Pedras e minerais

Romã: propriedades, tipos e aplicações

Romã: propriedades, tipos e aplicações
Contente
  1. Característica
  2. Precioso ou semiprecioso?
  3. Visualizações
  4. Local de nascimento
  5. Propriedades
  6. Para quem é adequado?
  7. Com que pedras é combinado?
  8. Como distinguir uma farsa?
  9. Sutilezas de cuidado

A romã é considerada um ótimo complemento para uma joia elegante e sofisticada. O estouro da pedra, o jogo de luz e o brilho das bordas fazem você admirar. Uma pedra vermelha brilhante está associada à militância, paixão e realeza. Esta pedra valiosa também pode servir como amuleto. E, ao mesmo tempo, a pedra natural não perderá sua beleza e charme por muitos anos. Mas ao escolher uma joia ou pedra, muitas nuances devem ser levadas em consideração. Como escolher a pedra certa, com que joia combinar e como cuidar dela, nós lhe diremos no artigo.

Característica

Muitas velhas histórias e lendas contam sobre as características misteriosas da pedra da romã. Devido à sua bela cor, muitas vezes é creditado com o simbolismo do amor ou do fogo. E na Mongólia, acredita-se que quem encontrar a gema vermelha ficará rico.

As joias com romã surgiram há muito tempo. O primeiro deles foi criado na época da Grécia Antiga. E durante este período, a romã tinha um nome diferente - antraz ou carbúnculo. A pedra adquiriu o nome que conhecemos apenas no século XIII, graças ao alquimista Albert Magnus, que comparou o mineral com grãos de romã madura. E, inicialmente, apenas as gemas vermelhas eram chamadas assim. Falaremos sobre o fato de que a romã pode ter outras cores um pouco mais tarde.

O tamanho do mineral pode ser tão grande quanto um grão de café, e alguns espécimes eram mais parecidos com ovos de codorna.

Existem cerca de 14 tipos de granada, mas nem todos são valorizados em joalheria.... Vários tipos de gemas são usados ​​na indústria.A gema atua como um ferromagneto na eletrônica e também pode ser usada como um semicondutor. Além disso, um mineral durável e resistente ao estresse pode atuar como um laser.

E os itens usados ​​em joias parecem místicos e fascinantes. As gemas podem ter diferentes formas: cabochão, princesa, marquês, gota, etc. Neste caso, a granada ficará incrível em qualquer corte. O corte brilhante escalonado, por exemplo, ajuda a realçar o brilho e as cores ricas com força total. O custo dos diferentes tipos de gemas é diferente, mas a decoração com uma romã está disponível não apenas para um milionário, mas também para uma pessoa comum.

Precioso ou semiprecioso?

A granada pertence a um grupo de minerais com estrutura cristalina. Uma característica distintiva dessas pedras são suas bordas em forma de quadrado. Mas cada pedra é única em sua composição e depende se é uma pedra preciosa ou semipreciosa.

Há várias décadas, todos os tipos de granadas vermelhas e rosa eram chamados de pedras preciosas. Mas agora é só o rubi, que, aliás, é mais duro e tem uma estrutura diferente.

Os destaques brilhantes e o jogo das facetas da granada são semelhantes ao brilho do diamante. Mas outras pedras podem ter um brilho mais vítreo e menos pronunciado. O mesmo vale para a saturação de cor: alguns minerais podem ter uma estrutura transparente, enquanto outros têm uma cor rubi rica.

Visualizações

A natureza cria cada pedra única, então duas pedras de romã semelhantes à primeira vista podem ter uma composição química diferente, que se reflete na cor e na saturação dos tons. E a cor que uma determinada pedra terá depende das características da composição e da predominância de um determinado elemento químico.

É um erro acreditar que a granada é apenas vermelha. Na natureza, as pedras também podem ser encontradas nas cores amarela, preta e verde. E cada mineral tem seu próprio nome e descrição.

Variedades e cores de pedras.

