Esmeralda hidrotermal: o que é, propriedades e utilizações
Os departamentos de joalheria de casas comerciais atraem com pedras multicoloridas cintilantes e uma abundância de decorações variadas. A escolha é tão grande que o pensamento involuntariamente vem à mente - todas essas pedras são naturais? Além disso, o preço dos produtos é muito variável - desde produtos de elite até os mais orçamentais. Se você fizer esta pergunta ao vendedor, então, provavelmente, você ouvirá a resposta de que a maioria das pedras preciosas para joias hoje são cultivadas artificialmente.
Informações desse tipo podem alienar uma pessoa que não possui informações sobre o processo de crescimento de nano-pedras. Isso não é uma farsa, não é um copo ou uma imitação. Hoje vamos falar sobre nanoemerald.
O que é isso?
A esmeralda hidrotérmica também é chamada de nanocristal e é fundamentalmente diferente de um mineral natural. Apesar do número considerável de depósitos onde as esmeraldas são extraídas, os laboratórios para o cultivo de pedras artificiais estão prosperando.
Um dos motivos da necessidade da produção sintética é a raridade de se encontrar, de fato, grandes esmeraldas.
Os minerais mais comuns são de tamanho pequeno. As condições de laboratório permitem que você crie pedras de qualquer forma e tamanho.
Essa produção é bastante lucrativa, pois utiliza para o cultivo o pó de esmeralda, ou seja, cristais minúsculos que não podem ser utilizados na joalheria padrão. Assim, a produção e o processamento do mineral tornam-se praticamente isentos de resíduos. A nanoesmeralda parece muito impressionante: o corte é claro, a cor é pura, bonita.Afinal, não há impurezas naturais nele. Ao contrário da pedra natural, tem uma aparência impecável.
Uma pedra artificial de alta qualidade foi criada há mais de um mês. Características da esmeralda hidrotérmica:
- verde rico em cores, os tons podem variar;
- existem impurezas marrons e tubulares;
- lustre do tipo de vidro;
- resistente à luz solar e ácidos.
Este método de produção permite obter, de fato, minerais sintéticos de alta qualidade que são utilizados na joalheria. Eles são perfeitamente transparentes e ficam ótimos em molduras de prata, ouro, platina. Essa esmeralda é um análogo absoluto de uma natural, não é uma falsificação de vidro, nem um strass.
História da criação
Como o tamanho das esmeraldas naturais não permitia que fossem ativamente usadas em joias, os cientistas há muito pensam em criar uma imitação de alta qualidade. Pedras grandes também eram incrivelmente caras devido à sua raridade. Os cientistas se propuseram a criar pedras que, em termos de características externas, não cedam aos espécimes naturais.... Demorou muito para criar uma pedra realmente limpa, dura e brilhante.... Pela primeira vez, a esmeralda foi sintetizada no final do século 19 pelos cientistas Hautephel e Perret. No início do século XX, os laboratórios alemães começaram a usar ativamente essa experiência e a desenvolvê-la, mas o trabalho foi realizado sob o título de "segredo" até meados do século XX.
As primeiras esmeraldas artificiais eram significativamente inferiores às naturais em suas características, tanto em qualidades externas quanto em outras qualidades.
Cientistas russos sob a liderança de A. Lebedev também se envolveram em desenvolvimentos semelhantes. Quanto à criação da esmeralda colombiana, devemos essa descoberta a D. Fursenko e V. Thomas. Depois que a produção de esmeraldas sintéticas foi desclassificada na década de 60, laboratórios começaram a ser criados em todo o mundo. Hoje a produção é muito difundida, o processo tecnológico foi aprimorado e permite obter pedras que praticamente não são inferiores às naturais.
Vantagens e desvantagens
Claro, o valor das pedras naturais não pode ser nivelado, mas o desenvolvimento de depósitos e extração é bastante trabalhoso. Para obter uma pequena quantidade de pedras de tamanho médio, é necessário processar uma grande quantidade de pedras. Portanto, é óbvio que uma esmeralda cultivada artificialmente é mais barata para a humanidade, é mais fácil criá-la. Existem vários benefícios dos nanoemeralds:
- a pedra hidrotermal não tem medo da luz solar direta e da luz ultravioleta, enquanto a esmeralda natural desbota, torna-se turva, perde seu brilho sob sua influência;
- a nanoesmeralda possui maior dureza e resistência em comparação com a natural, portanto, é menos suscetível a influências mecânicas;
- como a produção de pedras é muito mais barata do que a mineração, respectivamente, o preço final é muito mais baixo, enquanto a esmeralda natural terá uma aparência menos perfeita.
Quanto às desvantagens, apenas uma se pode distinguir aqui - uma pedra artificial não é criada pela natureza, é feita por uma pessoa, respetivamente, o valor de uma pedra, mesmo sem levar em conta a produção, é muito inferior.
Os conhecedores de pedras naturais nunca irão preferir a nanoesmeralda a algo que foi criado sem intervenção humana.
Propriedades
Em primeiro lugar, você precisa entender que a nanoesmeralda não é uma farsa em termos de qualidades e propriedades. Este é um análogo idêntico ao natural na maioria dos sinais:
- composição química;
- estrutura de rede cristalina;
- aparência, pureza, brilho, cores.
