Ágata vermelha: descrição e escopo
Uma das mais belas pedras da variedade calcedônia é a ágata vermelha da família dos minerais quartzo. Um grande número de lendas e histórias místicas estão associadas a ele. Ele tem uma bela descrição e uma ampla gama de aplicações. A pedra é freqüentemente usada em joias, elementos decorativos, bem como amuletos e talismãs.
História
A história da origem da pedra ainda não foi totalmente estudada. Muitas teorias diferentes sugerem que as ágatas foram formadas devido à difusão de soluções verdadeiras e sua saturação excessiva ou destruição dos cristais de sílica, ou com a polimerização da sílica durante a formação da calcedônia. De acordo com a lenda de uma antiga lenda, ágata é o olho de uma águia celestial que caiu no chão durante a luta entre o bem e o mal e se transformou em pedra. O nome "vermelho" no idioma eslavo da Igreja Antiga significa "lindo", e realmente é.
Foi descoberto durante a Idade da Pedra na França em 20000-16000 AC. NS. Os povos antigos usam a pedra para combater as forças das trevas e rituais desde 3000 aC. NS.
Até o momento, muitos depósitos de ágata vermelha foram descobertos. Seus depósitos são encontrados no Brasil, Mongólia, Armênia, Índia, Uruguai, Alemanha e Ucrânia. Na Rússia, a ágata é extraída em Chukotka, nos Urais, nas regiões de Moscou e Magadan, bem como na Crimeia.
Nos tempos antigos e hoje
A ágata era usada para fazer vários vasos, joias e lembranças. Devido ao padrão peculiar, a pedra foi esculpida em forma de olhos e usada para estátuas.Muitas vezes, vários produtos foram feitos a partir dele, muitos dos quais (selos, broches, anéis) sobreviveram até nossos dias e estão em museus e colecionadores particulares. Na Roma Antiga, a pedra era amplamente usada na medicina. É descrito que Substâncias medicinais, trituradas em almofarizes de ágata, contribuíram para uma recuperação rápida, facilitando o processo de parto nas mulheres.
Os registros de cientistas antigos indicam que a ágata ajuda nos esportes, suprime a agressão e desenvolve habilidades mentais.
No mundo antigo, a ágata eliminava as manifestações de mau tempo, desastres naturais e vitórias esportivas favoráveis. Durante a Idade Média, a ágata esmagada umedecida com água era usada como compressa para picadas de escorpiões e cobras venenosas. Hoje em dia, a ágata é ativamente usada para criar todos os tipos de joias. São feitos anéis, brincos, colares, pulseiras, broches. Ele encontra aplicação na criação de coisas para a decoração de locais.
Composição química
As propriedades físicas da pedra e sua aparência dependem da composição química e do local onde foi encontrada. A proporção quantitativa de ferro na composição da ágata vermelha afeta a saturação de sua tonalidade. Quanto maior a concentração do minério, mais saturada é a cor da pedra.
Na natureza, a ágata vermelha é encontrada com tons de amarelo, vermelho e marrom.
Dependendo da escala de cores, a ágata vermelha possui algumas subespécies:
- cornalina - tonalidade marrom-vermelha ou rosa-laranja;
- cornalina - tem uma cor vermelha profunda com muitas listras e estrias, de estrutura densa;
- sardonyx - tem camadas brancas e uma tonalidade vermelha escura.
A fórmula química da ágata é SiO2. A dureza é de 6 a 7 na escala de Mohs e a densidade é de 2,6 g / cm3. A superfície polida da pedra tem um brilho vítreo; na fratura, é opaco, fosco. Em termos de composição química, a ágata é heterogênea e contém muitas impurezas diferentes. Devido à popularidade da ágata vermelha, infelizmente existem muitas falsificações desta joia. Uma pedra falsa pode ser identificada com precisão se for aquecida. Uma taxa incandescente muito rápida indica uma joia falsa.
