Coral: propriedades, cores, como é e como cuidar?
Os corais são formados a partir de esqueletos de criaturas marinhas. Eles são difíceis e fáceis de processar industrialmente, após o que a superfície fosca torna-se brilhante. O mineral é valorizado por muitos como uma joia, mas não é adequado para todos.
O que é isso?
Os primeiros corais foram descobertos há 25 mil anos. No início, apenas os habitantes do Mediterrâneo podiam admirar o extraordinário milagre da natureza. Os pedaços de coral erguidos à superfície perderam imediatamente sua beleza sob a influência do sol e do ar. Em seguida, os joalheiros daqueles anos tentaram polir a pedra. E quando a pedra se transformou de um mineral comum em uma decoração real, a mineração sazonal de corais começou.
Mesmo assim, esta pedra pertencia aos símbolos da paz de espírito. Até os antigos egípcios se adornavam com talismãs de coral, destinados a manter a paciência, o controle de suas almas e salvá-los do blues.
Além disso, para muitos povos, uma pepita era um símbolo de imortalidade.
Por muitas décadas este milagre da natureza foi considerado uma planta, mas no século 18 sua origem animal foi comprovada. Descobriu-se que Os depósitos rochosos são esqueletos de criaturas marinhas mortas, petrificadas pela pressão da água do mar. Em seguida, os corais são ocupados por pólipos, que secretam uma mistura de cal, com a qual o tamanho dos fósseis aumenta, e eles próprios assumem formas bizarras. Os "ramos" de uma "árvore" de coral podem atingir 40 cm de comprimento.
Geralmente, o topo da árvore é o mais valorizado. Os mineiros removem os corais do fundo do mar usando redes de malha grossa.Uma presa tão significativa deve ser arrastada ao longo do fundo e, embora esse processo seja automatizado, durante isso, a maioria dos corais é estragada e desvalorizada.
Portanto, a extração manual do material ainda é muito relevante. A profissão de mergulho é muito procurada, mas não há tantos que querem se tornar o ganha-pão.... O fato é que o fundo do mar carrega muitos perigos para os humanos, e muitos mergulhadores morrem durante a extração do mineral. Também nesta profissão existe um alto risco de morte por doença descompressiva.
Basicamente, as pedras naturais surgem com algumas falhas, são fissuras e buracos, a superfície só fica homogênea após cuidadoso processamento. Ocasionalmente, há espécimes naturais perfeitos sem defeitos, no entanto, mesmo esses espécimes são polidos para dar brilho.
Visualizações
Com a menção de joias de coral, muitas pessoas têm uma imagem de contas vermelhas em suas cabeças, mas essa pedra vem em muitos outros tipos e cores. Vamos considerar os principais grupos de minerais.
- Nobre... Este tipo é utilizado na produção de joias.
- Raiz... Eles são formações densas.
- Espumoso... Eles são compostos de rochas duras e moles.
Também os corais podem ser divididos em preciosos e semipreciosos. Eles diferem em sua estrutura, textura e brilho. Minerais preciosos incluem materiais brilhante, sólido, brilhante, eles têm uma estrutura ligeiramente menos porosa. É mais difícil obtê-los, portanto, são mais valiosos. As espécies semipreciosas têm uma cor desbotada, eles são ligeiramente mais macios e bastante porosos. Eles não são tão difíceis de encontrar, todos levando a um preço mais baixo por pedra.
Quanto à cor da pedra, são mais de 350 espécies. Os tons mais populares até têm seus próprios nomes.
- Bianco... A pedra é branca.
- Akori... A variedade azul é uma das mais raras. Os espécimes esponjosos com uma cor rica, quase azul, são especialmente apreciados.
- Pele de anjo. Pedra rosa pálida.
- Sangue de touro... Este é o nome dos minerais escarlates.
- Fogosa... Pedra vermelha brilhante.
- Akabar... Pedra Preta.
A coloração dos corais depende da composição. Uma pedra pode conter qualquer quantidade de matéria orgânica (pelo menos 1%, pelo menos 100%) e ainda será chamada de coral. Por exemplo, a mais valiosa, ou seja, orgânica, é a variedade negra, mas essa espécie pertence ao Red Data Book, portanto sua produção comercial é proibida.
