Pedras e minerais

Calcedônia: depósitos, propriedades, tipos e aplicações

Calcedônia: depósitos, propriedades, tipos e aplicações
Contente
  1. O que é isso?
  2. Local de nascimento
  3. Propriedades
  4. Variedades
  5. Aplicativo
  6. Para quem é adequado?
  7. Como distinguir uma pedra natural de uma falsa?
  8. Como usar e cuidar de uma joia?

O mineral translúcido, que é um tipo de quartzo, é bem conhecido desde a antiguidade. Hoje a calcedônia é uma das rochas ornamentais mais procuradas. Os joalheiros adoram pela variedade de cores e tons. Ele é apreciado pela medicina alternativa e pela astrologia. Vamos tentar descobrir por que esse mineral ainda é tão popular.

O que é isso?

Graças aos gregos antigos, a humanidade aprendeu muitas coisas novas. Portanto, a descoberta da calcedônia também é seu mérito. Durante uma das viagens às margens do Mar de Mármara, perto da cidade de Calcedônia (o território da Istambul moderna), uma pepita de uma paleta de cores invulgarmente bonita foi descoberta. A pedra também recebeu o nome do local onde foi encontrada.

Para os gregos, isso passou a ser a vontade dos deuses, pois eram eles os melhores artesãos no processamento de pedras preciosas e semipreciosas, mas não existiam locais de mineração próprios. São esses recursos naturais que freqüentemente causam guerras. E aqui está um presente - um depósito de calcedônia, da qual você pode cortar joias e figuras mais significativas.

Foi esse mineral que lançou a base para uma nova forma de arte em joalheria chamada glíptica. Até agora, joias da Grécia Antiga, camafeus em cabochões representando animais e pássaros, relevos e baixos-relevos que descrevem a vida das pessoas, focas são conhecidas em todo o mundo.

Mesmo nas revelações do Teólogo João, há uma descrição da calcedônia, que adornava as paredes da Jerusalém celestial. Mas com a queda do Mundo Antigo, o glíptico ficou esquecido por muito tempo. Somente na era do classicismo, como resultado de escavações arqueológicas, as magníficas joias foram revividas.

A calcedônia novamente atraiu a atenção dos mestres e poderosos deste mundo: de acordo com testemunhas oculares, Napoleão e Byron tinham anéis com esta pedra, e A.S. Pushkin tinha dois deles. Mais tarde, muitas personalidades criativas adquiriram tais dons graças a um amigo, poeta e colecionador de minerais Maximilian Voloshin.

A calcedônia é um tipo de quartzo. É poroso e consiste nas melhores fibras que podem ser vistas ao microscópio eletrônico. Na natureza, existem cerca de uma centena de variedades de cores e tonalidades completamente diferentes, mas são secundárias, ou seja, o mineral as absorve do ambiente, pintando de maneira uniforme ou em manchas, transições de cores.

Com a penetração no mineral da goethita, a calcedônia torna-se amarela, hematita - vermelha. Pirita, óxidos de manganês ou compostos orgânicos conferem uma cor cinza azulada ou preta. E cada campo terá sua própria cor.

Justamente pelo fato de que cada pedra parece especial, ela é apreciada por joalheiros e artesãos. E os litoterapeutas há muito observam as incríveis propriedades curativas do mineral, que são de grande importância para a saúde humana.

Local de nascimento

A calcedônia não é incomum, portanto, é generalizada. Como um tipo de quartzo, o mineral é formado a partir de rochas vulcânicas, cristalizando sob a influência da água e alta pressão ou sob a influência de altas temperaturas (700-1000 graus). Na natureza, diferentes subespécies podem coexistir tão intimamente que em uma pedra pode haver sarder e cornalina. Talvez a vizinhança de variações no território de uma mina, mas na maioria das vezes um tipo de calcedônia é extraído no depósito.

A Alemanha é famosa pelos depósitos mais antigos desenvolvidos. Mineral também é extraído no Brasil, Índia, Madagascar, Uruguai, EUA, Itália, Sri Lanka, Polônia, República Tcheca, Austrália, Canadá, Escócia, Ucrânia. Existem depósitos no território da Rússia na Transcaucásia, Território de Primorsky, Chukotka e Kolyma, nos Urais e na Crimeia, na Sibéria Oriental e na Região de Moscou.

