Tudo sobre a pedra do heliotrópio
As pedras preciosas e semipreciosas, dadas ao homem pela natureza, nunca passam despercebidas. Cada um deles é lindo à sua maneira, quase todos têm incríveis propriedades físicas e mágicas. Um dos minerais mais incomuns é o heliotrópio. Combina incrivelmente tons escuros e claros, graças aos quais essa pedra quer ser considerada continuamente.
Um pouco de historia
A menção inicial do heliotrópio remonta aos tempos da Grécia Antiga. O nome da pedra consiste em duas palavras: "sol" e "volta". A tradução completa é interpretada de maneiras diferentes, por exemplo, "seguindo o sol", "girando o sol". Os antigos gregos acreditavam que esse material serviu de base para a criação da famosa carruagem do deus sol Hélios.
Além disso, acreditava-se amplamente que o heliotrópio poderia causar trovões e chuva, ou fazer com que o sol aparecesse por trás das nuvens.
O heliotrópio também era popular na Mesopotâmia, onde era chamado de pedra da Babilônia, e na Roma antiga e no Egito. Naquela época, a pedra era considerada o amuleto mágico mais poderoso e era preferida para ser usada sob as roupas. O objetivo desse mineral era proteger contra calúnias e línguas más, e também fortalecer a intuição e o encanto natural de quem o usava. Vale ressaltar que essa pedra não era apenas amada, mas também temida. Tons incomuns de heliotrópio, bem como manchas vermelho-sangue nas profundezas da própria pedra, inspiraram até pessoas influentes com a ideia de que esse dom da natureza não deveria ser irritado.
Outra lenda popular sobre a origem do heliotrópio conta que esse mineral nada mais é do que uma pedra comum.A estrada que passa pelo local da execução de Jesus Cristo foi pavimentada com esses paralelepípedos. E as manchas vermelhas que estão dentro da pedra são sangue divino que caiu nas pedras durante a crucificação.... Essa lenda é muito comum até hoje, por isso é que tantas vezes nas igrejas você pode ver objetos feitos de heliotrópio.
Acredita-se que esta pedra confere características mágicas e curativas a qualquer coisa.
Descrição
Heliotrópio é uma pedra natural pertencente ao grupo dos quartzo. Tem origem em fluxos de lava. Durante uma erupção vulcânica, lava de alta temperatura flui lentamente pelas encostas da montanha. Tudo isso é acompanhado por um forte cheiro de enxofre e emissões de cinzas. Se houver um reservatório no sopé da montanha, então, em contato com a água, o magma abaixa instantaneamente a temperatura, por isso vazios começam a se formar nele. É nesses vazios que se formam as pedras, chamadas de heliotrópios. Portanto, esses materiais naturais são procurados perto de vulcões ativos e extintos, nas margens de rios e lagos perto dos "gigantes adormecidos". Além disso, o heliotrópio também pode se formar em uma veia hidrotérmica, que também está diretamente relacionada aos vulcões.
É bastante difícil descrever o heliotrópio da maneira mais precisa, e tudo graças à abundância de sombras encontradas na pedra. O mineral pode conter diferentes componentes: ferro, quartzo, ágata, calcedônia. O componente dominante determina a cor das manchas. Os conhecedores de pedras semipreciosas ficarão interessados no fato de que é impossível encontrar dois heliotrópios idênticos na natureza, cada pedra é única em sua própria maneira. A cor principal do heliotrópio é o verde, mas às vezes são encontradas pedras azul-esverdeadas e claras e quase pretas. Dentro do mineral, manchas de várias cores: carmesim, vermelho vivo, laranja, congelam-se de maneira caótica. As manchas de hematita têm uma cor mais intensa e escura.
O plasma é considerado especialmente valioso - é uma pedra com listras amarelas, "manchas" e pontos.
Não existe uma classificação definida de tons de heliotrópio; qualquer pedra tem sua própria cor. A pedra pode ter vários tons, por isso é freqüentemente comparada ao jaspe e à pedra de sangue. No entanto, apesar das semelhanças, ainda existem diferenças. Por exemplo, a pedra de sangue tem menos manchas, enquanto o jaspe verde tem listras claras de forma quase regular. Mas a frase "jaspe de sangue", que muitas vezes pode ser encontrada entre joalheiros, é o segundo nome de heliotrópio.
A gema recebeu esse apelido por dois motivos: tem aspecto de jaspe e manchas vermelhas, que muitos associam ao sangue.
O heliotrópio nunca é transparente, principalmente é uma rocha monolítica ou translúcida. Se você polir, aparece um brilho característico, caso contrário, a pedra parece cerosa. Parece um octógono ou oval. Como regra, nenhuma outra forma é encontrada na pedra. Vale ressaltar que o mineral é bastante durável, resiste a altas temperaturas e ao ácido clorídrico. No entanto, quaisquer arranhões e lascas são claramente visíveis nele, que são fáceis de aplicar com uso e cuidado inadequados.
Local de nascimento
As primeiras origens dos heliotrópios foram encontradas na Índia e no Egito. Existem também depósitos de pedra na Austrália, China, Ásia Central, Brasil. Um grande acúmulo de heliotrópios está localizado em Wyoming, EUA. Além disso, depósitos significativos foram descobertos na Rússia, nos Urais.
Este depósito continua a fornecer grandes e belos heliotrópios até hoje, que são exportados com sucesso para outros países do mundo.
Também existe uma pequena acumulação de minerais no Uzbequistão, no território da ex-União Soviética. Fato interessante: o depósito não precisa ser grande e rico em pedras para se obter uma amostra de qualidade. A esmagadora quantidade de heliotrópio de beleza estonteante é extraída de pequenos depósitos. Essas pedras são raras e muito apreciadas por joalheiros e por aqueles que estão envolvidos com as ciências ocultas.
Propriedades curativas e mágicas
É claro que, à primeira vista no heliotrópio, fica claro que essa pedra está longe de ser simples. A combinação de sombras encanta os olhos, obrigando a mergulhar cada vez mais fundo nas profundezas da pedra em busca de um significado oculto. E a forma variada de inclusões, que podem ser quaisquer, apenas realça a impressão da pedra.
Mas o heliotrópio é famoso não apenas por sua beleza externa, mas também por propriedades incríveis, não apenas curativas, mas também mágicas.
Terapêutico
O fato de o heliotrópio poder ser usado para tratar muitas doenças foi notado pelos médicos da antiguidade. Por exemplo, acreditava-se que esse mineral é capaz de estancar o sangramento no menor tempo possível. E graças à presença de ferro na composição, a pedra pode muito bem limpar o sangue de toxinas e toxinas.... Esses estudos foram realizados antes mesmo de nossa era.
Muito mais tarde, no século 16, os joalheiros cortaram especialmente o heliotrópio, dando-lhe a forma de um coração. Acreditava-se que se você molhar uma pedra em água gelada e segurá-la na mão, isso permitirá que você cure rapidamente até mesmo a ferida mais perigosa. Mas, na Europa, os médicos medievais esmagaram o heliotrópio e o misturaram com mel.
O unguento resultante foi aplicado a abcessos, abcessos, abcessos. Tudo isso contribuiu para uma recuperação rápida.
Nos tempos modernos, esses métodos, é claro, perderam há muito sua utilidade, mas até hoje muitas propriedades medicinais são atribuídas ao heliotrópio. O "jaspe de sangue" é aconselhado para adquirir quem sofre de doenças cardíacas e vasculares há muito tempo, porque este mineral acelera a circulação sanguínea, permitindo que todos os órgãos funcionem normalmente. Também ajuda com o metabolismo impróprio. Além disso, o mineral é capaz de fortalecer o sistema imunológico, ajudar a resolver problemas com doenças femininas, aliviar a dor durante a menstruação pesada e estabelecer um ciclo. Limpa eficazmente o corpo de todas as substâncias nocivas, ajustando o funcionamento da bexiga, fígado, rins e estômago.
O heliotrópio também ajudará aqueles que costumam sofrer de estresse ou têm tendência à depressão. E ele também é famoso por ser capaz de melhorar o relacionamento entre as pessoas, especialmente entre uma mãe e seu filho.
Mágico
Os feiticeiros antigos, que não podiam imaginar sua vida sem as ciências ocultas, foram os primeiros a notar uma pedra como o heliotrópio. Quanto mais era usado, mais propriedades exclusivas eram encontradas na gema. Os mágicos compravam pingentes, anéis ou pulseiras exclusivos com heliotrópio, e também usavam uma pedra simples em bruto, escondendo-a em bolsas ou bolsos. Acreditava-se que o poder mágico do usuário aumentaria dia a dia se uma joia mágica o acompanhasse em todos os lugares.
Os alquimistas também estavam interessados em pedra. Com sua ajuda, eles tentaram compreender as leis do universo e responder a muitas perguntas relacionadas ao universo.
Apesar de o mineral ter conquistado tanto amor entre os mágicos, os sacerdotes também não deixaram de aproveitar suas propriedades milagrosas.
O heliotrópio começou a ser encontrado com frequência no simbolismo da igreja: na decoração de taças, molduras de ícones, castiçais. Muitos clérigos adquiriram anéis e cruzes com esta gema. Hoje, você não precisa ser um feiticeiro ou sacerdote para experimentar completamente a magia natural da pedra. Aquele que usa o heliotrópio torna-se mais desenvolvido espiritualmente, atinge alturas na carreira, cumpre com sucesso os planos e avança em direção aos objetivos pretendidos... Para fazer isso, você só precisa de uma coisa - saber o que você precisa alcançar e já ter um senso de propósito ou pelo menos um grande desejo de desenvolvê-lo. Disto deve-se concluir que o heliotrópio é mais bem adquirido por pessoas com fortaleza.
A joia também ajudará quem deseja aprimorar e fortalecer seus conhecimentos.
A pedra será especialmente útil para pessoas que se empenham nas ciências com muitas questões e pontos controversos: medicina, psicologia, filosofia.Mas aqui você deve ter mais cuidado, pois também há o outro lado da moeda: a pedra agirá de tal forma que o desejo por conhecimento começará a se intensificar, cruzando todos os tipos de limites. A pessoa começará a se tornar um fanático que não se interessará por nada além do conhecimento desejado. O problema pode ser resolvido de forma simples - não use a pedra todos os dias, dê-se a si mesmo e a ela descanso.
Para quem é adequado?
Jaspe sangue é uma pedra que deve ser escolhida com cuidado, pois pode trazer não só benefícios, mas também danos. Antes de comprar esse mineral, certifique-se de que é compatível com ele. Considere quais signos do zodíaco podem fazer tal compra.
- A melhor compatibilidade com heliotrópio é encontrada em Sagitário e Câncer. Sagitário, a gema permite adquirir algum tipo de energia interna, nobreza, para ir claramente em direção ao objetivo pretendido. Os cancerianos tornam-se menos desconfiados e escandalosos, não querem mais procurar uma pegadinha em cada palavra.
- É uma boa ideia obter jaspe de sangue para o seu Escorpião também.... Todo mundo conhece a natureza deste signo: contraditório, duro, duro. Mas o heliotrópio suaviza essas qualidades, ajudando o Escorpião a se tornar menos agressivo.
- A gema de Áries serve. Ele desenvolverá um anseio por conhecimento, a pessoa começará a se empenhar por uma meta e a alcançá-la com sucesso.
- Gêmeos, Libra, Virgem, Peixes e Capricórnio também podem usar o mineral. Ele revelará suas melhores qualidades interiores.
- Apesar do heliotrópio estar diretamente relacionado ao elemento Fogo, originado em fluxos de lava, ele afetará negativamente os Leões, que também pertencem a este elemento. O uso de uma pedra, mesmo que por pouco tempo, por exemplo, um encontro ou um encontro, pode arruinar uma vida construída, começar a estragar família e amizades, e atrapalhar o crescimento profissional.
- Além disso, o mineral não é categoricamente recomendado para uso por Touro e Aquário. Os experimentos são inadequados aqui, uma vez que o heliotrópio é completamente incompatível com esses sinais.
Porém, não basta apenas comprar uma peça ou decoração de Jaspe Sangue, é preciso usá-la da maneira correta. Para isso, foram desenvolvidas as seguintes regras:
- os anéis de gema são mais bem usados no dedo indicador ou anular, e não importa em que mão você costuma usar o anel;
- se escolheu um broche como decoração, tente fixá-lo mais perto do coração;
- todos os pingentes, contas ou pingentes devem ser longos, é bom que caiam abaixo do peito;
- quanto a pulseiras, não há requisitos;
- Você pode colocar pedras nos quartos das crianças, bem como nas áreas onde passa a maior parte do dia.
Importante! Se falamos sobre feng shui, então esta direção diz que a melhor escolha para a localização será a parte leste de um apartamento ou casa. Eles são responsáveis pela energia positiva e pelo bem-estar da família.
Quanto às combinações com outras pedras, o jaspe de sangue pode ser combinado com o seguinte:
- turquesa;
- esmeraldas;
- zircônia cúbica;
- Pérolas brancas;
- safiras;
- lápis lazúli;
- coral;
- ametista;
- cornalina.
Evite combinar heliotrópio com pedras como:
- malaquita;
- jaspe;
- strass;
- ônix;
- obsidiana;
- opala;
- rubi;
- Moonstone;
- água-marinha.
Como distinguir de um falso?
É importante notar que hoje é quase impossível encontrar um jaspe de sangue falso. Isso se deve ao fato de o mineral não ser muito procurado e seu preço ser baixo. Portanto, não faz sentido falsificar um material já barato. Se você quiser ter certeza absoluta de que está comprando um heliotrópio, observe algumas regras.
- Este mineral brilha lindamente e brilha ao sol. Tem uma superfície dura - se você estiver preocupado em ser enganado, basta passar uma agulha ou o lado afiado de uma moeda sobre ela. Nenhum traço permanecerá na superfície de uma pedra genuína.
- O heliotrópio não tem medo de temperaturas até acima de mil graus. Para se proteger da falsificação, você pode aquecer uma agulha ou qualquer outro objeto de metal pontiagudo e tentar perfurar a gema. Se for natural, claro, não funcionará.
Como cuidar?
O jaspe de sangue é conhecido por sua dureza e imunidade a altas temperaturas, portanto, os cuidados serão mínimos, a saber:
- guarde joias ou pedras brutas em caixas ou caixões para protegê-los de quedas, arranhões ou animais de estimação;
- se quiser refrescar suas joias, basta diluir um pouco de sabão em água e lavar a peça, depois enxágue bem com água limpa e fria;
- você precisa limpar o jaspe ensanguentado com panos macios e toalhas, mas guardanapos de papel são altamente desencorajados;
- não tente usar detergentes para vidros, azulejos, banheiras, fogões para limpar; os componentes desses fundos podem causar danos irreparáveis à pedra;
- não tome heliotrópio na sauna - a pedra pode rachar e ficar turva com a queda brusca de temperatura;
- se a gema estiver ligeiramente turva ou tiver perdido o brilho original, pegue um copo de água limpa e adicione uma colher de chá de amônia e limpe a superfície da pedra.
Belos exemplos
Heliotrópio é uma pedra que pode ser usada de diferentes maneiras: em anéis, pulseiras, miçangas, pingentes, brincos. Vejamos alguns exemplos interessantes de tais decorações.
- Inclui pulseira e brincos com heliotrópio. Esse produto parece simples e interessante devido ao fato de que há muito verde aqui e ele aparece em uma variedade de tons. Esta decoração é perfeita para mulheres ruivas e de olhos verdes.
- E este conjunto caro ficará bem em um vestido de noite. Brincos e um pingente de cor verde escuro e profundo são emoldurados por inserções de prata; zircônia cúbica e safira estão presentes aqui.
- Para quem não gosta muito de joias feitas de pedras caras, recomendamos um pingente de heliotrópio. A cor vermelha, subindo suavemente de baixo para cima e fluindo para o verde, imediatamente evoca associações com vulcões, especialmente os subaquáticos.
- Um anel semelhante ao anterior também é uma boa ideia. Há menos vermelho aqui, mas a própria pedra atrai e enfeitiça com sua profundidade.
- Os amantes da fantasia vão adorar este colar de heliotrópio e cobre. Este produto artesanal é bastante apropriado para o uso diário.
- Meninas que gostam de peças enormes podem dar uma olhada mais de perto em uma opção de colar mais pesado. Aqui, o heliotrópio está em uma moldura muito bonita e uma flor delicada é colocada embaixo. A abundância de pedras diversas só acrescenta elegância à decoração.
As propriedades da pedra do heliotrópio são descritas no próximo vídeo.