  • Pyrope - uma pedra de fogo que tem uma bela cor vermelha. Sua tonalidade e saturação dependem da presença de manganês e ferro na composição. Externamente, o mineral parece brasas cintilantes de um incêndio. As piropos são extraídas de rochas diamantíferas, por isso têm lindas bordas cintilantes. Com essa granada, joias lindas e exclusivas são criadas para mulheres e homens.
  • Rodolita tem uma cor rosa ou roxa mais suave e é externamente semelhante ao piropo, mas difere apenas na saturação dos tons. O tom delicado e feminino da pedra a torna uma adição única à joalheria. Essa gema é muito rara nos depósitos, e é por isso que a rodolita com bordas rosa é mais valiosa do que o piropo vermelho brilhante.
  • Almandine tem uma cor rosa profundo, cereja ou roxo e é mais durável. Você pode encontrar essa joia no Sri Lanka, EUA, Japão, Rússia e Finlândia. Joias com tal pedra parecem luxuosas e sofisticadas. E acredita-se que Almandina é um talismã poderoso, capaz de atrair o amor e a paixão.
  • Spessartine pode ser amarelo, laranja ou âmbar. A saturação da tonalidade se deve à presença de manganês e alumínio na composição da gema. Outro nome para o mineral é romã-tangerina. Pertence a tipos de minerais raros e colecionáveis. Essa pedra raramente é usada em joias. Mas as bordas da pedra cintilam com um brilho brilhante tanto na luz artificial quanto na natural.
  • Andradite tem uma vasta paleta de cores - do pistache ao marrom e marrom. A composição da pedra inclui o cromo, cuja concentração determina a cor do mineral. Apesar do fato de que muitas vezes não é possível extrair andradita nos depósitos, o mineral é extremamente procurado pelos joalheiros.
  • Grossular - verde claro e marrom, mais parecido com uma cor de groselha.Brilhos de uma tonalidade amarela e tons de esmeralda dão à joia seu charme. Algumas amostras podem ter uma tonalidade rosa. O mineral é ligeiramente translúcido e tem um brilho vítreo.
  • Uvarovita possui uma atraente cor esmeralda, que conquistou o coração dos joalheiros. E se você acredita nas propriedades mágicas da romã, então é esta joia que irá protegê-lo de enganos e pessoas desonestas. A estrutura do mineral é mais parecida com vidro quebrado, com muitas dobras e arestas.

No entanto, a gema é valorizada em joalheria.

  • Hessonita tem muitos tons de âmbar ou mel ao vermelho e roxo. Mas o mineral é valorizado exclusivamente na cor caramelo. Uma característica distintiva da hessonita é que, sob iluminação artificial, a pedra torna-se brilhante e, sob luz natural, o mineral parece mais transparente e escuro.
  • Demontoid - padrões e listras podem estar escondidos sob as bordas de diamante brilhante de granada verde brilhante. Este mineral era uma das joias favoritas na Rússia czarista. Acredita-se que esta pedra contribua para uma tomada de decisão rápida e correta.

    As granadas azuis e azuis são extremamente raras. Mas também em alguns depósitos você pode encontrar depósitos de granada preta. A cor e as características da gema dependem da composição química e do depósito da pedra.

    Local de nascimento

    Os depósitos de romã são encontrados em todos os cantos do mundo: Ásia, Europa, África e América. A Península de Kola é rica em depósitos de granadas. Nestes depósitos encontra-se a almandina - um mineral do grupo das granadas, utilizado com sucesso na indústria joalheira.

    Na Carélia, existem depósitos bem conhecidos de Kitelye e Shueretskoye. Os garimpeiros amadores podem extrair independentemente um punhado de cristais de granada com apenas um martelo. A propósito, as pedras deste depósito adornam a coroa do rei sueco.

    Nos Urais, você também pode encontrar raros depósitos de granada verde.

    Na República Tcheca e no sul da África, você pode encontrar um grande número de depósitos da granada piropo vermelha. A romã tcheca, junto com a cerveja, tornou-se a principal marca turística do país. Em tamanho, não é mais semelhante às sementes de romã, mas aos ovos de pombo. Os minerais da República Checa já receberam merecidamente o seu novo nome "granada da Boémia". Mas hoje os preços são muito altos, isso se deve ao fato de que todas as jazidas estão totalmente desenvolvidas há muitos anos e hoje é um grande sucesso extrair o mineral.

    Pela primeira vez, uma granada da cor do céu foi encontrada em Madagascar. A ilha na costa leste da África é rica em pedras preciosas. Aqui você pode comprar gemas brutas e pedras recém-cortadas.

