Larimar: como é e para quem é adequado?
Desde tempos imemoriais, a humanidade foi atraída pelo mistério das pedras preciosas e semipreciosas. Quais propriedades de natureza mágica e curativa não são atribuídas a eles. Parecia que todos os minerais possíveis já eram conhecidos, mas o planeta não para de apresentar novas descobertas maravilhosas. Assim, em 1974, uma nova pedra semipreciosa foi descoberta na República Dominicana, chamada larimar.
Descrição
Desde o final do século 20, a República Dominicana abastece o mercado mundial com produtos de um belo mineral da cor da água em uma lagoa azul. Esta pedra é chamada de Larimar. Além do nome oficial, as pessoas também chamam esse mineral de turquesa haitiana, Atlântida (como, segundo a lenda, está associada à desaparecida Atlântida), a pedra do golfinho; pectolite jade. Na própria República Dominicana, larimar tem um nome poético - a pedra do amor.
Os moradores locais usam essa pedra há muito tempo, mas a pectólita azul foi oficialmente reconhecida apenas no final do século passado.
De acordo com relatórios não confirmados, o primeiro depósito mineral azul foi descoberto por um voluntário do Peace Corps chamado Norman Rilling, mas este fato não foi documentado. Posteriormente, foi gravada a honra da descoberta de uma nova pedra ornamental para o joalheiro Miguel Mendos de Santo Domingo. Inicialmente, Mendes chamou a variedade de pectólita azul de Travelina, mas depois decidiu mudar o nome.
A Larimar ganhou o nome comercial em homenagem à filha de um joalheiro, Larisa, e por sua cor, que lembra a superfície da água do Mar do Caribe com o reflexo de nuvens perto da costa da República Dominicana.
Larimar é um mineral ornamental semiprecioso de origem vulcânica, que é uma das variedades de pectólita. Em comparação com outros tipos de pectólita, o larimar tem uma classificação mais elevada na escala de dureza de Mohs. Seus indicadores variam de 5,5 a 7 unidades. A densidade do mineral é de 2,74 a 2,90 g / cm³. Larimar não é uma pedra homogênea na estrutura, mas suas camadas têm clivagem perfeita.
Devido à sua origem vulcânica, contém impurezas de vários metais, o que garante a exclusividade das camadas e a coloração. Existem vários tons de azul, do quase branco ao brilhante, turquesa, bem como cinza e verde variscito. A cor do mineral é causada pela mistura de cobre e vanádio.
A fórmula química do larimar é NaCa2Si3O8 (OH). Além do hidróxido de sódio e do silicato de cálcio, o mineral contém inclusões de magnésio, alumínio e potássio. Recentemente, foram encontrados espécimes de cor azul com veios vermelhos formados pela germinação do ferro no interior da pedra.
Ao contrário da pectólita, que tem menor dureza e forma agulhas pontiagudas na fratura, fáceis de ferir, O Larimar é fácil de processar e apresenta bordas mais lisas, embora irregulares, na fratura. No processo de processamento, a pedra lamacenta adquire alguma transparência e uma estrutura superficial sedosa com matizes de cores.
Onde e como é extraído?
O primeiro depósito de larimar foi encontrado na República Dominicana, em um local localizado a 10 km ao norte da estrada principal que vai de Barahona a Bakhoruko. Hoje, a mina Filipinas Larimar, Los Cheches, Sierra de Baoruco, na província de Barahona, no sudoeste, é a única empresa em operação no mundo para a extração de uma pedra única. Em pequenas quantidades, o larimar foi encontrado nas Bahamas, Haiti, Alasca. Uma pequena quantidade de larimar é extraída na Itália.
O depósito de Larimara foi formado devido à atividade vulcânica durante a época do Mioceno. No influxo de lava e cinzas, bolsões de gás cheios de vários minerais se formaram ao longo de milhões de anos no lugar de árvores queimadas.
Larimar é um desses enchimentos. A extração do mineral, mesmo nas condições das tecnologias modernas, é feita à moda antiga, com a mão. Descendo para as minas, os mineiros dividem as camadas de lava com martelos, extraindo o mineral. Em seguida, a pedra é classificada. As melhores peças são limpas, polidas e transformadas em diversos artesanatos, desde pingentes a estatuetas.
Propriedades
Como todas as pedras naturais, o larimar possui propriedades medicinais e mágicas. Os litoterapeutas aconselham o uso de produtos turquesa haitiana nos seguintes casos:
- com problemas com o sistema respiratório;
- com distúrbios nervosos;
- se a hipertensão estiver preocupada;
- para se livrar de processos inflamatórios.
É útil ter uma pedra do golfinho para aqueles que são propensos a resfriados e doenças cardiovasculares, e também costumam ficar estressados. A Larimar salvará mulheres grávidas de sangramento uterino e, se você aplicar uma pedra em feridas e suturas pós-operatórias, ajudará a reduzir o risco de complicações associadas à inflamação.
A maneira mais eficaz de obter o máximo do seu atlantis é usar miçangas, colares ou pingentes., ou seja, tudo o que está na região do pescoço e do peito. Broches usados no peito do lado do coração ou perto do pescoço também podem ser úteis para fins medicinais. Uma massagem realizada com seixos de larimar dará um bom resultado.