Neste caso, os depósitos representam depósitos nas profundezas da terra e depósitos superficiais. A cor e o tom podem mudar depois que as rochas vulcânicas se solidificam.

Propriedades

É importante para a pessoa que compra uma pedra saber quais são as qualidades de um mineral que podem afetar a saúde e o estado psicoemocional. Mas eles dependem das propriedades físicas e químicas do mineral. Portanto, vamos dizer algumas palavras sobre isso.

Fisico quimica

De fórmula química SiO2, a calcedônia é o dióxido de silício (dióxido), podendo apresentar inclusões de ferro e outros óxidos. Com pequena quantidade de impurezas, apresenta uma cor transparente ou translúcida de tons branco-amarelados. Centenas de variedades de calcedônia possuem propriedades físicas e químicas semelhantes, que as unem:

  • é um mineral bastante duro (na escala de Mohs é estimado em 6,5-7 pontos);
  • em termos de densidade, pertence ao grupo do meio (2,58-2,64 g / cm³);
  • em termos de transparência, é turvo ou translúcido;
  • por brilho - ceroso ou fosco;
  • quando clivado, mostra-se mais frágil que o quartzo;
  • no intervalo - desigual;
  • propriedades dependem em grande parte de impurezas.

Terapêutico

A litoterapia (terapia com pedras) há muito usa a calcedônia no tratamento da saúde mental, bem como em órgãos internos, sistema circulatório, olhos e tecido ósseo. Mas as propriedades dependem do tipo de mineral:

  • a ágata ajuda com tosse e dor de dente;
  • o heliotrópio é responsável pelo funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos;
  • sarder tem efeito cicatrizante: restaura a pele por intervenção mecânica ou cirúrgica, combate úlceras, é um meio de combate à infertilidade;
  • a natureza criou a safirina para pacientes hipotônicos, bem como para aqueles que precisam normalizar o trabalho do coração;
  • a cornalina é considerada um agente hemostático, alivia a dor de dente, melhora o estado geral da pele;
  • ônix ajuda no funcionamento do fígado e rins;
  • o crisoprase torna a vida mais fácil para as pessoas sensíveis a meteoros (para isso, é recomendável beber água que ficou cerca de 5 horas no sol, e na qual estava deitado crisoprase naquele momento).

Antigamente, a febre e as doenças de pele eram tratadas com calcedônia; na Idade Média, tentavam se livrar da disenteria com pó mineral. Hoje, nos países do Oriente, os palitos de calcedônia amarela branqueiam os dentes e fortalecem as gengivas. Mas, na maioria das vezes, os litoterapeutas modernos usam minerais desse grupo para tratar distúrbios nervosos. Para o tratamento, as pedras devem ser usadas como joias, frequentar sessões de terapia com pedras (terapia com pedras) em salões de beleza ou clínicas ayurvédicas.

A terapia com pedras é uma massagem com pedras quentes (e isso já pode ser uma contra-indicação para algumas doenças). Após essa massagem, o cliente sente relaxamento, o calor que sai penetra sob a pele e satura o corpo com oxigênio, forçando o fluxo sanguíneo a acelerar. Isso ajuda a aliviar a dor.

O Ayurveda usa pedras para limpar os chakras. E os psicoterapeutas recomendam escolher minerais de certas cores para relaxamento ou concentração, vestindo-os ou considerando:

  • vermelho dará vitalidade;
  • laranja irá promover a criatividade;
  • verde - a cor da paciência, calma, autossuficiência;
  • minerais azuis acalmar o sistema nervoso e fortalecer a memória;
  • azul tons aliviam a raiva;
  • roxa - a cor da magia e magia, mistério e criatividade;
  • roxa ajudará a fortalecer a força de vontade;
  • marrom - cor de estabilidade e porte;
  • Preto simboliza nascimento e morte;
  • Branco - a cor dos pensamentos puros.

Ao realizar procedimentos, os litoterapeutas prescrevem usando pedras de certas cores... Para alguns, ajuda a melhorar o sono, para outros, anima. Mas especialistas afirmam que é impossível usar essas joias o tempo todo: a pedra deve repousar para que o usuário não tenha medos infundados e a pressão não aumente.