    O ensolarado Sri Lanka é rico em depósitos de granada almandina rosa saturada. A ilha que costumava ser chamada de Ceilão é um verdadeiro tesouro de pedras preciosas. Existem muitos depósitos de safiras, granada, pedra da lua, topázio, etc. As rochas de granito contêm os tipos mais incomuns de granada, uma das quais é uma pedra com efeito de mudança de cor.

    A romã pode ser de cor azul a verde.

    Outra variedade de romã pode ser encontrada no Brasil. Essas joias são de cores incomuns, variando de vermelho e amarelo a verde.

    No Canadá, os depósitos estão localizados em todo o país. Misty Gems com 5% de conteúdo de água podem ser encontradas aqui.

    Em diferentes partes do mundo, as peculiaridades do clima e das rochas se refletem diretamente nas propriedades e na cor da romã.

    Propriedades

    As joias com uma granada podem se tornar não apenas uma conclusão bem-sucedida de uma imagem, mas também um amuleto forte que o protegerá de problemas e dificuldades. Nossos ancestrais atribuíram propriedades mágicas ou medicinais à pedra. Acreditava-se que o mineral pode ajudar a superar muitas doenças e problemas. Por exemplo, os cruzados usavam anéis de ouro com pedras como símbolo de proteção durante as batalhas e guerras. Também se acreditava que a pedra poderia melhorar a saúde de uma mulher durante a gravidez.

    Mágico

    A cor escarlate da romã deu-lhe muitas crenças e lendas. Talvez seja por isso que se acredita que a romã vermelha pode ter um efeito sobre os humanos. Graças à sua energia, pode se tornar um excelente ajudante na solução dos problemas dos amantes. Assim, as joias com ele tornaram-se fiadoras de um casamento feliz e de compreensão mútua na família para as meninas.

    Mas se considerarmos a romã como um talismã de amor e paixão, o seguinte deve ser levado em consideração.

    • O mineral localizado no tórax ajudará a resolver problemas cardíacos. Deve-se dar preferência a miçangas, pingentes, pingentes ou broches.
    • Na hora de escolher uma decoração, leve em consideração a qualidade e os dados externos da pedra: brilho, cor, forma - você precisa adquirir o mineral que deseja.
    • Imediatamente após a compra, aperte a joia na palma da sua mão, trocando calor e energia com ela.
    • Não se deve colocar as joias imediatamente após, antes disso, limpe a pedra de energias desfavoráveis. Para fazer isso, segure o mineral por alguns minutos sob água corrente.
    • Após esta cerimônia simples, joias podem ser usadas. Mas para que as propriedades mágicas se abram para o seu novo dono, não se esqueça de meditar com uma pedra, desenhando a imagem do seu escolhido ideal.

      Além do fato de a romã ajudar a organizar sua vida pessoal, ela também é capaz de tirar você da depressão e também ajuda a superar os obstáculos da vida.

      Acredita-se que a romã tem propriedades mágicas e pode curar doenças, sendo também um excelente amuleto em viagens longas.

      Terapêutico

      Acredite ou não, nas crenças e lendas associadas às propriedades milagrosas da romã, cada um decide por si mesmo. Mas os fatos científicos sobre as propriedades curativas da pedra não podem ser descartados.

      Propriedades medicinais:

      • melhora a condição em altas temperaturas e calor;
      • um pingente com um mineral é capaz de aliviar doenças da glândula tireóide e dos pulmões;
      • tem um efeito benéfico no sistema circulatório e nos vasos sanguíneos, normaliza a pressão sanguínea e o mineral vermelho da freqüência cardíaca;
      • reduz dores de cabeça e ajuda a combater o estresse pedra verde;
      • a romã transparente estabiliza o sistema digestivo;
      • ajuda a combater doenças de pele, reduz inflamações e erupções cutâneas, promove a cicatrização de cicatrizes e escoriações, uma pedra amarela;
      • mulheres grávidas são aconselhadas a usar joias de granada na forma de pulseira no pulso - acredita-se que isso ajudará a se livrar da intoxicação e facilitará a gravidez.

        Mas é importante entender que a romã não é uma panaceia, mas graças à sua energia só consegue aliviar os sintomas ou facilitar o seu curso.

        Para quem é adequado?

        A romã natural é dotada de forte energia, portanto, acredita-se que seja adequado para muitos signos do zodíaco.

