Tudo sobre fluorita
É um mineral surpreendentemente belo, mas ao mesmo tempo enganador na natureza - é chamado fluorita. Todas as pessoas que o encontraram estão divididas em dois campos - alguns simplesmente o idolatram e os outros estão com medo. Detenhamo-nos mais detalhadamente nas características da pedra, nas propriedades mágicas e medicinais que lhe são atribuídas.
Um pouco de historia
Evidências de que a fluorita era usada nos tempos antigos foram encontradas durante escavações arqueológicas. Mesmo na Grécia Antiga, as pessoas conheciam e usavam essa pedra. Naquela época, seu valor era comparável ao preço do ouro. Era usado para fazer pratos para os cidadãos mais ricos. Ela era valorizada por parecer iluminada por dentro.
Na Roma antiga, os utensílios feitos de fluorita eram avaliados ainda mais caros que o ouro, era a partir dessa pedra que eram feitos os famosos vasos murinos, mencionados por Plínio para descrever os mais famosos minerais da antiguidade. Infelizmente, nenhum desses vasos sobreviveu até nossos tempos, mesmo na forma de fragmentos.
Em Roma, a fluorita era fornecida pela Pártia, um dos estados mais poderosos da época, ocupando uma vasta área do Mar Cáspio ao Golfo Pérsico. O custo de um vaso murino chegava a 100 mil dinares de ouro - para efeito de comparação, com tanto valor era possível construir um luxuoso palácio ou manter uma legião inteira de soldados por muito tempo.
Na Índia, este cristal incomum era objeto de adoração, era reverenciado como uma flor sagrada e acreditava-se que ajudava a estabelecer contato com os deuses. Naquela época, a pedra era chamada de murina, muito mais tarde na Alemanha recebeu seu nome moderno, que na tradução significa "fluir".Em alguns países, a fluorita é conhecida como fluorita, esmeralda sul-africana e flor de minério.
Uma nova rodada de popularidade da pedra está associada ao Renascimento - naquela época, ela brilhava em quase todas as casas ricas, mas isso não durou muito. O fato é que os pobres começaram a usar a pedra - graças à sua ampla paleta de cores, a partir do cristal começaram a ser produzidos substitutos para as pedras preciosas.
Pela primeira vez, as propriedades desse mineral iridescente foram descritas pelo cientista alemão Georgy Agricola, que ganhou fama mundial como o fundador da teoria das pedras.
Foi ele quem primeiro chamou a atenção para a capacidade de fusão do mineral e deu-lhe um nome - isso aconteceu na segunda metade do século XVI.
Especificações
Se você tentar caracterizar a fluorita, poderá defini-la como um cristal translúcido ou totalmente transparente com tons, padrões e uma paleta de cores exclusiva.
O cristal é fluoreto de cálcio, a fórmula química da substância é CaF2. Os principais componentes da fluorita são o cálcio e o flúor, mas o fato é que nessa forma pura os cristais praticamente não são encontrados na natureza, pode-se contar nos dedos dos sortudos que por acaso seguraram o espatoflúor mais puro nas mãos. Normalmente, a estrutura inclui várias impurezas. O mineral pertence à classe dos haletos e possui propriedades químicas bastante interessantes:
- tem a capacidade de se dissolver em ácido clorídrico;
- brilha no escuro;
- pode reagir à radiação UV direta.
A fluorita derrete a temperaturas superiores a 1300 graus, o que também a distingue das verdadeiras gemas.
Dependendo da quantidade de componentes estranhos, a gema pode ter uma grande variedade de tons - esta é uma das qualidades mais valiosas deste cristal. Existem várias variedades principais de espatoflúor.
- Barra "fedorenta" - a pedra é uma fluorita radioativa de cor preto-violeta. Esse nome incomum se explica pelo fato de que, se esse mineral for atingido de forma brusca em uma superfície dura, o flúor contido em sua composição passa a reagir com o oxigênio, o que leva à liberação de um odor desagradável.
- Ratovkit - um mineral lilás, às vezes pode ter uma tonalidade rosa ou roxa.