Local de nascimento
Os corais se formam no mar a uma profundidade de 3 a 5 metros. Eles se parecem com árvores de pedra. Durante o processamento artificial a partir deles a camada superior é removida, que não teve tempo de petrificar... A seguir vem classificação por qualidade, cor e outros parâmetros. Apenas a pedra processada é enviada para venda. Em sua forma natural, o material não tem valor, no ar, perde a beleza e só após o processamento é que se enche de esplendor e volta a brilhar.
A extração de material é possível em qualquer lugar onde essas "árvores" "cresçam". Ocorrem nos mares e oceanos, onde a temperatura da água é superior a + 21 ° C. A "caça" mais comum de corais no Mar Mediterrâneo, aqui são encontrados acúmulos de fósseis na costa da Tunísia, Argélia, Itália, bem como nas Ilhas Canárias e na Austrália... Algumas variedades negras que são consideradas mais valiosas encontram no Mar Vermelho, ao longo do arquipélago da Malásia, na costa da Índia.
Em Koh Samui, costuma-se extrair espécies vermelhas e azuis e, no Japão, é organizada a extração de pedras vermelho-escuras e rosa-claro.
Propriedades
Físico e químico
Material enviado principalmente composto de carbonato de cálcio. Também contém algum óxido de ferro e carbonato de magnésio. Como mencionado, às vezes os orgânicos representam apenas 1% da pedra total. Por sua estrutura, a pedra é porosa, e sua superfície natural é fosca e até áspera. Somente após o processamento industrial com polidores de cera a pedra torna-se brilhante.
Nas bordas, o coral verdadeiro é translúcido, mas em geral o mineral é opaco. Ele é forte o suficiente. Por exemplo, as pedras vermelhas têm um índice de dureza de 3-4 na escala de Mohs, enquanto as pretas são duas vezes mais baixas. Portanto, sua superfície é facilmente arranhada.
Se uma pedra for processada e pintada incorretamente na produção, durante o uso como decoração ela se deteriora rapidamente, desbota e desbota. Por exemplo, as variedades brancas e rosa menos valiosas são tratadas com solução de peróxido de hidrogênio, após o que as pedras são preenchidas com um tom vermelho caro, então o material passa por um estágio de coloração química. É apenas uma cópia que não pode se orgulhar de uma longa vida útil.
Mágico
Acredita-se que o coral tenha poderes mágicos. Ele é capaz de restaurar a paz de espírito e sintonizar uma pessoa com uma boa organização mental ao estado de espírito desejado. Esta pedra equilibra as emoções e faz com que a pessoa esteja sempre em um estado de calma. Na Idade Média, acreditava-se que o coral era capaz de proteger as pessoas do diabo e, portanto, alguns clérigos ainda usam esse item. Outra crença diz que coral dá sabedoriaportanto, é freqüentemente usado como um talismã.
Os líderes religiosos fizeram rosários com pequenas pedras. Mesmo agora, algumas cruzes retêm cristais vermelhos. Os corais ajudaram os sacerdotes não apenas a se proteger das maquinações do diabo, mas também a resistir às tentações do mundo.
Na tribo maia, as pedras do mar eram consideradas proteção contra mau-olhado e danos, e no Oriente, os livros e as armas eram enfeitados com cristais para que esses objetos fossem preenchidos com força e grande ação.
Na Índia, apenas pessoas ricas tiveram a oportunidade de se tornarem donas de tal pedra mágica. Acreditava-se aqui que era essa pepita que ajudaria a preservar os acúmulos e um lugar de honra na sociedade. Alguns viajantes ainda levam esta pedra com eles em caminhadas, de acordo com suas observações o mineral é capaz de mudar o clima, proteger de perigos, atrair boa sorte, acalmar tempestades e trovoadas, trazer calor e conforto para a casa.
Acredita-se que os espécimes azuis protegem de forma confiável seu dono de acidentes, levam à longevidade e enchem a vida de felicidade e harmonia. Por exemplo, ainda na nossa época, muitos idosos deixam uma pedra na cabeceira da cama, pois, para eles, dá força, vigor e saúde. Para alguns povos, o mineral azul simboliza modéstia excessiva. Outra crença diz que esta pedra é capaz de proteger uma pessoa de boatos e fofocas.
Terapêutico
Na Roma Antiga, as propriedades curativas do coral foram descritas pela primeira vez. Os medicamentos foram preparados com base neste material. Especialmente a este respeito, espécimes brancos foram apreciados. Acredita-se que o mineral fortalece o sistema imunológico e acelera a recuperação.
