do século XX. Hoje, essa pedra é muito popular entre muitas pessoas. Não tem apenas uma aparência incomum e muito bonita, mas também uma variedade de propriedades.
Onde a pedra é extraída?
Atualmente, existem jazidas do mineral em vários países do mundo. Ao mesmo tempo, a lepidolita industrial é extraída em diferentes locais:
- EUA e Canadá;
- na Itália, na ilha de Elba;
- na Federação Russa em regiões como Kamchatka; Transbaikalia, os Urais e a Península de Kola;
- na Alemanha nas Colinas Saxônicas;
- no Iraque e no Paquistão;
- na ilha de Madagascar;
- na Austrália.
Os principais depósitos de pedra localizam-se onde existem juntas de depósitos de granito e placas litosféricas com lava entre eles. No entanto, todos esses depósitos permitem a obtenção da lepidolita industrial.
E o mineral para a fabricação de diversas joias é extraído apenas no Brasil, no estado de Minas Gerais.
Depósitos de lepidolita geralmente estão localizados próximos a depósitos de quartzo e turmalina. É por isso que o procuram nos mesmos locais onde esses minerais são extraídos.
Propriedades
Todos os minerais possuem certas qualidades, cuja presença determina o valor da pedra e o escopo de seu uso. Então, em particular, a lepidolita, que tem uma estrutura escamosa, acabou sendo mica. E as escamas fortemente adjacentes umas às outras tornaram-se a base da forte estrutura de pedra do mineral. Para entender onde, como e quem exatamente pode usar a lepidolita, é necessário estudar detalhadamente suas propriedades.
Físico e químico
A base dos lepidolitos é a mica magmática, no centro da qual está o lítio. E também a composição do mineral inclui substâncias como
- rubídio;
- ferro;
- manganês;
- sódio.
Se, durante uma análise química, for encontrada uma alta porcentagem de lítio neste mineral, então ele será chamado não apenas de lepidolita, mas de litionita. O mineral é caracterizado por suas próprias características físicas básicas.
- Peso cerca de 2,5 g / cm3.
- O grau de derretimento é leve.
- Densidade - não mais do que 2,5 pontos na escala Meuse.
- Sistema monoclínico.
- A estrutura é semelhante a um cristal.
- A cor do mineral é lilás, lilás, amarelo, branco, marrom, cinza. Capaz de mudar de cor dependendo do ângulo de incidência da cor do sol.
A lepidolita possui outras qualidades únicas das quais você deve estar ciente.
Terapêutico
Este mineral é usado ativamente na terapia de lítio. Ao mesmo tempo, os curandeiros tradicionais dizem que a pedra ajuda a curar rapidamente até mesmo contusões e entorses graves, e a força de seu efeito de cura é reforçada pela chama de uma vela comum acesa ao lado dela. A lepidolita é mais amplamente utilizada no tratamento das seguintes doenças associadas a disfunções do sistema nervoso:
- depressão;
- problemas neurológicos;
- insônia;
- neuroses;
- psicose;
- transtorno maníaco-depressivo.
O mineral também tem um bom efeito analgésico. Recomenda-se aplicá-lo no local dolorido ou apenas segurá-lo com as mãos. A lepidolite ajuda ativamente a melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular, a repor a deficiência de lítio no corpo. E também a pedra ajuda a compensar a falta de força e energia.
Para ativar as propriedades curativas da lepidolita, ela é colocada na cabeceira da cama ou aplicada na área desejada do corpo.
A duração do uso do mineral e a duração das sessões com ele é determinada pelo naturopata.
Mágico
A lepidolita é um mineral verdadeiramente único que possui um grande número de habilidades mágicas, a maioria das quais, de acordo com os esotéricos, ainda não foi estudada. Verificou-se agora que esta pedra promove ativamente a divulgação de habilidades criativas, permite superar barreiras internas e aumentar a auto-estima. E também é usado para resolver os seguintes problemas:
- eliminação da agressividade excessiva;
- normalização das relações familiares;
- resolução de conflitos complexos;
- ativação de biocorrentes internas;
- voltar para a família de um marido ou esposa;
- limpeza de energia negativa;
- para proteger a casa de danos e mau-olhado.
É especialmente importante notar que apenas a lepidolita natural possui todas as propriedades mágicas. Um mineral artificial é desprovido de tais qualidades.
Para quem é adequado?
A lepidolita é realmente um cristal único, pois pode ser usado por quase todas as pessoas. No entanto, atenção especial a este mineral deve ser dada a certos grupos de pessoas.
- Ocupado com criatividade. Acredita-se que o mineral ajudará a alcançar o sucesso, a se livrar dos malfeitores e a liberar ao máximo a criatividade. E também a lepidolita ajuda a aliviar o estresse, elimina a insônia e a ansiedade constante.
- Este cristal é perfeito para quem busca a simples felicidade familiar. Acredita-se que ele seja capaz de realçar os sentimentos dos amantes, de proteger o ninho familiar do mau-olhado e da negatividade.
- Também é adequado para aquelas mulheres que querem se tornar mais gentis, calmas e românticas. O mineral realça e realça não só a feminilidade natural, mas também ajuda a estabelecer contato com outras pessoas, especialmente com crianças e homens.
- Pessoas que praticam ioga e principalmente meditação. É esse mineral que se tornará seu melhor amigo e ajudante. Aumenta a concentração e ajuda a livrar-se de pensamentos desnecessários.
Se falamos sobre os signos do zodíaco, então a lepidolita é ideal para Libra e Peixes. Isso ajudará a acalmar as mudanças repentinas de humor, a eliminar a ansiedade e o choro desnecessários, e permitirá que você alcance a harmonia interior.
Como identificar uma farsa?
Infelizmente, hoje esse mineral é extraído em pequenos volumes e a demanda por ele está aumentando a cada ano devido ao grande número de propriedades especiais do cristal. É por isso que vendedores inescrupulosos costumam vender falsificações sob o pretexto de lepidolita natural. É bastante difícil para um simples leigo olhar e até sentir que se trata de um mineral falso. Deve-se lembrar que o cristal não deve ter vazios e bolhas de ar em seu interior, sua superfície deve transbordar. Uma superfície mate é o principal sinal de que se trata de uma farsa.
Vale a pena comprar a lepidolita não apenas em uma joalheria, mas em uma oficina profissional. Lá será possível exigir do vendedor todos os certificados necessários que comprovem a origem natural da pedra. Deve-se escolher uma oficina com boa reputação: só assim você poderá ter certeza de que a lepidolita adquirida é real e possui todas as propriedades declaradas.
Conselhos sobre cuidados
A lepidolita é um mineral raro e verdadeiramente único, com um grande número de propriedades importantes e interessantes. A sua escolha correta e cuidados posteriores não só permitirão que você aprecie por muito tempo a bela vista do cristal, mas também ajudará a melhorar seu bem-estar e alcançar novos sucessos. Porém, não basta comprar pedra natural. Para que seja realmente útil e conserve por muito tempo sua aparência original e única, é necessário cuidar bem dele.
Armazene o mineral e seus produtos em caixas leves de tamanho adequado. O cristal não deve rolar dentro da embalagem ou bater constantemente nas paredes: do contrário, pode perder rapidamente o brilho e a forma. Para limpar Lepidolite, você só pode usar álcool em pequenas quantidades e extremamente raramente. Para isso, um pano macio é umedecido com líquido e a área contaminada é cuidadosamente enxugada. O cristal deve ser lavado somente em água limpa morna, sem o uso de detergentes agressivos.
Para obter mais informações sobre as propriedades da lepidolita, consulte abaixo.