Âmbar azul: descrição, propriedades e cuidados
Muitas pessoas acreditam que o âmbar é exclusivamente amarelo ou cor de mel, no entanto, isso está longe de ser o caso, porque o âmbar azul também é comum. Essa pedra também é chamada de dominicana, de acordo com o país de sua principal produção. O âmbar azul é uma pedra verdadeiramente única, com a beleza da qual outros minerais de cor semelhante não podem ser comparados. Neste artigo, examinaremos mais de perto a descrição deste mineral e sua história, consideraremos suas propriedades medicinais e mágicas e também descobriremos quem ele se adapta melhor e como distinguir uma pedra falsa de uma pedra real.
O que é isso?
O âmbar azul é extremamente raro, por isso é muito apreciado por colecionadores, gemologistas e joalheiros. O âmbar azul pode ser reconhecido por seu brilho azul profundo e tons vibrantes. É quase 90% mais transparente do que o amarelo normal ou o mel.
Também há informações de que o âmbar do Báltico cheira a jardins frescos, enquanto o âmbar azul cheira a florestas de coníferas. Os gemologistas acreditam que a idade do âmbar azul é relativamente "pequena" e tem apenas cerca de 20-30 milhões de anos, de acordo com algumas versões, um pouco mais. O âmbar amarelo tem mais de 200 milhões de anos.
O âmbar azul ou dominicano é um tipo de pedra que também vem nas cores vermelha e verde.
Coleções com essas pedras são apresentadas em muitos museus estrangeiros. É difícil dizer onde a pedra obteve exatamente essa tonalidade, mas muitos especialistas concordam que isso se deve à origem original da pedra, pois o âmbar é obtido a partir de resina endurecida. Já o âmbar azul originou-se da resina de um tipo especial de árvore.
Segundo uma das lendas, esta pedra foi apresentada pela primeira vez a H. Colombo por um dos líderes do Haiti, mas o viajante daquela época não se interessou ou se surpreendeu com esta pedra, então ninguém poderia imaginar que aquela dia seria tão valorizado. Acredita-se que esse mineral único, que simplesmente não tem análogos, se tornou muito popular apenas em meados do século XX. Muitos joalheiros daquela época caçavam essa pedra rara de todas as maneiras possíveis, porque seus depósitos estavam localizados principalmente na América do Norte.
Onde é extraído?
Os depósitos desse âmbar estão localizados principalmente na República Dominicana. Em geral, a República Dominicana é muito famosa por suas pedras raras, talvez devido à sua localização. Em quantidades muito pequenas, os especialistas encontram o mineral no México, na República da Nicarágua, na ilha de Sumatra na Indonésia, bem como em alguns outros países da América do Norte.
O mais valioso no âmbar minerado são as inclusões, ou seja, os restos da flora que entraram na resina da árvore até que ela endureceu e começou a se formar em um mineral. O âmbar dominicano é considerado muito rico nesse tipo de inclusões, por isso seu preço sobe.
Deve-se entender que hoje existe um grande número de imitações de pedras antigas com a presença de flora e fauna antigas nelas.
Propriedades
O âmbar azul é muito difícil, portanto, apenas joalheiros experientes trabalham com ele. Sua principal força é considerada a força do ar, pois para uma pedra amarela é a força do sol. Uma pedra excepcionalmente genuína pode ter verdadeiras propriedades curativas e mágicas.
Terapêutico
Acredita-se que o dono deste valioso mineral com sua ajuda possa restaurar seu equilíbrio mental e esclarecer a mente. Antigamente, esse mineral era aplicado em feridas ou áreas doloridas do corpo para aliviar o desconforto ou, pelo menos, abafá-los o máximo possível. Acreditava-se que o âmbar azul pode acelerar a cicatrização mesmo das feridas mais difíceis. Os curandeiros daquela época recomendavam colocar esse mineral sob o travesseiro antes de dormir para se livrar da depressão, da insônia e dos pesadelos.
Este mineral pertence aos estimulantes biológicos, acredita-se que com a sua ajuda seja possível melhorar o funcionamento dos rins, restaurar o funcionamento dos órgãos digestivos e melhorar as funções da glândula tiróide. E você também pode restaurar os níveis hormonais no corpo e acelerar a regeneração celular. Há muito se recomenda às mulheres que usem joias de âmbar no peito. Acreditava-se que eles não apenas melhoravam a saúde da mulher, mas também previam a pele jovem e sua beleza. Massagistas experientes costumam usar âmbar azul para massagear o rosto e o corpo dos pacientes.