Importante! Mas embora o larimar tenha muitas propriedades positivas para o efeito no corpo humano, você não pode confiar apenas na pedra. Pode ser utilizado como um complemento agradável ao principal tratamento prescrito por um médico especialista.
Como um talismã ou amuleto, Atlantis será útil apenas para pessoas com um coração bondoso e uma mente aberta. Uma pedra clara e limpa nunca é adequada para uso em ambientes escuros.Mas pode ajudar a limpar a aura de negatividade acumulada de uma pessoa, trazendo sentimentos brilhantes e alegria de ser para a vida do dono do amuleto de larimar. Para as famílias, uma estatueta de turquesa haitiana ajudará a manter o aconchego e as relações harmoniosas na casa, e para os solitários, uma decoração ou amuleto da Atlântida dirá onde está sua alma gêmea.
Pessoas tímidas e inseguras também devem ter um amuleto de larimar com elas, pois ajuda a encontrar paz de espírito e dá a coragem necessária para fazer as coisas. Para pessoas criativas, a pedra do golfinho ajudará a encontrar inspiração. É especialmente útil para cantores na forma de um pingente ou colar.
Mas é importante lembrar que apenas a pedra natural tem propriedades curativas e mágicas.
Como distinguir uma pedra natural de uma falsa?
Devido à sua estrutura em camadas, a pedra natural oferece uma combinação única de várias cores e transições de cores. Na natureza, é impossível encontrar duas camadas de pedra com a mesma disposição. Mesmo os produtos feitos de uma única peça serão diferentes na transição de cores, padrão e transparência. Portanto, ao escolher joias de larimar, você deve prestar atenção especial aos padrões da pedra.
A presença de pedras muito semelhantes em um lote sugere que são de origem artificial. Devido à sua origem vulcânica e métodos de mineração, os produtos de pedra natural podem apresentar ligeiros defeitos naturais.
Claro, em grande medida, isso se refere a artesanato relativamente barato feito de pedra de baixo grau, o que não afeta sua naturalidade de forma alguma.
Outra característica distintiva da pedra natural é a indefinição dos limites e a profundidade das transições de cores. Se a pedra proposta tem bordas claras do padrão, localizadas no mesmo nível, ela é cem por cento falsa. Como os volumes da pedra lavrada são pequenos e a extração é feita manualmente, o preço do produto acabado é bastante elevado. Portanto, sendo tentado por um preço baixo, existe um risco muito elevado de se topar com uma falsificação de cerâmica, vidro ou plástico. Isso é especialmente verdadeiro para os artesãos chineses.
A Larimar, colocada à venda, é fornecida com documento comprovativo da sua procedência. Para escolher o original, deve-se prestar atenção em como está escrito o nome da pedra. Se estiver entre aspas ou a palavra "pressionado" estiver presente na descrição, você tem uma farsa. Outro sinal que confirma a naturalidade da pedra é o país de origem.
Se esta não for a República Dominicana ou, em casos extremos, a Itália, então há uma grande probabilidade de se adquirir uma coisinha inútil.
Para quem é adequado?
Ao escolher uma pedra para si, você precisa segurá-la em suas mãos. Se o mineral for adequado, uma sensação de calor sairá dele. Isso significa que o larimar terá o máximo benefício, e não apenas uma bela decoração. Depois de pegar a joia, antes de usá-la, você deve enxaguá-la em água corrente para retirar a energia de outra pessoa da pedra.
De acordo com os signos do zodíaco, Larimar é mais adequado para Câncer, Peixes, Gêmeos, Libra, Aquário e Touro. A presença da pectólita azul em suas vidas os salvará de problemas familiares, negatividade e distúrbios nervosos. Para Escorpião e Áries, o larimar é inútil como suporte mágico, assim como para mágicos e clarividentes, enquanto outros podem usar uma pedra como amuletos, talismãs e amuletos.
O Larimar não faz mal a ninguém, apenas apóia tudo de bom e leve que existe na pessoa.
Regras de cuidado
Ao comprar produtos de uma pedra bonita e cara, deve-se preservar suas propriedades benéficas e sua cor única. Por ser bastante duro, o larimar deve ser protegido de golpes, pois será impossível restaurar a área danificada. A pedra tem uma atitude muito negativa em relação aos efeitos de substâncias químicas e abrasivas. Com o primeiro, pode reagir, enquanto o último danifica a superfície polida da pedra, interrompendo toda a beleza do padrão.
É melhor armazenar os produtos de larimar separadamente das outras pedras, para que a forte energia positiva da pedra do amor não se misture e se dissipe, ao envolvê-los em um pano macio.
Apesar de atlantis ser uma pedra leve, ela queima quando exposta à luz solar direta, perdendo a profundidade e a beleza de sua cor. Portanto, os produtos feitos de pectólita azul são mais bem colocados onde a luz solar direta não incide. De vez em quando, a larimara é lavada a úmido com solução aquosa morna à base de sabonete infantil, na qual o produto é lavado. Em seguida, deve ser enxaguado com água fria ou derretida e enxaguado com um pano macio e seco.
Trate o larimar com cuidado, então ele o recompensará com muitos anos de serviço.
Para as propriedades da pedra, veja o próximo vídeo.