Além disso, em muitos aspectos, a pedra hidrotérmica está à frente de sua contraparte natural. São mais duráveis, não apresentam defeitos e rachaduras, levando a consequências destrutivas para a pedra. Como as pedras de tom escuro e profundo são bem-vindas nas joias, as nanoesmeraldas são produzidas principalmente em uma variedade de verdes intensamente escuros. Eles são limpos e transparentes.
Quanto às propriedades mágicas e medicinais da pedra, existe a opinião de que o mineral cultivado artificialmente não as possui, pois foi criada pelo homem.
No entanto, os especialistas têm uma opinião diferente, e aqui está o porquê: independentemente do método de produção, a pedra é baseada num mineral que retém toda a energia e resistência.
Quais propriedades são dotadas de um mineral sintético:
- graças à sua pureza, traz sucesso, tornando seu dono mais perfeito;
- é capaz de melhorar a condição de pessoas com distúrbios do sistema nervoso, problemas cardíacos;
- possui propriedades calmantes, alivia a agressividade, irritabilidade, equilibra o estado mental;
- joias no pescoço e no peito podem melhorar a condição de quem sofre de asma, pode ser um pingente, colar, broche;
- limpa o espaço das energias negativas, basta segurar a pedra em cada cômodo da casa por pelo menos 12 horas.
Lembre-se de que quanto mais escura a tonalidade da nanoemerald, mais poderosa ela é.
Quanto ao efeito zodiacal, uma pedra hidrotérmica, segundo os astrólogos, é capaz de influenciar uma pessoa da mesma forma que uma pedra natural. É recomendado para ser usado por diferentes signos do zodíaco, e cada um por um motivo especial. Propriedades astrológicas da nanoemerald:
- Crescimento da carreira de Áries e sucesso monetário;
- força vital e energia para Touro;
- propriedades protetoras dos efeitos negativos das energias malignas de outras pessoas para Gêmeos;
- Aquário e Peixes trarão sucesso em todas as áreas;
- Sagitário e Capricórnio serão capazes de aliviar a ansiedade e obter a tão esperada paz;
- harmonia para Câncer, Virgem e Libra;
- força para lutar contra os Leões;
- tornar o personagem mais positivo e agradável para Escorpião.
Os astrólogos recomendam fortemente que Virgem, Capricórnio, Áries e Libra usem joias com nanoesmeraldas.
Como é criado?
Uma pedra crescida é um análogo completo de uma esmeralda, que não é uma cópia ou imitação dela. As esmeraldas são cultivadas como uma repetição de uma pedra natural, embora de valor inferior, mas exteriormente tão perfeitas.
A tecnologia para criar nanostone consiste no seguinte algoritmo:
- cortar pedra natural;
- recolher o pó remanescente após este processo;
- misture óxido de alumínio e berílio, cromo e outros componentes com pó de esmeralda;
- colocado em autoclave;
- então, há um processo de reações químicas catalisadas por condições de temperatura;
- o conteúdo do recipiente é cristalizado em uma zona especial.
Um pouco mais de um mês é gasto em todo o processo, enquanto a pedra natural é criada pela natureza há milhares de anos.
Acredita-se que você pode cultivar uma pedra artificial por conta própria se comprar o vaso necessário e todos os componentes, mas essa afirmação não tem um bom motivo.
A tecnologia para o cultivo de nanoesmeraldas é muito difícil e requer o trabalho de especialistas que controlam todas as atividades.
Áreas de uso
A principal área de aplicação das esmeraldas sintéticas é a joalheria. Os joalheiros criam um grande número de joias diversas com pedras, fixando-as em ouro prata, amarelo e branco. As mais valiosas são as esmeraldas, decoradas com platina.
A joalheria tem se mostrado comprovada no uso do dia a dia, pois a pedra é caracterizada pela maior resistência e resistência às influências externas, como o sol.
Mas os produtos químicos podem prejudicá-lo, portanto, antes de iniciar a limpeza ou outras atividades que requeiram seu uso, você deve remover todas as joias de si mesmo. A esmeralda artificial pode ser encontrada nos seguintes tipos de joias:
- anéis e anéis;
- brincos;
- pingentes, miçangas, colares, pingentes;
- pulseiras.
Comparação com pedra natural
Para distinguir uma pedra exteriormente artificial de uma natural, muitas vezes é necessário um especialista, uma vez que eles têm muito em comum em termos de propriedades e características externas. Que diferenças podem ser encontradas nos nanoemeralds:
- inclusões de natureza tubular;
- mistura de marrom;
- forma perfeita;
- falta de defeitos;
- rica sombra de vegetação.
A esmeralda natural raramente é verdadeiramente transparente; ela tem rachaduras, manchas, bolhas. Na hora de comprar um produto, deve-se ter muito cuidado, pois além de natural, a nanoemerald é falsificada. Você pode comprar óculos imitados para esmeraldas de golpistas. É fácil distinguir tal pedra, por ser muito frágil, qualquer impacto deixa imediatamente um rastro, um arranhão.
Como a esmeralda é verificada quanto à autenticidade, veja abaixo.