Tudo sobre fuchsite
O mineral fucsita pertence às muscovitas, ou seja, mica potássica. A muscovita de uma rica cor verde há muito é chamada de fucsita, embora não tenha nada em comum com uma planta fúcsia e uma cor rosa brilhante, mas ocasionalmente você ainda pode encontrar pequenas manchas brilhantes no mineral. A fucsita é considerada um mineral bastante raro, encontrado na forma pura apenas em alguns casos. Neste artigo, examinaremos mais de perto sua origem, propriedades e características incomuns.
Um pouco sobre a origem
Como costuma acontecer, a pedra fucsita ganhou esse nome em homenagem a seu descobridor, a saber: o mineralogista bávaro, que há muito estudava a mica e o vidro solúvel. Mas o nome comum muscovita teve origem na Idade Média. Quase todas as versões da origem do nome "muscovita" referem-se ao fornecimento de minerais desse tipo de Moscou aos países europeus. Portanto, é claro que a palavra "moscovita" vem de "Moscou" e as palavras que estão em sintonia com ela.
Em muitos países, ao mesmo tempo, os especialistas chamavam esse mineral de forma diferente, enquanto a pedra era a mesma e não mudava em nenhuma de suas qualidades ou propriedades externas. Fuchsita é um mineral rico de cor esmeralda que é formado como resultado de mudanças hidrotermais especiais em rochas que contêm cromo.
Hoje este mineral é extraído em vários países do mundo, incluindo Brasil, Austrália, alguns países europeus, EUA, às vezes é trazido de países africanos. Em nosso país, é explorado ativamente nos Urais e na República da Carélia.
Especificações
No mundo moderno, a fucsita não é considerada um mineral separado e, portanto, não pode ser encontrada na classificação dos chamados nomes de minerais aprovados. A fuchsita é uma muscovita de cromo verde, que em nosso país é chamada de muscovita e, por exemplo, na França há muito tempo é chamada de celadonita. Algumas partes do fucsito são freqüentemente encontradas entre outras pedras. É muito difícil encontrar a fucsita em sua forma pura, sendo mais freqüentemente encontrada no quartzo. O fucsito esverdeado é bastante transparente e, portanto, não é difícil ver sua estrutura mesmo entre outros minerais.
A fuchsita não é considerada um mineral particularmente caro, mas muitos joalheiros valorizam-na principalmente se for encontrada em outras pedras preciosas. Principalmente, você pode encontrar joias com aventurina. Na verdade, a aventurina não é um mineral separado, é quartzo intercalado com fucsita verde. Com outros minerais da montanha, a fucsita pode formar listvenita, que é popularmente chamada de mármore verde.
Fuchsites em outras rochas parecem realmente luxuosos, seus interlayers criam efeitos visuais incríveis que simplesmente não podem deixar de atrair a atenção.
Propriedades medicinais
Por muitos anos, os especialistas em medicina tradicional têm usado fucsite para limpar o corpo de toxinas e toxinas, bem como para remover seus venenos. Os litoterapeutas acreditam que o fucsite é capaz de melhorar os processos metabólicos do corpo e normalizar o estado do sangue. Esta pedra pode ajudar na cicatrização de feridas, bem como na eliminação de doenças dos ossos e articulações.
Acredita-se que todas as propriedades medicinais da fucsita ainda não foram estudadas, mas os especialistas em medicina alternativa têm certeza de que esse mineral tem um potencial muito grande. Com a ajuda desta pedra, poderá encontrar harmonia consigo mesmo e com o seu corpo, bem como normalizar o estado psicoemocional, ao mesmo tempo que elimina os transtornos depressivos, a ansiedade e a insónia. E também você pode se livrar de algumas fobias.
Claro, as propriedades medicinais acima pertencem à medicina alternativa e, portanto, é impossível dizer com certeza que fuchsite é uma panacéia para muitas doenças.
Mágico
Muitos minerais e rochas têm propriedades especiais para os humanos. Pelo menos, muitos adeptos da medicina alternativa, mágicos e esoteristas pensam assim. Acredite ou não, é uma questão puramente pessoal.
Acredita-se que com a ajuda desta pedra você possa melhorar significativamente sua vida, a saber:
- para revelar em si mesmo a criatividade e as possibilidades;
- realizar-se plenamente na profissão escolhida;
- tirar inspiração;
- aumentar a auto-estima pessoal e desenvolver alguns sentimentos, especialmente um senso de intuição;
- ative o trabalho do seu subconsciente e sintonize-o da maneira desejada.
De algumas fontes, sabe-se que os antigos xamãs usavam fuchsite para aumentar as capacidades de outras pedras mágicas. Além disso, o fuchsite era usado em cerimônias especiais.
Como um talismã, fuchsite é adequado para todas as pessoas e todos os signos do zodíaco. A este respeito, segundo muitos especialistas, não tem contra-indicações. No entanto, é mais frequentemente recomendado para ser usado por Peixes e Aquário. Acredita-se que aquele que usará este mineral será capaz de revelar em si mesmo habilidades especiais, ao mesmo tempo que atrairá o sucesso para si. Para muitos, o fuchsite pode ser um verdadeiro talismã contra o fracasso.
Onde é usado?
Apesar do mineral fucsita parecer muito original, ele praticamente não é usado em sua forma pura na produção de joias. Conforme mencionado, é mais frequentemente bem-vindo em conjunto com outros minerais. Portanto, parece mais luxuoso e é mais apreciado.
Os colares ou pulseiras feitos desta pedra são bastante raros. Só se não for uma bela imitação de fuchsite. Este mineral é muito apreciado na arte ornamental.Muitas vezes é usado para fazer alguns tipos de estatuetas, estatuetas, lembranças e muito mais, que podem ser um excelente complemento para o interior. E também este mineral é utilizado na produção de cromo, principalmente em grande escala. Freqüentemente, quando os componentes deste mineral são usados para criar qualquer corante.
Como armazenar?
As joias de lembrança ou fuchsite são muito fáceis de guardar, o principal é não deixá-las sob a luz direta do sol, pois com o tempo elas não perderão sua atraente aparência original. Este mineral está sujeito a desbotamento e, portanto, é melhor armazená-lo em um local com sombra moderada. E também o fuchsite não tolera muito bem mudanças de temperatura e choques, dos quais pode entrar em colapso.
As joias feitas com este mineral devem ser guardadas em caixas ou bolsas especiais. Claro, se for uma pedra real. As imitações não apresentam risco de descoloração e deterioração com o tempo.
No próximo vídeo, você pode dar uma olhada mais de perto no fuchsite.