- John azul - um cristal bicolor bastante exótico, via de regra, é branco com listras azuis, mas pode ser amarelo com veios roxos. Em anos anteriores, havia um grande depósito dessas pedras, mas com o tempo secou completamente, então o "joão azul" é muito caro.
- Clorofano - caso contrário, verde fluorita. Esta pedra pode mudar de tonalidade dependendo do clima - quanto mais quente está o quintal, mais saturada e brilhante se torna sua cor.
- Ittrofluorita - esta pedra possui uma ampla gama de tonalidades do amarelo ao marrom.
Os mais caros são os cristais incolores e transparentes, também chamados de "ópticos". Seu custo é bastante comparável ao de pedras preciosas.
Padrões interessantes e cores desiguais conferem às pedras um brilho especial, que se explica pela presença de urânio, estrôncio, samário, ferro e metais de terras raras na composição do mineral. Devido à propriedade de fluorescência sob os raios diretos, a pedra começa a emitir um brilho violeta e, quando é fortemente aquecida, ela brilha.
Local de nascimento
A fluorita é bastante comum na natureza. Na verdade, é um composto comum de cálcio e flúor, por isso não é difícil encontrá-lo. Mas reconhecer uma pedra é uma tarefa mais difícil, devido à sua ampla paleta de cores, muitas vezes é confundida com minerais de outros tipos.
As pessoas exploram espatoflúor desde tempos imemoriais. Existem muitos depósitos no mundo que já estão completamente esgotados hoje. Deve-se notar que em alguns deles amostras verdadeiramente únicas foram encontradas anteriormente.
Por exemplo, uma mina em Devonshire era rica em fluorita Blue John com vibrantes padrões azul-violeta. Hoje em dia, essas pedras não são encontradas em nenhum outro lugar, então seu valor aumentou muitas vezes.
Depósitos na Rússia:
- Primorskoe:
- Buryat:
- Transbaikal;
- Suran.
Os dez principais países nos quais o feldspato é extraído incluem África do Sul, Itália, Estados Unidos, bem como Espanha e Noruega. O Tajiquistão fecha a lista - os cristais podem ser encontrados aqui em quase todas as regiões, exceto na região sudoeste. Além disso, o mineral é extraído na Mongólia, China, Cazaquistão, Inglaterra, Suíça e Namíbia.
Alguns tons de pedra podem ser encontrados em áreas muito específicas do nosso globo. Por exemplo, minerais roxos e incolores são encontrados apenas na América, enquanto os azuis são encontrados no Brasil.
Propriedades curativas e mágicas
Existem muitas lendas e lendas sobre todos os tipos de propriedades úteis de um cristal cintilante e seu significado para os humanos. Essa pedra não poupou uma das correntes populares da medicina alternativa - a litoterapia, muito procurada por pessoas que sofrem de doenças musculares, articulares e ósseas. A massagem com bola de fluorita é um dos serviços mais comuns em muitos centros médicos e clínicas.... Com a ajuda desses procedimentos, o estado geral de uma pessoa é significativamente melhorado, os músculos são tonificados e fortalecidos.
O espatoflúor também é usado para massagens faciais. Esses procedimentos têm um efeito rejuvenescedor pronunciado e, além disso, reduzem os sintomas de dependência meteorológica, as pessoas se livram da enxaqueca, seu histórico emocional melhora e a insônia passa. Essas propriedades surpreendentes do cristal foram ativamente usadas por nossos ancestrais distantes - eles geralmente usavam todos os tipos de joias com fluorita, alegando que normalizavam o funcionamento do coração e aliviavam dores de cabeça. Porém, chamamos a atenção para o fato de que somente o uso constante de fluorita, e necessariamente sem tratamento, ajuda a eliminar graves problemas de saúde.... Se a patologia for crônica, faz sentido comprar contas de cristal ou um pingente.
Acredita-se que a pedra tenha propriedades mágicas pronunciadas. Na antiguidade, as pessoas acreditavam que a fluorita era de origem divina e foi enviada à Terra pelos deuses para dar-lhes felicidade e prosperidade.