Além disso, tons excessivamente brilhantes e não naturais que mudam quando imersos na água indicam uma falsificação.
Magia da pedra e propriedades curativas
A incrível energia da ágata vermelha atrai a atenção de mágicos e médiuns em todo o mundo.
Acredita-se que este mineral tenha propriedades mágicas muito fortes, incluindo:
- amuleto e proteção contra mau-olhado, danos e qualquer impacto negativo;
- encher-se de energia vital, confiança, dá uma sensação de felicidade;
- atrair riqueza e proteger a propriedade;
- a capacidade de aumentar a resistência ao estresse e a resposta à irritação;
- o despertar da energia sexual, paixão, aumenta a atração;
- promove o desenvolvimento criativo, o crescimento espiritual e a iluminação, a restauração da aura;
- potencializa a manifestação da paixão (por esse motivo, não é recomendado para uso por pessoas que gostam de jogos de azar);
- auxilia os trabalhadores agrícolas, pois promove uma germinação rápida e uma boa colheita;
- a pedra melhora a intuição, ajuda a reconhecer o engano.
Especialistas na área de terapia com pedras destacam o efeito positivo da ágata vermelha em todos os chakras energéticos de uma pessoa, portanto, com sua ajuda, realizam sessões de cura. O mineral ajuda a melhorar a visão, normaliza o funcionamento dos órgãos digestivos e respiratórios e previne a ocorrência de doenças renais.
Alvos minerais
Os astrólogos destacam alguns dos signos do zodíaco que são idealmente compatíveis com a ágata vermelha. Os geminianos devem prestar mais atenção à gema, pois a influência positiva do talismã da ágata vermelha se espalhará para os membros de sua família. Uma atmosfera favorável será restaurada na casa, e a família será protegida do mau-olhado.
Para isso, Gêmeos é aconselhado a decorar sua casa com um produto de ágata vermelha.
Será útil para os cancerianos adquirirem vários produtos de ágata. Neste caso, a pedra aumentará a determinação e firmeza de caráter, ajudando a tomar as decisões certas. Os librianos são aconselhados a usar ágata vermelha apenas em combinação com prata e não mais do que duas vezes por semana. Em tal união, as propriedades da pedra ficarão mais fortes. O mineral é categoricamente incompatível com Áries, pois adiciona agitação e ansiedade desnecessárias.
Para Sagitário, a ágata vermelha indicará a decisão errada, portanto, esses signos não são recomendados para adquirir o mineral. Esta joia tem uma influência neutra no resto dos signos do zodíaco. Em quase todos os casos, a ágata vermelha é igualmente adequada para mulheres e homens. Um conjunto de joias ajudará o belo sexo a se tornar irresistível e atrair a atenção do sexo oposto. As joias de ágata ajudam os homens a mostrar seu potencial, a adquirir status e aparência respeitável. É geralmente aceito que Ágata vermelha ajuda nos negócios, para que seu dono tenha sucesso nas finanças e aumento de capital.
Cuidado de produtos
Para que a ágata sirva por muito tempo e não perca suas qualidades, é necessário seguir as regras básicas de seu cuidado:
- um local escuro, caixão ou caixa é adequado para armazenar produtos de pedra;
- para eliminar a energia negativa acumulada várias vezes ao mês, o produto deve ser enxaguado em água limpa;
- você precisa lavar as joias com sabão em pó comum, sem fragrâncias e impurezas sintéticas;
- o mineral também precisa de repouso, portanto, seus produtos devem ser retirados por um tempo e deixados em local escuro.
Bela ágata vermelha semipreciosa, é considerada um "olho que tudo vê", capaz de tudo prever.
Existem muitos mitos e lendas sobre sua beleza mística, personificando o Olho do Criador. Seus raros tons naturais são combinados de maneira ideal em joias feitas de metais preciosos e enfatizam a magnífica imagem de seu proprietário.
Veja o vídeo abaixo para uma aula magistral sobre como fazer um colar de ágata vermelha.