As variedades tintas são valorizadas no mundo da psicologia. Observa-se que eles estabilizam o equilíbrio emocional e, em geral, têm efeito positivo no psiquismo humano. O mineral pode ser usado, por exemplo, para desenvolver lógica e intuição. Além disso, as pedras vermelhas ajudam com doenças do trato respiratório superior, para limpar o sangue, remover toxinas e toxinas do corpo.
O pó é feito de material marinho, que depois é usado para a produção de implantes. Isso é obtido pela estrutura porosa da pedra, que é muito semelhante à estrutura do tecido ósseo. Para fins médicos, é permitido usar apenas pedra processada.
No ambiente natural, o contato tátil direto com esta maravilha do mar pode causar queimaduras graves. Este problema é especialmente relevante para depósitos formados nos mares vermelho e caribenho.
Para quem é adequado?
Sabe-se que a pedra é selecionada levando em consideração o signo do zodíaco. Então, os astrólogos aconselham usar joias de coral Para Câncer e Peixes, a gema é ideal para eles. Peixes são aconselhados a dar preferência às espécies vermelhas e marrons, e os cânceres às espécies rosa.
Áries pode usar coral como um talismã protetor, e A pedra é capaz de dar sucesso ao Touro.... Se a pepita for usada por um representante da constelação escalas, então ele pode ficar calmo para sua comunicação harmoniosa com os outros, e Gêmeos o coral protegerá contra danos e o mau-olhado.
Joias de coral são permitidas Leões, então eles não podem se preocupar com sua saúde. Espécies vermelhas e rosa podem trazer boa sorte Escorpiões... E aqui Virgem e Capricórnio os astrólogos proíbem o uso desta pedra.
O coral é uma pedra universal que pode ser atribuída a três elementos ao mesmo tempo: Água, Terra e Fogo. Mas ao usar este mineral, é importante considerar a compatibilidade com outros materiais.
Por exemplo, não é recomendado o uso de coral com ágata, malaquita, sardônia, jaspe, berilo. Mas vai bem com safira, pérolas, turquesa, ametista, ônix, lápis-lazúli.
Como distinguir de um falso?
Um comprador que não deseja encontrar um coral falso deve ser alertado de que o preço está muito baixo. Agora, a partir das falsificações no mercado, as seguintes opções são encontradas com mais frequência.
- Pedra artificial ou coral de Gilson. Foi criado na Suíça a partir de pó de cálcio em 1972. As propriedades físico-químicas de uma amostra sintética são quase semelhantes às de uma pedra natural, têm a mesma aparência, mas o preço de um análogo artificial é muito mais baixo. Se você olhar atentamente para a superfície, o espécime artificial não terá o padrão de malha característico de um coral real.
- Quartzito... Outra opção barata, que é um análogo da pedra natural. Você pode distingui-lo tocando a superfície. O quartzito sempre estará frio.
- Imitação... Esta amostra é feita de aparas de coral prensadas, complementadas com tintas e plástico. Você também pode encontrar falsificações de vidro ou plástico muito baratas no mercado. Uma falsificação pode ser distinguida por sua uniformidade de cor. Em sua forma natural, a pedra raramente apresenta uma cor semelhante.
Outra forma de determinar a origem natural é moer uma partícula de pedra e adicionar ácido acético. Uma reação química fará com que bolhas apareçam na amostra natural... Além disso, um espécime real, depois de muito tempo deitado na água, adquire uma cor rica, o que não acontece com os análogos, pois as imitações pintadas de baixa qualidade podem desbotar ou mudar de cor na água.
Como cuidar bem disso?
Para que o mineral retenha o brilho e a cor por muito tempo, é necessário enxá-lo periodicamente com água da torneira. É permitido o uso de ferramentas especiais. Quando a joia tiver desbotado, você pode tratá-la com uma solução de peróxido de hidrogênio para ajudar a restaurar sua cor original. Evite o contato com os raios solares, pois a luz ultravioleta também afeta negativamente o brilho das joias e leva a uma vida curta.
Armazene os corais em uma caixa separada, pois o armazenamento com outras rochas arranhará a superfície.
O vídeo a seguir falará sobre as incríveis propriedades do coral.