Na Idade Média, a fluorita era usada por alquimistas e feiticeiros - com sua ajuda, atraíam clientes a si mesmos e recebiam lucros consideráveis. O fato é que no escuro ele brilha, tantos estavam simplesmente com medo de morrer dele e ao mesmo tempo admirados, e os feiticeiros aproveitaram ao máximo para ganhar a glória dos magos mais fortes... Esta pedra foi usada para fazer talismãs, amuletos e bolas luminosas especiais para adivinhação, eles foram amplamente utilizados durante sessões espíritas e outros rituais mágicos.
Na Índia antiga, os sacerdotes argumentavam que a fluorita levava à abertura do "terceiro olho" - ou seja, a capacidade de clarividência. De acordo com os ensinamentos dos sábios, foi esta pedra que ajudou a compreender os ensinamentos mais difíceis. As pessoas acreditavam sinceramente que a fluorita pode mudar radicalmente a vida de qualquer pessoa. Com isso ele atraiu e ao mesmo tempo assustou.
A fama das propriedades mágicas da fluorita acabou chegando aos países europeus, onde por muito tempo foi considerada a pedra do diabo. Um medo particular foi causado por aquelas variedades de pedra de cristal, que, com o impacto, começaram a exalar um odor desagradável. Nessa época, o cristal passou a ser utilizado na realização de missas e rituais negros.
É claro que hoje muitas propriedades aparentemente misteriosas da fluorita têm uma base científica muito real, mas isso não diminui sua importância entre as pessoas que gostam de misticismo e percepção extra-sensorial.... A pedra é muito apreciada nas mais diversas culturas, entre diferentes povos e camadas da população.
Muitos iogues hoje em dia usam pulseiras e contas de fluorita, acreditando que isso abre um canal para eles se comunicarem com poderes superiores. Acredita-se que seus raios revelam o espectro violeta da aura de uma pessoa, trazendo calma, equilíbrio e sabedoria para sua vida.
Muitas pessoas acreditam que a pedra contribui para o desenvolvimento da intuição, portanto, quase todas as pessoas que se consideram clarividentes carregam consigo ou a mantêm em casa.
A peculiaridade dessa pedra é que ela se adapta a quase todos os signos do zodíaco - apenas algumas pessoas deveriam usá-la com um pouco menos de frequência, enquanto outras, pelo contrário, com a maior frequência possível.
As propriedades únicas da pedra determinam seu uso nos mais diversos campos, embora, ao contrário do que se esperava, sua cotação seja baixa na arte da joalheria. Apesar de sua beleza, ele tem uma desvantagem significativa - esse mineral é frágil, então é quase impossível usá-lo para criar joias complexas. No entanto, os joalheiros costumam imitar pedras preciosas e semipreciosas com eles - rubi, safira, diamantes, água-marinha e esmeralda. Minerais lisos ovais ou achatados são usados com mais frequência na criação de joias. As joias mais bonitas são consideradas feitas de fluorita não tratada.
Essa longarina é muito procurada na fabricação de lentes ópticas para câmeras digitais e outros dispositivos de alta precisão, pois é muito mais transparente do que o vidro plano.
Quando a fluorita é combinada com ácido sulfúrico, o ácido fluorídrico é obtido. É amplamente utilizado na indústria do alumínio. A pedra é utilizada na produção de aço, bem como na metalurgia de não ferrosos. Ele encontrou seu uso para gravação de vidro, bem como cobre e algumas ligas.
Apesar da fragilidade particular, os polímeros são feitos do mineral, que são chamados de placas fotográficas - são materiais duráveis que podem suportar a exposição a altas temperaturas.
Para quem é adequado?
Como já mencionamos, a fluorita pode ser usada por representantes de todos os signos do zodíaco, mas tem o efeito mais benéfico em Peixes, Capricórnio, Libra, Gêmeos e Aquário.
A união da fluorita com a Gêmeos pode ser chamada de ideal - ela protege seu dono, ajuda a encontrar a harmonia, a atingir a meta traçada. Áries vestindo este mineral torna-se mais equilibrado, criterioso e calmo. Para o taurino, a fluorita cria condições favoráveis para ascender na carreira e melhorar o bem-estar material. Os cânceres sob a influência da pedra tornam-se mais suaves e tolerantes, entre os representantes deste signo o nível de agressividade é significativamente reduzido.