Propriedades mágicas

Astrólogos, especialistas em feng shui e esoteristas dizem com segurança que a calcedônia é uma pedra com uma energia tremenda. Ele equilibra os fluxos da vida, distribuindo-os uniformemente. Esta pedra é usada para limpar o espaço de energia negativa e preenchê-lo com puro poder.

Para os marinheiros, este símbolo da terra era um talismã para um retorno seguro para casa. Os copos de calcedônia também ajudaram a neutralizar os venenos que se misturavam ao vinho. É costume entre alguns povos dar joias com uma pedra rosa para sua esposa no dia do funeral de um homem: isso ajudará a sobreviver à perda, expulsar a tristeza do coração e encontrar a paz.

Desde os tempos antigos, as mulheres usam o mineral para atrair os homens, chamando-o de "a pedra do amor". Acredita-se que esta pedra seja capaz de prolongar a juventude e tornar qualquer mulher uma bela. E a calcedônia não tratada sempre foi considerada um talismã de felicidade familiar e amor mútuo. Espalhando pedras em casa, as pessoas expulsaram os espíritos malignos de suas casas e, colocando amuletos, protegeram a si mesmas e a seus familiares da palavra maligna e do mau-olhado.

Para o degustador, o melhor presente sempre foi uma taça de pedra rosa - proteção contra indigestão durante a degustação de pratos. Mas todos os especialistas em ciências não tradicionais dizem que para que a calcedônia ajude, você precisa ser uma alma pura, ter pensamentos brilhantes.

Variedades

Em teoria, a calcedônia é chamada de quartzo, que apresenta tons claros e claros de cinza, azul, lilás. Mas, na realidade, existem muito mais variedades. Alguns deles são muito semelhantes, outros podem ser confundidos com outros minerais, pois as pedras podem ser brancas e ocres, avermelhadas e esmeraldas, azuladas e cor de mel. Aqui está uma lista das variedades mais populares de calcedônia.

Ágata

Ágata são camadas de fibras finas que possuem toda a paleta de cores, em graus variados de transparência e densidade.Freqüentemente, outras modificações do dióxido de silício estão presentes na composição: quartzo, quartzo, moganita, opala. Devido à sua estratificação ou padrão específico, a ágata possui vários tipos:

  • bastião - a partir de fendas e camadas, cria-se a ilusão de um desenho de uma paisagem urbana ou de ruínas de um baluarte;
  • brasileiro - com as camadas mais finas de 1,5 micrômetros;
  • lenhoso (dendrítico) - com um padrão de um matagal de floresta;
  • disco;
  • em forma de estrela;
  • musgoso - representando musgo do norte em um fundo claro;
  • Preto, usado nas ciências ocultas.

Segundo a lenda, a ágata, que é azul, azul ou roxa, é o olho de uma águia branca, derrotada por um certo feiticeiro negro. Além disso, esse mineral é chamado de "Olho do Criador" - esse olho é capaz de distinguir entre as boas e as más ações que fazemos.

"Ágata de fogo" é uma gema em camadas opacas de cor vermelho-laranja com manchas brilhantes de limonita. Essa ágata também é chamada de mexicana porque só é encontrada no norte do México e no sudoeste dos Estados Unidos, no estado do Arizona.

Heliotrópio, sílex e jaspe

Todas essas são variedades de gemas, que externamente são muito semelhantes à calcedônia. Mas nem todos os especialistas os consideram como tal. Na verdade, nem todo mundo pode dizer a diferença entre ágata e jaspe. Externamente, esses minerais diferem porque nas bordas o jaspe é completamente opaco, mas pode ser levemente translúcido nos cavacos. Após um exame mais detalhado sob um microscópio, ágatas de jaspe parcialmente translúcidas podem ser encontradas. Mas as ágatas são bastante realistas de se ver.

A cor do jaspe pode variar de amarelo claro a ouro rico, com um padrão incomum de ondulação. Mas há outra variedade disso - jaspe de sangue ou heliotrópio. É de cor vermelha profunda ou verde escura, com estrias sangrentas e pode apresentar manchas amarelas. A pedra é adequada para homens e é usada em joalheria masculina. Na Idade Média, os utensílios da igreja eram freqüentemente feitos a partir dele.

Cacholong

Normalmente, esse nome significa calcedônia de estrutura porosa de tonalidade branco-leitosa, que lembra porcelana ou opala leitosa. Uma joia rara, é uma mistura de opala com calcedônia. Como a primeira e a segunda sílicas são quartzo, a interpenetração é facilitada.

