Pedras azuis: tipos, aplicação e cuidados
Não há tonalidade mais agradável para os olhos do que um azul calmo. Lembra um mar calmo, um céu claro, olhando para o qual se quer sonhar. As pedras azuis de origem natural e artificial sempre se refrescam, dão uma sensação de leveza e tranquilidade. Eles são versáteis e adequados para todos. Mas cada espécie tem propriedades excepcionais.
Peculiaridades
A variedade é impressionante: turquesa, água-marinha, ágata, safira, topázio, zircão, pedra da lua ... Provavelmente, cada pessoa pode escolher por si mesma exatamente aquela cor e o tipo que vai se apaixonar de uma vez por todas.
Você pode escolher uma pedra turquesa brilhante com uma cor densa ou procurar por você mesmo uma turmalina transparente. Guie-se pelo gosto, pelo evento para o qual você está escolhendo uma decoração, ou por outros princípios, por exemplo, o seu signo. Dependendo disso, a pedra revelará as seguintes possibilidades.
- Escorpiões, Peixes e Câncer pedras azuis inspiram e ajudam a normalizar seu estado psicológico, o que costuma ser uma tarefa difícil para esses signos.
- Gêmeos, Libra e Aquário as pedras o ajudarão a se concentrar no autodesenvolvimento. Além disso, as pedras azuis contribuem para criar o clima certo. Em geral, eles têm um efeito calmante em todos os signos, mas nesta categoria em particular.
- Lvov, Sagitário e Áries, que muitas vezes são dominadas por emoções, as pedras azuis pacificam, permitem que você relaxe, se acalme, sinta-se em harmonia consigo mesmo e com o mundo ao seu redor.
- Touro, Capricórnio e Virgem minerais de tons delicados o ajudarão a ter mais sucesso nos negócios e a estabelecer contato com as pessoas.
Seja qual for o lado que você olhe, as pedras azuis têm um efeito positivo em todas as áreas de nossa vida, elas podem ser escolhidas com segurança para qualquer signo do zodíaco (se você quiser fazer um presente). Mas qual pedra natural você deve escolher?
Visualizações
Os minerais tingidos de azul se enquadram em três categorias: preciosos, semipreciosos e ornamentais. Aqui está uma descrição de alguns deles.
Joias
- Aquamarine. Translúcido e denso. Na cor clássica parece azul, em casos raros é possível encontrar pedras com tonalidade esverdeada, como uma onda do mar. Não é à toa que o nome água-marinha significa "água do mar" quando traduzido do latim.
A pedra é única na origem e é difícil confundi-la com qualquer outra.
Após o corte, algumas pessoas o comparam a pedaços de gelo congelados, parece tão limpo e frio. O bom é que as joias feitas com ela podem ser encontradas em diferentes estilos, do festivo pomposo ao minimalista com estilo. Você pode comprar uma joia para todos os dias e para uma ocasião especial.
- Safira. O tom de azul profundo e nobre desta pedra é muito atraente. Uma antiga lenda persa diz que nosso planeta está localizado sobre uma safira gigante, e o céu é seu reflexo, e, olhando seus incríveis tons, é fácil acreditar na parábola.
Para o uso diário, provavelmente não funcionará apenas se for parte de uma joia muito bonita, mas para ocasiões festivas, a safira é uma excelente escolha. Complemente qualquer look e destaque a beleza do look mais sofisticado.
- Coríndon. É diferente por ser o mineral mais duro depois do diamante. É encontrada principalmente em tons de azul ou vermelho, mas ocasionalmente aparecem espécimes alaranjados ou amarelados. Acredita-se que o corindo tem um efeito positivo no sistema nervoso, ajuda a livrar-se da depressão e afasta a insônia, evitando pesadelos. Mas o principal é que é um mineral incrivelmente eficaz e valioso.
- Spinel. O mineral é freqüentemente confundido com safira por causa de sua rica cor azul brilhante. Assim como a safira, as espinelas têm diferentes tonalidades, como vermelho, rosa ou amarelo. Nos tempos antigos, o espinélio era frequentemente usado para rituais e cerimônias religiosas e agora é usado para criar joias exclusivas. Esta é uma das pedras mais caras.
- Topázio. Ele difere dos outros por sua rara cor policromada. Além de amostras puras, é possível encontrar o topázio, que combina uma rica gama de cores, que vai do rosa ao vermelho profundo ou até marrom. Em geral, distingue-se pela sua transparência e brilho.
Essa é uma das pedras que pode ser facilmente processada, então você encontra muitas opções de produtos feitos a partir dela.