Mágico
Muitos esoteristas têm certeza de que com a ajuda do âmbar azul é possível repor a energia humana e restaurar o biocampo. É por isso que os amuletos e o rosário são tão relevantes nesta pedra. Além disso, com a ajuda do âmbar azul, você pode proteger a si e sua alma dos espíritos malignos. De acordo com algumas fontes, esta pedra era freqüentemente usada em rituais mágicos especiais. Com a ajuda desse mineral, os espíritas se conectaram com os espíritos dos mortos.
Essa pedra servia como um amuleto poderoso, que era usado não apenas por mulheres, mas também por homens em muitos países do mundo. Esta pedra, como uma esponja, absorve toda a negatividade e energia ruim, e também pode proteger uma pessoa de pessoas más e vampiros de energia. Claro, pode-se duvidar das propriedades de qualquer pedra, porque os dados científicos confiáveis sobre esse assunto são sempre insuficientes ou não existem. Mas deve ser entendido que muitos minerais não fazem mal, além disso, são inofensivos para a saúde humana.
Você pode não acreditar em suas propriedades curativas, mas pode acreditar em sua verdadeira beleza.
Para quem é adequado?
O âmbar azul verdadeiro e autêntico pode ser um ótimo complemento para qualquer coleção de pedras.Este mineral é adequado para quase todos os signos do zodíaco, mas o astrólogo sempre tem disputas sobre isso, então uma consulta pessoal com um deles sobre esta pedra, provavelmente, não fará mal. Este mineral é perfeito para Leão, a quem pode agregar muita energia. Com a ajuda desta pedra, os representantes deste signo podem receber proteção contra espíritos malignos de outros mundos. E também pode trazer boa sorte em muitos empreendimentos.
Os representantes do signo de Sagitário podem usar o âmbar azul como talismã. Além disso, esta pedra pode dar a Sagitário paz de espírito, equilíbrio e paz.
Âmbar e Áries são adequados, para quem permite que você se livre do negativo. É indesejável para o taurino, uma vez que os astrólogos acreditam que o mineral simplesmente não traz nenhum benefício para este signo. Gêmeos e outros signos do zodíaco também podem escolher o âmbar azul como decoração, mas acredita-se que esta pedra com outros signos não revela todo o seu poder, mas pode muito bem se tornar um talismã.
Claro, apenas a pedra natural pode revelar as verdadeiras propriedades, e não apenas as joias feitas para parecerem âmbar.
Como distinguir uma farsa?
No mundo moderno, existe um grande número de imitações ideais de pedras, assim como outras falsificações, passando-se por originais. Não sendo um gemólogo ou joalheiro profissional, é difícil distinguir uma falsificação, e uma falsificação de alta qualidade não é possível.
Para não ser pego por golpistas, é recomendável comprar pedras reais exclusivamente de fornecedores confiáveis ou em locais licenciados para vender este tipo de minerais. Além do mais, a melhor maneira de adquirir uma pedra real é comprá-la em sua terra natal. Por falar em âmbar azul, estamos falando da América do Norte.
As seguintes recomendações devem ser consideradas:
- as falsificações da mais alta qualidade são feitas de resina leguminosa ou pó âmbar especial; as falsificações visualmente se assemelham muito às pedras originais, também brilham se bem polidas e transmitem luz, porém, os minerais naturais têm uma cor mais intensa e natural;
- os minerais naturais não cheiram, apenas se não forem ligeiramente aquecidos ou, pelo menos, mantidos nas palmas;
- uma pedra verdadeira, esfregada em uma peça de roupa, pode atrair cabelos e fios;
- na água salgada, um pequeno âmbar ficará na superfície, mas na água doce irá afundar no fundo do recipiente;
- é muito importante saber que o âmbar brilha sob uma lâmpada ultravioleta;
- se você tentar arranhar o âmbar com uma agulha, um traço nunca ficará em uma pedra natural, mas um arranhão sempre será visível em uma falsa, especialmente se for feita de pó ou resina jovem;
- dentro das pedras naturais encontram-se bolhas de ar arredondadas, nas pedras falsas parecem oblongas.
Importante! Apesar de muitos truques, é melhor escolher uma pedra verdadeira com um especialista. Desde agora, existem muitas falsificações que podem não ser detectadas pelos métodos de verificação doméstica.
Cuidado
O âmbar azul é considerado bastante duro, sem necessidade especial a pedra não deve ser cuidada com muito cuidado, basta guardá-la corretamente. Uma caixa protegida do sol é mais adequada para isso.
É muito importante proteger a pedra ou joalharia para que não caia. A gema pode ser lavada em água e sal, pode ser deixada na solução por 20 minutos. Sabão e outros produtos químicos e abrasivos são altamente desencorajados. Seque a pedra depois de água salgada em um guardanapo ou toalha, não seque com um secador de cabelo ou luz solar direta. Em geral, cuidar do âmbar azul é muito simples, não é nada problemático.
No próximo vídeo, você pode dar uma olhada mais de perto no âmbar azul.