Mosswheel (ágata musgo)

Uma criação impressionante da natureza intercalada com dendritos ou inclusões filamentosas de manganês, níquel ou ferro. Celadonite (opala de leite) também pode se tornar uma impureza no volante. Como resultado, as paisagens das plantas aparecem em calcedônia cinza, azul-acinzentada ou branca leitosa, em que você pode ver árvores, musgo ou algas. São fáceis de ver, pois a cor pode ser muito diferente: vermelho e vermelho, preto e verde, cinza e marrom, amarelo e branco-amarelado.

Mtorolite (calcedônia ao cromo)

A pedra é semelhante à crisoprase, mas sua estrutura pode conter pequenas inclusões de cromita preta. Na era do Mundo Antigo, a mtorolite era bem conhecida dos joalheiros, mas depois foi esquecida. Foi apenas em 1950, com o desenvolvimento de depósitos no Zimbabué, que o mineral recuperou importância para os joalheiros. O nome moderno está associado ao local de desenvolvimento - a cidade de Mtoroshanga (Mutorashanga).

Calcedônia ônix

Esta é uma joia decorativa e ornamental listrada. É caracterizada por faixas alternadas da própria calcedônia, quartzo e outras sílicas. Daí as listras brilhantes de branco-rosa, vermelho-marrom, branco-marrom, vermelho-preto. Onyx é um tipo de ágata em camadas. Os joalheiros chamam de ônix e calcedônia quase negra, em que as camadas só podem ser vistas ao microscópio. O mineral é transparente ou translúcido. É melhor observar a beleza do ônix em camafeus e entalhes.

Safirina

Este é o nome comercial da calcedônia azul ou azul claro (este termo tem um significado diferente em mineralogia). A safirina é um mineral translúcido raro. Ele tende a desaparecer em temperaturas elevadas.

Cornalina (sarder, sardonyx, cornalina)

Mineral em tons de vermelho.Sarder e cornalina são espécimes com predominância de tons de marrom, marrom-alaranjado, marrom-avermelhado. Sardonyx é uma calcedônia vermelha listrada. Na cornalina, a característica dominante é o vermelho, com uma mistura de cores amarelas e marrons. Ao sol, a densidade da cor ganha saturação: tons de marrom instantaneamente se transformam em laranja. Carnelian é considerada a calcedônia mais popular e também barata.

Crisoprase

Esta variedade é valorizada por sua cor: uma mistura de níquel torna o mineral verde pálido ou verde azulado; o cromo dá tons de verde. Ela pode desbotar ao sol (para que a cor volte, você precisa embrulhar a pedra em um pano úmido). Joalheiros que apreciam o crisoprase o dividem em três variedades:

  • para mais alto é homogêneo e rico em verde esmeralda com transparência e espessura de pedra de até 5 cm;
  • para a primeira série - verde-maçã homogêneo, translúcido não superior a 2 cm, sendo possível a presença de áreas esbranquiçadas e não translúcidas;
  • para a segunda série a que pertence uma pedra com manchas claras, é ornamental, pode conter áreas transparentes e opacas de tonalidade verde-azulada ou verde-amarelada.

Enydros (ágata d'água)

Estes são minerais translúcidos da calcedônia, quartzo e lutecina. A cavidade de cada um desses minerais contém água com vários milhões de anos. Enydros é altamente valorizado não apenas pelos joalheiros, mas também por especialistas em ioga e feng shui. As pedras são capazes de purificar a água e muito mais rápido do que outros minerais.

Aplicativo

Os minerais do grupo da calcedônia não são pedras preciosas, mas os joalheiros os apreciam - as joias e os artesanatos maravilhosos são feitos de calcedônia. Por ser bastante durável, o mineral é muito adequado para dar produtos de qualquer forma. É por isso que, mesmo na época de Catarina, a Grande, havia um grande número de esculturas e colunas de jaspe no Palácio Imperial.

Diferentes subespécies do mineral têm um princípio feminino e masculino pronunciado, então a calcedônia é adequada para contas femininas e abotoaduras masculinas.

Devido à grande variedade de cores, o mineral é utilizado para criar estatuetas, xícaras, mosaicos, vasos, móveis embutidos. Alguns tipos de calcedônia são adequados para decoração de interiores, revestimento de quartos.