Leão também fica muito mais calmo e Virgem ganha um entendimento tão esperado com as pessoas ao seu redor. Para Libra, a pedra sempre foi considerada um protetor de pessoas rudes e invejosas. Ao se comunicar com o cristal, o escorpiano ganha autoconfiança e o capricórnio passa a formular melhor os pensamentos e a defender suas próprias crenças. O aquariano, sob a influência da fluorita, aprende a superar os problemas da vida e o pisciano ganha clareza sobre a direção da autorrealização pessoal.
Talvez o único sinal que deva minimizar seu contato com a fluorita seja o Sagitário: se usado constantemente, pode lhe trazer uma série de falhas e problemas.
Como cuidar?
Acredita-se que a pedra revela plenamente suas propriedades únicas apenas para aquelas pessoas que são positivas por natureza, não desejam prejudicar os outros e procuram fazer o bem. Diz a lenda que esta pedra não vive entre pessoas más e invejosas, não importa como cuidem dela.
A fluorita deve ser armazenada separadamente das outras pedras, de preferência em caixa macia para evitar lascas e arranhões em sua superfície.
Os cristais desta pedra incomum são freqüentemente usados em meditação e outras práticas de energia.Acredita-se que seja capaz de absorver energia negativa, por isso é usado para limpar os chakras e a aura. Além disso, nota-se que a fluorita é capaz de limpar o espaço ao seu redor até mesmo da radiação eletromagnética, por isso é recomendável manter a pedra perto de computadores e laptops. Ele é capaz de absorver todo o espectro de negatividade emocional e física e, portanto, precisa de limpeza frequente. Qualquer sujeira pode ser limpa com água - basta enxaguar a pedra e secar com um pano macio. Não é permitido o uso de produtos de limpeza químicos, principalmente abrasivos.
Se possível, tente evitar flutuações de temperatura - a estrutura frágil da pedra pode não suportar tais flutuações.
Apesar de a fluorita ser freqüentemente usada para imitar pedras preciosas, ela é freqüentemente falsificada. Para identificar uma falsificação, você precisa observar o mineral sob os raios ultravioleta - um cristal verdadeiro começa a brilhar imediatamente. Este cristal é mais pesado que o vidro, além disso, sua superfície costuma ser coberta por todo tipo de arranhões e minifendas.
Belos exemplos
Considerando todas as propriedades mágicas atribuídas à fluorita, não é surpreendente que ela seja freqüentemente usada para fazer amuletos e talismãs. É geralmente aceito que tal produto protegerá fielmente seu proprietário de influências externas negativas e ajudará a manter suas emoções e pensamentos sob controle. É por isso que, em primeiro lugar, as mulheres são aconselhadas a usá-lo - a pedra ajuda a evitar histeria, melhorar o relacionamento com os outros e encontrar paz na família.
Ao usar esta pedra incomum como talismã, é importante considerar onde exatamente ela deve ser usada. Por exemplo, se for colocado na mão na forma de um anel ou pulseira, isso melhora o status intelectual e as habilidades analíticas de uma pessoa, e se o amuleto for usado na forma de um pingente, seu dono terá sucesso em sua vida pessoal.
Hoje em dia, as estatuetas são feitas de fluorita, mas as joias raramente são feitas dela. Na maioria das vezes é usado para criar joias, para isso é polido e modelado sem arestas vivas. São feitos brincos e broches dessas pedras, que, sem dúvida, poderão enfeitar qualquer representante do belo sexo.
O custo da fluorita processada frequentemente chega a 10 mil rublos (de acordo com dados de 2017). O preço depende diretamente da singularidade da pedra, da sua cor e da presença de inclusões adicionais.
O custo das pedras polidas geralmente varia de 200 a 700 rublos, para itens decorativos que levam de 300 a 3.000 rublos, talismãs e joias feitas de migalhas são estimados em 300 a 4.000 rublos.
Os mais caros são joias exclusivas e itens de decoração exclusivos.
Para informações sobre as propriedades da fluorita, veja o próximo vídeo.