        • Áries. Para os representantes do signo de fogo do zodíaco, o mineral é um amuleto poderoso e um talismã contra problemas. A romã ajudará a livrar-se de pensamentos desnecessários, liberar sua mente e não se preocupar com ninharias.
        • Touro. O mineral vai ajudar a melhorar sua vida sexual, reduzir a ansiedade e promover a saúde.
        • gêmeos... O mineral o ajudará a obter autodisciplina e a superar as dúvidas.
        • Câncer... O mineral vermelho se tornará uma fonte de energia, ajudará a resolver problemas persistentes e a superar problemas.
        • Um leão. Uma pedra vermelha ajudará a se abrir e se soltar totalmente.
        • Virgem. O mineral fornecerá um poderoso suporte de energia.
        • Escalas. Ajudará a revelar talentos, empenhar-se-á no trabalho árduo, dará força para avançar em direção à meta.
        • Escorpião. O amuleto vermelho o protegerá da tristeza e das preocupações, o ajudará a se concentrar nas coisas importantes.
        • Sagitário. A romã será um bom amuleto durante as preocupações sérias, os problemas da vida e o estresse.
        • Capricórnios. Ajuda a sintonizar e aproveitar o trabalho, o estudo e a atividade mental.
        • Aquário. Não é recomendado o uso de pedras com poderosa energia ígnea, de que a romã é dotada, como amuleto, por isso deve ser descartado deste mineral.
        • Peixes... A romã traz boa sorte em quase todas as áreas da vida: ajuda a construir relacionamentos, reduzir os níveis de estresse e promover um trabalho produtivo.

        Pedra brilhante e atraente é adequada para pessoas com uma mente criativa e personalidades sociáveis ​​e ativas.

        Ele é capaz de dar uma nova onda de força e energia, vai ajudar a se animar nos momentos de apatia. Mas a romã não deve ser usada por pessoas retraídas e melancólicas, pois a violenta energia da romã trará o efeito contrário.

        Uma menina não deve usar joias com romã e, para a maioria das mulheres, o mineral as ajudará a ganhar sabedoria e tranquilidade.

        Não é recomendável comprar joias com granada em casas de penhores, pois acredita-se que a pedra seja capaz de acumular a energia de seu dono e transferi-la para um novo dono. Mas se as joias com uma romã são para você um símbolo da boa memória de uma pessoa amada, então você precisa limpar o produto. Basta manter a pedra sob água corrente por alguns minutos. Depois disso, você pode colocar as joias sem medo de energias negativas.

        Com que pedras é combinado?

        Garnet fica bem em armações de ouro e prata. Os transbordamentos e o jogo de cores à luz do sol são fascinantes. Você pode usar joias de granada como um conjunto único ou em combinação com outras pedras preciosas ou semipreciosas. Mas mesmo em apresentações solo, a decoração parece holística e cativante.

        Se você está planejando encomendar a fabricação de joias com uma romã em uma joalheria e está pensando com quais pedras complementar o produto, é importante saber com antecedência com que a joia se combina melhor.

        • Diamantes - acentuar favoravelmente o brilho vermelho da pedra e tornar a decoração mais brilhante e sofisticada ao mesmo tempo.
        • Strass - em termos de propriedades e características, não difere muito de um diamante, mas é dotado de menos brilho. Essa joia parecerá mais contida e é perfeita para completar tanto um look noturno quanto um casual.
        • Zircônia cúbica - uma pedra artificial transparente com bordas brilhantes, que será um bom complemento para uma granada.
        • Ametista - combinando pedras roxas com romã, você pode fazer uma decoração brilhante e atraente.
        • Malaquita - um colar feito de grãos de romã e inserções de malaquita parece sofisticado e elegante. Você também pode brincar com esta combinação em uma pulseira, broche ou brincos.
        • Esmeralda - é um ótimo complemento para uma granada brilhante e de fogo. Considerando as propriedades mágicas das pedras, é seguro dizer que a romã tem uma forte energia sexual, e a esmeralda alivia a tensão e fortalece os sentimentos, o que torna tal combinação harmoniosa e holística.
        • Safira - acompanha bem um mineral forte com efeito cicatrizante. Além disso, a combinação brilhante de pedras parece luxuosa e bonita.
        • Bloodstone - um mineral vermelho escuro é lindamente combinado em uma peça de joalheria com uma granada harmoniosamente selecionada. As pedras podem ter tons semelhantes ou contrastar entre si em um conjunto.
        • Alabastro - pode desempenhar o papel de um elemento complementar brilhante na decoração de granada.
        • Ágata - numa decoração ou amuleto, juntamente com uma romã, desempenha a função tanto de defesa como de ataque.