Eles são excelentes bancadas e pias, abajures para lâmpadas. Com a ajuda deste material, você pode fazer uma moldura muito bonita para um espelho ou quadro. As argamassas para moer ingredientes são muito populares entre os farmacêuticos.

Para quem é adequado?

Se do ponto de vista da medicina e da magia cobrimos o assunto, do lado da astrologia nada foi dito ainda. Propomos descobrir quais signos do zodíaco são recomendados para usar calcedônia ou mantê-la à vista.

Segundo astrólogos, não há indícios de que esse mineral seja contra-indicado. Apenas para alguns será apenas um ornamento, e para outros - um amigo e ajudante fiel.

O grupo de "favoritos" da calcedônia inclui Gêmeos, Câncer e Sagitário.

  • Gêmeos este mineral trará concentração e equilíbrio, ajudará a definir os objetivos certos e a alcançá-los.
  • Câncer irá ajudá-lo a encontrar o seu escolhido, criar uma família forte e amigável, protegê-lo de erros na vida familiar associados às relações interpessoais.
  • Sagitário A compatibilidade energética ideal com a calcedônia, que dá confiança nas próprias ações, protege contra a autoflagelação, ajuda a atingir os objetivos.

Recomenda-se para este signo comprar uma cornalina vermelha, embora o resto da calcedônia ajude, inclusive no amor.

Todos os outros signos também podem desgastar o mineral sem medo.

  • Áries heliotrópio é adequado, o que afastará as emoções negativas e ajudará a manifestar as melhores qualidades. Além disso, Áries e Peixes são adequados para a natureza dos produtos de jaspe.
  • Capricórnio é melhor adquirir pedras escuras que tenham um efeito benéfico sobre elas. E os minerais multicoloridos irão melhorar sua situação financeira.
  • Leões gemas vermelhas são necessárias - elas revelarão potencial oculto, pacificando a irascibilidade ao resolver problemas. A calcedônia dourada promove o Leão no serviço.
  • VirgemNascido no início do outono, os minerais verdes e amarelos são bons para sua saúde física e emocional. Além disso, Virgem e Libra são recomendadas como joias rosa e brancas.
  • Ainda Libra e Touro minerais azuis são adequados, eles farão seus donos pensarem com sensatez e não cortar o ombro.
  • Aquário é melhor comprar crisoprase - servirá como um talismã contra os perigos. Mas, em geral, qualquer calcedônia é adequada para Aquário.
  • Escorpião recomendo escolher minerais pretos.

Mas a calcedônia não é apenas a padroeira da maioria dos signos do zodíaco, ela também "prefere" alguns nomes. Sem se dividir em variedades, esta joia protege os seguintes nomes masculinos e femininos.

  • Valeria. Para preservar seu ninho familiar e desenvolver o amor verdadeiro, uma senhora com este nome deve usar um amuleto de gema. Então, a harmonia virá em sua vida.
  • Inga... O mineral ajudará a superar possíveis dificuldades, protegerá contra emoções negativas, se tornará uma fonte de energia e contribuirá para o crescimento espiritual.
  • Irina... Para uma menina que deseja construir sua vida pessoal, esta pedra é simplesmente necessária. E será mais alegre viver com ele.
  • Ksenia... Com a aquisição de uma bela pedra, seja ela uma decoração ou um artesanato, a saudade vai aos poucos saindo da senhora, o alvo certo aparecerá, e a vida florescerá com novas cores.
  • Oksana... O mineral ajudará a lidar com os pensamentos tristes e a melhorar o seu humor.
  • Sergey... Abotoaduras, um anel, uma pedra no bolso ou um objeto na sua mesa vão te ajudar a se acalmar, a não fazer coisas estúpidas, sucumbindo às emoções. Calcedônia para este nome é um símbolo de paciência, coragem, sabedoria.

Além disso, esta pedra é adequada para Raisa, Karina, Lyubov, George, Bogdan, Alexander.

Como distinguir uma pedra natural de uma falsa?

A maioria das variedades de calcedônia não são joias caras, e não há motivo para falsificá-las. Mas também não quero comprar vidro ou plástico em vez de pedra natural. Se você não tiver certeza de seu próprio conhecimento, peça um certificado de um revendedor.

Deve indicar que a pedra pertence à calcedônia.