Pedras semipreciosas
- Zircão. Em seu ambiente natural, não ocorre em uma tonalidade azul. Suas cores naturais são o marrom, o vermelho, o cinza-azulado ou o verde. O zircão adquire sua cor azul cristalina após efeitos de alta temperatura.
- Larimar. Tem uma tonalidade muito bonita associada à cor do céu. No nicho de pedras e minerais, pode ser chamado de iniciante, porque foi descoberto apenas na segunda metade do século 20, mas por causa da cor interessante da pedra azul claro, muita gente gostou.
- Turmalina azul. A polêmica em torno dele não diminui. Os artesãos ainda não sabem exatamente a que tipo de pedra ela deve ser atribuída (preciosas ou semipreciosas). Em sua composição, esta formação natural contém ouro e cobre e possui um brilho neon muito interessante.
Esta não é a opção mais comum e, portanto, é altamente valorizada.
- Calcedônia. Tem uma agradável tonalidade saturada, mas ao mesmo tempo azul pálido. Sua textura é de alta densidade, praticamente não há transparência. É caracterizado por um brilho fosco nobre e heterogeneidade.Ao ser cortada, a calcedônia costuma ser esférica e emoldurada em prata, por isso é classificada como uma joia acessível.
Tipos de pedras ornamentais
- Turquesa. Claro, esta pedra incrivelmente bela deveria estar no primeiro lugar nesta lista. É uma gema fosca em tom azul-celeste com uma textura agradável. Uma grande variedade de joias é feita a partir dele, a forma pode ser quase qualquer.
A turquesa tem uma história rica, ela foi descoberta no Egito Antigo, onde era usada por sacerdotes e nobres, mas agora quase todas as mulheres podem comprar joias de turquesa.
- Apatita. Traduzido do idioma grego, é chamado de "a pedra do engano", não há nenhum fundo místico nisso, era simplesmente usado com freqüência para imitar pedras preciosas. Devido à grande quantidade de impurezas, a apatita brilha incrivelmente após o corte e possui uma clareza muito atrativa.
- Lápis lazúli. Tem uma textura muito densa e uma cor rica. Apesar de pertencer à categoria de opções de orçamento, as decorações com a sua utilização são mais adequadas para ocasiões noturnas e festivas.
Aplicativo
- as opções comuns são brincos, anéis e pingentes. Pulseiras, miçangas, colares, broches, grampos de cabelo parecem lindos e elegantes.
Algumas pedras ficam bem em uma moldura de ouro, outras - prata. Com safiras, águas-marinhas e topázios, podem ser encontrados trabalhos de joalheria incrivelmente requintados. As joias com pedras ornamentais podem ser encontradas em combinação com diversos metais, assim como couro, plástico ou vidro. Não há restrições, tudo depende da imaginação e habilidade do mestre que assumiu este trabalho.
Devido ao seu baixo custo, as pedras são acessíveis para muitos e permitem que eles experimentem e criem joias exclusivas.
Para quem são adequados?
Não há restrições. Fique à vontade para escolher esses tons para combinar com qualquer estilo de roupa, desde o look urbano do dia a dia até o vestido de noite. As pedras são adequadas para diferentes idades. Mesmo uma menina pode ser presenteada com uma pulseira elegante, brincos ou um anel feito de pedra ornamental, e as joias ficarão harmoniosas.
Como cuidar?
Se você seguir recomendações simples, As joias com pedras duram muito tempo e não perdem sua aparência original.
- Certifique-se de remover as joias em contato com água ou agentes de limpeza. Lembre-se de que você pode danificar não apenas o mineral, mas também a estrutura.
- As joias devem ser removidas se você tiver que trabalhar com produtos químicos e reagentes.
- Você precisa armazenar as pedras em uma caixa fechada separada ou em um saco plástico para que as joias não sejam arranhadas.
- Se a pedra ficar suja e turva, lave-a com água e sabão e uma esponja ou pano macio. Mas primeiro você pode tentar esfregá-lo com um pano macio e seco.
- Recomenda-se retirar as joias antes de aplicar a maquiagem. Fundações, pós, sombras - tudo isso pode manchar joias com muita facilidade e rapidez, especialmente anéis.
- Quando for para uma visita ou um evento importante, use as joias por último. Quando você voltar para casa, tire-os imediatamente.
- Antes de ir para a cama, todas as joias devem ser retiradas para não danificá-las e prejudicar a si mesmo.
Para a pedra azul - água-marinha, veja o próximo vídeo.