        Além disso, a ágata variegada complementa perfeitamente o visual com um mineral brilhante e ousado.

          Quais pedras não são combinadas com romã.

          • Pérola - possui simbolismo naval, e romã ígnea, razão pela qual as pedras ocupam as partes beligerantes e não devem ser combinadas em uma imagem.
          • Topázio azul - é difícil escolher uma combinação harmoniosa com a romã de acordo com sua paleta de cores, portanto, não vale a pena combinar diferentes pedras em uma joia ou imagem.
          • Lápis lazúli - gemas de diferentes elementos irão perturbar a energia de cada um e introduzir um desequilíbrio.
          • Rubi - Distinguir visualmente uma pedra da outra pode ser difícil para um olho inexperiente. Mas as pedras não são compatíveis entre si em termos de características e propriedades. Não será uma má prática usar joias com uma romã durante o dia e à noite, e é mais razoável usar joias com um rubi com um vestido de noite.
          • Moonstone - uma pedra fria e turva do ponto de vista visual será um mau acréscimo a um mineral brilhante e ígneo.
          • Jacinto - uma bela pedra amarela não tolera combinação e combinações com outros minerais. Admirar tal decoração vale a pena sem elementos adicionais.
          • Aquamarine - simboliza paz e pureza, sua vizinhança emparelhada com uma romã está em dúvida.
          • Âmbar - em sua energia é semelhante à romã, mas você não deve combinar minerais fortes.

          Como distinguir uma farsa?

          Em joalheria, as gemas com tonalidade vermelha e rosa são as mais usadas. Minerais com brilho brilhante são mais valiosos e custam significativamente mais. E na busca por uma bela joia, você pode ter problemas - comprar uma falsificação por um preço superfaturado.

          É muito fácil distinguir uma romã natural de uma falsa se você conhece alguns segredos simples.

          • Pedra natural é eletrificada - para ter certeza de que tem um mineral real à sua frente, esfregue um pouco de pedra em um suéter ou pano macio. Se depois atrai os pelos do tecido, então o mineral é real.
          • Pedra natural não é riscada - tudo o que você precisa fazer é passar uma lâmina afiada ou um vidro sobre a superfície da pedra para saber se é uma romã real ou artificial.
          • Mas um mineral natural natural é tão durável, que com ele você pode deixar arranhões no vidro. Varra algumas vezes sobre a superfície do vidro e observe cuidadosamente as marcas deixadas.
          • Pedra natural pode ter cor irregular - em alguns locais pode haver manchas de tom mais saturado ou, inversamente, mais claro. Mas o brilho puro e a tonalidade uniforme devem alertar.
          • A pedra da romã recebeu este nome devido à semelhança externa com as sementes da romã, conseqüentemente, o tamanho de uma gema natural é pequeno. Normalmente, uma única pedra não é maior do que um grão de café. E se você tiver uma cópia maior à sua frente, então, com um maior grau de probabilidade, você pode presumir que ela não é real.

          Mesmo que você esteja convencido da autenticidade da joia que está sendo comprada, dê uma olhada mais de perto: as menores lascas de pedra desvalorizam a joia e anulam todos os esforços do joalheiro.

          Sutilezas de cuidado

            As principais recomendações que devem ser seguidas pelos proprietários de joias com romã.

            • A gema pode rachar com uma queda brusca de temperatura, por isso vale a pena retirar as joias antes de ir à sauna.
            • Além disso, não guarde as joias sob a luz solar direta. Sob a influência da radiação ultravioleta, o mineral desbota rapidamente e perde sua bela tonalidade.
            • Produtos químicos domésticos com uma composição agressiva podem privar a pedra de seu brilho e tornar a granada mais frágil e vulnerável.
            • Quando caída de uma grande altura, a pedra pode rachar ou rachar.
            • Não limpe suas joias com vinagre, refrigerante e álcool. É mais sensato comprar uma composição líquida especial para limpar joias com romã em uma joalheria.
            • Para prolongar a durabilidade do produto, limpe o mineral com um pano macio e guarde em uma caixa com fundo de tecido.

            Para as características e propriedades da romã, veja o próximo vídeo.

            sem comentários

            Moda

            a beleza

            casa