Na aparência, a calcedônia pode ser distinguida pelos seguintes critérios.

  • O plástico é um material quente e leve, uma joia é mais pesada.
  • Bolhas de ar e inclusões sem manchas aparecem no vidro - isso não é característico de gemas naturais.
  • Em uma gema natural, a simetria é impossível. Tudo pode estar muito próximo da simetria, mas apenas a pedra artificial será ideal.
  • Como a calcedônia tem estrutura porosa, quase sempre contém inclusões. Se você tem uma pedra perfeitamente limpa e transparente à sua frente, então esta é uma calcedônia não natural.
  • A paleta de cores da gema é muito ampla, mas as pedras artificiais ainda são pintadas com mais brilho. No entanto, este sinal deve ser verificado em conjunto com outros.
  • Uma opção de falsificação mais complexa é tingir a calcedônia simples com nitrato de ferro para se parecer com a cornalina mais rara e cara. Só no decote é que se nota que a pedra está pintada de forma atípica - a não mais de 2 milímetros da espessura do cabochão.
  • Na hora de comprar miçangas e pulseiras, preste atenção ao tamanho e formato das gemas: as naturais são valorizadas pela sua naturalidade, por isso não serão perfeitamente uniformes.
  • Antes de comprar artesanato e joias, seria bom se familiarizar com os análogos visitando uma exposição ou folheando catálogos.

Os compradores respeitam as pedras naturais por sua originalidade, durabilidade e estética. Se você compra um item caro e duvida de sua origem, é melhor consultar um especialista.

Como usar e cuidar de uma joia?

Cada um de nós tem coisas valiosas não apenas para investimentos materiais.É por isso que tentamos preservá-lo o máximo possível e, possivelmente, deixá-lo para nossos descendentes. Para maior segurança da pedra, os especialistas recomendam seguir algumas regras.

  • Armazene a calcedônia e os produtos feitos com ela separadamente, embrulhados em um pano macio ou acondicionados em uma caixa, para evitar danos mecânicos a outras pedras.
  • Remova anéis, pulseiras e outras joias durante o exercício para evitar arranhões.
  • Proteja da radiação ultravioleta e altas temperaturas, isso desbotará os minerais. Para recuperar a cor, recomenda-se segurar o produto em um pano úmido no escuro.
  • Proteja do ataque químico, incluindo agentes de limpeza.
  • Limpe os minerais com um pano macio e água morna com sabão e depois enxágue em água corrente.
  • Elimine o vapor e a limpeza ultrassônica.
  • Evite mudanças repentinas de temperatura.

À questão de como e com o que vestir, conseguimos encontrar as seguintes respostas.

  • Talismãs de calcedônia devem ser usados ​​de forma que ninguém possa vê-los, o ideal é que a pedra toque a pele.
  • Os joalheiros combinam este mineral com topázio esmeralda e dourado. E eles não recomendam encomendar joias onde opala, cristal, pedra da lua, coral, berilo, água-marinha coexistam com calcedônia. Combinações intraespecíficas são bastante aceitáveis.
  • Mas os astrólogos acreditam que as pedras devem ser selecionadas de acordo com o princípio da compatibilidade dos elementos: a calcedônia é a pedra da Terra. Este elemento é simplesmente criado para a Água, é incompatível com o Ar e antagoniza com o Fogo. Mas nossa gema é um mineral muito autossuficiente, por isso é melhor usá-la separadamente das outras pedras.
  • Use sua intuição, decida como você se sente em torno da calcedônia, se você se sente confortável, se combina com seu caráter, cor dos olhos, cor da pele, cabelo ou roupa.
  • Ao usar joias, a energia é trocada, é importante que a pedra não apenas a retire, mas também a compartilhe. Como funciona é fácil de sentir: depois de um dia difícil, tire as joias e ouça a si mesmo - se ficar muito mais fácil para você, só você compartilha a energia.

Ao comprar a calcedônia, nos tornamos donos não apenas de uma bela pedra, mas também da história, um poder mágico especial. Antigos mestres e joalheiros modernos nos deram uma oportunidade incrível de encontrar nossa própria calcedônia, que nos deixará bonitos, nos ajudará a melhorar nossa saúde e nos protegerá do mau-olhado.

Para informações sobre os locais de uso da calcedônia, suas propriedades e localizações, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa